1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Série "Discworld" (Terry Pratchett)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por V, 5 Jun 2002.

1. V

V Saloon Keeper

Alguém já leu a obra de Terry Pratchett????

Ele satiriza as obras de fantasia, é muito engraçado, vale a pena conhecer, principalmente pra quem gosta de SdA e similares.

O primeiro livro da série "Discworld" é "A Cor da Magia"; estou no meio, e estou gostando muito, rindo sozinho o tempo todo.

Vou colocar um trechinho aqui pra vocês sentirem o drama:

(detalhe- o mago Rincewind é o único que entende a língua do viajante Duasflor. Este último, por sua vez, não compreende a linguagem local)

"Duasflor ficou na ponta dos pés para sussurrar.
    -Sabe o que é isso, não sabe?
    Rincewind fitou a caixa. Havia um olho redondo de vidro projetado pra fora em um dos lados, e uma alavanca na parte de trás.
    -Não tenho bem certeza - arriscou.
    -É um aparelho para fazer retratos com rapidez - explicou Duasflor. - Uma invenção bem nova. Estou muito feliz com o aparelho, mas, olhe, acho que os cavalheiros vão... quer dizer, bem, podem ficar... meio apreensivos. Será que você pode explicar a eles? E é claro que vou reembolsá-los pelo tempo perdido.
    -Ele tem uma caixa e nela existe um demônio que desenha retratos - disse Rincewind sem titubear. - Façam o que o maluco diz, e ele paga uma moeda de ouro a vocês.
    Os guardas sorriram, nervosos."

(Claro que vocês podem não ter entendido nada dessa cena, mas isso é só um trechinho... aqui vai outro:)

"Chegou arfante ao corredor de cima e viu que todo o chão estava tomado de corpos. Um homem grande de barba preta - com uma espada ensangüentada numa das mãos - tentava abrir a porta.
    -Ei! - gritou Rincewind.
    O homem olhou à volta e então, quase distraído, sacou uma faquinha e atirou. Rincewind se abaixou. Houve um grito curto atrás dele, e então o sujeito da balista, que vinha mirando com a arma, deixou-a cair e levou a mão à garganta.
    O homem grande já estava pegando outra faca. Rincewind olhou ao redor feito louco e então, num improviso alucinado, fez pose de mago.
    A mão recuou.
    -Asonite! Quiorucha! Bisoblor!
    O homem hesitou, os olhos correndo nervosamente de um lado para o outro a esperar pela mágica. A conclusão de que não havia nenhuma lhe ocorreu no mesmo instante em que Rincewind, zunindo pelo corredor, deu-lhe um belo chute no meio das pernas."

Recomendo mesmo, corram atrás; é publicado no Brasil pela editora Conrad, e acho que já foi lançado até o volume três.

2. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Não é o cara que edita coisas com Neil Gaiman? O pouco que li sobre ele é muito bom. Hilário, sério, surpreendente, original.

E às vezes completamente pirado.

3. Deriel

Deriel Administrador

Bom, eu li o que... 4 livros dele até agora. Ele é muito bom mesmo, não tem o humor escrachado do Douglas Adams (meu preferido) mas compensa nas idéias malucas.

Alguns personagens dele são muito fortes. O MORTE então é de partir de dar risada. No "Hogfather" (em inglês) o MORTE substitui o "Papai Porcão" que distribui "presentes" :) Fala sério, precisa ser muito demente pra pensar numas coisas dessas e ainda manter engraçado :mrgreen:

É legal ressaltar ainda que ele tem uns 30 livros e no Brasil estão sendo traduzidos em ordem cronológica e ainda não chegamos no melhor do Pratchet. Se o que tem agora já é bom imagina o que vem pela frente.

(meus personagens preferidos são, claro, MORTE e a "Bagagem")

4. BlackBeard

BlackBeard Usuário

Eu tenho o 1, é legal mesmo, um dos poucos livros de humor q me me divertiu.

5. V

V Saloon Keeper

Deriel, dá pra você me informar quantos livros dele já foram publicados no Brasil?

6. Deriel

Deriel Administrador

Até onde sei são 3
    - A Luz Fantástica
    - A Cor da Magia
    - Rituais Iguais, Direitos Iguais

Eu acho que eles estão sendo publicados na base de 1 a cada 2 ou 3 meses (!!!!!)

7. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Esses ai sao os publicados em portugues? Vc tem noção de quantos livros tem a série??

8. Kanawati

Kanawati NI!

A serie tem ao todo 26 livros!
    No Brasil sairam 3 ate agora..o meu Direitos Iguais, Rituais Iguais chegou hoje...

Ate agora o melhor pra mim foi o segundo (a luz fantastica)...o legal é q vc nao precisa ler na ordem, cada livro trata de uma estoria diferente... (se bem q o primeiro e o segundo se completam)

Vou começar a ler tao logo termine A Bussola Dourada... 8)

Meus preferidos sao a Bagagem e Rincewind.

O lance do mundo em formato de disco apoiado em quatro elefantes em cima de uma tartaruga e vaga pelo espaço é absurdo ao extremo!
    hehehehe

9. Gil-Galad

Gil-Galad Wii - DS Player

Eu estava maluco pra ler o "A cor da magia". Principalmente quando vi o anúncio na contra-capa da Nintendo World. Só que eu não sabia muito sobre o autor. Mas agora eu estou prestes a tomar a decisão de comprar o livro. Quanto custa?

10. V

V Saloon Keeper

Uns 30 reais.

Terminei A Cor da Magia hoje....

Eu quero ler o segundo!!!!!!! Logo!!!!!!!!!!!! Terry Pratchett utilizou-se da Técnica Tolkien de Término de História, que não termina patavina.

11. Excluído052

Excluído052 Excluído a pedido

Eu adoro!!!!

Li os três livros assim que foram publicados em português, gostei de todos!

Outro ótimo trabalho do Pratchett é "Belas Maldições" que ele escreveu junto com o Neil Gaiman!

12. Rage

Rage Usuário

tb li os tres em portugues e estou gostando mto...mas a ideia do mundo apoiado nos elefantes em cima da tartaruga nao é original dele... na verdade essa era uma teoria medieval (bem fraca por sinal) sobre a Terra... o Terry Pratchett só desenvolveu a idéia dando estações do ano próprias e coisas do tipo... mas o homem é pirado... é o tipo de humor q eu gosto...
    mas o mais legal são as analogias com coisas modernas tipo a cabeçologia da Vovó Cera do Tempo no Rituais Iguais ou o Iconógrafo de Duas Flor q Rincewind imaginou se tratar de algum artefato especial q possui um material sensível a luz mas na verdade é um demoniozinho la dentro q pinta os retratos... eu adoro qdo ele faz esse tipo de coisa mas para mim a parte mais viagem de todas foi qdo eles foram parar num aviao na Terra... doido...

o o melhor de todos os personagens sem dúvida nenhum é o Morte

13. Isildur

Isildur Oh, no... More Porcelaine!

Ouvi falar muito bem dos livros... Mas ainda não tive tempo de ler nenhum da série :(
    Já são 3 os livros em potuga, né?

sds

14. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Re: Discworld

AHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHHAHA!!!!
    Eu preciso ler esse livro!!!! hahahahahahhahahah!!!! Muito engraçado!!!!

15. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ainda bem que vi esse tópico! Eu tava com a mão no primeiro da série, mas como não sabia se era bom preferi não arriscar. Esse é o tipo de coisa que é melhor ouvir uma opinião séria (isso excluí aquelas resenhas tendenciosas de revista) antes de gastar uma grana que pode fazer falta...

Já vou comprar!

16. BlackBeard

BlackBeard Usuário

acabei de ganhar o 2
    bom vou ler e depois digo o q achei, a capa é foda hehehe

17. Sméagol

Sméagol Usuário

Meu irmão ganhou A Cor da Magia no fim do ano passado e até hj não li. Depois dos comentários acho que vou me arriscar em mais esse novo mundo (depois de HP e SdA).....

18. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Pows esse tópico vai acabar sendo esquecido! Era um dos mais legais (no sentido que a gente não fica apenas no "eu li e gostei")

V, será que você não pode colocar o nome do autor do lado do Discworlds? :wink:

19. V

V Saloon Keeper

Caramba Primula, valeu! Sabia que eu tinha que fazer alguma coisa nesse fórum, mas não lembrava o que! E era ressucitar esse tópico!!!!

Terminei de ler a segunda parte e é muuuuuito melhor que a primeira, muito melhor. O ritmo é muito mais bem-trabalhado, o livro fui mais facilmente e a história tem mais interesse. Também é muito mais engraçado.

Na boa, se você conseguir conter o riso na hora em que os magos conjuram o Morte, e ele aparece com um espetinho de queijo e abacaxi na mão ("EU ESTAVA NUMA FESTA"), pode se internar. Tem algo errado com você.

E a Bagagem azucrina! Caramba, como o cara consegue dar tanta personalidade a um baú de madeira é um mistério, mas ele consegue!!!!

Putz, não vejo a hora de comprar o terceiro... o problema é que eu não acho aqui em Santos! Comprei esses dois em São Paulo (o que não é um grande problema já que eu subo toda semana).

Apresentei o livro prum colega meu do trabalho e ele já se viciou. O fato é que a gente tinha a mania de escrever algumas histórias, e elas seguiam mais ou menos a linha do Pratchett (um pouco mais escrachadas, diga-se de passagem). Quando o cara leu "A Cor da Magia", ele pirou. Teve aquela sensação de "como fiquei tanto tempo sem conhecer isso?"

Pri, você quis dizer colocar o nome do autor no título do tópico? Hm, boa idéia.

20. Gildor

Gildor Usuário

Putz, faço coro com o Maglor: nunca leria esse livro se não fosse por esse tópico. :)

Terminei o primeiro essa semana, e é impossível não pensar em comprar logo o segundo... mas como uns livrinhos desse tamanho podem ser tão caros? R$30 pra um livro que é 1/3 do tamanho de um livro de Tolkien...

Ainda assim, tô empolgado pra ler a segunda parte. Ainda mais depois desses posts que eu li por aqui :D

Compartilhar