• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Simplesmente, um genio...

Ainaon i Elaure - Hans

Mago de Silmarillion
Não sei se sou o unico que percebeu (não sou, to me fazendo de besta xD), Mas alguem percebeu que tolkien simplesmente fez a primeira história perfeita (com INICiO, MEIO e não tem fim), com linguas de cada raça, com escrita, e tudo? Conta desde o inicio de tudo até praticamente o "final"... Simplesmente não existe outro autor que tenha feito o mesmo... Não que eu conheça e tenha uma história tão atraente que prende a atenção do leitor!
 
Realmente, Tolkien criou um mundo inteiro nos minímos detalhes, onde tem um começo e um meio, mas o fim podemos imaginar ao nosso bel-prazer e viajar neste mundo maravilhoso e grandioso que ele nos deixou!! Realmente também não me recordo de nenhum outro autor que tenha feito o mesmo!! e por mais que tivesse, Tolkien é único, pela sua singularidade e profundidade!!!
 
Isso não é novidade para min hehe
Não é atoa que ele ficou a sua vida toda escrevendo as histórias sobre a Terra Média.
E por fim fico simplesmente "perfeito".
 
Um gênio, de fato. Muito inteligente, com uma imaginação deveras fértil. Até hoje, não li livro que se comparasse (ou livros) com a história dos livros e da mitologia criada por Tolkien. É fantástico, sem dúvida alguma. É uma sensação completamente nova e suuuper poder ter seu nome traduzido para o Quenya ou Sindarim, não é como qualquer outra língua (idioma propriamente dito). Além do mais, ele criou tudo, não só o mundo e as línguas (mundos eu sei que outros também criaram, mas não sei de línguas), mas criou uma história "real" para esse mundo, com geografia perfeita, Eras (como as nossas, mas diferentes, pelo contexto), anos, calendário!!! Isso que eu deixei de citar outras coisas...

Cultura... o que falar de cultura? A obra de Tolkien é rica ao extremo em se tratando de cultura, costumes, etc. Cada povo (anões, elfos, homens, orcs, hobbits, etc) tinha sua identidade, seu modo de agir, de ser, de ver o mundo, de se vestir, de falar, enfim... Para cada povo, havia prioridades, como no mundo real.

Por isso, acho (minha humilde opinião, mas tenho pra mim que muitas pessoas aqui pensam como eu) que o Tolkien foi mesmo genial. Eu não conseguiria, por mim mesma, criar como ele fez. Isso é demais!!!

Tem muito mais, mas eu não sou a pessoa mais indicada pra falar...
 
isto é muito bom para pessoas que o comparam a Rowling e C.S. Lewis metam na cabeça que Tolkien é O MELHOR
 
isto é muito bom para pessoas que o comparam a Rowling e C.S. Lewis metam na cabeça que Tolkien é O MELHOR

Caríssimo,

Eu NÃO o comparo a ninguém. Aliás, não gosto de comparações. O Lewis é O MELHOR em sua área, que definitivamente NÃO é a mesma de Tolkien, porque ele era um cristão protestante, a única experiência que teve com fantasia foi nAs Crônicas de Nárnia, escrito para que CRIANÇAS pudessem compreender, de alguma forma, o Evangelho de Jesus Cristo. Quanto a Rowling, não posso falar muita coisa, porque nunca li (nunca me interessei), mas sou de opinião de que não está nem perto (vi dois filmes HP e, vou te contar, achei o Ó). Agora, Tolkien é O MELHOR, sim, mas digo isso SEM FAZER COMPARAÇÕES, assim como falei do Lewis. E disse no meu primeiro post nesse tópico e repito que nunca ninguém fez nada parecido com o que Tolkien fez. Eu o admiro MUITO!!!

Bjinhus!!! Espero que tenha entendido minha posição.
 
Última edição:
Tolkien foi simplesmente o melhor escritor de fantasia, ninguém fez algo tão grandioso como ele fez, uma das obras mais completas, se não a mais completa, já escrita.
 
Tolkien, para mim é o melhor dos autores. Mas não tira a beleza de outros autores como C.S. Lewis, cada um deles tem seus méritos por serem autores diferentes. O fato é que Tolkien era extremamente perfeccionista por isso todo o detalhismo da sua história, até porque o que ele queria mesmo era criar toda uma nova mitoligia para a Inglaterra. A criação de uma nova língua, de seus povos foi parte de sua vida, Tolkien para mim é o maior escritor não pela história, mas sim por tudo o que ele doou de si para a criação dessa história, ele não queria dinheiro nem nada, apenas por em páginas aquilo o que criara.
 
Tolkien realmente foi um gênio, como os outros acho que não existe nenhum escritor que fez uma obra tão complexa como a dele.Onde tudo tem sentido.
 
Não adianta qualquer escritor tentar fazer um mundo tão complexo como o de Tolkien. Eu diria que é impossível. E, além do que conhecemos, sabe-se lá quantas anotações sobre outras coisas que tornam Arda ainda mais complexa Tolkien não guardou para si?

Não adianta comparar Tolkien com ninguém, porque não há algum escritor de fantasia que se iguale a ele.
 
Realmente não há escritor como Tolkien,mas se exitir algum com a mesma dedicação e que ame o que faz....pode criar uma obra tão magnífica como a do professor!

Até J.K Rowling admitiu que o velhinho criou toda uma mitologia e que ela não seria capaz disso.
 
Muita gente tenta comparar a vastidão de Arda com a vastidão do mundo bruxo criado por Tolkien. Eu não gosto disso. Rowling não inventou um mundo inteiro novo, com lugares, dezenas de povos diferentes com dezenas de línguas próprias. Harry Potter é divertido de se ler e eu gosto, mas, em termos de complexidade, não se compara à obra de Tolkien.
 
Gênio é pouco para definir Tolkien, seu "mundo secundário" onde Tolkien viveu mais do que no mundo real, serviu como um abrigo para ele fugir dos horrores da Guerra, por isso seu mundo é perfeito, tinha que ser, um refúgio perfeito, uma obra maguinífica onde nenhuma outra irá se igualar. Tem uma curiosidade sobre Tolkien que vou postar aqui, acho que alguns de vocês já viram as cartas de Natal que ele mesmo escrevia ao filho se fazendo passar por Papai Noel, levando a magia do Natal , o cara era o máximo, vejam, vale a pena relembrar...

Em 1920, quando John, o primeiro filho de Tolkien e Edith tinha três anos de idade, surgiu a primeira carta daquelas que ficaram conhecidas como As Cartas do Pai Natal, escritas por J.R.R. Tolkien aos filhos. Parece que o pequeno John tinha andado a fazer perguntas acerca do Pai Natal, e esta foi a resposta que ele recebeu:
Casa do Natal – Pólo Norte
1920

Querido John:
Ouvi dizer que perguntaste ao teu papá como é que eu sou e onde vivo. Desenhei-me a Mim e à minha Casa para tu veres. Toma conta do desenho. Vou agora mesmo partir para Oxford com o meu monte de brinquedos... alguns são para ti. Espero chegar a tempo: esta noite, a neve está muito espessa no Pólo Norte.

fcl_01.jpg

1920obm.jpg

father_christmas_1925.jpg

Em cada Natal seguinte, à medida que John crescia e as outras crianças nasciam, as Cartas do Pai Natal foram-se tornando mais elaboradas e imaginativas. Depois do primeiro bilhete assinado “Com amor do Pai Natal”, foram surgindo novas personagens a cada ano que passava. Havia o Urso Polar, ajudante desastrado do Pai Natal que, na maior parte das vezes, atrapalhava mais do que ajudava; o Boneco de Neve, jardineiro do Pai Natal; o elfo Ilbereth, seu secretário, e uma hoste de outros personagens menores entre os quais se encontravam elfos da neve, gnomos e duendes maléficos.

Todos os Natais, Tolkien escrevia uma carta dirigida aos filhos, recorrendo à caligrafia trémula do Pai Natal ou às maiúsculas do Urso Polar, semelhantes a runas, ou à escrita fluente de Ilbereth, relatando as últimas notícias do Pólo Norte. Em 1925 houve um acidente quando o Urso Polar subiu até ao cume do Pólo Norte para recuperar o barrete do Pai Natal. O Pólo partiu-se ao meio e aterrou no telhado da casa do Pai Natal, com resultados catastróficos.
Em 1926, o Pai Natal conta mais uma aventura que ocorreu por causa do Urso Polar! Originou o maior fogo de artifício de sempre no Mundo, tornou o Pólo Norte PRETO, agitou todas as estrelas pondo-as fora do lugar, partiu a Lua em quatro, e o Homem de lá caiu no jardim do Pai Natal! Só depois de se “encher” com os chocolates de Natal, é que começou a arranjar os estragos… e ainda por cima, com tudo isto, as renas soltaram-se e andavam de um lado para o outro a deixar cair as prendas todas, que tiveram que ser embaladas novamente!!! Tudo por causa do seu desastrado ajudante: o Urso Polar!!! Uma véspera de Natal em cheio!

1925m.jpg

Casa do Natal – Pólo Norte
1928

Que acham que o velho urso teve a fazer desta vez? Caiu das escadas na quinta-feira! O urso insistiu para levar várias coisas na cabeça e nos braços lá para baixo e de seguida ouvi grunhir. Quando me aproximei ele estava no chão e vários objectos que carregava estavam espalhados. Desenhei o que vi. O urso ficou chateado porque todos os desenhos de natal gozavam com ele, então decidiu que me havia de apanhar numa situação ridícula e desenhar, mas isso nunca há-de acontecer. Ele ficou ainda mais irritado quando descobriu que estava a rir depois de me aperceber que não se havia magoado.
Aqui está o desenho do acontecido, que serve também para mostra o interior da minha enorme casa nova.

Casa do Natal – Pólo Norte
1929

fcl_06.jpg

É natal de novo e para felicidade do urso e surpresa minha os elfos libertaram todos os foguetes de uma só vez, como está no desenho. O fogo derreteu o gelo e acordou a Grande Foca (Great Seal). Decidimos ir para a Noruega e ficámos lá com um lenhador chamado Olaf. Depois voltamos com a sua pata ligada quando se aproximam os tempos trabalhosos.

Existem cada vez mais crianças para agradar, mas felizmente as horas não são iguais em todos os países, senão era impossível conseguir tudo, mesmo com o aumento dos meus poderes nesta quadra. Mas este ano estou preocupado, como é perceptível pelas fotos que envio. A primeira mostra o meu escritório e sala de embalar com o Urso Polar a ler nomes enquanto os escrevo. Com o calor o urso abriu uma janela antes que eu o pudesse impedir, o que espalhou todos os papéis e listas. Grande trabalheira, mas que não o impediu de rir.

Em 1932, mais uma aventura, o Urso Polar desapareceu! O Pai Natal estava a ficar preocupado quando um Urso das Cavernas apareceu e disse-lhe que o seu ajudante estava perdido numa gruta, ao pé da antiga casa do Pai Natal.

Descobriram que ainda vivia nessa caverna alguns Goblins, e que rapidamente começaram a assustar o Urso Polar que acabou por se perder! Encontraram umas pinturas nas cavernas:

Após mais algumas aventuras, conseguiram sair sãos e salvos da caverna!


Em 1936, o Urso Polar causa mais uma desgraça! Desta vez o Pai Natal escreve pouco, e quem se dedica mais à carta é o secretário do Pai Natal: o elfo llbereth. O Urso Polar foi tomar banho, mas adormeceu deixando as torneiras ligadas! Encheu tanto a banheira, que a água transbordou, inundou a casa de banho, e inundou a fábrica do Pai Natal como se pode ver na imagem:

Logicamente, o Pai Natal espera que as prendas não estejam molhadas quando as abrirem!!!


Ocasionalmente, o urso polar emitia uma pequena carta ele próprio, e uma vez revelou que seu nome verdadeiro era Karhu. Após uma aventura nas cavernas (a carta de 1932), Karhu inventou um alfabeto das marcas de Goblins que tinham visto nas paredes, e após os pedidos das crianças, emitiu-lhes o alfabeto.

Tolkien não se poupava a esforços sofisticados para conferir “realismo” às cartas. Acrescentava desenhos meticulosamente coloridos e delineados. Preenchia um envelope onde colocava um selo do Pólo Norte pintado à mão e onde escrevia: “Por correio gnomo. Urgente!”, de modo a aumentar a sua importância. Recorria também a esforços sofisticados para conferir “realismo” ao modo como as cartas eram entregues. Nos primeiros anos, eram deixadas junto à lareira, parecendo que tinham sido enviadas pela chaminé. Numa outra ocasião, deixou uma ostentiva pegada suja de neve no tapete, prova irrefutável de que o Pai Natal entregara pessoalmente a sua carta. Em anos posteriores, o carteiro da região tornou-se cúmplice e entregava ele próprio as cartas.

A última carta é muito enternecedora e fala de alguns problemas que deviam sentir-se na altura, devido à guerra.
ÚLTIMA CARTA
Casa do Natal – Pólo Norte

Estou contente por me escreveres outra vez este ano. O número de crianças que me escrevem é cada vez mais pequeno. Penso que o culpado seja esta maldita guerra. Até aqui temos encontrado vários problemas com a escassez nas lojas, por isso tenho de enviar o que posso e não o que querem.

Deves-te lembrar que tivemos alguns problemas com Goblins no passado, que pensávamos ultrapassados. Mas voltaram neste Outono e ainda pior. Eles atacaram a minha casa e levaram tudo, o que me fez temer que não existissem mercadorias de Natal por todo o mundo. Não seria uma calamidade? Não aconteceu e muito se deve ao urso polar, mas só no início deste mês foi possível enviar mensageiros. O Urso diz que vieram aos milhares, mas apesar de serem muitos, era um exagero.

Houve uma grande batalha e o Urso Polar foi indispensável para a nossa vitória (espero que não pense o mesmo). Mas é óbvio que ele é uma criatura realmente mágica e os Goblins pouco lhe podem fazer, cheguei a ver flechas fazerem ricochete no seu corpo.

Isto deve explicar porque não tive tempo para desenhar este ano, o que é uma pena, e também os motivos porque não posso oferecer o que pretendes.

Suponho que para o ano não pendures as meias. Tenho de dizer “adeus”, mais ou menos, mas nunca te vou esquecer. Vemo-nos de novo quando tiveres uma casa e crianças tuas…

As Cartas do Pai Natal foram publicadas postumamente pela família de Tolkien, em 1976, meio século após terem sido escritas. O seu considerável encanto é acentuado pelo facto de terem sido compostas unicamente por um pai para os seus filhos e por nunca se terem destinado a serem publicadas.

126408g.jpg

Tolkien para sempre seja lembrado!! :joy:
 
Eu de vez enquando imagino o quanto Tolkien poderia fazer mais se não fosse a segunda guerra mundial, que atrasou muito ele... Quem saberia o quanto mais ele podia criar, o quanto mais podia enriquecer nossa criatividade, e fazer nos deliciarmos mais com suas obras... ^^!
 
Eu de vez enquando imagino o quanto Tolkien poderia fazer mais se não fosse a segunda guerra mundial, que atrasou muito ele... Quem saberia o quanto mais ele podia criar, o quanto mais podia enriquecer nossa criatividade, e fazer nos deliciarmos mais com suas obras... ^^!


Existem relatos que em uma entrevista feita com um dos filhos se não me engano foi Christopher para uma coluna de um jornal britânico, on ele conta que o pai antes de pegar tifo nas trincheiras durante a guerra já compartilhava algumas idéias com seus colegas militares referente à costumes na idade média, magia e elfos, a criação do mundo por um deus único, a história conta que a pós a sua doença ele iniciou o Livro dos Contos Perdidos que viraria depois O Silmarillion, mas as idéias para o livro já existiam muito antes, não sei se mais alguém ouviu falar sobre isso, mas acredito que seja verdade.
 
Sim, de fato, qualquer um que leia o prefacio dos livros já sabe que ele teve que parar a obra dele por causa da segunda guerra e tambem porque ele era professor (Que bom que ele era professor, pois isso ajudou ele a ter mais criatividade!).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo