• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ TEXTOS & ENSAIOS ] Qual a Aparência dos Elfos?

Tsc, esse negócio de cabelo de elfo é a maior confusão...a verdade é que não existe uma definição geral para a cor dos cabelos élficos. Eu já tentei descobrir a origem de Oropher, Thranduil e Legolas através dos cabelos (louros) e não cheguei a lugar nenhum.
 
:?

Intaum, eu tava até pensando sobre isso... e axo q os cabelos seguem o traço genetico dos genitores... mas podem haver anomalias...


Mas o ponto mais intrigante sobre a sua aperencia e mesmo as orelhas...
eu sempre ouvi e vi, elfos de orelhas muito mais pontudas, com mais ou menos uns 20cm, mas existe outra "linhagem" q propoe uma orelha bem mais semelhante com a nossa, soh diferenciando por ser levemente pontuda....

Gostaria q todos expusessem seus pontos de vista...
 
Nemesis disse:
Tsc, esse negócio de cabelo de elfo é a maior confusão...a verdade é que não existe uma definição geral para a cor dos cabelos élficos. Eu já tentei descobrir a origem de Oropher, Thranduil e Legolas através dos cabelos (louros) e não cheguei a lugar nenhum.

Vai ver houve relação de algum elfo silvan com um noldor da casa de Finarfin. :roll:

Mas aí estamos totalmente no campo das especulações. :tsc:
 
Vai ver ele tingem o cabelo :roll:

Sério, é complicado. Acho q em algumas descrições de elfos Tolkien não pensou nisso (lembrando q ele NÃO queria q o Silmarillion fosse publicado).
 
Eu concordo com o -=Elenril=-, os traços deles devem seguir como o de seus genitores. Mas ao longo do tempo eles vão mudando os seus traços, pois eles vão cruzando com homens ou elfos de outras CASAS.Esta é minha opinião. :twisted:
 
gostaria de saber se existe alguma prova sobre todos os cabelos elfos serem louros, talves existam as tais anomalias citadas por -=ElenriL=-, apesar de seus genitores serem louros (aa)

nao sei explicar muito bem, talvez essa seja mais um mistério q Tolkien deixou para nós revelarmos... :confuso: :confuso:
'Legolas, verdefolha :mrgreen:
 
Mas... não diz que o cabelo de todos os elfos é louro. :)

O Silmarillion conta a história do despertar dos elfos, desde que chegaram no mundo e foram morar ao lado dos "Poderes". Eles são divididos em três grandes "casas" ou "famílias", os Noldor, que têm cabelos muito negros, os Teleri, que têm cabelos louros como nós conhecemos ou, alguns poucos, cinza-prateado, e os Vanyar, que tem os cabelos dourados.

Caso não tenha lido ainda, o Silmarillion é altamente recomendado. Tão bom ou melhor como o Senhor dos Anéis, com certeza, e foi o grande sonho da vida de Tolkien, que não conseguiu vê-lo publicado em vida. O que temos é uma seleção de textos que se encaixam o mais coerentemente possível, pelo seu filho Christopher.
 
Dúvida enorme: Os elfos podiam ter barba?????? Eu achava que não mas se eu não me engano em SdA parece que diz que o Cirdan tinha barba. E se não podiam, os meio-elfos podiam?
 
Círdan tinha barba sim.. Nao estou muito certo, mas acho que foi um erro do próprio Professor, sendo que elfos hipoteticamente nao poderiam ter barbas.. Quanto aos meio-elfos, eu nao posso te ajudar. :?
 
Para especular sobre a aparência dos elfos, devemos investigar além das três raças apresentadas no Silmarillion: Vanyar, Noldor e Lindar. Essas raças já são combinação dos grupos primordiais Minyar, Tatyar e Nelyar.
Os Minyar tinham cabelos dourados. Os Tatyar tinham cabelos negros e polidos como o azeviche. Os Nelyar tinham cabelos prateados.
Todos os Vanyar tinham cabelos dourados, pois todos os Minyar aceitaram a liderança de Ingwë e fizeram a grande viagem até Valinor.
Todos os Noldor tinham cabelos pretos, pois correspondiam a aproximadamente metade dos Tatyar.
Todos os Lindar tinham cabelos prateados, pois eram aproximadamente dois terços dos Nelyar.

Há, porém, outros grupos, compostos por fragmentação e miscigenação dos ramos principais.
Os Avari eram um grupo caracterizado pela opção de não atender ao chamado dos Valar, e não por características físicas. Cerca de metade dos Tatyar e um terço dos Nelyar fizeram a opção por ficar no leste, longe da luz. Nenhum Minyar tomou essa opção. Por isso não há Avari de cabelos dourados.
Os Sindar (os Nandor de Lenwë; os Laegrin ou elfos verdes; os Eglath de Elwë; os Falatrhrin de Cirdan) e os Falmari (de Olwë), todos tinha cabelos prateados, pois eram Lindar.
Os Elfos Silvestres eram uma miscigenação entre os Avari e os Nandor. Portanto poderiam ter cabelos prateados ou negros.

Até aqui, tudo é simples. As complicações e aparentes inconsistências começam quando se lê que Glorfindel, Idril, Eärendil, Celegorm, Thranduil e Legolas eram loiros. Algumas dessas perplexidades tem solução mais fácil, outras mais difíceis... Mas é possível encontrar uma explicação para cada caso.

Em primeiro lugar, Elenwë (esposa de Turgon, mãe de Idril) e Glorfindel poderiam ser Vanyar misturados aos Noldor exilados, por relações de casamento ou amizade. Isso explicaria também os cabelos loiros de Idril e Earëndil. É a tese de Michael Martinez e me parece bastante razoável, afinal os Noldor e os Vanyar viveram juntos em Tirion durante algum tempo.

A questão quanto a Celgorm, na verdade é falsa. Ele não era loiro. O que ocorreu é um erro de tradução. Celegorm the fair foi traduzido como Celegorm o loiro, quando o termo fair pode significar (além de loiro) bonito, belo, leal, justo, reto, honrado e moderado (p. ex. fair play).
Aliás, é o mesmo erro cometido com Beorn. A versão brasileira de O Hobbit passa a impressão de que Beorn é negro, quando na verdade apenas os seus cabelos são (black-haired). A tradução brasileira de O Silmarillion incorreu nessa falha (na verdade ao contrário) ao traduzir fair como loiro, quando somente fair-haired significaria isso com clareza. Havendo outras opções e em se tratando de um noldo, obviamente fair=loiro não foi uma tradução adequada.

Já quanto a Thranduil e Legolas a questão fica realmente difícil, mas não é insolúvel. Em O Hobbit, o rei dos elfos da floresta (Thranduil) é descrito como tendo cabelos dourados. Isso não é erro de tradução. Mas Oropher, avô de Legolas era um sinda de Doriath, que certamente deveria ter cabelos prateados. A única saída é se agarrar à possibilidade de a mãe de Thranduil ter, de alguma forma, sangue vanyarin.

Essa possibilidade existe. Oropher era um nobre de Doriath e embora o reino oculto fosse vedado a todos os Noldor, abria-se exceção à Casa Dourada de Finarfin, justamente a única família nobre dos Noldor que trouxe algum sangue vanyarin de volta à Terra-média.

Pouco se sabe a respeito da prole dos filhos de Finarfin na Terra-média, especialmente sobre as mulheres. À exeção de Celebrían (filha de Galadriel) e Finduilas (Filha de Orodreth), Tolkien não escreveu nada sobre outras donzelas dessa família. Isso não é razão para afastar a possibilidade de que Oropher tenha se casado com uma filha de Finrod, Angrod, Aegnor ou Orodreth.

Galadriel teve apenas uma filha (se desconsiderarmos a versão segundo a qual ela seria mãe de Amroth). Ao que tudo indica, Finrod Felagund morreu solteiro. Mas não se sabe se Angrod e Aegnor se casaram, pois sobre eles muito pouco se fala. Já Orodreth casou-se e teve pelo menos uma filha: Finduilas. Ela, no entanto, não poderia ter desposado Oropher, pois vivia com o coração dividido entre Turin e Gwindor e morreu solteira.

Mas nada impede que Oropher tenha se casado com outra filha de Orodreth ou com alguma filha de Finrod, Angrod ou Aegnor, de modo a justificar o sangue vanyarin de Thranduil e Legolas.

Não se sustenta o argumento de que Thranduil seria conhecido como Noldo ou Vanya se tivesse sangue noldorin e vanyarin além de sindarin, pois Galadriel tinha sangue das três raças élficas e ficou conhecida como Noldo, pois essa era a raça de seu pai (Finarfin). Como Oropher era sindar, Thranduil e Legolas foram sempre tratados como pertencentes a essa raça.

De tudo o exposto, de acordo com o que entendo, é perfeitamente possível sustentar com rigidez a tese de que os elfos podiam ser diferenciados pela cor dos cabelos. Vanyar: dourados; Noldor: negros; Lindar: prateados. As chamadas exceções à regra podem ser justificadas sem violar os parâmetros delimitados por Tolkien, desde que se faça uma análise mais aprofundada dos textos.
 
O fato de Cirdan ter barba não foi um erro. É que ele era muuuuuuito velho. :wink:
Outro elfo que ficou com aparência de velho foi Gwindor, mas este é porque foi torturado por longos anos em Angband.
 
bom... eh a maior enrolada isso... dizem que os de valfenda tem o cabelo mais escuro que os de lothlorien, eu sei q fikei p da vida pq as elfinhhas do making of nao apareceram no filme, devem aparecer so no dvd extendido
 
Olwë disse:
O fato de Cirdan ter barba não foi um erro. É que ele era muuuuuuito velho. :wink:
Outro elfo que ficou com aparência de velho foi Gwindor, mas este é porque foi torturado por longos anos em Angband.

Mas os elfos nao sao imberbes??
 
O fato do Círdan, pelo que vi em um post em outro tópico, seria pelo fato de ele ser muuuito velho e ter sempre vivido na Terra-Média, o que fez com que seu corpo definhasse com mais rapidez que o dos Noldor por exemplo. Daí ele ficou com a aparência descrita pelo Tolkien.
Essa foi a especulação de alguém, não eu, mas eu aprovei a idía e a estou repassando aqui.
 
Olwë disse:
A questão quanto a Celgorm, na verdade é falsa. Ele não era loiro. O que ocorreu é um erro de tradução. Celegorm the fair foi traduzido como Celegorm o loiro, quando o termo fair pode significar (além de loiro) bonito, belo, leal, justo, reto, honrado e moderado (p. ex. fair play).
Aliás, é o mesmo erro cometido com Beorn. A versão brasileira de O Hobbit passa a impressão de que Beorn é negro, quando na verdade apenas os seus cabelos são (black-haired). A tradução brasileira de O Silmarillion incorreu nessa falha (na verdade ao contrário) ao traduzir fair como loiro, quando somente fair-haired significaria isso com clareza. Havendo outras opções e em se tratando de um noldo, obviamente fair=loiro não foi uma tradução adequada.

Valeu pela dica, pois eu não sabia disso!

Olwë disse:
Mas nada impede que Oropher tenha se casado com outra filha de Orodreth ou com alguma filha de Finrod, Angrod ou Aegnor, de modo a justificar o sangue vanyarin de Thranduil e Legolas.

Eu creio que Finrod não teve filhos, e que Orodreth teve apenas Finduilas. Aceitar que Oropher tenha desposado uma filha ou neta talvez, de Angrod ou Aegnor é mais fácil. E se não me engano, eles viviam próximos à Doriath, não?
 
-=ElenriL=- disse:
:?
Mas o ponto mais intrigante sobre a sua aperencia e mesmo as orelhas...
eu sempre ouvi e vi, elfos de orelhas muito mais pontudas, com mais ou menos uns 20cm, mas existe outra "linhagem" q propoe uma orelha bem mais semelhante com a nossa, soh diferenciando por ser levemente pontuda....

bom, eu naum li o texto ainda, entaum pode ser que isso que eu vo dizer naum tenha nada a ver :D. Sobre a questao das orelhas serem muito pontudas ou compridas, ou naum, existe uma passagem naum muito reveladora porém interessante nos Contos Inacabados, na pag. 40. Perceba que, qdo o guarda de Gongolin reconhece Tuor como humano, o faz por outros metodos e sequer cita as orelhas "redondas" de Homem. Alias, Tuor era parente de Húrin, portanto, provavelmente, aparentava nobreza e era relativamente mais alto (naum sou muito bom com genealogias, e a ultima vez que li o Silma já faz um tempinho, entaum naum liguem se eu escrever alguma bobeira). Como eu disse, naum eh nenhuma prova cabal, apenas uma teoria...
Alguem aí tb pode argumentar que "pelos seus olhos detecto sua espécie" é muito mais bonito do que um "mas a orelha dele naum eh pontuda!", e é soh por isso que tá escrito desse jeito. Mas eu naum acredito ! :lol: :lol: :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo