1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Bilbo e seu livro

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fefe_Helena, 29 Dez 2010.

  1. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    Desculpem me, mas sempre tive uma dúvida e meu amigos também possuem a mesma...Lá vai
    O livro Lá e de volta outra vez é o livro O Hobbit? ou são duas obras independentes...o que me fez pensar nisso é que as história do livro de Bilbo descreve as aventuras dele no O Hobbit...
    Ou estou errada?



    Abraços e Feliz Ano Novo!!!(Não me encham a cara por favor Tolkinianos...)
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sim, "Lá e de Volta Outra Vez" é, digamos, um subtítulo d'O Hobbit e um dos títulos que Bilbo pensou em dar para seu livro. O livro que Bilbo escreveu é conhecido também como o Livro Vermelho, e contém além dos escritos de Bilbo a história do Senhor dos Anéis, escrita por Frodo, e várias outras anotações de pessoas diversas. É esse livro que o Tolkien teria traduzido para formar o Hobbit e o Senhor dos Anéis.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    Falando sobre O Hobbit, existe a possibilidade da montanha Solitaria ser Moria?
     
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Não, nenhuma. Elas ficam em lugares completamente diferentes. Moria é parte das Montanhas da Névoa. A Montanha Solitária está do outro lado da Floresta das Trevas.
     
  5. Hasgath

    Hasgath Usuário

    • Gostei! Gostei! x 4
  6. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    ok, me confundi ao fato da descriçao de tolkien sobre a montanha solitaria, onde em algumas partes pode se confundir com Moria
    Obrigada
     
  7. Nirthol

    Nirthol Usuário

    Obrigado, tinha a mesma dúvida !
     
  8. Brunildo

    Brunildo Rei sob a Montanha

    Se não estou enganado ... No HOBBIT, os anões vão para a Montanha Solitaria e se instalam la após a morte de Smaug ...
    Depois, acho que Balin , nao lembro o nome do anão, vai para o sul com mais alguns anões ...
    E "encontram" Moria ... La eles fazem aqueles corredores enormes, uma cidade e tanto ... mas eles cavaram muito fundo ... e descrobriram sombra e chamas !'

    E Moria foi atacada por Orcs ... ^^

    Se eu estiver errado, me corrijam ! :cerva:
     
  9. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Não, Nolyon. Moria já existia desde muuuuuito antes, desde antes da Primeira Era. Mas os anões acordaram o balrog e fugiram. A mina acabou infestada de orcs. Balin tentou apenas recolonizá-la.
     
  10. Brunildo

    Brunildo Rei sob a Montanha

    hmmmmm, pd crer !
    é ... eu coloquei até aspas em "encontraram" , eu to ligado que existia ... hehe'

    valeu saitor ! (:

    Durin, durante a primeira era, já estava em Moria, correto ? Construiu la, uma otima 'fortaleza' de anões, com cidades e tal ... e la tinha Mithril ( acho que escrevi certo ) ...
    mas durante a segunda era, quando Sauron venceu os elfos, ele recebeu um ataque dos anões ... e então passou a odiar Moria, atacando ela sempre que podia ...
    e durante a terceira era, os anões começaram a se 'reconstruir' ( a cidade ), mas cavaram MUITO fundo pra conseguir Mithril ( acertei o nome ? ), e despertaram o Balrog.
    correto saitor ?
     
  11. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Certo. :yep:
    Hmmm, não. Nao me lembro de ataques especiais a Moria durante a Segunda Era. De qualquer modo, seu houve, não foi porque Sauron foi atacado pelos anões, é porque ele queria dominar tudo mesmo.

    Sim. :yep:
     
  12. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    mas quem foram os anoes que construiriam Moria???
     
  13. Pityë Lómelindë

    Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

    Moria não foi construída de uma única vez. Por longos anos e no passar das eras, ela foi sendo escavada e aprimorada até que finalmente sombra e chamas se abateram sobre ela e destruiu todo seu esplendor.

    Durin (nome dado ao mais velho dos patriarcas anões) dormiu por muito tempo até que ele e seu povo foram despertados (lembra a história da pressa de Aulë?). Ele veio para o que, se não me engano, era o leste da Montanhas Sombrias e lá se instalou. Posteriormente, esse lugar se chamou Minas de Moria.

    Seu corpo jazeu em Khazad-dum e muitas gerações o sucederam até que no final da 1° Era o reino dos anões era poderoso e renomado. Mas esse crescimento se deu também pq eles recebiam influencias de outros povos (incluindo elfos). Mesmo após a destruição de Eregion, os tesouros permaneceram pois, os portões de Moria foram fechados e a fortaleza se tornou praticamente impenetrável e seu povo era temido mesmo por Sauron.

    O tempo passou e, na 3°Era, o povo de Durin havia diminuído, o poder de Sauron se aperfeiçoava nas sombras da Floresta das Trevas, e o mal despertava em todas as partes. Com o avanço das escavações (e da ganância dos anões) em busca de mithril, um Balrog de Morgoth que fugiu ao cerco das Thangorodrim e da fúria do Oeste, foi despertado de seu sono. Durin e seu filho foram mortos pelo Balrog e o povo fugiu. Acabaram, assim, os tempos dourados de Moria. :yep:
     
    Última edição: 6 Jan 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Bom eu penso que o livro que Bilbo escrevera "Lá e de volta outra vez, um conto dos Hobbits por Bilbo Bolseiro" é simplesmente nada mais que a descrição de sua aventura com os anões e Gandalf na Montanha Solitária, ou seja, O Hobbit proprieamente dito.

    E mais futuramente o livro que Frodo escreveu passaria a ser O Senhor dos Anéis proprieamente dito também que todos conhecem.
     
  15. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Bom, vou tentar responder todas as questões do tópico.

    Não, o Livro Vermelho do Marco Ocidental NÃO é O Hobbit.
    O Livro Vermelho é o diário do Bilbo, no qual ele narra a aventura que viveu com os anões e Gandalf.
    Já O Hobbit é a ADAPTAÇÃO do Livro Vermelho, feita por Tolkien. O Professor teria encontrado o livro, lido, traduzido e adaptado, dando o título de O Hobbit.
    Mas sim, ambos contam a mesma história.

    Moria já existia ainda antes da Primeira Era. Os anões que aparecem no Silmarillion são habitantes das cidades de Nogrod e Belegost, nas Montanhas Azuis. Mas o livro já dá a entender que uma cidade ainda maior existe no extremo leste do mundo.

    Após a Guerra da Ira, boa parte dos anões das Montanhas Azuis se mudaram para Moria e já no início da Segunda Era, Moria havia atingido seu ápce.

    Já a Montanha Solitária possui uma história parecida, mas bem diferente. Os anões a colonizaram após a queda de Moria, quando o Balrog foi despertado. Ou seja, é bem mais recente, fundada já na Terceira Era.
     
  16. Eruniauve

    Eruniauve Usuário

    Ok, então sao dois livros: Lá e De Volta Outra Vez.. que é o Hobbit, escrito por Bilbo. e O Senhor dos Anéis, escrito pelo Frodo. é isso?
     
  17. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Sim e não.
    O Livro Vermelho é um só, mas contém em suas páginas o diário de Bilbo e de Frodo, além de complementos escritos por Sam.
     
  18. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri


    O pessoal já respondeu muito bem pra vc.

    Vale lembrar se eu não estiver enganado, assim como o Hobbit e o SDA são o Livro Vermelho escrito pelos hobbits que retrata a Guerra do Anel onde os homens e anões são peças chaves no contexto histórico, o Silmarillion é como se fosse a história do mundo antigo escrito e vivenciado principalmente pelos elfos, ou seja, a história contada pelos elfos. :cool:
     
  19. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    De certa forma, parte do Silma também está no Livro Vermelho, já que Bilbo passou o restante de sua vida em Valfenda transcrevendo as canções élficas e registrando suas antigas lendas.

    Mas sim, o Silma é a visão dos elfos sobre a história.
     
  20. Fable_Master

    Fable_Master Amante do infinito

    Esclareci muitas duvidas aqui, obrigado!
    Mas o livro não acaba com o Frodo certo?
    Pois ele da o livro para o Sam no final do retorno do rei, e ele posteriormente passou para sua filha. Então eu fico imaginando aonde o livrou acabou parando.
     

Compartilhar