• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmaril e um anel

Mas tem o Beren e a Lúthien... lembram quando Beren perde a mão? Daí vcs podem dizer como a Silmaril naum era forte, mas depois vc viu o estrago q ela feis no pobre cãozinho.... 8O :mrgreen:
 
Nossa... esse tópico reandeu. :-P Bem, como disse o Tik, não foram todos os elfos que cometeram atrocidades unicamente pelas silmarils, foram especialmente Fëanor e alguns de seus filhos. O resto foi pego pela onda de loucura e orgulho. Novamente repetindo o Tik, não devemos generalizar.

Agora quanto ao Anel de Poder, maldade pura e simples, duvido muito que um elfo sábio e vivido chegasse ao ponto de desejar pegá-lo e usá-lo.
 
não foram todos os elfos que cometeram atrocidades unicamente pelas silmarils, foram especialmente Fëanor e alguns de seus filhos

Alguns elfos! os grandes reis noldor, e até Thingol se abestalhou!

Agora quanto ao Anel de Poder, maldade pura e simples, duvido muito que um elfo sábio e vivido chegasse ao ponto de desejar pegá-lo e usá-lo.

Como eu já falei se fosse asssim, algum elfo sábio e vivido teria levado o anel para a montanha da perdição e não um coitadinho de um hobbit, ingênuo e inexperiente. Sem falar q Saruman q era considerado o mais sábio dos stari suumbiu ao anel sem nem ter visto.
 
"...Mithandir soube do anel primeiro, mas ficou consternado e em dúvida. Pois era demasiado o poder maligno desse objeto para que qualquer um dos sábios o usasse, a menos que , como Curunír, ele desejasse por sua vez se tornar um tirano e sinistro senhor." O Silmarillion
 
A tentação do Anel era proporcional à ambição e poder da pessoa. Galadriel era, talvez, a elfa mais poderosa no final da Terceira Era, e resistiu à oferta do Frodo com muita dificuldade.
Não acho que seja questão de saber dos males. O Anel corrompia, independente da sabedoria e boa intenção de quem seja tentado.
 
Thingol era um mosca-morta. Foi tarde. :P

Existe uma grande diferença em saber que não se pode pegar o Anel, e portá-lo. Um elfo seria muito mais suspeito e fácil de ser pego por Sauron, primeiro porque Sauron conhecia a energia espiritual dos elfos, ele sentiria, de certa forma, a aproximação de um elfo poderoso; e segundo, um elfo é fisicamente maior que um hobbit, quando o tamanho ajudou muito os dois pequenos a passarem desapercebidos. O Anel faria um estrago muito maior na mão de um elfo, ainda mais um poderoso e sábio.
Saruman sucumbiu à idéia de ter o Anel, comunicando-se com Sauron, ele sucumbiu à vontade do próprio Sauron, e não do Anel propriamente dito. Na Guerra do Anel, poucos enfrentaram a vontade e astúcia de Sauron tão diretamente quando Saruman.

A Demanda acabou dando certo justamente por ter sido um hobbit que levou o Anel.
 
Thingol era um mosca-morta. Foi tarde

Nem era mosca morta e nem era um dos filhos de Feanor, e olha q ele nem tinha visto as arvores em Valinor, de onde vinham a luz das Silmaril!

Saruman sucumbiu à idéia de ter o Anel, comunicando-se com Sauron, ele sucumbiu à vontade do próprio Sauron, e não do Anel propriamente dito

Q que é isso? Sarumam estudou a tradiçãodos anéis, desejou o anel para si mesmo e não para Sauron, até lutou contra Sauron junto com Gandalf e os membros do conselho Branco para afasta-lo do rio onde o anel tinha se perdido.
 
Lorien_bsb disse:
Nem era mosca morta e nem era um dos filhos de Feanor, e olha q ele nem tinha visto as arvores em Valinor, de onde vinham a luz das Silmaril!

Ele viu sim as Duas Árvores, junto com Ingwë e Finwë, foi um dos três embaixadores élficos que foram a Valinor avaliar a convocação dos Valar. E ele era sim um mosca morta. Se fechou no reino dele, protegido, e fingiu que não tinha nada a ver com a Guerra. Mas ele bem que quis a Silmaril né? Mandando Beren para uma missão praticamente suicida. Foi Thingol a causa da morte do elfo de melhor caráter, Finrod Felagund. Se ele nada tinha com a Guerra, por que então quis a Silmaril? Afinal, não era com ele mesmo o negócio.

Lorien_bsb disse:
Q que é isso? Sarumam estudou a tradiçãodos anéis, desejou o anel para si mesmo e não para Sauron, até lutou contra Sauron junto com Gandalf e os membros do conselho Branco para afasta-lo do rio onde o anel tinha se perdido.

Sim, ele desejou o Anel, mas nunca chegou a ver o Anel. Ele confrontou a vontade Sauron pelo palantír. Saruman sucumbiu à mera idéia de possuir o Anel, e não ao Anel propriamente dito.
 
Ele viu sim as Duas Árvores, junto com Ingwë e Finwë, foi um dos três embaixadores élficos que foram a Valinor avaliar a convocação dos Valar
[/quote]

Nisso vc tem razão, me confundi pois ele só as viu uma única vez.
Saruman sucumbiu à idéia de ter o Anel, comunicando-se com Sauron, ele sucumbiu à vontade do próprio Sauron,

Sim, ele desejou o Anel, mas nunca chegou a ver o Anel. Ele confrontou a vontade Sauron pelo palantír. Saruman sucumbiu à mera idéia de possuir o Anel, e não ao Anel propriamente dito.

Acho q aqui vc se contradiz.
 
Na verdade não. :D

Eu disse, nas duas vezes, que o que pesou em Saruman foi a idéia de ter o Anel. Mas ele nunca viu o Anel. Mas ele conversou com Sauron, sucumbiu à vontade de Sauron, e não ao Anel.

Mas, o Anel era imbuído da vontade de Sauron, logo, seria praticamente o mesmo, mas não é. A vontade Sauron é bem mais forte do próprio Sauron do que no Anel dele. O que eu quis dizer foi que Saruman corrompeu-se com a idéia de ter o Anel, mas ele sucumbiu realmente à vontade do próprio Sauron, e não da bijuteria dele. Na segunda expressão que você citou, eu apenas escolhi mal a palavra, a idéia de ter o Anel o corrompeu, mas ele sucumbiu, realmente, à vontade de Sauron, não ao Anel propriamente dito pois ele nunca viu e muito menos tocou o Anel. :wink:
 
Bijouteria! ahahahahahaah! quer dizer q agora vc reduziu o um anel a micheline jóias!ahahahahahaah! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não vou tentar fazer vc mudar de idéia,mas posso te dizer q eu discordo totalmente de vc! :mrgreen:

Saruman sucumbiu ao anel antes mesmo de ter algum contato com Sauron,tá lá escrito, em SDA e em Silmarillion, ele já desejava tomá-lo para si, e subjugar todos a sua vontade, ele odiava os homens e zombava dos esforços de Gandalf.

quote]
Foi Thingol a causa da morte do elfo de melhor caráter, Finrod Felagund. Se ele nada tinha com a Guerra, por que então quis a Silmaril? Afinal, não era com ele mesmo o negócio.
[/quote]

Mas é disso q tô falando! as silmaril tb deixam os seres obsessivas por elas com o um anel! e assim cometem as maiores loucuras e burradas!
 
Eu sei que Saruman corrompeu-se, vamos assim dizer, pela idéia de ter o Anel, eu quero dizer que ele realmente sucumbiu, digo, perdeu-se mesmo, sem volta, depois que ele falou com Sauron (ou o observou sem pensar que Sauron também o estava observando). :mrgreen:

E aquele Anelzinho mixuruca lá, bijouteria barata. Aquilo não é ouro puro não... :roll:
:mrgreen:
 
Aqui eu acho que a gente tem que fazer um posicionamento cronológico... Em primeiro lugar, Saruman redescobriu sobre as artes dos Anéis de Poder, provavelmente já ha um bom tempo antes mesmo da guerra começar. E possivelmente antes mesmo de entrar em contato com Sauron através do palantir. Mas isso não significa que a partir desse momento ele já tenha "sucumbido", ou que ele sucumiu somente à idéia de ter o Anel. Ele somente descobriu a verdadeira fonte de poder do inimigo, e não tenhamos dúvida que nessa época Saruman ainda era do bem. Só que ao longo do tempo ele deve ter percebido que o Um Anel poderia ser utilizado contra Sauron, para destruí-lo. Foi com esse propósito que ele começou a desejar o Anel, ainda sobre o manto do "bem". Só que aos poucos os seus métodos para obter o que desejava foram se tornando irresponsáveis e até certo ponto perigosos. Foi quando ele decidiu usar o palantir para procurar pelo Anel na Terra-Média. O que ele não sabia, ou não imaginava, era que Sauron estava fazendo a mesma coisa. Foi aí que ele entrou pelo cano e foi suplantado pela vontade de Sauron. Então, como o Fëaruin disse, Saruman somente sucumbiu irremediavelmente quando entrou em contato com Sauron. Depois disso, a necessidade de obter o Anel era duplamente maior, pois agora ele sabia que Sauron tb o estava procurando e que sua única chance de vitória era tendo o Um Anel para si. A partir daí foi então ladeira abaixo até a sua morte.
Se ele não tivesse usado o Palantir é bem provável que ele ainda estivesse do nosso lado.
 
mas no silmarillion fala qui saruman soube qui o anel estava sendo procurado por sauron quando ele montou guarda nos campos de lis, sem a ajuda do palantir. Nesse ponto ele já invejava sauron como rival. Eu acho qui com ou sem palantir, ele estava fadado à esse mal. o palantir só ajudou no dominio de sauron sobre saruman, eu acho.
 
Sim, é claro que Saruman já devia saber que Sauron estava procurando o que era dele sim, eu não quis reafirmar isso. Só disse que após o "encontro" entre os dois através do palantir Saruman percebeu que ou ele conseguia o Anel de Poder para si ou tudo estaria perdido. Daí a urgência.
 
O que corrompia mais no Anel era o poder que ele poderia dar, não o fator corruptor.

O que corrompia mais no Anel não era o poder corruptor??????? :lol: :lol: :lol:
Bem, o Anel fazia muitas coisas, mas a mais significante delas era estimular a vontade alheia de possuí-lo.

Eu não achei tão engraçado. O que levou Saruman e Galadriel a desejarem o Anel foi o poder dele, não a influência sobre a vontade que ele exerce. O principal fator de Gandalf e Elrond temê-lo foi o poder dele, não essa influência corruptora. Assim como as silmarils corrompiam pela beleza, o Anel corrompia mais (pelo menos para as mentes mais fortes) pelo seu poder que pela sua vontade maligna.
 
Gollum não queria poder, e nem o Frodo queria ser um Senhor do Escuro quando se negou a destruir o Um.
Em pessoas com pouca ambição o que o Anel fazia era simplesmente dominar, a ponto de arruinar como fez com Gollum.
Já o Gandalf poderia se tornar um novo Sauron, mesmo com boas intenções.

Se o Anel corrompesse principalmente pelo seu poder nenhum hobbit iria se apegar tanto a ele, já que não parecia mais do que um anel que deixa invisível.

O Anel foi feito por Sauron para escravizar os outros anéis élficos, e para ser usado por ele. Era a essência viva de Sauron, cruel e corruptora.
 
Por isso, Maglor, eu pus a ressalva "pelo menos para as mentes mais fortes". Eu estava falando em gente da estatura de Galadriel, Gandalf, Saruman... Essas eram muito mais tentadas pelo poder que o Anel poderia dar do que pela sua influência.
 
Certo, entendi. Mas você acha que o Anel funcionaria de modo diferente de acordo com o usuário? Ou que os mais poderosos resistem facilmente à corrupção do Anel, mas podem sucumbir à própria ambição?

O modo como eu interpreto é o seguinte: o Anel corrompe qualquer um em uma hierarquia menor que a de Sauron (incluo talvez todos os maiar, e todos os elfos, homens e hobbits), mesmo que a intenção seja a das melhores, e por mais sábio e consciente que seja desse males.
O que diferencia é o uso do Anel. O Gollum era um escravo de uma vontade maior que a dele, a de Sauron. Mas Gandalf, com o Anel, mesmo consciente, acabaria se tornando um novo Senhor do Escuro, talvez imaginando que faria o melhor para a TM, por ser consciente do que poder quem tem.
 

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back
Topo