• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Serão os blogs uma espécie em extinção?

Palazo

Mafioso Literário
As várias formas de comunicação oferecidas pela internet são elementos em constante mutação. Esses elementos se sobrepõem uns aos outros e até convivem durante um bom tempo, mas a evolução natural do meio faz com que, aos poucos, a "paisagem" da rede se transforme.

O email, por exemplo, já é uma ferramenta no mínimo gasta, para não dizer ultrapassada. Vai desaparecer? Duvido, mas será cada vez menos relevante.

Parte considerável do movimento dos blogs tem migrado para as redes sociais, sobretudo o Facebook, que não tem a "amarra" de 140 caracteres do Twitter, permite comentários, brincadeiras e a inserção, na mesma página, de imagens e videos.

Pensando bem, o Facebook nada mais é do que um gigantesco blog, escrito simultaneamente a milhões de mãos.

O Twitter, por sua vez, definido como microblog, está mais para quadro de avisos, de onde se apontam os textos, filmes e fotos que chamaram a atenção dos usuários. É, porém, imbatível para informações curtas e rápidas.

Um não anula o outro, pelo contrário: no Twitter a gente dá um alô apressado, no Facebook a gente senta para conversar.

O crescimento das redes vem sendo apontado como o fim dos blogs.

Ainda que não concorde com essa previsão, não tenho dúvidas de que, com a popularização do Twitter, do Facebook, do Flickr e de tantas ferramentas semelhantes, os blogs mudarão de estilo e de jeito de ser.

É provável que passem a funcionar como bases complementares das redes sociais ou, eventualmente, repositórios do "conjunto de obra" dos seus autores. Imagino que, cada vez mais, passem a exercer o papel que antes cabia aos websites pessoais, sendo consultados para saber com quem estamos falando.

Manter um blog complexo, com posts diários e várias caixas postais movimentadas, é uma trabalheira insana; manter um blog assim e, ao mesmo tempo, ter presença notável nas redes sociais, chega às raias da impossibilidade física.

Twitter e Facebook têm, para os blogueiros sérios, a vantagem do tempo parcial. Não são ocupações que tomam as 24 horas do dia e são, ainda assim, formidáveis canais de comunicação, capazes de atingir um número substancialmente maior de leitores.

Para quem está acostumado a acompanhar um ou outro blog e a trocar idéias com os demais habitués dos comentários, a mudança será sentida num primeiro momento. Em vez dos pequenos blogtequins com meia dúzia de especialidades, passarão a frequentar um grande Lamas virtual, um vasto espaço onde todo mundo se encontra e onde o cardápio é o mais variado possível.

Fonte: Blog da Cora Rónai
 
Eu acho que os blogs não vão acabar, não. Eu por exemplo, sou adepta da blogterapia. O meu é um rio de desabafos e sarcasmos. :grinlove:
 
Eu meu ver esse processo não pode ser visto como uma morte e sim como uma mudança. Hoje os blogs em redes de comunidade ainda não são uma realidade muito válida no Brasil, fiz um trabalho de pesquisa sobre isso e a cada dia mais blogs, em servidores dedicados apenas a esse serviço, são abertos e com um conteúdo cada vez mais redundante. Ao meu ver o que morreu foi a originalidade dos blogs. As pessoas querem ser "importantes" e para isso fazem de tudo menos criar um conteúdo relevante, deixando na mão de poucos já "famosos" esse trabalho.
 
Pois é, Breno. Foi-se a época em que era bacana falar da sua vida. Agora o que tá na moda é falar da vida dos outros.
 
Não acho que os blogs vão acabar. Eles ainda têm seu uso. São uma ferramenta de comunicação pessoal como qualquer outra e, a depender do uso que o dono pretende fazer, pode ser a mais eficaz. Criei o meu mesmo para servir de repositório, para guardar meus textos e puder mostrá-los para as pessoas; não para criar fama na internet, mas para divulgá-los pelo menos aos amigos.

O twitter por outro lado, eu acho meio inútil. Vi uma pesquisa no uol uma vez que mostrava que cerca de 60% (não lembro qual era a porcentagem usada) do tráfego no twitter era lixo. Embora ele também possa ter seu uso, como uma cantora britânica que um dia resolveu fazer um show numa praça de Londres e reuniu milhares de pessoas usando o twitter. O twitter pode servir para movimentar grandes massas.

Quanto ao facebook, não conheço muito. E creio que seja o equivalente do Orkut talvez, que é muito mais difundido aqui no Brasil.
 
Wilson disse:
Não acho que os blogs vão acabar. Eles ainda têm seu uso. São uma ferramenta de comunicação pessoal como qualquer outra e, a depender do uso que o dono pretende fazer, pode ser a mais eficaz. Criei o meu mesmo para servir de repositório, para guardar meus textos e puder mostrá-los para as pessoas; não para criar fama na internet, mas para divulgá-los pelo menos aos amigos.

Eu tenho um blog no mesmo esquema, mas para esse tipo de coisa existe outros serviços que com o tempo vão engolir os servidores de blog, ou pelo menos é essa a projeção.

Wilson disse:
O twitter por outro lado, eu acho meio inútil. Vi uma pesquisa no uol uma vez que mostrava que cerca de 60% (não lembro qual era a porcentagem usada) do tráfego no twitter era lixo. Embora ele também possa ter seu uso, como uma cantora britânica que um dia resolveu fazer um show numa praça de Londres e reuniu milhares de pessoas usando o twitter. O twitter pode servir para movimentar grandes massas.

O twitter é extremamente util, mas depende de quem o utiliza. Um exemplo foi do meu caso com o contato profissional com o Sammy aqui do fórum. Pelo twitter começamos um projeto sobre um site de literatura e agora ele está quase pronto.

Wilson disse:
Quanto ao facebook, não conheço muito. E creio que seja o equivalente do Orkut talvez, que é muito mais difundido aqui no Brasil.

O facebook acho meio chato de mexer, só isso. Mas com o tempo vou se obrigado a migrar muitas coisas para lá.
 
Breno C. disse:
Wilson disse:
Não acho que os blogs vão acabar. Eles ainda têm seu uso. São uma ferramenta de comunicação pessoal como qualquer outra e, a depender do uso que o dono pretende fazer, pode ser a mais eficaz. Criei o meu mesmo para servir de repositório, para guardar meus textos e puder mostrá-los para as pessoas; não para criar fama na internet, mas para divulgá-los pelo menos aos amigos.

Eu tenho um blog no mesmo esquema, mas para esse tipo de coisa existe outros serviços que com o tempo vão engolir os servidores de blog, ou pelo menos é essa a projeção.

Curiosidade: quais seriam esses outros serviços?

Wilson disse:
O twitter por outro lado, eu acho meio inútil. Vi uma pesquisa no uol uma vez que mostrava que cerca de 60% (não lembro qual era a porcentagem usada) do tráfego no twitter era lixo. Embora ele também possa ter seu uso, como uma cantora britânica que um dia resolveu fazer um show numa praça de Londres e reuniu milhares de pessoas usando o twitter. O twitter pode servir para movimentar grandes massas.

O twitter é extremamente util, mas depende de quem o utiliza. Um exemplo foi do meu caso com o contato profissional com o Sammy aqui do fórum. Pelo twitter começamos um projeto sobre um site de literatura e agora ele está quase pronto.
[/quote]

Na minha opinião, tirando a possibilidade de divulgação rápida e maciça, não vejo um uso para o twitter que não possa ser feito através do msn ou googletalk.
 
Eu também não acho que será o fim dos blogs. Mas mudança mesmo. Hoje todo mundo quer ler coisas que lhe interessem, e às vezes um post melancolico de um amigo sobre sua própria vida não seja lá o que a pessoa deseja ler. Talvez por isso o número de "diários digitais", como eram no começo, tenham terminado.
 
Wilson disse:
Curiosidade: quais seriam esses outros serviços?

Existe os documentos virtuais que você pode escrever como num word e guardar num perfil. Fora que o facebook tem essa opção de blog e dizem que o google vai criar uma coisa do tipo para competir.

Wilson disse:
Na minha opinião, tirando a possibilidade de divulgação rápida e maciça, não vejo um uso para o twitter que não possa ser feito através do msn ou googletalk.

Tem muita gente que não pode usar o msn no dia a dia por conta do trabalho, seja os bloqueios impostos pelas empresas ou simplesmente por não poder ficar muito tempo enfrente ao pc.
 
Liv disse:
Agora o que tá na moda é falar da vida dos outros.

acho que falar da vida dos outros nunca saiu de moda... Eu acho que as coisas se somam, principalmente na internet, e não vejo o blog morrendo. o meu é "conjunto de obra" mesmo...
 
Os blogs não vão acabar, eles vão sofrer mudanças, que talvez transfigurem o blog como ele é hoje, mas se adapta as novas realidades das mídias sociais.

Wilson disse:
Na minha opinião, tirando a possibilidade de divulgação rápida e maciça, não vejo um uso para o twitter que não possa ser feito através do msn ou googletalk.

Breno disse:
Tem muita gente que não pode usar o msn no dia a dia por conta do trabalho, seja os bloqueios impostos pelas empresas ou simplesmente por não poder ficar muito tempo enfrente ao pc.

O twitter é sim muito útil...
Primeiro que é um meio de divulgação muito mais amplo que Gtalk e MSN
Segundo que é impossivel interagir com pessoas que nunca se imaginou antes...
Terceiro por que é possivel receber noticias de sites, revistas virtuais, eventos, promoções...

Eu mesmo tenho 2 twitters...
Um para interagir com o povo...
E outro apenas para receber noticias literárias, históricas e relacionadas a fotografia...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo