• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Stan Lee processa Marvel Comics?

Paulo disse:
Apesar de tudo, o Stan Lee, parece ser um cara bem simples, que contiua escrevendo tirinhas pra jornais (ele ainda faz isso neh?), ele definitivamente não parece o tipo de cara que tem um zoológico...

E nem poderia ter, acho. Um milhão por ano não é um milhão por mês. Stan Lee é rico, mas não vamos compará-lo ao Michael Jackson que aí já é covardia.
 
Bom pra começar acho que a maioria aqui sbe que o tio Stan andou dando com os burros nagua com sua empresa. E a mesma foi pras cucuias, faliu.
Então nada mais natural ele estar querendo tirar um troco a mais com a clausula do contrato que ele assinou. (essa e a declaração dele).
E se pensarmos bem ele so revindicou essa porcentagem depois do sucesso do filme do Aranha e da enxurrada de licenciamentos dos personagens Marvel para a telona e telinha..........
Enquanto o negocio ia mal com adaptações fracas (capitão-america, Quarteto Fantastico) ele tava quietinho agora que o Aranha fez um baita sucesso e Blade 2 tambem foi bem e juntando o fato da empresa falida o tio Stan simplorio e nada esperto ne pede os 10% do lucro de cada licença dos personagens que a Marvel nunca pagou........mas que ele nunca pediu antes.

Se ano contrato tem que pagar mas sera que se os licenciamentos estivessem em baixa e as adaptações um fiasco ele pediria essa quantia?
 
Isso é um problema do mundo dos quadrinhos, o artista cria as obras, mas os lucros ficam na mão da empresa. Agora, se esta no contrato, 10 % pro tio Stan.
 
Novidade na area,

"Confirmando os boatos que se alastravam pela Internet nos últimos dias, Stan Lee (o co-criador de maior parte dos personagens da Marvel Comics, incluindo medalhões como Homem-Aranha, Hulk e Demolidor) abriu um processo contra a Marvel Comics, exigindo 10% do faturamento da empresa nos filmes e desenhos animados com suas personagens. No caso do filme do Homem-Aranha, por exemplo, isso pode significar muitos milhões de dólares.

Antes que alguém pense o contrário, Lee não está tentando obter os direitos sobre suas personagens, como já tentaram anteriormente, com pouco sucesso, criadores como Steve Gerber, Marv Wolfman e Joe Simon. Ele apenas está exigindo o cumprimento de uma cláusula de seu contrato que lhe dá precisamente este direito (inclusive para personagens que não são de sua criação, como Blade!). Lee nunca tentou (e dificilmente tentaria) obter os direitos sobre suas criações, uma vez que ele legalmente não tem base para tanto. Elas foram geradas enquanto ele era um empregado contratado da empresa, especificamente o editor-chefe.

Este contrato pode ser lido na íntegra (em inglês), clicando
aqui



Parece inacreditável que o departamento jurídico da Marvel Comics tenha deixado passar uma cláusula vaga e potencialmente tão perigosa! A editora recebe um percentual relativamente baixo do lucro das adaptações de suas personagens para cinema e TV, mas ainda assim, por filme, é uma soma maior do que todo seu faturamento anual com gibis! Como o contrato foi assinado em 1998, talvez, na época, a empresa não acreditasse que teria uma adaptação de sucesso para outras mídias (ou ao menos não com Lee em vida). Em todo caso, fica evidente sua miopia para negócios. Sorte do velho Stan!

O contrato é claro. Em troca de abrir mão de todo e qualquer direito a suas criações, Lee recebe da Marvel uma série de benesses que incluem um salário anual de um milhão de dólares (!) e 10% do faturamento de produções para cinema e TV. Dificilmente, ele poderá perder esse caso!

É bom ver um criador de HQs recebendo o retorno financeiro que merece, a maioria dos profissionais dessa indústria injusta jamais consegue uma fração sequer do que suas imortais criações faturam.


Mais informações Omelete

Ta mesmo no contrato, muito estranho a Marvel ter aceito esse tipo de clausa e muito esperto do Stan de ter colocado ela, parece que ele vai poder ter um zoologico agora.
8O :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo