1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[ TEXTOS & ENSAIOS ] A Origem dos Orcs

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 7 Mai 2003.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Ingrid Seelander nos apresenta um excelente estudo, diferente do comumente disponível por aí, sobre a sempre problemática origem dos Orcs.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Interessante visão, ainda mais que a pessoa não se contentou apenas com a estória "escrita por elfos", mas foi além indo na música inicial.
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Ingrid é da "velha guarda", tem cacife e experiência e eu não esperava menos de um textos dela 8-)
     
  4. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Só um comentário:

    - Página 2, parágrafo 1: no Myths Transformed XI/HoME 10 o Tolkien fala sobre essa possibilidade de que hröar de encarnados abandonados por seus fëar permaneçam vivos. O texto implica que é possível que um hröa assim viva até bastante tempo (em termos do que seria a duração normal da vida da pessoa). O que aconteceria é que esse hröa se tornaria um ser animalesco, não poderíamos nos referir a ele mais como uma pessoa, um dos encarnados. Mas ele se manteria vivo. Os animais têm fëar? Posso estar errada, mas acho que não. E mesmo assim, seus corpos subsistem, mesmo sem fëar.

    Só isso. No mais, gostei muito do texto.

    (editado:typos)
     
  5. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Esse negócio de alma (desculpe, mas não consigo! esse negócio é muito élfico para minha cabeça aprender :mrgreen: ) e intelecto é muito complicado. Não foi daí que teve a maior complicação para explicar as Águias e outros animais nobres (Scadufax, etc)?
     
  6. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Hm, não sei se era assim tão complicado. Era ali que aparece aquela idéia de que eles poderiam ser Maiar. Mas tem gente que acha que eles não poderiam possuir livre-arbítrio, e portanto que eles não têm alma.
     
  7. este texto eh muito interessante!!!
    relata muito bem a origem dos orcs...
     
  8. Elwë £

    Elwë £ Usuário

    Achei muito bom esse texto. Porém, achei estranho o fato da autora dizer que os orcs são filhos de Melkor, ou Melkorohíni, pois sabe-se que Melkor não podia criar nada com vida.
    Como se explica isso?
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    Melkorohíni é como os sábios entre os Eldar chamavam os orcs.
    A expressão não deve ser entendida literalmente, é claro, visto a incapacidade de Melkor de ter uma prole verdadeira.
    É apenas uma figura de linguagem, uma metáfora, pois os orcs surgiram pela intervenção de Melkor, que era assim o "pai" deles.
     
  10. Elwë £

    Elwë £ Usuário

    Ok, até aí, eu acho que entendi, Tilion.

    Mas acho estranho o texto dizer que os orcs são filhos de Melkor. Pois como se pode ler, o texto diz que eles foram criados durante o terceiro tema, através da dissonância de Melkor na música, como um "escárnio" aos filhos de Eru. Só que, assim sendo, de acordo com o texto, eles foram criados por Melkor.

    Já a opinião mais aceita (e eu até há pouco tempo atrás aceitava, mas agora estou com dúvidas), de que os orcs são elfos corrompidos, é meio que posta abaixo pelo texto, e eu não posso deixar de concordar.

    Se os elfos são realmentes elfos corrompidos por Melkor, para onde iriam seus espíritos após a morte? Para os salões de Mandos, seguindo o destino dos elfos? E depois, possuiriam a possibilidade de retornar à vida? E, quem sabe, retornarem como elfos?!? Eu acho que não...

    Agora, realmente, acho que eles devem ser homens corrompidos pela maldade de Melkor...
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Já tive altas discussões com a Ingrid sobre os Orcs e não concordo com as idéias dela sobre a origem dos mesmos, pra ser bem direito.

    A mim me parece que a opção mais lógica sobre a origem dos Orcs é (resumidamente) que eles são um amálgama de várias raças, como deixa entrever o texto de Tolkien sobre o assunto. No início seriam alguns Maiar menores, depois à mistura acrescentou-se Elfos e depois Humanos e seja lá mais o que apareceu. Seria escórnia a todas as criações de Eru e também explicaria o por que parecem existir tanto tipos diferentes de Orcs.

    Quanto ao fëa, me arrisco a dizer que não o possuem (o fëa abandonaria o corpo corrompido) e sim uma espécie de intinto animal básico apenas, como os lobos, que vivem em bandos, atuam em conjunto e possuem uma boa dose de "inteligência".

    Bem resumidamente, é minha opinião básica sobre os Orcs.
     
  12. Tilion

    Tilion Administrador

    Dê uma lida aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - aí tu irá ver o que o próprio Tolkien pensava sobre os fëar desabrigados. :wink:
     
  13. Elwë £

    Elwë £ Usuário

    Ok, o texto explica o destino dos fëar desabrigados dos Elfos. Portanto, levando-se em conta a opinião de que os orcs não possuem espíritos, quando estes morrem, cessa completamente suas vidas. Ok.
     
  14. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Mas se eles sao elfos corrompidos eles tambem deveriam ter fëa, so que não corrompido,isso é, quando eles morrecem, seriam libertados.
    Poderiam agradecer ao Aragorn
     

Compartilhar