Neoghoster Akira
Brandebuque
Mas peralá, misturar D&D com Tolkien não vale. São mundos totalmente diferentes, né?
Ainda não cheguei em parte alguma que trate do confronto de Ancalagon contra Eärendil, mas consta n'O Silmarillion que ele carregava uma Silmaril num diadema. Se levarmos em consideração a possibilidade levantada na teoria do @Neoghoster Akira, o que pode ter acontecido para a destruição das Thangorodrim pode não ter sido necessariamente devido ao tamanho ou o peso de Ancalagon somente, mas a um combo de tamanho + um choque terrível de forças opostas: a materialização da extrema maldade de Morgoth contra a pureza da luz das árvores encerrados na Silmaril.
Se formos considerar alguns pontos discutidos num tópico antigo que criei a respeito da destruição do Um por uma Silmaril (preciso achar para linkar aqui), o choque entre forças tão antagônicas poderia perfeitamente culminar numa liberação de energia, mágica ou não, tão intensa a ponto de se nivelar a uma explosão nuclear.
Isso posto, é discutível o que havia em Ancalagon que fez até mesmo os Valar recuarem: se era seu tamanho colossal, ou se se tratava da materialização do mal de Morgoth num estado absolutamente puro.
Em relação a 'onde Ancalagon ficou nesse tempo todo', há de se considerar que O Silmarillion cita, diversas vezes, que o próprio Morgoth cavou tão fundo que podia se esconder onde nem os Valar pudessem imaginar onde estaria:
Isso indica que, além das grandes profundezas de Utumno, havia a fumaça espessa expelida pelas Thangorodrim e também a presença do mesmo tipo de mágica presente nas teias de Ungoliant, que gerava uma escuridão comparada neste tópico a um tipo de matéria escura negativa e impenetrável - talvez explique o fato de que, se não totalmente oculto nas profundezas dos salões de Utumno e Angband, cuja dimensão era desconhecida pelos próprios Valar, Ancalagon não pudesse ter sido visto até emergir para o confronto.
Curiosamente, para que algo do porte do afundamento de um pedaço de continente ocorra daquele jeito seria preciso uma quantidade de energia muito superior a todo arsenal nuclear que temos. Os golpes que foram desferidos em Beleriand teriam que ter o poder da queda de meteoros gigantes ou uma pequena lua contra o solo para desfigurar o mundo do jeito que ocorreu (o mundo sofria diretamente nas guerras contra Melkor).
Quer dizer, presumindo que os maiores dinossauros terrestres foram exterminados é engraçado de se pensar que um lagartão como Ancalagon encarou um evento de extinção pra ser destruído. Tipo, que não foi um elfo comum ou um grande guerreiro, mas um barco voador mágico com um "status estelar" (Maedhros e Maeglor o enxergam nas terras mortais como uma estrela) enviado pelos Valar para navegar pelos caminhos do Sol e da Lua.