• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Só confirmando...o anel era auto-ajustável no dedo?

Acho que Sauron sentiria o Anel se aproximando e, assim, poderia se preparar e/ou tentar atacar a vontade de Smaug desde longe...
 
Célio, se ele conseguiria controlar O Anel, ficaria invisível e com a visão boa. Thálion, mesmo sentindo a aproximação dO Anel, não vejo o que Sauron poderia fazer além de se esconder e mandar sua Boca negociar tesouros alianças e diplomacias com Smaug, e torná-lo suposto senhor de Mordor, para quando ele se sentisse seguro, usasse de sua astúcia para tomar de volta O Um.
 
_Sauron_, a questão da visão é inerente ao processo de invisibilidade. Se você fica invisível, entra no mundo dos espectors. Se entra no mundo dos espectros, fica com a visão ruim.
 
Poderia até não ver ele fisicamente falando, mas o sentiria da mesma forma que os espectros a Frodo.

Com certeza, até porque o Um Anel é o próprio Sauron.

Mas há a possibilidade de Smaug ter poder suficiente pra controlar o Anel e conseguir não ficar invisível. A visão não fica meio "borrada" quando o Portador está invisível? Seria uma desvantagem pra Smaug.

Quando vc diz que a visão fica borrada é relativo somente ao Um Anel ou a todos os anéis de poder?


_Sauron_, a questão da visão é inerente ao processo de invisibilidade. Se você fica invisível, entra no mundo dos espectors. Se entra no mundo dos espectros, fica com a visão ruim.

Meneldur, eu não acredito que seja 100% dessa forma como você diz. Claro que quando fazemos a leitura da obra podemos ter algumas interpretações sobre o uso/forma de conviver com o Um Anel. Mas a princípio como o próprio Anel é o Sauron, a sua visão quando usa o objeto é a mesma e até melhor. Com relação a outras pessoas que usam o Um Anel, mas se ambas tiverem poder, controle, conhecimento e segurança podem sim ter uma visão normal ou até melhor do mundo (exemplo, Isildur, Gandalf, Saruman, Sméagol).
Quem não seria acostumado, ou não tivesse tal poder, e até mesmo se o Um Anel assim quisesse, a pessoa poderia ficar com uma visão "comprometida".
 
Mas claro que não. Sauron poderia dominar a vontade do dragão, tornando-o não mais que um servo submisso. Isso sem nem mover sua pupila gigante XD
 
Meneldur, eu não acredito que seja 100% dessa forma como você diz. Claro que quando fazemos a leitura da obra podemos ter algumas interpretações sobre o uso/forma de conviver com o Um Anel. Mas a princípio como o próprio Anel é o Sauron, a sua visão quando usa o objeto é a mesma e até melhor. Com relação a outras pessoas que usam o Um Anel, mas se ambas tiverem poder, controle, conhecimento e segurança podem sim ter uma visão normal ou até melhor do mundo (exemplo, Isildur, Gandalf, Saruman, Sméagol).
Quem não seria acostumado, ou não tivesse tal poder, e até mesmo se o Um Anel assim quisesse, a pessoa poderia ficar com uma visão "comprometida".

O Anel não é Sauron, ele é parte da vontade de Sauron. Não há como ter uma vida normal possuíndo o Um (a não ser Tom Bombadil); Ele sempre irá tentá-lo, irá sempre apelar para os seus desejos e corrompê-los o mais rápido possível.
 
O Anel não é Sauron, ele é parte da vontade de Sauron. Não há como ter uma vida normal possuíndo o Um (a não ser Tom Bombadil); Ele sempre irá tentá-lo, irá sempre apelar para os seus desejos e corrompê-los o mais rápido possível.

Acredito sempre que o Anel e Sauron são um elo, um conjunto de elementos que dão poder, forma, desejos, mesmo ambos sendo diferentes, com funções "diferentes".

Tanto é que o poder de Sauron, por si só é a manifestação do próprio Sauron, a manifestação da sua existência. Vale lembrar que quando o Anel foi destruído, todo o poder que vinha de Sauron (se o poder vinha de Sauron, era uma essência única do mesmo), Sauron também foi derrotado, mesmo não sendo morto definitivamente, mas sim a maior parte do "Ser Sauron" indo embora e dissipando no fogo da Montanha.
 
O Anel tinha vida própria. Caso ele desejasse, o Anel aumentaria de tamanho para que seu portador atual o perdesse (como aconteceu com Isildur).
 
Tanto é que o poder de Sauron, por si só é a manifestação do próprio Sauron, a manifestação da sua existência. Vale lembrar que quando o Anel foi destruído, todo o poder que vinha de Sauron (se o poder vinha de Sauron, era uma essência única do mesmo), Sauron também foi derrotado, mesmo não sendo morto definitivamente, mas sim a maior parte do "Ser Sauron" indo embora e dissipando no fogo da Montanha.
Mas só porque o poder de Sauron passou para o Anel. Se o Anel e Sauron fossem um, assim que alguém pusesse o Anel (ou sem isso até, só de possui-lo) Sauron saberia onde o Anel estava.

E nem Frodo, nem Saruman, nem Isildur nem Sam controlaram o Anel. Tolkien diz que no fim da Terceira Era só Gandalf talvez teria poder para controlá-lo.
 
Eu realmente não lembro direito, Merwulf, por isso eu disse "ficaria". Mas tenho quase certeza que sim, tem no livro.

Sam relata isso enquanto ele estava usando o Um nos pés da Torre de Cirith Ungul:

O mundo mudou (...) imediatamente Sam percebeu que a sua audição se aguçara, enquanto a visão ficava obscurecida (...) agora todas as coisas ao seu redor não estavam escuras, mas difusas.
O Senhor dos Aneis (As Duas Torres): Livro V, Cap. X.
 
Sobre a idéia inicial do tópico, creio que ele era auto-ajustável sim. Inclusive os relatos de Isildur comprovam isso. -edit:E vejo que já postaram o trecho. -x-

Quanto a possibilidade de Smaug usar o Anel, sei lá, acho que isso não aconteceria. Dragões são seres inteligentes, sem dúvida, mas a sua periculosidade está na malícia, no medo que causam, e tudo mais. Não há relatos de dragões usando artefatos, principalmente anéis. Aliás, se não me engano, é dito sobre o destino de alguns dos anéis dos anões que foram engolidos pelas labaredas dos dragões e perdidos (só aí da pra ver um "desinteresse")


Quanto a resistência de Smaug, duvido que ele resistisse ao poder de Sauron. Os Dragões, por natureza, são ambiciosos, muita ganância (basta ver os seus leitos, sempre uma pilha de tesouros). A tentação do Um sobre Smaug seria terrível, as "promessas" de Sauron e do Anel também, o dragão não demoraria a sucumbir. Então Smaug entregaria ele[o Um] ao Senhor do Escuro em busca de uma maior retribuição. Quem sabe uma "maquete" de Minas Tirith pra ele se divertir, brincar. :lol:

Eu realmente não lembro direito, Merwulf, por isso eu disse "ficaria". Mas tenho quase certeza que sim, tem no livro.
Na verdade você não disse "ficaria". Mas isso não vem ao caso, pois a visão fica obscurecida mesmo(pelo menos nos humanos), mestre Finwë já postou a parte.

Sobre o mundos dos espectros, é difícil dizer como ele atua nos outros seres. Ainda mais como atuaria sobre um dragão, com toda aquela essência "mágica" deles, a misteriosa forma como Melkor os criou.
Ou até mesmo a forma como agiria sobre o Um agiria sobre os anões, que pareciam ter certa 'resistências' aos que receberam.



edit 2: risquei a parte duplicada :mrgreen:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo