1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tengwar scribe

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Smuggler, 21 Abr 2002.

1. Smuggler

Smuggler Usuário

Algúem sabe me dizer onde eu posso copiar o Tengwar Scribe e pra relamente ele serve?

2. Phreddie Cadarn

Phreddie Cadarn Sempre no limbo.

Aí cara, entra no site <http://hem.passagen.se/mansb/at/parmaite.htm>
    é para fazer download da fonte.

3. Knolex

Knolex Well-Known Member In Memoriam

Não sei se é por causa da rearrumação do Fórum, mas hj está chovendo tópico na área errada...

Estou movendo para o Linguas Tolkienianas..

Lá o pessoal saberá te responder melhor...

4. KK

KK Banned

Eu tenho um manual do modo Tengwar que ensina a escrever dessa forma.

Eu achei la na pagina principal da Valinor, da uma busca lah! :wink:

5. Edureis

Edureis Usuário

eu achei um mod prá tradução a partir de português (de portugal)

6. Edureis

Edureis Usuário

acabei de instalar e tive um problema :

ele coloca os tehtar na proxima consoante e não na anterior , assim nào fica nada parecido com o que o pdf da pagina principal da valinor tava ensinando

7. Boca de Sauron

Boca de Sauron Usuário

isso acontece, porque provavelmente, o modo português que tens é o de Portugal...
    Ainda não existe um modo português baseado no sistema da Valinor (não é mesmo senhor Mithrandir?).

8. Existe um mode para o Português de Portugal, mas não, nao existe nenhum para o brasileiro... seria interessante tentar ñ? É muito trabalho, eu sei, mas talvez, quem sabe....

9. TengScribe

No meu, não aparece as letras 'b, d e j' eu ñ sei pq, eu já baxei todas as fontes de Tengwar que eu conheço.
    Eu conheço um site que tem Tengwar Scribe em Port. brasileiro:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

10. Re: TengScribe

Ele nao tem em portugues brasileiro nao... aquela é a versão unica existente (americana) e tb tem o download do mode editor (q só tem portugues de portugal). aliás, onde vc viu q tinha em Port. Brasileiro?

11. Isil

Isil Usuário

Eu fiz o download, abri o programa... mas não consigo passar o q eu escrevo para o tengwar...
    Ex. eu escrevo "Marina" e sai "y]7’6]"
    Como eu faço para que saia tengwar???

12. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Hm....na palestra do Kyrmse na bienal ele disse que as fontes em tengwar normalmente estão com os caracteres trocados...além de ficar na forma sindarin de escrita (vogal em cima da consoante seguinte) vem as consoantes erradas...

Mas, ele disse também que estão desinvolvendo um sistema correto, todo certinho, com uma tehta para cada tipo de tengwar e etc, mas, nao sei onde vai sair ^^

talvez no site dele ele comente algum dia ^^
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (acho que é esse ^^) :roll:

13. †Mæglin†

†Mæglin† Usuário

eu não consigo usar o tengwar scribe
    :roll: :!:

14. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Hm...nesse link aqui tem varias fontes

Tem os Saratí, os Tengwar (vários tipos), os Futharken, as Argethas...mas, como eu disse, os Tengwar são meio invertidos...e alguns escrevem como em Sindarin... :wink:

15. Deriel

Deriel Administrador

Tão invertidos nada :)

O que tem que fazer é olhar direitinho a tabela de mapeamento de teclado que vem com as fontes. É meio complexo digitar direito no teclado (leva tempo e costume) mas dá pra fazer numa boa ;)

Quanto ao Tengwar Scribe, vc tem que ter alguma fonte de Tengwar instalada no seu micro (recomendo fortemente a Tengwar Parmaite) e escolher direito em qual modo vc quer que ele escreva (Quenya, Sindarin, etc). Também não pode esquecer de dizer pra ele usar, na tela do resultado, a fonte em tengwar que está instalada no micro, senão vai ver um monte de coisinha estranha mesmo.

16. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Hm....er....algumas fontes de Tengwar se voce coloca um b aparece um t e coisas assim....num sei..mas....pareciam estar um pouco invertidas sim ^^

Até da para digitar com elas...mas tem que treinar, e se acostumar e tals... :?

17. Deriel

Deriel Administrador

Que nada :mrgreen: Praticamente todas as fontes de Tengwar usam um mapeamento próprio, ou seja, não adianta digitar /q/ no teclado que não vai sair o tengwa de /q/ pois não segue o mapeamento padrão do teclado.

A gente sempre tem que ficar olhando a tabela de mapeamento (se não me engano foi o Dan Smith que fez a primeira fonte e os demais seguiram o padrão).

;) :*

18. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Hm...então é trocado por natureza :mrgreen:

E, onde eu acho esse mapeamento? ^^

• Fail Fail x 1
  19. Deriel

Deriel Administrador

Vem junto com a distribuição original das fontes. Se você pegar a Tengwar Parmaite direto do site dela (tem o link lá no MTP) vai ver que ni ZIP da fonte tem um .DOC (ou .PDF nunca lembro) que tem o mapeamento.

Mesma coisa pras fontes do Dan Smith.

20. Re: TengScribe

Ah, sei lá daonde eu tirei isso, acho que li port. e já saí pensando que era em "brasileiro".

Compartilhar