• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seu perfil político

Qual o seu perfil político?


  • Total de votantes
    87
E o @Calib que foi de centro-esquerda para quina-direita-olavista-constantinista? Ou então votou na zoeira.

E o Paganus era extrema-direita e agora é comuna, so what?
** Posts duplicados combinados **
Sou muito leigo em ciência política mas vou dar meus pitacos.

Vamos falar em português claro: a intelectualidade brasileira é esmagadoramente esquerdista. Não importa se é social-democrata, leninista, whatever. É esquerdista. É o marxismo a ideologia político-econômica hegemônica no Brasil, seja na representação política oficial, seja na reprodução do discurso e da Weltanschuung leninista nas salas de aulas, nas universidades, na própria consciência ou mesmo subconsciência brasileira, com grande ênfase na classe média e nessa 'classe C' razoavelmente escolarizada. Portanto, é um questão pseudo-intelectual também, é mais fácil ser marxista também.

Isso por uma série de motivos. Temos aí todo o processo histórico-social do Brasil a dar razões para se formar e viver uma democracia tendo o marxismo como ideologia-base. Há um certo vitimismo dos tempos de ditadura mas há também uma longa tradição de pesquisa e militância de muitas décadas, que ultrapassou diversas crises, novas questões, diferentes abordagens da doutrina, amadurecimento da crítica ao capitalismo, entendimento da revolução se transmutando em uma consciência e práxis política progressista, social-democrata etc. Enfim...

Esse contexto sempre tornou muito difícil a germinação de uma pensamento liberal profícuo, este só surgiu enquanto sugerido timidamente e depois seguido clandestinamente pela nossa 'esquerda liberal', com esse entendimento novo da globalização, do mundo multipolar, enquanto resposta concreta aos problemas econômicos da nova democracia... mas as respostas não fizeram escola, o máximo que suscitaram foram críticas da um marxismo mais radical, e a absorção de outras legendas a um modelo político cripto-liberal. É isso que a era FHC. Cripto-liberalismo.

Mas um liberalismo francamente confessado só exista cá minoritariamente, como no caso extremo dos libertários.

Por outro lado, como o Extraterrestre comentava comigo esses dias, existe o espectro do olavismo no Brasil. Não vou entrar aqui nas questões mais filosóficas sobre a influência de Guenon em Olavo de Carvalho nem se aqui se trata de pseudo-intelectualidade, enfim, mas aqui temos simplesmente o refúgio daqueles que se desencantaram com a esquerda, não tem nenhum referencial ideológico a não ser a figura esquálida (porém, importante) do Olavão. Disso resulta muito fanatismo, certo tipo de catolicismo burguês, enfim, apoteose cripto-liberal disfarçada de conservadorismo 'gnóstico'. O olavismo é americanismo conservador e não passa disso, mas ainda se vê naquela situação de ser estigmatizado, como os liberais, de 'fascistas' por uma pseudo-intelectualidade marxista digna de pena mas que faz muito barulho e tem uma ressonância enorme. Olavo, porém, diga-se o que se possa dizer dele, é um contra-ponto importante.

No fundo do poço estamos nós, extremistas. Jovens, ingênuos, pouquíssimos e cheios de sonhos que reconhecemos impossíveis mas verdadeiros, com tudo, com tudo. Os 'fascistas'. rs

Citando aqui só porque sim. Cadê Paganus pra ser ler hoje?
 
Chicago School (100%)
Austrian Minarchist (91%)
Austrian Anarcho-Capitalist (82%)
Classical (73%)
Neoclassical (64%)
New Keynesian (55%)
Mercantalist (37%)
Keynesian (19%)
Neo-Keynesian (19%)
Gandhian (10%)
Communist (0%)

Em tempo: não faço a mínima ideia do que seja Chicago School :P
 
Chicago School (100%)
Classical (96%)
Austrian Minarchist (94%)
Neoclassical (92%)
Austrian Anarcho-Capitalist (90%)
New Keynesian (87%)
Keynesian (45%)
Mercantalist (40%)
Neo-Keynesian (34%)
Gandhian (2%)
Communist (0%)

Não tenho noção de todos esses parâmetros (economistas de plantão de boa vontade favor explicar), mas só de ver zero por cento de comunista pra mim tá excelente.
 
Os critérios para "communist" são baseados na teoria de Marx etc ou na experiência dos países que se disseram como tais?
 
Em tempo: não faço a mínima ideia do que seja Chicago School :P

@Grimnir pode explicar melhor, mas acho que tem a ver com Milton Friedman e a defesa do livre mercado e do liberalismo econômico.

De forma simplificada é isso aí: O livre-mercado é capaz de gerar resultados eficientes, o governo deve se manter o mais distante possível dos assuntos econômicos e a liberdade econômica é uma condição para a liberdade política e individual. Se formos olhar em maior detalhes, vão surgir as diferenças com as outras escolas liberais (como a clássica e austríaca).

Fique tranquilo, @fcm, vc está em boa cia, com Milton Friedman, Garry Becker e Ronald Coase. Definitivamente você está longe do pensamento econômico de esquerda.

Os critérios para "communist" são baseados na teoria de Marx etc ou na experiência dos países que se disseram como tais?

Acho que é com base nas teorias.
 
Fiz o teste. E o resultado já era esperado. :mrgreen:

Neo-Keynesian (100%)
Gandhian (99%)
Keynesian (91%)
Communist (87%)
Mercantalist (65%)
Neoclassical (40%)
Classical(36%)
New Keynesian(32%)
Austrian Minarchist(17%)
Austrian Anarcho-Capitalist(2%)
Chicago School(2%)
 
Não faço ideia do que isso significa, e não entendi umas tantas perguntas (ou não tinha posicionamento)... Anyway, deu isso:

Economic Left/Right: -2.38
Social Libertarian/Authoritarian: -0.56


image.jpg
 
New Keynesian (100%)
ir

Keynesian (88%)
Neo-Keynesian (88%)
ir

Neoclassical (88%)
ir

Austrian Minarchist (54%)
ir

Communist (52%)
ir

Gandhian (52%)
ir

Chicago School (35%)
ir

Austrian Anarcho-Capitalist (31%)
Classical (29%)
ir

Mercantalist (0%)​

não entendo muito de economia...

chart
 

Anexos

  • bar-1.jpg
    bar-1.jpg
    2,1 KB · Visualizações: 4
  • 1.png
    1.png
    5,1 KB · Visualizações: 4
que tpc vergonhoso, meu Deus do céu.

sim, virei comunista do djabo

Sem título.png

coloquei esquerda em vez de extrema-esquerda apesar de ser marxista-leninista por dois motivos:

1- quem conhece algo de Marx sabe muito bem a que tipo de fetiche corresponde o extremismo político, ou seja, optei por não fetichizar. acho desnecessário e potencialmente perigoso.

2- experiências com maoístas me fizeram adquirir certo asco de algumas posições marxistas mais 'radicais'.
 
Teste para descobrir o quanto Petralha, Coxinha e Isentão vc é:
http://m.zerohora.com.br/284/noticias/5713480/teste-voce-e-coxinha-petralha-ou-isentao

O Teste das Coordenadas(esse mesmo q vcs fizeram) em Português e ainda mostra com qual partido político do Brasil vc se identifica:
http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/partido-do-voce-nao-me-representa.html?mobi=1

O Teste q está no tópico:
6ba991f54661905d674de2fcab38a65e.jpg
b0931e84804fdfe89293861a088a33b6.jpg

Fiz o teste novamente e olha oq deu:
320870312fe0c5b16fe5c5aeb3e17482.jpg
d0742e54bd6c5c2e46424cad591bfaf2.jpg

Vou colocar o meu resultado em ambos, o de Petralha, Insentão e Coxinha:
7b96a02a3b4626081ab63bb118b78645.jpg

Aqui onde eu fiz a versão Brasileira do teste do tópico:
35cbe12fd45a4c7df76435e608a33286.jpg
d74c615359f9e49d1efc6ceb791bd743.jpg
5bbe10d2fa085e320ccd8f94625dd1ca.jpg
9550888654b0f7379ef82bd2a10ab3da.jpg

Enviado de meu LG-D227 usando Tapatalk
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo