Ilmarinen, pelo que eu sempre entendi, e entendo até hoje, embora a história não se passe na Inglaterra, ele sempre criou Arda como se fosse uma mitologia em que os antigos ingleses acreditavam. Havia sim nomes, referências a outros lugares (como em qualquer mitologia), mas ela era primordialmente uma mitologia para os ingleses, que explica a origem e evolução da Inglaterra. A participação da Inglaterra diminuiu ao longo do tempo (é so compara o Silmarillion publicado com o Lost Tales), mas a intenção permaneceu.
De qualquer modo, minha argumentação continua válida apesar desse detalhe.
Aí é que está Célio: a interpretação
literal do que Tolkien considerava "Inglaterra" ou "ingleses" é que está sendo totalmente questionada hoje em dia (uma coisa que os próprios ingleses radicais estão demorando pra aceitar mas o estão fazendo com muita relutância) A questão é que os "antigos ingleses" aí, no fim das contas, podia não significar tanto só ou principalmente os antigos ingleses "anglo-saxões" mas, sim, numa escala igual ou até maior, os antigos ingleses
pré-anglo-saxões que
eram celtas, os habitantes originais do local quando o cristianismo se propagou pra lá.
Quando Tolkien começou a dizer que iria fazer uma mitologia para a Inglaterra e que essa mitologia tinha que ser a que era a crença dos anglo-saxões isso foi
depois que passou a ser politicamente correto, na Inglaterra, repudiar a mitologia celta, que era a mitologia "britânica" por excelência até então, por questões religiosas e políticas mas que não
tinham nada a ver com verdade histórica ou mitológica.
Foi
a mitologia céltica que foi usada pra glorificar a Rainha Elizabeth I no
The Faerie Queene de Spenser trezentos anos antes, que é a base pra lenda do rei Arthur e é a que foi
referida por Shakespeare.Ela é, historicamente, a mitologia autêntica dos ingleses, isso só passou a ser encoberto e negado a partir do século passado),
Tanto é que ele teve que fazer seus personagens cronistas anglo-saxões, Aelfwine e Eriol, sendo praticantes de uma modalidade de cruzada mítica céltica e não anglo-saxã, a Imrama, a jornada para o Ocidente Paradisíaco. Tolkien, depois de abandonar a história desses dois cronistas ficcionais, homenageou o gênero criando um poema para o mais famoso viajante de Imrama,
, o irlandês e não inglês, São Brandão, o Imram ( Jornada) incluído em HoME IX.
Como é que a mitologia do Tolkien iria ser feita exclusivamente
de verdade, e não só nas declarações de Tolkien , teoricamente pra refletir a crença dos antigos ingleses anglo-saxões, sendo que a mitologia, num monte de elementos principais,
espelhava a mitologia dos celtas e não a dos saxões?Onde indivíduos "sagrados" vinham do Ocidente Paradisíaco além do Mar pra duelar contra uma Força do Mal proveniente do "Norte" e que depois são suplantados pelos homens mortais,emigrados do leste, e voltam pra um Ocidente distante e/ou para um Otherworld além do alcance humano? E acontece que os vestígios escritos da mitologia celta não são encontrados na Inglaterra mas , sim, obtidos de material localizado no país de Gales e, principalmente, na Irlanda.
Sabe quem é que devia ter uma mitologia que, no mundo de Tolkien, devia refletir ao extremo a mitologia dos saxões e escandinavos pagãos num grau muito maior?
Os próprios Orcs, que veneravam Melkor, o deus cinzento da Terra Desolada do Norte, já que Odin era um Deus da Guerra e da feitiçaria que, em Wagner, no Anel do Nibelungo, construiu uma lança mágica que concentrava e aumentava o seu poder depois de destruir uma Árvore Sagrada ao usar pedaços dela e
escrever runas no cabo ( Anel do Poder e suas letras "gravadas em fogo", anyone?.
Meio suspeito também que Melkor e Ungoliant tenham destruído duas Árvores Sagradas Mágicas com o auxílio de uma Lança mística invocada por Melkor ( que, como você sabe Célio, era uma espada no Book of Lost Tales onde ele concentrou "o seu poder divino" para matar Telperion e Laurelin). Lembrando que Odin/Wotan também cravou uma espada mágica enfeitiçada por ele no tronco de uma árvore na Volsunga Saga e na ópera de Wagner. Coincidências? Duvido.
Isso não é uma opinião minha só não, vc pode conferir em detalhes os argumentos e indícios nesse
texto aí: o lance é que cada vez mais se apura a noção de que Tolkien, nesse departamento, falava uma coisa mas fazia outra.
O texto está mais fácil de ser lido aí (não está subdividido em dezesseis partes):
“Mad” Elves and “Elusive Beauty”: Some Celtic Strands of Tolkien’s Mythology
This incorporation of Celtic elements into a mythology that was initially intended to be purely "English" shows that Tolkien's views gradually changed. He eventually came to regard the Celts not as binary opposites to the Anglo-Saxons, but as co-invaders and co-inhabitants of the same island, of the same land about which he felt so passionately.
Entrevista com a autora
O ponto onde eu divirjo da Fimi aí em cima é no seguinte: para mim, Tolkien
não mudou de idéia de verdade. Ele
sempre pensou isso desde que começou a fazer a mitologia dele ( tanto é que tentou disfarçar a influência quando ela dava muito na vista mudando nomes como Avallon para Avalónnë, Broceliand para Beleriand, Finn para Finwë e Gwendeling para Melian) mas, na década de trinta, quando falou do projeto de criar a mitologia para a Inglaterra, o autor
não podia dizer isso por lá: que a tal da mitologia inventada para a Inglaterra era, em grande parte,
uma reconstrução da mitologia celta da Irlanda ( a la Elias Lonrot com o Kalevala), que já existia, sob pena de correr o risco de nunca poder publicar a obra, tal como ela tinha sido concebida.
E vale a pena dizer: a própria Fimi disse na entrevista dela que esses elementos estavam na mitologia de Tolkien "desde o começo", na época do Livro dos Contos Perdidos. Para quê Tolkien iria colocar elementos "célticos" se sua idéia do que era pra ser inglês no lugar de "britânico" fosse, de fato, tão bitolada ao ponto de excluir tudo que era celta?
Lógico que uma mitologia inventada reconstruída da mitologia celta irlandesa não pode ser uma "mitologia inglesa" ao pé da letra a não ser que se considere essa noção: seria a mitologia celta da Inglaterra se ela não tivesse sido conquistada pelos anglo-saxões, uma mitologia "nascida" e nativa
do solo da Inglaterra seria muito mais uma mitologia variante da celta irlandesa ( já que as duas eram parentes próximas) do que uma mitologia transplantada das regiões teutônicas do continente onde os saxões moravam originalmente.
E, espiritual e conceitualmente, a mitologia do Silmarillion
espelha muito mais a noção de ser uma homenagem disfarçada pra Irlanda e sua dura batalha e "longa derrota" contra a tirania do "Norte" e o papel fundamental que ela teve na
cristianização do ocidente pagão e na preservação do legado cultural da Antiguidade , propagação de influência espiritual e intelectual, do que a de ser um verdadeiro elogio pra Inglaterra e sua noção de espalhar "ordem e progresso" através de expansionismo imperialista, onde povos eram oprimidos em nome de um "Deus Único"(como Morgoth era), inclusive os irlandeses católicos com cuja causa Tolkien, obviamente, simpatizava dado o seu ódio pela igreja anglicana, comentado pelo Carpenter na sua biografia.
Tolkien had a deep resentment of the Church of England which he sometimes extended to its buildings, declaring that his appreciation of their beauty was marred by his sadness that they had been (he considered) perverted from their rightful Catholicism.
Talvez não tenha sido coincidência que Tolkien colocou essa ideologia imperialista na cabeça de Sauron, usando argumentos remanescentes, inclusive, da crítica praticamente genocida que
Edmund Spenser (o mesmo que usou mitologia céltica pra glorificar Elizabeth I e que escreveu seu poema morando na Irlanda) fez aos católicos irlandeses pra justificar os interesses da Coroa Britânica no país séculos antes.
In the early 1590s, Spenser wrote a prose pamphlet titled, A View of the Present State of Ireland. This piece remained in manuscript until its publication and print in the mid-seventeenth century. It is probable that it was kept out of print during the author's lifetime because of its inflammatory content. The pamphlet argued that Ireland would never be totally 'pacified' by the English until its indigenous language and customs had been destroyed, if necessary by violence. Spenser recommended scorched earth tactics, such as he had seen used in the Desmond Rebellions, to create famine. Although it has been highly regarded as a polemical piece of prose and valued as a historical source on 16th century Ireland, the View is seen today as genocidal in intent.
Tática de terra arrasada,
scorched earth: parece que foi isso mesmo que Tolkien disse que Sauron havia usado em Eregion. Aliás acho meio interessante essa assonância quase aliterativa, reparem: Aerin, Eirinn, Eriador, Eregion, Ereinion-Gil Galad, Eryn Galen ( Mirkwood)....Suspeitíssimo.
Further British use of scorched earth policies in war was seen during the 16th century in Ireland, where it was used by English commanders such as Walter Devereux and Richard Bingham. Its most infamous use was by Humphrey Gilbert during the wars against the native Irish in Munster in the 1560s and 1570s, actions which earned the praise of the poet Edmund Spenser in his A View of the Present State of Ireland in 1596.[citation needed]
The Desmond Rebellions are a famous case in Ireland. Much of the entire province of Munster was laid waste. The poet Edmund Spenser left an account of it:
“In those late wars in Munster; for notwithstanding that the same was a most rich and plentiful country, full of corn and cattle, that you would have thought they could have been able to stand long, yet ere one year and a half they were brought to such wretchedness, as that any stony heart would have rued the same. Out of every corner of the wood and glens they came creeping forth upon their hands, for their legs could not bear them; they looked Anatomies [of] death, they spoke like ghosts, crying out of their graves; they did eat of the carrions, happy where they could find them, yea, and one another soon after, in so much as the very carcasses they spared not to scrape out of their graves; and if they found a plot of water-cresses or shamrocks, there they flocked as to a feast for the time, yet not able long to continue therewithal; that in a short space there were none almost left, and a most populous and plentiful country suddenly left void of man or beast
.
An gorta Mór ( A Grande Fome em gaélico, lembrando a fonética de Morgoth e Gorthaur
Huuummm ( é comum eu sair pensando "em voz alta" enquanto eu redijo e edito posts)
Olhem só, carta 143:
I think that in fact the Entwives had disappeared for good, being destroyed with their gardens in the War of the Last Alliance (Second Age 3429-3441) when Sauron pursued a scorched earth policy and burned their land against the advance of the Allies down the Anduin (vol. II p. 79 refers to it2). They survived only in the 'agriculture' transmitted to Men (and Hobbits).
Também não sou só eu que pensa assim não: na citadíssima e prestigiosa enciclopédia de Hammond e Scull, o casal citou essa opinião de uma pesquisadora nos princípios da década de noventa ( onde houve uma curta febre de pesquisa sobre isso nos fanzines tolkienianos).
Marie Barnfield surveyed Celtic influences on the First and Second Ages of Tolkien's mythology in two articles, 'Celtic Influences on the History of the First Age', Mallorn 28 (September 1991), and 'More Celtic Influences: Numenor and the Second Age', Mallorn 29 (August 1992). The first article concludes:
The Silmarillion is rich in Celtic inspiration; indeed it is Celtic at its very core. The topography of its enchanted West, and the greatest of its Other-world treasures, the Two Trees of Valinor and the Silmarils that entrapped their light, have a provenance in the apple-trees of Avalon and Emain Ablach [Palace of the Apple Trees]. If it was from Teutonic myth that Tolkien took the name of the 'Elves', then it was from Irish legend that he drew their soul. From Irish legend too comes the history of their long defeat, the motive of the 'fading'....
There is a sense in which The Silmarillion is the broken stained-glass window of Celtic myth, reassembled with design. And the light that shines through it, the Light of the Blessed realm, is the very same that greeted St. Brendan as he emerged from the hedge of mist upon the shores of the Land of Promise, [pp. 5-6]
In the second article she notes that in attempting to provide an English mythology Tolkien stated that 'through Eriol and his sons the Engle (i.e. the English) have the true traditions of the fairies, of whom the Iras and Wealas (the Irish and Welsh) tell garbled things' (*The Book of Lost Tales, Part Two, p. 290). She comments: 'In one sense this statement reinforces the view that Tolkien's mythology was to be specifically English and not Celtic. Looked at the other way, however, he seems to have been suggesting that he planned to tell the "true" version of stories told in garbled form by the Irish and Welsh - i.e., that the English mythology he is about to invent is to be at base a reconstruction of Celtic myth' (p. 7).
O motivo pra isso não ter sido admitido explicitamente pelo próprio Tolkien, e que, até hoje, pega muito mal para qualquer pessoa britânica ou americana reconhecer, ( assim como vc viu que a Verlyn Flieger, aparentemente, achava que pegava mal admitir o elemento católico em Tolkien em outro tópico) está explicado nesse texto aí:
Tolkien: "desnecessário dizer que não são celtas"