Armitage
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"Shock: Social Science Fiction" é um novo jogo de RPG, dos mesmos autores de "Dogs in the Vineyard". É um jogo inovador e não-convencional, no limite das convenções do RPG, quase sendo uma narração competitiva de grupo.
O jogo lida com "Future Shock", ou seja, o impacto que avanços e tecnologias poderão trazer para a sociedade, no melhor estilo Philip K. Dick. Pode ser implementada qualquer idéia que imaginarmos, contanto que envolva o conceito de Future Shock. O jogo em si parece ter semelhanças com Paranóia.
Basicamente a primeira coisa que o grupo faz é criar o cenário , que é feito da seguinte forma:
O grupo discute e cria um "Shock" - alguma idéia sci-fi potencialmente impactante para a sociedade que se queira abordar (ex: terapia genética da longevidade), e "Issues/Preocupações" ligadas a este (ex: superpopulação, controle de natalidade radical, atrito entre gerações estabelecidas e emergentes). Só então cada jogador cria seu "Protagonista" e um "Antagonista" - inseridos entre cada Shock e uma preocupação, formando um Grid (ex: um cidadão [protagonista] que acaba de ultrapassar o limite de filhos por casal e está desesperado pois sabe que tal crime é punido pelo governo [antagonista] com a morte ; ex2: um empresário multimilionário e influente [protagonista] que usa e abusa da terapia de longevidade - já está com 180 anos - e que está sendo pressionado por ativistas de uma geração mais nova [antagonistas] que lutam por maior mobilidade socio-politica-economica - como era antes da terapia da longevidade ).
Depois disso, o grupo cria métodos pelos quais as pessoas resolvem questões neste cenário, sempre usando extremos antagônicos (ex: Matando X Dialogando ; ex2: Humilhação pública X Ações por debaixo dos panos; ) , criando assim métodos de resolução de conflitos que tenham a ver com o próprio cenário.
Pra finalizar, cada jogador cria "elementos" ligados aos Shocks, Preocupações, Protagonistas, Antagonistas, e Métodos. (ex: GENOQ - a corporação que patenteou a terapia da longevidade; SilverMars-5 - a colônia marciana que adere ao regime ultra-radical de controle de natalidade; "TO DIE IS GOOD! / MORRER É BOM!" - nome do movimento radical crescente que exige o fim da terapia da longevidade; etc.)
O jogo em si gira em torno dos personagens e suas preocupações. Cada um tem que atingir seu objetivo na história, tanto os Protagonistas quanto os antagonistas (ex: o cidadão tem que dar um jeito de extrair seu novo bebê da colônia de algum jeito, antes que a administração colonial descubra ), - cada um tenta alcançar seu objetivo, por vezes prejudicando o colega, ou persuadindo-o a cooperar (já falei que lembra um pouco Paranóia? )
Aqui vai o link do site - dá pra baixar a ficha de protagonista, o "Shock Grid" (o mapa de shocks e preocupaçoes, que é formado ao final da fase de criação de cenário e personagens), e mais outras coisas. http://glyphpress.com/shock/
Aqui vai um review mais esclarecedor. http://gamesteratlarge.blogspot.com/2006/0...-by-joshua.html
O jogo lida com "Future Shock", ou seja, o impacto que avanços e tecnologias poderão trazer para a sociedade, no melhor estilo Philip K. Dick. Pode ser implementada qualquer idéia que imaginarmos, contanto que envolva o conceito de Future Shock. O jogo em si parece ter semelhanças com Paranóia.
Basicamente a primeira coisa que o grupo faz é criar o cenário , que é feito da seguinte forma:
O grupo discute e cria um "Shock" - alguma idéia sci-fi potencialmente impactante para a sociedade que se queira abordar (ex: terapia genética da longevidade), e "Issues/Preocupações" ligadas a este (ex: superpopulação, controle de natalidade radical, atrito entre gerações estabelecidas e emergentes). Só então cada jogador cria seu "Protagonista" e um "Antagonista" - inseridos entre cada Shock e uma preocupação, formando um Grid (ex: um cidadão [protagonista] que acaba de ultrapassar o limite de filhos por casal e está desesperado pois sabe que tal crime é punido pelo governo [antagonista] com a morte ; ex2: um empresário multimilionário e influente [protagonista] que usa e abusa da terapia de longevidade - já está com 180 anos - e que está sendo pressionado por ativistas de uma geração mais nova [antagonistas] que lutam por maior mobilidade socio-politica-economica - como era antes da terapia da longevidade ).
Depois disso, o grupo cria métodos pelos quais as pessoas resolvem questões neste cenário, sempre usando extremos antagônicos (ex: Matando X Dialogando ; ex2: Humilhação pública X Ações por debaixo dos panos; ) , criando assim métodos de resolução de conflitos que tenham a ver com o próprio cenário.
Pra finalizar, cada jogador cria "elementos" ligados aos Shocks, Preocupações, Protagonistas, Antagonistas, e Métodos. (ex: GENOQ - a corporação que patenteou a terapia da longevidade; SilverMars-5 - a colônia marciana que adere ao regime ultra-radical de controle de natalidade; "TO DIE IS GOOD! / MORRER É BOM!" - nome do movimento radical crescente que exige o fim da terapia da longevidade; etc.)
O jogo em si gira em torno dos personagens e suas preocupações. Cada um tem que atingir seu objetivo na história, tanto os Protagonistas quanto os antagonistas (ex: o cidadão tem que dar um jeito de extrair seu novo bebê da colônia de algum jeito, antes que a administração colonial descubra ), - cada um tenta alcançar seu objetivo, por vezes prejudicando o colega, ou persuadindo-o a cooperar (já falei que lembra um pouco Paranóia? )
Aqui vai o link do site - dá pra baixar a ficha de protagonista, o "Shock Grid" (o mapa de shocks e preocupaçoes, que é formado ao final da fase de criação de cenário e personagens), e mais outras coisas. http://glyphpress.com/shock/
Aqui vai um review mais esclarecedor. http://gamesteratlarge.blogspot.com/2006/0...-by-joshua.html