• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmaril e um anel

Ou que os mais poderosos resistem facilmente à corrupção do Anel, mas podem sucumbir à própria ambição?

Não facilmente, mas acho que a tentação do poder em si é maior nesses que a tentação do Anel.

Se o Anel fosse portado por um desses grandes, aí sim a corrupção ativa iria passar a pesar mais, superando a tentação do poder.
 
Agora vamus viajar um poko... será q se um Vala pegasse o Um Anel ele seria afetado pela corrupção? será q aumentaria os seus poderes? ou simplesmente naum aconteceria nd pq o vala eh d grau mto elevado?
 
Não aconteceria nada.
O Anel não afetaria os Valar. Foi feito por alguém menor do que eles em poder, e eles saberiam o propósito do Anel.

Por isso as Silmarils são tão especiais, apenas elas eram desejadas até por um Vala.
 
Maglor disse:
Gollum não queria poder, e nem o Frodo queria ser um Senhor do Escuro quando se negou a destruir o Um.
Em pessoas com pouca ambição o que o Anel fazia era simplesmente dominar, a ponto de arruinar como fez com Gollum.
Já o Gandalf poderia se tornar um novo Sauron, mesmo com boas intenções.

Se o Anel corrompesse principalmente pelo seu poder nenhum hobbit iria se apegar tanto a ele, já que não parecia mais do que um anel que deixa invisível.

No entanto, tem um momento em RDR quando Sam está com o um anel que parece ir contra a esta afirmação sua:
"O hobbit sentia que de agora em diante so tinha duas escolhas: abster-se do anel, embora isso pudesse tortura-lo, ou reivindica-lo , desafiando o poder que se sentava em seu escuro dominio além do vale de sombras. O Anel já o tentava, devorando sua vontade seu raciocinio. Fantasias loucas despertavam em sua mente, e ele via Samwise, o forte, heroi de seu tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra escurecida e exercitos se arrebanhando a um chamado seu, no momento em que marchava para derrotar Barad-dur..."

P.S. Folco, pra faciliatr copiei esta parte do livro q vc transcreveu no topico SAMX FRODO
 
Lorien, nessa frase o ponto parece ser esse: "Fantasias loucas despertavam em sua mente". Pois para um hobbit o anel apenas iria consumi-lo, não teria poder para rivalizar Sauron. Talvez Sam tenha pensando que poderia, pois o anel teria esse poder caso pudesse usar. Pena que p/ um hobbit usar o potencial poder do anel seria impossível.
 
E tbm temos q levar em consideração q o Anel tinha vontade própria (ou d Sauron), por exemplo quando um hobbit pega o Anel começa a ter fantasias d q pode rivalizar com sauron pq quando ele for enfrentar Sauron, o maia mata ele e pega o anel de volta... ou seja eh tudo feito pro anel voltar ao seu dono...
 
Lorien_bsb, essas visões do Sam eram induzidas nele pelo poder de corrupção do Anel, não era algo dele Sam. Era o Anel se sobrepondo à vontade de um ser sem muito poder pessoal.

Com uma pessoa mais poderosa, como Galadriel ou Gandalf, que tivesse mais poder pessoal, a corrupção seria diferente. Galadriel diz a Frodo em Lothlórien que é preciso treinamento no domínio de outras mentes para se poder usar o Anel por exemplo para ler a mente dos Portadores. Uma pessoal com bastante poder pessoal podia aprender a fazer isso. Ela então começaria querendo usar esse tipo de poder (isso é só um exemplo; o Anel devia ter outros poderes além desse) para o bem. Mas com o tempo o Anel agiria sobre essa pessoa distorcendo a noção de "bem" dela. Por exemplo, "bem" para Saruman significava ordenar o mundo de acordo com o que ele achava que devia ser o certo, sob o comando dele (diálogo com Gandalf em Isengard). Isso é muito mais sutil do que o que aconteceu com Sam.

Em qualquer dos dois casos, a gente tem um poder ativo do Anel agindo sobre a pessoa corrompida. A Silmaril não tinha isso.
 
Umas dúvida q me surgiu quando li sobre Saruman e o bem e etc etc, olha eh óbvio q um istar eh mais poderoso e sábio do q um humano (mesmo um rei entre os humanos) agora vejam, Saruman enfrenta Sauron no palantir e sucumbe, Aragorn faz o mesmo e consegue resistir... posso estar enganado, mas como q issu aconteceu?
 
Bem, fugiu totalmente do tópico mas vou opinar.
Ora, porque o Saruman concordava com Sauron, q os homens eram fracos, q deviam servir a eles, ele não sucumbe a Sauron, tanto q ele deseja o anel pra si e não para Sauron.
Aragorn, é Aragorn, descendente de Isildur, que derrotou Sauron (q por isso o teme),além de ter descendência élfica tb, uma personalidade de líder, rei, guerreiro, curandeiro, tudo junto. Ou seja , ele é tudo de bom!:grinlove:
 
Tik, tem resposta para isso no Contos Inacabados. As pedras resistiam a uma pessoa que tentasse usá-las sem ter o direito. Sauron e Saruman não tinham esse direito. Já Aragorn tinha herdado o direito, pois ele era descendente de Elendil, que havia trazido as pedras de Númenor. Os regentes também tinham o direito de usar as pedras, uma das atribuições dos reis de Gondor que eles tomaram para si.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo