• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olimpíadas 2021 Skate

Turgon

Mugiwara no Ichimi
O skate é uma das modalidades olímpicas que atualmente não tem idade mínima para competir. Por causa disso, o esporte terá a participação de jovens e menores de idade na Olimpíada de Tóquio, como é o caso de Rayssa Leal, de 13 anos, que se tornará a mais jovem brasileira a participar do evento. Depois dos Jogos, no entanto, esse cenário pode mudar.

Os Jogos de Tóquio marcam a estreia da modalidade no programa olímpico e devem funcionar como um laboratório para que a World Skate, entidade que organiza internacionalmente a modalidade, entenda melhor o que funciona ou não dentro do contexto de Olimpíadas.

Depois do torneio no Japão, a tendência é que o skate discuta de forma mais ampla a possibilidade de estabelecer uma idade mínima para elegibilidade dos competidores, o que faria com que jovens prodígios da modalidade não sejam mais permitidos nos Jogos Olímpicos.

Além de Rayssa, outros exemplos de crianças que competirão em Tóquio no skate são a britânica Sky Brown e a japonesa Kokona Hiraki, ambas de 12 anos. Assim como a brasileira, elas também se tornarão as mais jovens atletas da história olímpica de seus respectivos países.

"A gente acredita que vai ser colocado um limite, eu digo pelas conversas que a gente sabe, da Internacional [World Skate], do que a gente conversa com outras federações no mundo. Acho que vai ser colocado. Depois dessa estreia, dessa primeira aparição, muita coisa vai se dizer a respeito disso", explicou Tatiana Lobo, gerente de esportes da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), em entrevista ao UOL Esporte.

Embora haja essa tendência, ainda não se sabe exatamente se essa mudança passará a valer já na próxima Olimpíada, em Paris, em 2024, e nem qual será o limite imposto.

Preparação psicológica

A participação olímpica de Rayssa Leal influenciou, e muito, na delegação da CBSK para Tóquio. Por causa da pouca idade de alguns atletas (além de Rayssa, Isadora Pacheco tem 16 anos), a Confederação de Skate precisou se adaptar, a começar pela preparação mental.

A psicóloga da CBSK, Juliane Fechio, conta que, apesar de semelhante, o trabalho feito com as "pequenas" é diferente do realizado com os adultos. Para as mais jovens, as sessões costumam ter menor duração e as atividades são mais lúdicas —utilizando imagens e cartões divertidos, que indicam sentimentos como, raiva e alegria. Dessa forma, Juliane consegue entender melhor o que elas estão sentindo pois é mais difícil para uma criança expressar as emoções.

A preparação esportiva precoce de crianças esportistas também tem problemas. Segundo a psicóloga, o amadurecimento precoce desses atletas cria algumas questões internas que precisam ser trabalhadas.

"A criança ainda não tem maturidade psicológica para entender que, às vezes, ela vai treinar e não vai competir. Que ela pode ganhar mas pode perder, então é muito comum a gente ver crianças chorando na competição porque se sente frustrada, não sabe lidar com aquilo", explicou.

Outro problema é que, muitas vezes, a pressão por resultados vem do ambiente externo. Pais e patrocinadores podem influenciar negativamente durante essa preparação. Por isso, Juliane costuma, paralelamente ao trabalho com as jovens, ter sessões com os pais delas.

"Quanto menor, maior o vínculo, o atendimento que tenho com esses pais. Então eu faço atendimento com as crianças uma vez por semana, e pelo menos uma vez por mês, com os pais também.".

Questões logísticas

Em Tóquio, que tem imposto duras restrições por causa da pandemia de covid-19, todos os atletas menores de 16 anos do skate poderão levar um acompanhante legal o que, para Tatiana Lobo, gerente de esporte da CBSK, foi uma "vitória" da confederação, que lutou por essa permissão. Para ela, ter alguém que a criança confia por perto dá uma sensação maior de segurança, mas demanda também um planejamento contando com uma pessoa a mais no grupo, o responsável legal, o que, nem sempre, é fácil.

"A partir do momento que ele não é uma pessoa tão diretamente importante para os outros atletas, pode, muitas vezes, atrapalhar. Então é muito complexo de forma geral", explicou Tatiana.

Apesar das incertezas do futuro, a gerente de esporte da CBSK explicou que a Confederação está preparada para qualquer decisão da World Skate.

"Acho que a gente vai ter que se adaptar, porque qualquer que seja a regra que venham a colocar, de novo, a gente vai ter que se organizar para trabalhar da melhor forma", disse. "Depois do que a gente está fazendo na Olimpíada, com esse leque tão amplo de atletas, pela primeira vez, acho que, de fato, a gente vai estar preparado para o que eles resolverem.





Eu não sei se sou muito a favor desta limitação de idade. Deixem os jovens irem lá e se divertirem. Não precisam colocar pressão neles por medalha. De certo vão render muito mais se divertindo do que colocando pressão exagerada na cabeça. Se conseguiram a pontuação para as Olimpíadas e estão lá representando seu país, é porque sabem praticar muito bem o esporte.
 
Sem contar que eles devem ficar mais frustrados em não poder participar do que perder alguma medalha na competição.
 
Sinceramente espero que seja mantido pelo menos pra essa edição até pra vermos como será o comportamento e assim deixar pra decidir se é saudável ou não só depois que o torneio terminar.
 
E só com 13 anos! Sério! Eles não podem fazer a besteira de inserir uma idade mínima nas próximas Olimpíadas.
 
Está rolando no SporTV 2 as classificatórias. Tem brasileiro na pista. Está bem legal a competição.
 
Podium com duas de 13 anos e uma de 16. Japão, Brasil e Japão.
 
Última edição:
Era esperado que teríamos jovens de 13 anos medalhando. Daqui 3 anos teremos outra olimpíada e aos 16 anos teriam a chance de conquistar uma segunda medalha. Mexer no regulamento acabaria totalmente com esse sonho.
 
A Pamela, que é a atual número 01, postou uma foto do seu machucado. Ela não conseguiu se classificar para as finais da modalidade.

E eu achei legal a pontuação ser a mesma do masculino. As notas ficaram menores, mas é bom não ter esta diferenciação.
 
Leticia e Pamela eram favoritas, mas nem na final chegaram, uma pena. Rayssa é um fenômeno. Pratica em alto nível a menos de 4 anos e já é a medalhista mais jovem dos Jogos desde 1936, um feito imortal, que será lembrado daqui há um século, delicioso demais assistir essa conquista ontem.
 
vi ontem as classificatórias...a Pamela bem marrenta mas na parte dos tricks foi muito mal acertando só 1 de 5 e acabou ficando fora.. é dificil mas o atleta brasileiro quando favorito insiste em falhar.. pena!
A Leticia parecia que iria passar fácil e depois começou a se complicar e também ficou fora da final..
Agora a Rayssa no alto dos seus 13 anos foi a mais tranquila entre todass as brasileiras e conseguiu a prata, sensacional!
Lamento pois vi parte da imprensa já dando as 3 medalhas pro brasil com medo de uma ou outra japonesa intrometer mas no fim foi exatamente o contrário, Japão sobrou e Brasil sofreu!
 
vi ontem as classificatórias...a Pamela bem marrenta mas na parte dos tricks foi muito mal acertando só 1 de 5 e acabou ficando fora.. é dificil mas o atleta brasileiro quando favorito insiste em falhar.. pena!
A Leticia parecia que iria passar fácil e depois começou a se complicar e também ficou fora da final..
Agora a Rayssa no alto dos seus 13 anos foi a mais tranquila entre todass as brasileiras e conseguiu a prata, sensacional!
Lamento pois vi parte da imprensa já dando as 3 medalhas pro brasil com medo de uma ou outra japonesa intrometer mas no fim foi exatamente o contrário, Japão sobrou e Brasil sofreu!
E a japonesa que tinha algum perigo de se intrometer não foi nenhuma das duas que ganharam medalhas
 
Lamento pois vi parte da imprensa já dando as 3 medalhas pro brasil com medo de uma ou outra japonesa intrometer mas no fim foi exatamente o contrário, Japão sobrou e Brasil sofreu!

Já em idade adulta é uma merda a imprensa ficar com esse oba-obra e agora com atletas que ainda adolescentes na disputa, ficar fazendo isso só piora as coisas.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Está rolando mais skate neste momento e tem uma brasileira competindo. Está muito legal de se assistir skate nesta Olimpíadas. Deve subir muito o número de praticantes no Brasil.
 
Ontem eu vi o skate park feminino e as japinhas, que eram uns monstrinhos (para os meus critérios de leigo, até então), conseguiram no máximo 60 pontos. Hoje o australiano, no masculino, meteu 95... Wtf. Tudo bem que foi uma apresentação topzera mas muito discrepante a coisa toda.

Enfim... Teve prata pra nós no skate park masculino. Então sem reclamação. Seria impossível vencer aquilo rs. E por um pontinho não levamos o bronze também, pra fazer dobradinha. 🥈
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo