• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tengwar scribe

Não sei se é por causa da rearrumação do Fórum, mas hj está chovendo tópico na área errada...

Estou movendo para o Linguas Tolkienianas..

Lá o pessoal saberá te responder melhor...
 
Eu tenho um manual do modo Tengwar que ensina a escrever dessa forma.

Eu achei la na pagina principal da Valinor, da uma busca lah! :wink:
 
acabei de instalar e tive um problema :

ele coloca os tehtar na proxima consoante e não na anterior , assim nào fica nada parecido com o que o pdf da pagina principal da valinor tava ensinando
 
isso acontece, porque provavelmente, o modo português que tens é o de Portugal...
Ainda não existe um modo português baseado no sistema da Valinor (não é mesmo senhor Mithrandir?).
 
Boca de Sauron disse:
Ainda não existe um modo português baseado no sistema da Valinor (não é mesmo senhor Mithrandir?)

Existe um mode para o Português de Portugal, mas não, nao existe nenhum para o brasileiro... seria interessante tentar ñ? É muito trabalho, eu sei, mas talvez, quem sabe....
 
Re: TengScribe

Théoden disse:
No meu, não aparece as letras 'b, d e j' eu ñ sei pq, eu já baxei todas as fontes de Tengwar que eu conheço.
Eu conheço um site que tem Tengwar Scribe em Port. brasileiro:

www.duvendor.hpg.com.br

Ele nao tem em portugues brasileiro nao... aquela é a versão unica existente (americana) e tb tem o download do mode editor (q só tem portugues de portugal). aliás, onde vc viu q tinha em Port. Brasileiro?
 
Eu fiz o download, abri o programa... mas não consigo passar o q eu escrevo para o tengwar...
Ex. eu escrevo "Marina" e sai "y]7’6]"
Como eu faço para que saia tengwar???
 
Hm....na palestra do Kyrmse na bienal ele disse que as fontes em tengwar normalmente estão com os caracteres trocados...além de ficar na forma sindarin de escrita (vogal em cima da consoante seguinte) vem as consoantes erradas...

Mas, ele disse também que estão desinvolvendo um sistema correto, todo certinho, com uma tehta para cada tipo de tengwar e etc, mas, nao sei onde vai sair ^^

talvez no site dele ele comente algum dia ^^ http://welcome.to/gondolin (acho que é esse ^^) :roll:
 
Tão invertidos nada :)

O que tem que fazer é olhar direitinho a tabela de mapeamento de teclado que vem com as fontes. É meio complexo digitar direito no teclado (leva tempo e costume) mas dá pra fazer numa boa ;)

Quanto ao Tengwar Scribe, vc tem que ter alguma fonte de Tengwar instalada no seu micro (recomendo fortemente a Tengwar Parmaite) e escolher direito em qual modo vc quer que ele escreva (Quenya, Sindarin, etc). Também não pode esquecer de dizer pra ele usar, na tela do resultado, a fonte em tengwar que está instalada no micro, senão vai ver um monte de coisinha estranha mesmo.
 
Deriel disse:
Tão invertidos nada :)

Hm....er....algumas fontes de Tengwar se voce coloca um b aparece um t e coisas assim....num sei..mas....pareciam estar um pouco invertidas sim ^^

Até da para digitar com elas...mas tem que treinar, e se acostumar e tals... :?
 
Que nada :mrgreen: Praticamente todas as fontes de Tengwar usam um mapeamento próprio, ou seja, não adianta digitar /q/ no teclado que não vai sair o tengwa de /q/ pois não segue o mapeamento padrão do teclado.

A gente sempre tem que ficar olhando a tabela de mapeamento (se não me engano foi o Dan Smith que fez a primeira fonte e os demais seguiram o padrão).

;) :*
 
Vem junto com a distribuição original das fontes. Se você pegar a Tengwar Parmaite direto do site dela (tem o link lá no MTP) vai ver que ni ZIP da fonte tem um .DOC (ou .PDF nunca lembro) que tem o mapeamento.

Mesma coisa pras fontes do Dan Smith.
 
Re: TengScribe

Mithrandir the White disse:
Ele nao tem em portugues brasileiro nao... aquela é a versão unica existente (americana) e tb tem o download do mode editor (q só tem portugues de portugal). aliás, onde vc viu q tinha em Port. Brasileiro?


Ah, sei lá daonde eu tirei isso, acho que li port. e já saí pensando que era em "brasileiro".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo