• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Treta! O Arouca entregou o jogo.

O jogo da Seleção foi bom. Finalmente o Brasil jogou de igual contra uma Seleção de alto nível, algo inimaginável nos tempos do Mano.

Neymar foi uma negação em campo. Enquanto não se acostumar com marcação européia, ele não irá render em campo. Ele simplesmente não conseguiu fazer uma jogada contra os defensores da Inglaterra e não foi por falta de movimentação. Dava para ver o Felipão mandando ele mudar de lado sempre, da esquerda para a direita, para tentar fugir da marcação, mas ele simplesmente não conseguia!

O time teve uma boa melhora. Gostei do estilo da Seleção, principalmente por algumas jogadas terem funcionado. O que faltou foi um pouco de entrosamento, mas com o tempo ela vem e tem tudo para ficar forte novamente.

O Fred jogou muito melhor que o Luís Fabiano. Faltou movimentação para o Luís Fabiano em campo. Achei ele um pouco parado demais e sem receber bola, sendo que nesse segundo caso não era culpa dele.
 
Para mim lembrou muito o time do Mano. Tanto na postura como na incapacidade de criar jogada com um time que joga bem na defesa. Mas é natural, o Felipão entrou agora e ainda é obviamente cedo para criticar, mas não vi melhora nem mudança alguma.

Fiquei com pena do Ronaldinho, que além de errar o penalti errou muitos passes, eu gosto dele, parece boa praça, mas jogou mal hoje.
Neymar e Lucas eu juro que não entendo o que acontece quando veste a camisa da seleção, parecem que eles tremem, que ficam com medo de fazer aquelas jogadas de habilidade e que a bola sempre escapa na hora do drible, esperamos que eles melhorem isso com o tempo.

Fred pra mim já ganhou a vaga no ataque. Em 3 minutos fez mais do que o Luis Fabiano no primeiro tempo inteiro.
Paulinho teve uma atuação mais fraca do que de costume, assim como o Ramires.
Julio pegou bem, espero que mantenha o nivel e saia desse timeco que é o QPR e vá para algum time maior o mais rapido possivel.

Enfim, dá pra analisar poucas coisas, vamos ver a Copa das Confederações, esse sim um teste.
 
Treta! O Arouca entregou o jogo.

O jogo da Seleção foi bom. Finalmente o Brasil jogou de igual contra uma Seleção de alto nível, algo inimaginável nos tempos do Mano.

Neymar foi uma negação em campo. Enquanto não se acostumar com marcação européia, ele não irá render em campo. Ele simplesmente não conseguiu fazer uma jogada contra os defensores da Inglaterra e não foi por falta de movimentação. Dava para ver o Felipão mandando ele mudar de lado sempre, da esquerda para a direita, para tentar fugir da marcação, mas ele simplesmente não conseguia!

O time teve uma boa melhora. Gostei do estilo da Seleção, principalmente por algumas jogadas terem funcionado.
O que faltou foi um pouco de entrosamento, mas com o tempo ela vem e tem tudo para ficar forte novamente..

HAHAHAHAHA! Você só pode estar de sacanagem, de pilha com todo mundo aqui!

Meu Deus, eu definitivamente desisto.
 
Acho normal sentir pressão ao jogar pela seleção, Lucas e Neymar sao novos, e sentem o peso, por isso tem que fazer amistosos contra seleções de tradição como a Inglaterra. Quanto ao Ronaldinho, o histórico dele nao foi feito na seleção, na verdade sempre houve uma critica quanto ao seu desempenho com a amarelinha (o jogo contra a Inglaterra em 2002 foi sua melhor atuação).
Como nao vi o jogo, nao tenho muito o que falar, porém, nos dois últimos jogos com a camisa da seleção o Fred marcou.
 
Não adianta: a meia já tem dono

Foi apenas o primeiro jogo, é verdade. Mas, para encaixar Ronaldinho no time, Felipão cometeu o mesmo pecado que comete Benítez no Chelsea, e que cometeu Mano em algumas partidas nas Olimpíadas: escalou Oscar pela beirada.

Não sei para você, porém para mim é evidente que Oscar rende muito mais quando atua pela faixa central. Quando trabalha por dentro - no caso do Chelsea e da Seleção, no 4-2-3-1 - sua produção individual e coletiva é infinitamente superior a quando joga pela ponta.

Suportado por sua visão de jogo e pela qualidade do seu passe (vertical, inclusive), por ali Oscar deita e rola com a bola. É forte na distribuição, no cadenciamento (quando preciso), nas infiltrações na área, nos arremates de média e longa distância, além da participação quando a posse está com o adversário. Por essas e outras me soa um tremendo equívoco deslocá-lo à direita para colocar Ronaldinho, ou quem quer que seja, no corredor central da equipe.

PS: No segundo tempo do amistoso contra a Inglaterra, justiça seja feita, com R10 no banco, Scolari escalou Oscar centralizado, com Neymar na ponta esquerda e Lucas na direita - linha de três, por sinal, que mais me agrada.

http://carlospizzatto.blogspot.com.br/2013/02/nao-adianta-meia-ja-tem-dono.html

Acredito que seja mais ou menos isso mesmo.
 
HAHAHAHAHA! Você só pode estar de sacanagem, de pilha com todo mundo aqui!

Meu Deus, eu definitivamente desisto.
Não estou de sacanagem, mas parece que você quem está, pois fica endeusando um técnico que no máximo ganhou uma Copa do Brasil e uma Segunda Divisão do Nacional. O Mano já era para a Seleção, queira você ou não. Isso é fato e nada do que disser irá mudar isso. Agora se contente e torça para o Felipão ou pode entrar no grupo que parou de torcer para a Seleção porque tem birra do treinador que está lá.

A primeira mudança boa da Seleção foi quanto ao atacante. O Brasil não tem jogadores com nível suficiente para jogar sem um centro avante ali fixo. O Mano foi errado em pensar nisso, tanto que não deu certo. O Felipão já chegou fazendo essa mudança e deu resultado. Faltou um entrosamento maior para chegar a bola, mas que com o tempo vai ganhando. Outro fato que melhorou foi o Neymar em campo. O Felipão deixou ele mais solto, sendo que variava da esquerda para a direita, enquanto o Mano deixava ele isolado na ponta esquerda, função que o Neymar pouco produzia. O Felipão trouxe um pouco mais de experiência em campo, como no caso do Ronaldinho G., que mesmo perdendo o penalty, quis puxar a responsabilidade para si.

Agora o Felipão não tem culpa do Ronaldinho G. perder um penalty. Ele não tem culpa do Walcott ser mais rápido que o Adriano na lateral e não poder contar com o Marcelo. Ele não tem culpa de improvisar na defesa, pois o Thiago Silva está machucado. Ele não tem culpa de um Arouca entregar um gol de graça para o Lampard depois de conseguir o empate. Ele não tem culpa da bola do Fred bater na trave e sair, sendo que do Lampard bateu na trave e entrou. Ele não tem culpa de o Neymar só saber jogar contra zagueiros brasileiros e contra zagueiros mais forte perder todas as bolas.

Você deveria desistir de tentar se passar pelo o esperto e conhecedor de futebol e fazer posts mais interessantes do que apenas 1 linha.
 
Na boa.
Brasil jogou exatamente como antes.
E continuou perdendo exatamente como antes contra seleções de peso pouco maior.

Se você viu o Brasil jogando melhor que antes é porque está ainda na cabeça com as atuações da seleção do Mano de 2 anos atrás. Nos ultimos jogos do Mano o Brasil já tinha melhorado, e manteve o nivel agora (pelo menos o Felipão não piorou). Só que ainda insuficiente pra vencer um jogo de peso.

Se sempre jogava todo o ônus das derrotas no pescoço do Mano, é injusto agora não fazer o mesmo com Felipão e dar a ele só o bônus.
Você não disse que "não é culpa do Mano todos os melhores batedores de penaltis mandarem a bola na lua" quando o Brasil perdeu aquela disputa pro Paraguai. Ou que "não é culpa do Mano nenhum zagueiro do mundo conseguir parar o Messi, inclusive os nosso brasileiros" quando perdemos pra Argentina.

Quando time adversário explora costas de laterais, a culpa é SIM em parte do técnico.

Mesmo peso, mesma medida.
 
Última edição:
Na boa.
Brasil jogou exatamente como antes.
Uma formação diferente e você acha que jogou igual?

Perdeu, mas deu sinais de melhora, o que não acontecia com o Mano ou bem pouco. Tentou jogar de igual contra um Inglaterra bem montada. O Felipão já disse em entrevistas que quer a torcida cobrando dele mesmo. Ele sabe do desafio que tem.

E os momentos acima foi culpa sim do Mano, pois você está colocando um momento em específico como exemplo. Pega o jogo inteiro e vê como ele não mexeu bem na Seleção ou fez uma escalação errada ou convocou jogadores errados no momento.
 
Uma formação diferente e você acha que jogou igual?
Uai. Como assim diferente?
Paulinho, Ramires, Kaka, Oscar, Neymar, Hulk.
Paulinho, Ramires, Ronaldinho, Oscar, Neymar, LF.


Se for considerar que LF é mais parado que Hulk como uma diferença colossal. Beleza.
Mas aparentemente foi uma diferença ineficiente.



Perdeu, mas deu sinais de melhora, o que não acontecia com o Mano ou bem pouco. Tentou jogar de igual contra um Inglaterra bem montada. O Felipão já disse em entrevistas que quer a torcida cobrando dele mesmo. Ele sabe do desafio que tem.
Tá.
Então saiamos das análises genéricas de "jogou melhor" e detalhemos.
O que exatamente foi melhor? Exemplos.

Eu citei que levar bola nas costas de lateral é falha do jogador mas também falha do técnico ao não montar um esquema de proteção.
Centro-avantes postes que não se adequam ao estilo de movimentação dos principais jogadores da seleção hoje (Neymar, Lucas, Oscar, etc) também pode ser visto como um problema. E essa foi a única diferença relevante que eu vi entre as seleções do Mano e Felipão.

Qual teria sido a diferença tão positiva entre os 2. Com exemplos.



E os momentos acima foi culpa sim do Mano, pois você está colocando um momento em específico como exemplo. Pega o jogo inteiro e vê como ele não mexeu bem na Seleção ou fez uma escalação errada ou convocou jogadores errados no momento.
Se esse jogo tivesse sido pelo Mano, acredito que você teria dito que ele errou ao convocar o Adriano, que errou ao colocar o Arouca que entregou o segundo gol, e principalmente, que o Mano teria errado colossalmente na convocação e na escalação do Ronaldinho por ele ter perdido o penalti.
E que todos esses erros encobrem a entrada do Fred que fez o gol.
 
E o Kaká tem muito mais espaço na seleção do que o Ronaldinho.
Concordo. O Kaká pode vir a contribuir mais pela Seleção do que o Ronaldinho G. atualmente, mas o que o Kaká precisa é jogar. Ele está muito parado no Real Madri, o que não é bom para o próprio jogador, pois acaba perdendo o ritmo de jogo. Acho que já passou da hora do Kaká tomar uma decisão contra o Mourinho. Eles vão ficar nessa birra eterna um com o outro e ele vai continuar no banco.

Uai. Como assim diferente?
Paulinho, Ramires, Kaka, Oscar, Neymar, Hulk.
Paulinho, Ramires, Ronaldinho, Oscar, Neymar, LF.


Se for considerar que LF é mais parado que Hulk como uma diferença colossal. Beleza.
Mas aparentemente foi uma diferença ineficiente.
Hulk não é homem de área, mas sim um segundo atacante. O Felipão prioriza um atacante de área, assim como foi no Palmeiras com o Barcos e em outros clubes que já passou. O Hulk está mais ali para entrar no lugar do Neymar, que eu acho que poderia ter acontecido, pois o Neymar tem sido uma negação frente a Seleção e adversários europeus.

Tá.
Então saiamos das análises genéricas de "jogou melhor" e detalhemos.
O que exatamente foi melhor? Exemplos.

Eu citei que levar bola nas costas de lateral é falha do jogador mas também falha do técnico ao não montar um esquema de proteção.
Centro-avantes postes que não se adequam ao estilo de movimentação dos principais jogadores da seleção hoje (Neymar, Lucas, Oscar, etc) também pode ser visto como um problema. E essa foi a única diferença relevante que eu vi entre as seleções do Mano e Felipão.

Qual teria sido a diferença tão positiva entre os 2. Com exemplos.
O esquema do Felipão estava melhor montado com um atacante fixo. Ele deixou assim o Neymar mais livre em campo, algo que o Mano não fazia. Deixou um Ronaldinho G. para armar as jogadas para chegar nos atacantes, mas não contava com ele pouco inspirado na partida. Tentou começar com o Oscar, para ganhar posse de bola, fazer lançamentos e ter uma velocidade maior ali no meio, que em muitos momentos pareciam dar certo, mas há de se ressaltar que a defesa da Inglaterra é muito boa. Outro fato foi de volantes com bom posse de bola. Deixou o Paulinho, que não foi muito bem na partida, marcando um pouco mais e soltando o Ramires. Dois volantes bons que sabem jogar e sair com a bola. Lembrando que o Ramires o Mano chamou somente no final de seu ciclo pela Seleção.

Foram mudanças que deu para ver um Brasil melhor em campo. Um Brasil que não ficou somente dependente de um contra ataque.


Se esse jogo tivesse sido pelo Mano, acredito que você teria dito que ele errou ao convocar o Adriano, que errou ao colocar o Arouca que entregou o segundo gol, e principalmente, que o Mano teria errado colossalmente na convocação e na escalação do Ronaldinho por ele ter perdido o penalti.
E que todos esses erros encobrem a entrada do Fred que fez o gol.
Colocar palavras na minha boca para tentar afirmar algo não resolve. O Felipão errou sim ao colocar o Arouca, que entrou com medo em campo. Deu para ver isso no seu primeiro lance, que ao cortar a bola, deu um carrinho todo esquisito cedendo um escanteio para a Inglaterra. Mas é compreensível tal erro, pois ele queria testar o jogador. É seu primeiro comando frente a Seleção e o Arouca não havia sido testado pelo Mano.

Já o Adriano não foi um erro, pois o jogador foi bem, principalmente no ataque. Ele não teve como contar com o Marcelo, que provavelmente será o titular. Isso não é culpa do Felipão por não poder contar com o jogador e procurar um segundo para tal. Ele procurou uma solução para a defesa, tanto que no segundo tempo trocou o jogador para colocar um descansado no lugar.

O Ronaldinho G. não teve culpa no penalty. Ele errou e pronto. Ele teve culpa em ser afetado depois do lance, aonde acabou sumindo em campo. Foi um teste para o jogador, já que vem bem no Atlético MG. Ainda acredito que ele irá contar com o Kaká ali no meio, mas só as próximas convocações poderão afirmar isso.
 
Bem... Na verdade verdadeira, os piores momentos do Mano foram quando ele tinha o Leandro Damião centralizado no ataque. Quando ele tirou esse homem de referência, o time melhorou MUITO. E o Hulk não jogou de centro-avante como o Luís Fabiano. Ele jogou na ponta direita.

Então é tão errado falar que o Hulk jogou como Luís Fabiano, quanto dizer que o Brasil não tem jogadores de qualidade suficiente para jogar sem centro-avante. Na verdade é completamente o contrário! O Brasil não tem jogadores com qualidade o suficiente para jogar de centro-avante. Se você tem um Ronaldo ou um Romário, dá pra jogar perfeitamente com um centro-avante. Caso contrário, não. Talvez um Pato, se estiver totalmente recuperado e vingar (porque ele é um jogador que ainda tem que provar que não é só promessa, né?)
 
Concordo. O Kaká pode vir a contribuir mais pela Seleção do que o Ronaldinho G. atualmente, mas o que o Kaká precisa é jogar. Ele está muito parado no Real Madri, o que não é bom para o próprio jogador, pois acaba perdendo o ritmo de jogo. Acho que já passou da hora do Kaká tomar uma decisão contra o Mourinho. Eles vão ficar nessa birra eterna um com o outro e ele vai continuar no banco.
Se Kaka pode contribuir mais que Ronaldinho, não foi um erro?
Na era Mano isso seria mais que motivo suficiente pra você descer o ferro na convocação.



Hulk não é homem de área, mas sim um segundo atacante. O Felipão prioriza um atacante de área, assim como foi no Palmeiras com o Barcos e em outros clubes que já passou. O Hulk está mais ali para entrar no lugar do Neymar, que eu acho que poderia ter acontecido, pois o Neymar tem sido uma negação frente a Seleção e adversários europeus.


O esquema do Felipão estava melhor montado com um atacante fixo. Ele deixou assim o Neymar mais livre em campo, algo que o Mano não fazia.
Vemos jogos diferentes.
O Neymar já rendeu mais pela seleção do que ontem.

Ter um homem fixo não necessariamente libera o segundo. Muitas vezes é o inverso já que ter um jogador no estilo poste obriga que os demais jogadores se redobrem na marcação, na preocupação de ocupação de espaços, etc. Já que o poste não vai fazer nada disso, ele tá lá para chutar e cabecear.
Armar um esquema em torno de um poste como o Felipão fazia com Jardel, Oséas, etc, na verdade pode prejudicar bem o Neymar se a preferencia de jogadas passar a ser cruzamentos na cabeça do atacante (como era aquele gremio dos anos 90).



Deixou um Ronaldinho G. para armar as jogadas para chegar nos atacantes, mas não contava com ele pouco inspirado na partida. Tentou começar com o Oscar, para ganhar posse de bola, fazer lançamentos e ter uma velocidade maior ali no meio, que em muitos momentos pareciam dar certo, mas há de se ressaltar que a defesa da Inglaterra é muito boa.
Repare a quantidade de ressalvas que você fez cada vez que menciona um ponto negativo.
Isso não ocorria nas criticas ao Mano. Não importava se a defesa era boa, se o entrosamento da Alemanha era desde 2009, se algum jogador estava pouco inspirado.
TUDO era culpa do Mano.



Outro fato foi de volantes com bom posse de bola. Deixou o Paulinho, que não foi muito bem na partida, marcando um pouco mais e soltando o Ramires. Dois volantes bons que sabem jogar e sair com a bola. Lembrando que o Ramires o Mano chamou somente no final de seu ciclo pela Seleção.
Mas são exatamente os mesmos volantes. Jogando exatamente da mesma forma.
Aqui, me desculpe, mas você exagerou muito. Aqui não tem dedo NENHUM do Felipão.



Foram mudanças que deu para ver um Brasil melhor em campo. Um Brasil que não ficou somente dependente de um contra ataque.
O gol foi assim.
E time de contra-ataque era do Dunga.
 
Uma formação diferente e você acha que jogou igual?

Perdeu, mas deu sinais de melhora, o que não acontecia com o Mano ou bem pouco. Tentou jogar de igual contra um Inglaterra bem montada. O Felipão já disse em entrevistas que quer a torcida cobrando dele mesmo. Ele sabe do desafio que tem.

E os momentos acima foi culpa sim do Mano, pois você está colocando um momento em específico como exemplo. Pega o jogo inteiro e vê como ele não mexeu bem na Seleção ou fez uma escalação errada ou convocou jogadores errados no momento.

Eu achei pior doq os ultimos times do Mano. Mas é o Turgon né, se o Mano for treinar o Palmeiras ele vira Santista
 
Meio/ataque tem que ser: Paulinho, Hernanes, Ramires, Oscar, Neymar e Hulk.

Acho que sou a única pessoa no mundo que não gosta do futebol do Hulk.

E gosto muito do Luis Fabiano, mas morro de medo dele dar uma de Felipe Melo e chutar alguem num jogo da copa prejudicando a seleção.


Um edit rápido.
@Thor Eu entendi errado ou voce afirmou que o Brasil não tem centro-avante de qualidade?
 
Última edição:
@Thor Eu entendi errado ou voce afirmou que o Brasil não tem centro-avante de qualidade?

Não. Falei mesmo. É claro que, para clubes (nacionais), tem vários ótimos. Mas pra seleção? O futebol que é jogado dentro do Brasil e o futebol que é jogado na Europa tem uma diferença de uns 20 anos de atraso.

E fique sabendo que eu também não gosto do Hulk. O Lucas é muito melhor.
 
Turgon realmente viu outro jogo e/ou tá querendo brincar com o povo. Ontem o time tinha a cara da seleção do Mano, que tinha evoluído sim nos últimos jogos. E não podia ser diferente, o Felipão não é louco pra querer mudar todo o esqueleto da seleção um ano antes da Copa. Tem que usar essa base (que é sim, boa), e só acertar os detalhes, que é o meio campo ofensivo e quem será a dupla do Neymar. Volantes, laterais e zagueiros não tem aonde mexer (com volta de Thiago Silva e Marcelo, ficaremos com um sistema defensivo excelente).

Ah, e trouxe o Julio César. Que, pelo menos ontem, foi bem.

Lembrando que o Neymar com o Mano já jogou muito mais que ontem, e a diferença entre Hulk e LF não é colossal, e Hulk rendia mais com Mano do que o LF rendeu ontem.

E se fosse o Mano ontem COM O MESMO RESULTADO, eu aposto um fígado que os posts seriam diferentes.
 
Aparentemente ontem quem era pra ter batido o penalti era o Neymar. Segundo o próprio Neymar o técnico gritou pra ele ir lá, mas o Ronaldinho já tava com a bola na mão.


Mas esse Mano menezes é um bundão mesmo. Sem pulso. Tem que sair da seleção. Que absurdo. Falta de controle sobre o grupo.

(psiu. É o Felipão agora)


Oops.
Ah, mas esse Ronaldinho Gaucho é um bundão mesmo. Cheio de ego e arrogante. Tem que sair da seleção e deixar o Felipão trabalhar.
 
Se Kaka pode contribuir mais que Ronaldinho, não foi um erro?
Na era Mano isso seria mais que motivo suficiente pra você descer o ferro na convocação.
Não foi um erro pois o Felipão fez seu primeiro jogo pela Seleção ontem. Já comentei isso. Ele testou um dos jogadores que vem mais brilhando no Campeonato Brasileiro e tentou dar uma experiência a mais com isso. Ou você acha que os jogadores da Inglaterra sentem mais medo do Neymar do que o Ronaldinho Gaúcho, quando os vê em campo? O Mano já havia descartado o Ronaldinho G. de sua seleção.


Repare a quantidade de ressalvas que você fez cada vez que menciona um ponto negativo.
Isso não ocorria nas criticas ao Mano. Não importava se a defesa era boa, se o entrosamento da Alemanha era desde 2009, se algum jogador estava pouco inspirado.
TUDO era culpa do Mano.
O Mano teve 2 anos para montar um time e não conseguiu. Demonstrou que merecia sim as críticas que sempre teve.

Aliás, o Mano é tão bom assim que não vi um clube correndo atrás dele para os campeonatos do ano. Ou foi ele que disse que não quer treinar nada agora?


Mas são exatamente os mesmos volantes. Jogando exatamente da mesma forma.
Aqui, me desculpe, mas você exagerou muito. Aqui não tem dedo NENHUM do Felipão.
Acontece que o Mano demorou muito para convocar o Ramires, que vinha sempre muito bem no Chelsea.

Turgon realmente viu outro jogo e/ou tá querendo brincar com o povo. Ontem o time tinha a cara da seleção do Mano, que tinha evoluído sim nos últimos jogos. E não podia ser diferente, o Felipão não é louco pra querer mudar todo o esqueleto da seleção um ano antes da Copa. Tem que usar essa base (que é sim, boa), e só acertar os detalhes, que é o meio campo ofensivo e quem será a dupla do Neymar. Volantes, laterais e zagueiros não tem aonde mexer (com volta de Thiago Silva e Marcelo, ficaremos com um sistema defensivo excelente).
Não tinha. O Mano estava usando nos últimos jogos o Kaká, Neymar e Oscar, sem um centro avante fixo.

Já os jogadores não tem muito o que mudar, pois como eu disse, temos um material bem mais fraco hoje. Não tem um jogador que se destaque, sendo a maior estrela um Neymar que quando enfrenta um time mais forte, não consegue render nada. Ele não consegue passar de defesas mais fortes e isso pelo visto vai continuar por um bom tempo.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo