• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien é infanto-juvenil?

Tolkien é Infanto-Juvenil?

  • Sim, ele é!

    Votos: 0 0,0%
  • Não, ele não!

    Votos: 0 0,0%
  • Talvez, eu bebi demais ontem e fui violentado por um orc, o que me impossibilita de espider nesse ex

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    0
Anica disse:
Sim, eu sei que depende das pessoas. Mas no geral, adultos oferecem essa resistência, enquanto pessoas mais jovens ainda se deixam levar. Tanto que a maioria dos leitores adultos que continuam lendo fantasia são os que já começaram quando jovens (meu caso e de outras pessoas que conheço). Mas o adulto que NUNCA leu fantasia partirá do preconceito básico do "isso é coisa de criança". É disso que estava falando no meu post ;)

Agora entendi :dente: , tá melhor definida sua explicação :hihihi:





:tchauzim:
 
Anica disse:
Sim, eu sei que depende das pessoas. Mas no geral, adultos oferecem essa resistência, enquanto pessoas mais jovens ainda se deixam levar. Tanto que a maioria dos leitores adultos que continuam lendo fantasia são os que já começaram quando jovens (meu caso e de outras pessoas que conheço). Mas o adulto que NUNCA leu fantasia partirá do preconceito básico do "isso é coisa de criança". É disso que estava falando no meu post ;)

Alias esse tipo de comportamento prova o quanto é necessário o habito de leitura desde de pequeno. Quanto mais desenvoltura a pessoa tem para "abrir" sua mente ao que lhe é apresentado, maiores vão ser as chances em n campos da vida (acho que já falei disso no tópico sobre literatura infantil).
 
Imagino que quem pensa que Tolkien é literatura infantil nunca leu Tolkien de fato. Como alguns já disseram, acabam com essa impressão por associarem fantasia com histórias simples de crianças... Se é possível dizer algo sobre o universo criado por Tolkien, é que ele não é simples.
 
Na minha opinião nem o O Hobbit pode ser considerado literatura para crianças, afinal além de não haver nenhuma personagem criança na estória (com a qual as crianças possam se identificar) em vários momentos é citado que os personagens bebem vinho, cerveja..., coisas que não são objetos de desejos das crianças.
 
Tolkien é literatura fantástica, não é de modo algum infanto juvenil, exceto algumas de suas obras.

Concordo com a Anica quando ela diz que existe preconcitos por parte de alguns adultos em relações à obras de fantasia, mas esse quadro não é geral. Conheço muitos adultos que leem literatura fantástica. Livros de vampiros, zumbis e até mesmo algumas ficções científicas se enquadram no gênero que é considerado menor, ou pelo menos era até bem pouco tempo, pelos acadêmicos têm tomado cada vez mais fôlego e atingido um público cada vez maior!
 
clandestini disse:
Tolkien é literatura fantástica, não é de modo algum infanto juvenil, exceto algumas de suas obras.

Concordo com a Anica quando ela diz que existe preconcitos por parte de alguns adultos em relações à obras de fantasia, mas esse quadro não é geral. Conheço muitos adultos que leem literatura fantástica. Livros de vampiros, zumbis e até mesmo algumas ficções científicas se enquadram no gênero que é considerado menor, ou pelo menos era até bem pouco tempo, pelos acadêmicos têm tomado cada vez mais fôlego e atingido um público cada vez maior!

é, mas tbm a o acesso a cultura e à leitura cresceu muito de um tempo pra cá,a partir da geração de 80(com certeza relacionado com o fim da ditadura), as pessoas estão mais abertas a novas idéias e esse processo não parou, aumentando gradativamente.
portanto muitos ainda tem um preconceito com esse tipo de assunto(fantasia) mas são poucos da nova geração que os tem.

eu pelo menos conheço poucos. Mas é bom lembrar que para toda regra há uma excessão
 
Depende muito de qual obra dele estamos nos referindo. Se for SRA com certeza não é infanto-juvenil, agora Roverandom e Mestre Gil de Ham com certeza é. Mas ambos valem para adultos e crianças que realmente gostem de ler.
 
[align=justify]Concordo com a Rafaela no ponto em que diz que depende da obra de que estamos falando. Embora esteja acostumado a encontrar (em livrarias e bibliotecas) Tolkien nas prateleiras com as inscrições "Literatura Infanto-Juvenil", penso que essa categorização é um tanto problemática, pois pressupões uma maior simplicidade, uma menor complexidade, coisa que, venhamos e convenhamos, O Senhor dos Anéis, por exemplo, não é. Essa é a parte ruim, pois o leitor desavisado pode pegar, ler e ignorar toda a riqueza subjacente a obra.
Contudo, a parte boa dessa classificação é que a oportunidade de jovens leitores tomarem contato com O Senhor dos Anéis e O Hobbit, por exemplo, aumenta sensivelmente.[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Concordo com a Rafaela no ponto em que diz que depende da obra de que estamos falando. Embora esteja acostumado a encontrar (em livrarias e bibliotecas) Tolkien nas prateleiras com as inscrições "Literatura Infanto-Juvenil", penso que essa categorização é um tanto problemática, pois pressupões uma maior simplicidade, uma menor complexidade, coisa que, venhamos e convenhamos, O Senhor dos Anéis, por exemplo, não é. Essa é a parte ruim, pois o leitor desavisado pode pegar, ler e ignorar toda a riqueza subjacente a obra.
Contudo, a parte boa dessa classificação é que a oportunidade de jovens leitores tomarem contato com O Senhor dos Anéis e O Hobbit, por exemplo, aumenta sensivelmente.[/align]

Uma coisa a se pensar era que classificação davam ao Senhor dos Anéis, por exemplo, antes do filme.

Vejo mais que o filme foi voltado para esse tipo de público, e talvez por isso ele tenha sido classificado como tal. E daí aproveitam o nome do autor e tascam todo o resto na mesma prateleira, mesmo não tendo nada a ver com ela.

Os únicos livros de Tolkien mais voltados pro público infanto-juvenil, na minha opinião, são Roverandom e O Hobbit, esse último por ter uma narrativa mais leve.
 
Lucas_Deschain disse:
Contudo, a parte boa dessa classificação é que a oportunidade de jovens leitores tomarem contato com O Senhor dos Anéis e O Hobbit, por exemplo, aumenta sensivelmente.[/align]

Não sei se a idéia de aglomerar todos os livros do Tolkien numa pratileira de literatura infanto-juvenil é lá uma grande idéia. Não é toda criança ou adolescente que detém arcabouço intelectual ou mesmo paciência pra ler obras como o SdA, isso pode gerar uma certa repulsa às obras do escritor como um todo. O grande problema, é que ainda se dá ao a gênero da fantasia uma subvalorização se comparado com os outros gêneros literários, e o fato de classificarem Tolkien como literatura infanto-juvenil é fruto dessa desvalorização (como já foi mais ou menos salientado nos primeiros posts).
 
Carrapicho disse:
[align=justify]Não sei se a idéia de aglomerar todos os livros do Tolkien numa pratileira de literatura infanto-juvenil é lá uma grande idéia. Não é toda criança ou adolescente que detém arcabouço intelectual ou mesmo paciência pra ler obras como o SdA, isso pode gerar uma certa repulsa às obras do escritor como um todo. O grande problema, é que ainda se dá ao a gênero da fantasia uma subvalorização se comparado com os outros gêneros literários, e o fato de classificarem Tolkien como literatura infanto-juvenil é fruto dessa desvalorização (como já foi mais ou menos salientado nos primeiros posts).[/align]

[align=justify]Também não penso que seja a melhor maneira de categorizar a literatura do Tolkien (aliás, não há categoria alguma que dê conta de abarcar toda a riqueza de uma obra literária, seja O Senhor dos Anéis ou não), mas creio que isso abre um precedente de mais jovens leitores conhecerem o livro. Se esse conhecimento "precoce" (carrega nas aspas) vai ser bom ou ruim, aí não dá pra saber. Desde que esse "conhecer cedo" não antagonize os leitores a obra do Tolkien, acho que ainda é de algum lucro.
No fim das contas o melhor mesmo é que qualquer pessoa que pegasse O Senhor dos Anéis para ler tivesse alguma espécie de discernimento para saber do que se trata. Isso ou que tirassem o bendito livro dos Infanto-Juvenis.[/align]
 
Acredito assim como a maioria que esta classificação se deve ao preconceito acadêmico e a esta dificuldade em conceber a literatura fantástica como literatura "adulta" :think: As duas obras infanto-juvenis de Tolkien são Roverandom e O Hobbit, ma isso não o torna um autor infanto-juvenil pois se assim fosse a sempre genial Clarice Lispector também deveria ser classificada assim já que escreveu "A mulher que matou os peixes", "A vida íntima de Laura", "O mistério do coelho pensante" e outros dois que não recordo o nome.

estrelinhas coloridas...
 
Devem tê-lo classificado de infanto juvenil porq ele ficou famoso com um filme que atingiu esse público... :sacou: ainda assim é preconceito, pois Tolkien é complexo e que faz reflexões morais bastante maduras.
 
Eu acho que somente Roverandom pode ser considerado infanto - juvenil (tanto que ele fez essa história para seu filho pequeno) já o hobbit eu acho uma literatura mais adulta, assim como o senhor dos anéis e o silmarillion.
 
Bruno Masei disse:
O Hobbit talvez seja infanto-juvenil. O restante da obra de Tolkien, definitivamente não é.

Você acha? bom, O hobbit tem uma linguajem mais simples que O senhor dos anéis e O silmarillion, mas nem por isso acho que possa ser classificado como infanto-juvenil.
 
Não é só pela linguagem, toda a estruturação da narrativa é beeem mais simples. Eu vejo como um livro infanto-juvenil, sim - e não vejo isso como demérito. É um puta livro infanto-juvenil, digamos assim.

Pessoal tem problemas com esse termo, fica meio que achando que não será considerado inteligente por se divertir com um livro "para jovens", mas wtf, qdo o livro é divertido *e* bom, qual o problema?
 
Até hoje só li o primeiro livro do Senhor dos Anéis dele, e dá para ver que possui alguns elementos que poderiam classificá-lo como infanto-juvenil, embora, por outro lado, é um pouco extenso demais para isso.

Caso esse livro fosse classificado dessa forma, não haveria nenhum demérito, por outro lado. Alice no País das Maravilhas é considerado infanto-juvenil e ninguém pensou, ainda, em reduzir a sua importância por conta disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo