• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ TEXTOS & ENSAIOS ] Qual a Aparência dos Elfos?

sobre a barba de círdan

Awe galera, sou novo aki no forum, mas jah vo mandando opinião
tipo sobre a barba do círdan, pode ter sido um erro do proprio Tolkien, pq o kra era Genio, mas tb num era perfeito, ele escrevia mt coisa e pode ter acbado se confundindo...agora sobre a aparencia dos elfos um coisa q todos eles tem independente de linhagem eh a presença q conforta Homens animais e todo tipo de criatura, menos eh claro os q provem da sombra(orcs, trolls, Gollum etc)
bom eh a inha opinião :mrgreen:
flw :obiggraz:
 
Re: sobre a barba de círdan

TuLkAs disse:
Awe galera, sou novo aki no forum, mas jah vo mandando opinião
tipo sobre a barba do círdan, pode ter sido um erro do proprio Tolkien, pq o kra era Genio, mas tb num era perfeito, ele escrevia mt coisa e pode ter acbado se confundindo...
Não creio. Tolkien revisou o SdA inúmeras vezes, e acho impossível ter cometido algum erro quanto à aparência de Círdan. Existe sim algum moivo para o Armador possuir tal aparência...
 
Bem, eu acho q a MAIORIA deles tpossuem os cabelos louros, mas concerteza existem os de cabelos escuros e com barbas tamb... A maioria dos q moram em Lothlorien ~possuem os cabelos louros ou dourados... já, pelo q dá pra perceber no filme, os da Valfenda tem os cabelos escuros, com exceção de alguns...
 
Cirdan possuía cabelos grisalhos e barba porque era velho, muuuuuuuuuuuito velho. Apenas dois elfos apresentaram aparência de anciãos: Cirdan e Gwindor. Para ambos os casos existe explicação consistente, dentro da obra. :wink:

Essa idéia de a maioria possuir cabelos louros é despropositada. Existem inúmeras referências em sentido contrário.

Aliás... nem sei porque estou insistindo nisso. A maioria dos fãns que conhecem a obra com alguma profundidade acha este assunto bobo, e os neófitos emitem opiniões desprovidas de fundamento... :?

A única razão para eu voltar tantas vezes a este tópico é o tamanho da indignação que o texto comentado me provocou. Ele é de uma qualidade muito inferior à média dos artigos publicados pela Valinor, na minha opinião.
 
Tolkien nunca diz que elfos tivessem orelha comprida, mas Voronwë o diz que confundil com m Eldar, é meio dificil confundir um homem com um elfo com uma orelha de meio metro.
 
Olwë, não acredito que o Cindar tenha barba por ser MUITOOOOOOOOOO velho...
acho que isto esta mais ligado a aparencia de seu proprio Fëa... que o tinha tal "idade", em sua personalidade, pensamentos, etc....
ah um certo texto/ensaio, não me lembro qual, que diz que com o tempo o fëa iria meio que "consumindo" o Hröa de forma a este tornar-se apos muito tempo uma "imagem" (não era esta palvra) mantida pelo proprio fëa.....
eu imagino que isso seja semelhante a um "fana", uma parte "material" do espirito, a propria representação fisica do mesmo....
ah... meio complicado explicar...
mas acho que o meio, o tempo tem pouco a ver com isso...
mas sim aquilo pelo pelo seu fëa passa....
as torturas espirituais, etc... tornariam, sim, um dos eldar mais decrepito, decadente, envelhecido. . . . .

mas isso ainda eh minha opnião, como eu venho a imaginar...

e Dyeison... Tolkien diz que os Elfos tem orelhas em forma de folha...
deve ter algum texto na valinor sobre isso...
da uma procurada....

Namarië....
 
Dyeison disse:
Tolkien nunca diz que elfos tivessem orelha comprida, mas Voronwë o diz que confundil com m Eldar, é meio dificil confundir um homem com um elfo com uma orelha de meio metro.

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=65&start=0

Esse tópico trata justamente da questão das orelhas dos elfos. Vou postar aqui o que achei de mais interessante:

Gildor disse:
]Os elfos E os hobbits tinham orelhas pontudas SIM, apesar dos pequenos as terem apenas 'levemente'. As orelhas de Elfos estão descritas em um livro: The Lost Road, da série History of Middle-Earth. O trecho original do livro está abaixo:

"Las (1)
*lasse 'leaf': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'leaf-fall, autumn', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Greenleaf' (Gnome name of Laurelin). (Some think this is related to the next and *lasse 'ear'. The Quendian ears were more pointed and leaf-shaped than [human].)"

As orelhas "apenas levemente pontudas" dos hobbits é que são descritas nas Letters de Tolkien: " I picture a fairly human figure, not a kind of 'fairy' rabbit as some of my British reviewers seem to fancy: fattish in the stomach, shortish in the leg. A round, jovial face; ears only slightly pointed and 'elvish'; hair short and curling (brown). The feet from the ankles down, covered with brown hairy fur. Clothing: green velvet breeches; red or yellow waistcoat; brown or green jacket; gold (or brass) buttons; a dark green hood and cloak (belonging to a dwarf)."

Deriel disse:
Vamos simplificar:

"Hobbits tinham orelhas pontudas?"
Sim, levemente pontudas, menos do que os Elfos (como descrito e provado mais acima pela palsvras do proprio Tolkien)

"Elfos tinham orelhas pontudas?"
Sim, também as tinham, mais pontudas do que os Hobbits.

Deriel disse:
A sua citação do Elemmakil é no mínimo bizarra Pra que é que eu vou deixar o cara fazer um monte de ações perigosas, tirando elmo, passando a mão perto da espada se eu posso ver se ele é Homem pelo brilho dos olhos? Eu hein. E não esqueça que pelo brilho dos olhos ele não poderia apenas ver se ele homem ou elfo, mas que família de Elfos, se Exilado Noldo ou Sinda de Beleriand, por exemplo. Tsc, fala sério =] Inteligente é Elemmakil Quanto à armadura... será que vc esqueceu de quem era a armadura que Tuor estava usando? E vc, ia se meter com alguém usando a armadura de seu rei? Fala sério
 
Deriel esta certo, se não me egano isso esta no Hobbit que hobbitstem orelha pouco menos pontuda que a dos elfos, então é so mete os miolo pra funciona né
:wink: :wink:
 
Eu tenho cabelo élfico...
A mulher q corta meu cabelo falou q ele eh LOURO ESCURO ACINZENTADO...
Chique no urtimo hein?????
Peregrin, o Elfo... uahuhauuah
 
Para discutir esse texto irei fazer referencia um texto clássico da HoME que fala dos antigos clãs. Nesse texto do HoME há uma parte que fala sobre os cabelos dos Vanyar (wanja) e dos noldor (ngolodo):

Eles o aceitaram, mas continuaram a chamar a si mesmos mais frequentemente pelo velho nome Minyar (uma vez que todo este clã uniu-se aos Eldar e alcançou Aman). O nome se referia ao cabelo do Minyar , que era em QUASE TODOS os membros do clã amarelo ou dourado profundo. Esta era considerada uma característica bela pelos noldor, embora eles EM SUA MAIOR PARTE tivessem cabelos escuros.

Como podem ver eu acho que não podemos dizer que todos os elfos de determinado clã têm determinado tipo de cabelo.
 
E Elrond? é dito algo sobre a cor de seu cabelo?

Veja... seus avós(Idril e Tuor) eram loiros... o resto da família eu não sei.

alguém sabe me dizer?
 
Eu estava muito interessado nesse texto, mas o link está quebrado e eu não consegui achar via google. :|
 
Aconteceu a mesma coisa comigo... cliquei no link e apareceu "Você não tem permissão para acessar esta área do site."

Mas, pelo que vi da dicussão, é mesmo uma grande encrenca a cor dos cabelos dos elfos.
 
toda essa discussão acerca da aparência dos elfos, cor dos cabelos, pêlos, cor de olhos, formato das orelhas, visão...
eu fico pela praticidade... ou melhor: pela genética.
é fato que eles são um povo bonito, de pele e olhos claros e com tendências culturais à darem valor ao estético, ao belo, etc.
peguemos um exemplo mais "humano":
um negro e um branco.
quais as diferenças?
ambos são seres humanos, isso é irrevogável... e ninguém é melhor ou pior que ninguém... éstamos falando de características físicas e genéticas, ok?

então... os negros possuem um nariz mais largo para maior entrada de ar em suas narinas, visto que o ar é seco na áfrica... na europa as pessoas têm o nariz mais afiladinho pq o ar é mais frio, e consequentemente, por ser mais estreita a passagem, aquece o ar.

a pele dos negros é escura por causa do sol... mais resistência... os brancos, por falta do sol, não precisam de tanta melanina... (hojes os tempos são outros, a poluição aumentou, o efeito estufa está aí... bloqueador solar em todos!)

olhos claros e cabelos idem tbém diz respeito à menor presença do sol...

os brancos suportam melhor o inverno que os negros... e os negros suportam mais o calor que os branquinhos...

a miscigenção existe e sempre existiu... mesmo entre raças iguais... nem todo europeu é igual... é notável diversas características em cada lugar que se vai: no norte eles são mais loiros, no sul mais morenos... mas em todos os lugares se vêem, brancos com olhos azuis, castanhos, pretos... pele mais clara, mais escurinha... alguns mais peludos (como os portugueses e os espanhóis), cabelos claros, escuros, ruivos...

até na áfrica e ásia, que a maioria dos europeus e seus descendentes acham que são todos iguais, não é assim: notem as diferenças de traços, de pele, de cabelo...

tudo isso é muito interessante!

e é o que torna cada ser humano lindo e único!

a mesma coisa com os elfos... provavelmente haviam as origens mais puras, que com a convivência, se misturaram e formaram elfos com suas características e diversidades...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo