1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre o anel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Malaman, 23 Jun 2007.

  1. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Criei este topico para dicurtimos o efeitos que o anel teria nas maos de cada raça da terra media.
    Tudo o que voçes pensem ou queiram perguntar sobre a influência dada pelo Um anel poderiam postar aqui nao? para ser mais facil de se procurar sobre este assunto que é do interesse de todos os usuarios da Valinor.

    Voçes podem dar opiniao sobre as raças(ex:o nale na raça X iria causar isto ou aquilo) ou sobre as influências que ele causaria nas maos de uma raça(ex:nos dragoes o anel seria tratado de maneira diferente porque...)

    Que acharam da ideia?
     
  2. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    O UM fazia sempre a mesma coisa em TODOS os seres racionais: seduzir e fazê-lo entregar-se para Sauron.


    Simples assim. Sem espaço pra teorias, questões e conspirações. As vezes a resposta mais simples é a verdade.
     
  3. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    O facto e que sempre e questionado por exemplo: e se tivesse nas maos de bombadil e tal...
    As opinioes dividem-se sendo o bombadil um sere racional nao?
     
  4. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Bombadil era obviamente racional. E não era afetado (sendo a úncia exceção).
     
  5. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    E porque diz isso?
    Bombadil nao tinha nada de mais, nada comparado com gandalf e outros nomes da terra media, na historia de Tolkien ele so aparece durante 2 ou 3 capitulos, nao sendo uma personagem muito tratada na historia...
    O que a faz de tao especial?
    O que vos faz pensar que(pelo pouco que sabem) ele nao seria sucumbido ao longo do tempo?
     
  6. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Uma vez li um post aqui que explicava muito bem isso (era do Vilya, acho). Bom, mas vou explicar por palavras minhas, é até bem simples. O Anel procurava seduzir o seu portador para que este acabasse por usá-lo para tentar alcançar aquilo que o Anel prometia conseguir, e assim, Sauron pudesse descobrir onde o Anel estava e retomasse a sua posse.

    Para seduzir o indivíduo que o tinha, o Anel induzia nele a ideia de que conseguiria ter tudo aquilo que desejava se o usasse. Dava ao portador a ideia de que era o um meio fácil de se tornar poderoso, rico, influente ou ter alguma terra ou objecto em particular. Ou por vezes nem era preciso isso - bastava ao Anel apelar a um sentimento negativo de alguém, normalmente a cobiça, para fazer com que este tivesse desejo de o conservar e usar. São exemplos disso Isildur e Sméagol.

    Ora, o que acontece é que Bombadil não tinha nenhum desses desejos. Ele era um ser completamente despretensioso, sem ambições, que não queria mais do que tinha nem desejava controle sobre nada ou ninguém. Temos outro exemplo semelhante na obra; Sam foi, apesar de ter alguns desses sentimentos "humanos" que Bombadil não possuía e ter sido fortemente tentado pelo Anel (que lhe prometeu um imenso jardim), conseguiu aguentar-se bastante devido à sua humildade e simplicidade. Enfim, Tom Bombadil apenas queria viver a sua vida como era, no meio daquelas mesmas árvores, naquela mesma casa, naquele mesmo local. Sendo assim, não era afectado pelo Anel.
     
    Última edição: 23 Jun 2007
  7. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Acho que poderia ser discutido tipo assim... O que aconteceria se determinados personagens se apossassem do Anel.

    Galadriel, por exemplo, não me lembro no livro agora, mas no filme diz que poderia se tornar um Grande Senhora e tal(mais ainda) e dominai a TM. Mais ou menos isso, se não me engano.

    Gandalf, por sua vez, diz que o Anel poderia exercer um enorme poder através dele...
     
  8. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Acho que o Um Anel e os palantíri tinham uma coisa em comum: seus efeitos eram diferentes conforme a força de vontade e a personalidade do seu portador.
    Mas o Um Anel é claramente feito pela malícia de Sauron pois de uma forma ou outra sempre tentava passar pelas mãos dos mais poderosos da TM, como Gandalf, Galadriel, Elrond e o próprio Aragorn.
    Gandalf já era alguém razoavelmente experiente ao lidar com o Mal, apesar de ter sido tentador se apossar do Um para fazer o bem às outras raças. Galadriel viu no Um a última coisa que faltava para ela nas terras a leste do Mar, quando conseguiu resistir à tentação decidiu que já era hora de voltar para Aman.
    Elrond é o mais sábio e apesar de ser da mesma raça que Galadriel, ele haje com cautela e até com respeito pelo negro poder de Sauron e por isso reconhece as suas próprias fraquezas e sabe trabalhá-las.
    Aragorn, apesar de ser um mortal, surpreende bastante em relação ao Anel, principalmente nas atitudes que toma quando Boromir tentara se apossar do Anel e quando permite que Frodo siga seu destino a Mordor. Ele realmente me impressiona pois tem uma espécie de trauma pelo fato de Isildur ter podido destruir esse grande mal e não o fizera, embora o Um tenha tentado obstruir os pensamentos de Elessar em Parth Galen ele consegue tomar a decisão certa para o restante da Comitiva, embora só venha a saber disto quando no reencontro com Mithrandir, agora Branco.
     
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    A questão levantada, de forma errôneamente categórica, por Rama, é o norteador de nossa discussão.
    O Um Anel é feito para "a todos dominar", e é somente (se é que possa ser chamado de "somente") essa sua função.
    Por mais que, como temos em cartas, certas personagens das obras possam ser suscetíveis à análises, eles não fugiriam ao Poder do Um, à sua Dominação.
    Podemos dissertar acerca de, mas, atendo-nos às cartas, e aos conteúdos das obras. Fica claro, no âmbito das obras, que nenhum ser conseguiria, nem serquer conseguiu, mestrar o Um Anel. Todos que tentaram, sem exceção, foram afetados. E digo sem exceção, pois, Bombadil jamais tentou mestrá-lo, ou usá-lo para proveito próprio, esse é o cerne da questão.
    Como muito bem colocaram os demais colegas, em outros tópicos, Bombadil, apesar de ser uma incógnita, deve ser analisada no contexto de seus atos.
    Ele não pensa, nem pretende, dominar o Um Anel, e usá-lo para fins pessoais, e temos aí a resposta para a questão do "porquê" Tom não é dominado. Ele não é atingido pela ambição.

    Quanto aos demais seres, todos que fossem passíveis de serem seduzidos pelo Um, seriam por ele dominado, e por isso confere-se tanta importância a essa malígna criação de Sauron, que se mostra, como dito por Tolkien, mais efetivo que até mesmo seu prório Mestre (Melkor), na Segunda e Terceira Era, devido a esse, e outros motivos que não colocarei aqui.
    Galadriel, indiferente da colocação do filme, nada mais seria, como Gandalf, ou qualquer Elda, ou Maia (pois Sauron era dentre os Maiar o mais Poderoso), dominados pelo Um, e não poderiam usá-lo para sua vontade própria.

    Abraços.
     
  10. Glaunir

    Glaunir Usuário

    É verdade, a ação do Um Anel acaba sendo mais desastrosa do que os feitos de Morgoth, já que a pessoa se torna escrava do próprio desejo.
    Os humanos são mais suscetíveis a essa vontade pelo Um já que desejam sobretudo o poder. Mas duvido que os Noldor não se sentiriam tentados....veja só a Galadriel que era a Noldo mais "controlada"....
    A luta que o Um Anel impõe acaba sendo muito mais pessoal do que contra Sauron, pois enquanto não se domina o próprio desejo e pensamento acerca do objeto é impossível lutar contra seu criador.
     
  11. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Traduzindo e expressando de forma correto o que o Aracáno disse: "O UM só afeta seres racionais pq apenas esses tem ambição; como a ambição é o combustivel do Um..." ; a parte do errôneamente categórica é pq ele tem uma encessidade patologica de discutir. Não liguem quando eu avisar pra não dar atenção, como agora. :g:
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Hahahahaha! =]
    Ah, Rama, sabes bem que "erronêamente categórico" se deve ao fato de afirmar sempre, antes mesmo de expor seus argumentos, suas idéias. E isso as vezes faz com que tenham "medo" de você, ou que discordem sem nem mesmo entenderem o porque de discordar. :lol:

    Abraços a todos, hahaha. :obiggraz:
     
  13. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Não acho que Bombadil não tenha nada de especial, ele é, sem duvida o mais puro em corpo, mente e coração! Ela representa a mais pura simplicidade e bondade de toda a história...
    Sobre o dominio que o anél é incapaz de exercer sobre ele, isso se dá em grende parte, pelo fato de que o anél é só um monte de metal pra ele, o "poderoso Um Anél" é só uma coisinha de um maiarsinho que ele não exiaria em dar umas pancadas se encontrasse frente a frente, (como fez com a criatura tumular nas colinas dos tumulos), pra ele alguns nenúfares valem muito mais que o Um anél. Claro, Bombadil sabe que o anél tem importancia, mas ele não precisa dele (e foi isso que eu quis dizer antes com a comparação dos nenufares), a Velha floresta e Fruta D'Ouro são tudo o que ele quer e precisa.
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    "Ao fim ao cabo", ele não era dominado, a priore, sequer pela ambição.

    Abraços. =]
     
  15. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Já falei: assim o povo pesquisa e lê mais! :mrgreen:

    Abração
     
  16. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Concordo com o Rogério Magno, acho que Tom Bombadil é muito mais poderoso do que de fato aparentou em A Sociedade do Anel. É como se de alguma forma ele fosse um elemento da natureza, parte integrante e inseparável da Floresta Velha. Desta forma o Um Anel não poderia dominá-lo, já que embora o poder de Sauron seja muito grande, ele não tinha forças suficientes para dominar os elementos naturais e nem os Valar que os regiam.
    Gandalf sabia da importância de Bombadil mas o considerava tolo por nunca ter se metido nos conflitos da Terra-Média. É só no final, quando a Guerra do Anel está terminada e Elessar coroado, é que ele parece entender Bombadil e vai conversar com ele.
     
  17. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sobre a questão do Poder de Tom, mesmo sendo uma incógnita essa personagem, valeria a pena dar uma conferida no tópico onde discutíamos essas questões, acerca de Tom, sua origem, e demais fatos.
    Ao menos, parece-me claro que tratar Iarwain como um ser originário de Arda, não é possível.
     
  18. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    os anões iram querer cavar cada vez mais fundo e construir pálacios maiores,começariam a guerrear uns com os outros pela posse do anél até que acabariam se destruindo.
     
  19. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Por favor, leiam os posts anteriores, não saiam postando qualquer coisa, em qualquer lugar, isso atrapalha nossas discussões.

    obs: isso não é moderação paralela, só um toque aos novatos.
     
  20. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu acho que o Anel nas mãos de quem seja corromperia facilmente, à exceção de Bombadil, e talvez dos anões que são mais difíceis de ser manipulados, apesar de que o desejo por ouro, e sabendo que o Anel do Poder estava em posse deles, talvez se corromperiam tão facilmente como se estivesse com os homens.
     

Compartilhar