• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Bilbo e seu livro

Fefe_Helena

Who's that girl
Desculpem me, mas sempre tive uma dúvida e meu amigos também possuem a mesma...Lá vai
O livro Lá e de volta outra vez é o livro O Hobbit? ou são duas obras independentes...o que me fez pensar nisso é que as história do livro de Bilbo descreve as aventuras dele no O Hobbit...
Ou estou errada?



Abraços e Feliz Ano Novo!!!(Não me encham a cara por favor Tolkinianos...)
 
Sim, "Lá e de Volta Outra Vez" é, digamos, um subtítulo d'O Hobbit e um dos títulos que Bilbo pensou em dar para seu livro. O livro que Bilbo escreveu é conhecido também como o Livro Vermelho, e contém além dos escritos de Bilbo a história do Senhor dos Anéis, escrita por Frodo, e várias outras anotações de pessoas diversas. É esse livro que o Tolkien teria traduzido para formar o Hobbit e o Senhor dos Anéis.
 
Falando sobre O Hobbit, existe a possibilidade da montanha Solitaria ser Moria?
Não, nenhuma. Elas ficam em lugares completamente diferentes. Moria é parte das Montanhas da Névoa. A Montanha Solitária está do outro lado da Floresta das Trevas.
 
Fefe, segue um "mapinha" improvisado para você ter uma idéia melhor.

terra-media.jpg
 
ok, me confundi ao fato da descriçao de tolkien sobre a montanha solitaria, onde em algumas partes pode se confundir com Moria
Obrigada
 
Se não estou enganado ... No HOBBIT, os anões vão para a Montanha Solitaria e se instalam la após a morte de Smaug ...
Depois, acho que Balin , nao lembro o nome do anão, vai para o sul com mais alguns anões ...
E "encontram" Moria ... La eles fazem aqueles corredores enormes, uma cidade e tanto ... mas eles cavaram muito fundo ... e descrobriram sombra e chamas !'

E Moria foi atacada por Orcs ... ^^

Se eu estiver errado, me corrijam ! :cerva:
 
Se não estou enganado ... No HOBBIT, os anões vão para a Montanha Solitaria e se instalam la após a morte de Smaug ...
Depois, acho que Balin , nao lembro o nome do anão, vai para o sul com mais alguns anões ...
E "encontram" Moria ... La eles fazem aqueles corredores enormes, uma cidade e tanto ... mas eles cavaram muito fundo ... e descrobriram sombra e chamas !'

E Moria foi atacada por Orcs ... ^^

Se eu estiver errado, me corrijam ! :cerva:
Não, Nolyon. Moria já existia desde muuuuuito antes, desde antes da Primeira Era. Mas os anões acordaram o balrog e fugiram. A mina acabou infestada de orcs. Balin tentou apenas recolonizá-la.
 
hmmmmm, pd crer !
é ... eu coloquei até aspas em "encontraram" , eu to ligado que existia ... hehe'

valeu saitor ! (:

Durin, durante a primeira era, já estava em Moria, correto ? Construiu la, uma otima 'fortaleza' de anões, com cidades e tal ... e la tinha Mithril ( acho que escrevi certo ) ...
mas durante a segunda era, quando Sauron venceu os elfos, ele recebeu um ataque dos anões ... e então passou a odiar Moria, atacando ela sempre que podia ...
e durante a terceira era, os anões começaram a se 'reconstruir' ( a cidade ), mas cavaram MUITO fundo pra conseguir Mithril ( acertei o nome ? ), e despertaram o Balrog.
correto saitor ?
 
Durin, durante a primeira era, já estava em Moria, correto ? Construiu la, uma otima 'fortaleza' de anões, com cidades e tal ... e la tinha Mithril ( acho que escrevi certo ) ...
Certo. :yep:
mas durante a segunda era, quando Sauron venceu os elfos, ele recebeu um ataque dos anões ... e então passou a odiar Moria, atacando ela sempre que podia ...
Hmmm, não. Nao me lembro de ataques especiais a Moria durante a Segunda Era. De qualquer modo, seu houve, não foi porque Sauron foi atacado pelos anões, é porque ele queria dominar tudo mesmo.

e durante a terceira era, os anões começaram a se 'reconstruir' ( a cidade ), mas cavaram MUITO fundo pra conseguir Mithril ( acertei o nome ? ), e despertaram o Balrog.
correto saitor ?
Sim. :yep:
 
mas quem foram os anoes que construiriam Moria???

Moria não foi construída de uma única vez. Por longos anos e no passar das eras, ela foi sendo escavada e aprimorada até que finalmente sombra e chamas se abateram sobre ela e destruiu todo seu esplendor.

Durin (nome dado ao mais velho dos patriarcas anões) dormiu por muito tempo até que ele e seu povo foram despertados (lembra a história da pressa de Aulë?). Ele veio para o que, se não me engano, era o leste da Montanhas Sombrias e lá se instalou. Posteriormente, esse lugar se chamou Minas de Moria.

Seu corpo jazeu em Khazad-dum e muitas gerações o sucederam até que no final da 1° Era o reino dos anões era poderoso e renomado. Mas esse crescimento se deu também pq eles recebiam influencias de outros povos (incluindo elfos). Mesmo após a destruição de Eregion, os tesouros permaneceram pois, os portões de Moria foram fechados e a fortaleza se tornou praticamente impenetrável e seu povo era temido mesmo por Sauron.

O tempo passou e, na 3°Era, o povo de Durin havia diminuído, o poder de Sauron se aperfeiçoava nas sombras da Floresta das Trevas, e o mal despertava em todas as partes. Com o avanço das escavações (e da ganância dos anões) em busca de mithril, um Balrog de Morgoth que fugiu ao cerco das Thangorodrim e da fúria do Oeste, foi despertado de seu sono. Durin e seu filho foram mortos pelo Balrog e o povo fugiu. Acabaram, assim, os tempos dourados de Moria. :yep:
 
Última edição:
Bom eu penso que o livro que Bilbo escrevera "Lá e de volta outra vez, um conto dos Hobbits por Bilbo Bolseiro" é simplesmente nada mais que a descrição de sua aventura com os anões e Gandalf na Montanha Solitária, ou seja, O Hobbit proprieamente dito.

E mais futuramente o livro que Frodo escreveu passaria a ser O Senhor dos Anéis proprieamente dito também que todos conhecem.
 
Bom, vou tentar responder todas as questões do tópico.

Não, o Livro Vermelho do Marco Ocidental NÃO é O Hobbit.
O Livro Vermelho é o diário do Bilbo, no qual ele narra a aventura que viveu com os anões e Gandalf.
Já O Hobbit é a ADAPTAÇÃO do Livro Vermelho, feita por Tolkien. O Professor teria encontrado o livro, lido, traduzido e adaptado, dando o título de O Hobbit.
Mas sim, ambos contam a mesma história.

Moria já existia ainda antes da Primeira Era. Os anões que aparecem no Silmarillion são habitantes das cidades de Nogrod e Belegost, nas Montanhas Azuis. Mas o livro já dá a entender que uma cidade ainda maior existe no extremo leste do mundo.

Após a Guerra da Ira, boa parte dos anões das Montanhas Azuis se mudaram para Moria e já no início da Segunda Era, Moria havia atingido seu ápce.

Já a Montanha Solitária possui uma história parecida, mas bem diferente. Os anões a colonizaram após a queda de Moria, quando o Balrog foi despertado. Ou seja, é bem mais recente, fundada já na Terceira Era.
 
Ok, então sao dois livros: Lá e De Volta Outra Vez.. que é o Hobbit, escrito por Bilbo. e O Senhor dos Anéis, escrito pelo Frodo. é isso?
 
Ok, então sao dois livros: Lá e De Volta Outra Vez.. que é o Hobbit, escrito por Bilbo. e O Senhor dos Anéis, escrito pelo Frodo. é isso?
Sim e não.
O Livro Vermelho é um só, mas contém em suas páginas o diário de Bilbo e de Frodo, além de complementos escritos por Sam.
 
Desculpem me, mas sempre tive uma dúvida e meu amigos também possuem a mesma...Lá vai
O livro Lá e de volta outra vez é o livro O Hobbit? ou são duas obras independentes...o que me fez pensar nisso é que as história do livro de Bilbo descreve as aventuras dele no O Hobbit...
Ou estou errada?



Abraços e Feliz Ano Novo!!!(Não me encham a cara por favor Tolkinianos...)


O pessoal já respondeu muito bem pra vc.

Vale lembrar se eu não estiver enganado, assim como o Hobbit e o SDA são o Livro Vermelho escrito pelos hobbits que retrata a Guerra do Anel onde os homens e anões são peças chaves no contexto histórico, o Silmarillion é como se fosse a história do mundo antigo escrito e vivenciado principalmente pelos elfos, ou seja, a história contada pelos elfos. :cool:
 
O pessoal já respondeu muito bem pra vc.

Vale lembrar se eu não estiver enganado, assim como o Hobbit e o SDA são o Livro Vermelho escrito pelos hobbits que retrata a Guerra do Anel onde os homens e anões são peças chaves no contexto histórico, o Silmarillion é como se fosse a história do mundo antigo escrito e vivenciado principalmente pelos elfos, ou seja, a história contada pelos elfos. :cool:
De certa forma, parte do Silma também está no Livro Vermelho, já que Bilbo passou o restante de sua vida em Valfenda transcrevendo as canções élficas e registrando suas antigas lendas.

Mas sim, o Silma é a visão dos elfos sobre a história.
 
Esclareci muitas duvidas aqui, obrigado!
Mas o livro não acaba com o Frodo certo?
Pois ele da o livro para o Sam no final do retorno do rei, e ele posteriormente passou para sua filha. Então eu fico imaginando aonde o livrou acabou parando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo