• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien acreditava em seu mundo?

Chega. Vou apagar qualquer post que continuar essa briga e dar as advertencias necessárias.
:clap: Pessoas exaltadas discutindo, mesmo as mais sensatas, tendem a começar a falar besteira atrás de besteira (e choveu abobrinha nesse tópico). Ia pontuar algumas baboseiras e aberrações colocadas pelas partes, mas seguindo a ''recomendação'' deixarei isso de lado.

que graça o mundo teria se todos gostassem de margaridas, ignorando as rosas?
Eu gosto das Elanor. :cerva:

E vcs? O que acham?
Quantas foram as horas em que Tolkien escreveu sobre seu mundo? Quantas tarefas burocráticas do cotidiano ele não realizou com sua mente criando suas estórias? Quantas vezes ele não se distraiu e começou a pensar na Terra-média? Vocês lembram em que situação a "Queda de Gondolin" teve seu primeiro esboço escrito?

Minha opinião é que Tolkien tinha convicção que a mitologia que ele criava era de faz de conta. Mas isso não o impediu de passar grande parte de sua vida "morando" na Terra-média. Ele teve sua mão arrancada junto com Beren, navegou pelos céus junto com Eärendil, foi coroado junto com Aragorn. E teve o privilégio de fazer isso antes de qualquer leitor.

Se você chama ou não isso de acreditar, aí é um problema de semântica.
 
Última edição:
:clap: Pessoas exaltadas discutindo, mesmo as mais sensatas, tendem a começar a falar besteira atrás de besteira (e choveu abobrinha nesse tópico). Ia pontuar algumas baboseiras e aberrações colocadas pelas partes, mas seguindo a ''recomendação'' deixarei isso de lado.

Eu gosto das Elanor. :cerva:


Quantas foram as horas Tolkien escreveu sobre seu mundo? Quantas tarefas burocráticas do cotidiano ele não realizou com sua mente criando suas estórias. Quantas vezes ele não se distraiu e começou a pensar na Terra-média. Vocês lembram em que situação a "Queda de Gondolin" teve seu primeiro esboço escrito?

Minha opinião é que Tolkien tinha convicção que a mitologia que ele criava era de faz de conta. Mas isso não o impediu de passar grande parte de sua vida "morando" na Terra-média. Ele teve sua mão arrancada junto com Beren, navegou pelos céus junto com Eärendil, foi coroado junto com Aragorn. E teve o privilégio de fazer isso antes de qualquer leitor.

Se você chama ou não isso de acreditar, aí é um problema de semântica.


realmente, elas são lindas!!!!!!!!!!!!!! :joy:
 
É indiscutível a importância de Tolkien para o cenário não somente da literatura anglo-saxã, mas também mundial, tanto pelas suas produções literárias quanto por seus estudos linguísticos e filológicos.
é notável também a sensibilidade do professor às questões religiosas (sendo ele muito católico, só pra ressaltar...), às questões políticas, geográficas e ambientais...
sem sombra de dúvidas um homem à frente de seu tempo!

eu acredito que, apesar do contexto social, religioso e acadêmico no qual vivia (e se destacava), ele acreditava e muito na Terra Média, até mais que em tudo o mais que a sociedade sempre aceitou como realidade.

E vcs? O que acham?

Eu acrdito que o mundo dele não é bem que ele acreditava que existia, e sim um mundo que ele almejava* que fosse o nossso mundo. Com pessoas que tinham honra e tudo mais, pessoas ques e respeitava apesa das diferenças(Gimli & Legolas por exemplo) tudo mais.
 
“[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é 'verdade': está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” Tolkien
 
É desnecessário que as pessoas exaltem seus ânimos por causa dessa discussão. O certo é discutirmos isso expondo nossas opiniões e respeitando a opinião do próximo, afinal somos todos fãs de Tolkien e não deveríamos brigar e sim ficar unidos pra debater as obras do Professor.
 
“[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é 'verdade': está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” Tolkien

Pois é. Acreditava sim, de um modo extremamente metafórico, imaginário.
Acreditar que existia de verdade materialmente assim como eu digo que existe meu computador, meu trabalho, meu marido, meus gatos, no way. Como metáfora, refugio, sim.
Seria a mesma coisa que eu acreditar que Sailor Moon é real, e que eu era Sailor Pluto pq fiz cosplay da mesma. E se eu desse o golpe dela, "Dead scream" eu poderia matar todo mundo.
Isso tá parecendo discussão estilo aristotelica :P
 
Desculpem-me por não ter lido o tópico inteiro, mas é que a discussão pessoal entre Sara e Moriel estava realmente cansativa. As duas que me perdoam, sinceramente.
Mas então...

eu acredito que, apesar do contexto social, religioso e acadêmico no qual vivia (e se destacava), ele acreditava e muito na Terra Média, até mais que em tudo o mais que a sociedade sempre aceitou como realidade.

E vcs? O que acham?
Eu acho que Tolkien era um gênio e não um louco!

ele, de certa forma vivia um pouco no próprio mundo que criou.
Acho que esse é o ponto.
Acreditar na TM seria um absurdo, mas o próprio Tolkien se dizia "um hobbit" ou "possuir uma vida hobbit". Então o grande ponto seria esse: ele, de um maneira particular, vivia no mundo que criou, passava ali por aventuras que ele jamais passaria na vida real. E isso é bem diferente de acreditar!

Algo interessante citado nas Cartas é que tanto ele quanto C. S. Lewis diziam escrever "aquilo que eles próprios gostariam de ler", porque não encontravam esse tipo de literatura em outros autores.
 
“[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é 'verdade': está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” Tolkien

perfeito!
palavras do professor!
era tudo o que eu queria!
ai... fico emocionada!

Eu acho que Tolkien era um gênio e não um louco!

vc acha que eu quis dizer isso?
opa opa! não não!
como disse nosso amigo, e vc mesmo ressaltou, ele vivia um pouco no mundo que criou e vc tbém cita coisas interesantissimas! gostei! :yep:

mas eu nunca disse que ele era louco! rs
de onde vc tirou esta idéia???
 
Última edição por um moderador:
estou lendo o complexo "sobre histórias de fadas" e achei um trecho muito interessante que o professor cita no capítulo "fantasia", onde diz:

" (...) A Fantasia é uma atividade humana natural. Certamente ela não destrói, muito menos insulta, a Razão; e não abranda o apetite pela verdade científica nem obscurece a percepção dela. Ao contrário. Quanto mais aguçada e clara for a razão, melhor fantasia produzirá. Se os homens estivessem num estado em que não quisessem conhecer ou não pudessem perceber a verdade (fatos ou evidências), então a Fantasia definharia até que eles se curassen. Se chegarem a atingir este estado (oque não parece ser impossível), a Fantasia perecerá e se transformará em Ilusão Mórbida.

(...)

É claro que a Fantasia pode ser levada ao excesso. Pode ser malfeita. Pode ser empregada para maus usos. Pode até mesmo iludir as mentes das quais surgiu. Mas de que coisa humana neste mundo decaído isso não é verdade? Os homens não somente conceberam elfos, mas imaginaram deuses, e os adoraram, adoraram até mesmo aqueles mais deformados pelo mal de seu próprio autor. Mas fizeram falsos deuses a partir de outros materias: suas opiniões, seus estandartes, seus dinheiros - até suas ciências e suas teorias sociais e econômicas demandaram sacrifício humano. Abusus non tollit usum (O abuso não prejudica o uso). A Fantasia continua sendo um direito humano: fazemos em nossa medida e em nosso modo derivativo, porque somos feitos, e não somente feitos, mas feitos à imagem e semelhança de um Criador."

(Extraído de "Sobre Histórias de Fadas" - J.R.R.Tolkien - pgs. 62-63)

Pronto...
Fiz meu "Tolkien Reading Day" começar!

:cerva:
 
Poxa pelo visto o tópico tá um tanto polêmico aqui. Mas eu não creio que Tolkien tinha tanta fé no seu mundo, ele era apenas bom demais em fazer descrições e em misturar diferentes mitologias em uma história.
 
Tolkien inventou tudo aquilo lá, se ele passasse a acreditar que tudo aquilo realmente existia, ele seria um louco.

Mas como disseram, gênio sim, louco não. Imagináriamente, aquilo existia. Mas ver um orc cruzando a rua? Se for esse o sentido de "acreditar", com certeza não.
 
Mas como disseram, gênio sim, louco não. Imagináriamente, aquilo existia. Mas ver um orc cruzando a rua? Se for esse o sentido de "acreditar", com certeza não.
Acho que o sentido era acreditar que "existiu" e não que "existe".
Mas de qualquer forma, eu acredito que não, como já citei acima.
 
Eu penso que se ele não acreditasse (no sentido crer) em seu mundo, ele não teria conseguido fazer o trabalho que fez; toda aquela riqueza de detalhes, minúcias e informações só poderia ser gerada por quem acredita naquilo.

Qual o criador que não acredita em sua criação?

Há cerca de um mês assisti a uma palestra do escritor Ignácio de Loyola Brandão, um dos maiores ficcionistas do Brasil e ele disse mais de uma vez: acredito em tudo que escrevo.

No caso do Professor, imagino que ele até travava longos diálogos com seus personagens e discutia qual o melhor caminho a seguir (eu faria isso, por mais "louco" que possa parecer).

Para mim, ele não só acreditava em seu mundo, como vivia esse mundo (não no sentido de ver um orc cruzar a rua!). E isso, na minha opinião, não tem nada a ver com insanidade e sim, com o amor pelo trabalho, pela obra.

Abraços
 
Acredito que uma pessoa para construir uma obra tao fantástica, tem de acreditar...mas não modo como ele apresenta '' com elfos, terra media, tudo existiu '' pra mim ele acreditava como você acredita que tem forca para fazer algo...
Mas depois de anos e anos de trabalho, a TM virou parte dele...como foi dito '' Procuro viver a terra media em todos os meus dias '' Tolkien era a terra media, tolkien eh tudo que escreveu...ele acredita no que escreveu? ele quer que elfos existam? Nao importa.

abs,
 
Ele sabe dar realidade ao mundo que criou e soube viver no mundo em que respirou, ele soube separar bem as coisas, ele não era nenhum "lunático", era um homem fantástico! um excelente escritor e sem sombra de dúvidas uma ótima pessoa.
 
Se não me engano, há vários heteronimos de Fernando Pessoa que expressam idéias opostas entre si, como a oposição entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro; então esse negócio de "o autor deve acreditar no que escreve" não é bem assim - afinal o autor pode muito bem expressar outros pontos de vista.

Tolkien tinha uma imaginção tremenda, que o permitia criar línguas, locais, culturas. Se ele acreditava no que escrevia, é nesse sentido subjetivo que ele falou, grosso modo, "quando você lê, o que é escrito torna-se real". Ou, na frase do filho dele ou do Ian (esqueci quem especificamente) "a Terra-Média existe... em nossos corações".

Mas qualquer possibilidade de existência física num passado histórico deve ser, evidentemente, descartada. Tolkien criou mitologia, e mitologia só existiram na cabeça daqueles que o criaram. Aquiles, se existiu, não tinha ligação com os deuses.
 
Depois de toda essa "pancadaria", parece que as coisas se acalmaram um pouco... Mesmo assim, não deu pra deixar de ficar entusiasmado.

Sobre a racionalidade das obras de Tolkien, tem um palavra que define toda e qualquer possibilidade de isso ser ou não "racional": Verossímil, ou seja algo que não é, mas pode vir a ser verdade. O grande mestre nesse assunto é o incontestável Júlio Verne, que falou sobre submarinos antes mesmo de estes existirem de uma forma concreta e eficiente. Quem garante portanto, que Valinor não esteja em um outro planeta em alguma outra galáxia deste imenso Universo? Ou que um dia um exército de Noldor falando Quenya surgirá no quintal de sua casa saindo de um imenso portal dimensional, prontos para voltar a dar as aulas que a humanidade precisa sobre esse "mundão velho", e sobre como lidar com ele.

Sob esse ponto de vista, Tolkien poderia muito bem acreditar no que ele escreveu, talvez não por ele estar inventando tudo, mas pelo fato de que incorporou aspectos de uma mitologia, de uma cultura que já existia. Claro, dificilmente portais dimensionais passaram pela cabeça de Tolkien, ou até mesmo o universo, já que na época em questão, a maior preocupação era com a bomba que vinha dos aviões lá no céu e não com os outros planetas lá em outra galáxia.

O fato de que fantasia é fantasia não a torna uma mentira ou uma farsa, torna talvez uma possibilidade um tanto difícil de acontecer, mas nenhuma verdade (a não ser as divinas) é completa, e se analisar-mos a história, veremos que o próprio Isac Newton teve a boca calada pelas teorias de Einstein, e segundo as palavras do próprio: "Tudo é Relativo", e eu acredito que, seja no campo matemático, físico, ou imáginario, isso é aplicavel.

O fato de que a Mitologia Tolkieniana foi escrita pelo próprio, não descarta a hipótese de que ele próprio acreditava no que escreveu, ou talvez descreveu em sua obra. No entanto, essa é uma questão que apenas o dono da opinião que estamos a discutir pode dizer, e este alguém é Tolkien, qualquer outra resposta está no mesmo nível de todas as outras. (A não ser que o Cristopher Tolkien apareça aqui e comece a esclarecer umas dúvidas)
 
Simplismente sim!Pois se Tolkien não acreditasse em seu mundo por que Criaria as runas,Tengmar,um monte de contos para explicar as coisas?Em fim ele acredittava em suas histórias criando uma Mitologia.
 
Bom, em minha opinião, afirmo que Tolkien jamais imaginou que nosso mundo fisico houvesse sido criado e desenvolvido da maneira como ele escreveu. Suas obras, no entanto, nos levam a um mundo imaginário que embora nao seja fisico, nao deixa de ser real. Nao acho que Tolkien tenha criado uma hipótese do surgimento deste mundo, mas sim um mundo novo, com o qual este se identificou e habitou enquanto o descrevia em seus livros. Acho que é isso que os artistas tentam fazer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo