• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SDA tem Preconceitos???????

Será q da para comparar acontecimentos na terra-média com acontecimentos reais como a primeira guerra mundial??? Creio q também naum se deva comparar a terra-media com partes do mundo, Tolkien disse em algum lugar isso? Gostaria de saber!
 
Sim, Tolkien nasceu na África do Sul, na cidade de Bloemfontain.

Mas lembrando que a África do Sul é diferente dos demais páises da África, por sua maior quantidade de "brancos", e por ser o país mais desenvolvido do continente.

Sugiro esse texto para lerem:


FAQ Sobre Tolkien e o Racismo
 
Bem, ele nasceu na África, mas viveu apenas 3 anos lá. E este pedaço de infância ele prefere não comentar. Sua infância mesmo, que ele gostou, foi na Inglaterra. Tem isso nas biografias e textos por aí.
 
8O A primeira vez que li alguém perguntando se Tolkien era racista, a minha admiração foi imensa 8O pois li a sua obra e tal ideia nunca me passou pela cabeça. Afinal de contas, todos os povos livres da Terra Média, de todas as raças - Homens, Elfos, Anões, Hobbits - uniram-se para combater o mal 8-) como pode isto ser racismo??? 8O Quando também, em toda a obra, vemos o respeito que Tolkien tinha por todos os seres vivos, fossem eles animais ou plantas. 8-)

O que vi na obra foi que era a união de todas as raças de bem que podiam salvar a Terra Média 8-) e não que houvesse algum tipo de racismo 8O

Vemos que muitas vezes os Orcs são descritos como negros :roll: mas isso não me parece uma distinção racial, mas sim uma forma de se representar o Bem e o Mal. Em muitas mitologias vemos isso. Penso que era muito estranho, por exemplo, vermos Morgoth, o malvado, como um ser feito de luz branca 8O Aliás, no Silmarillion é-nos descrito como ele sentia de início desejo pela luz, mas não a podendo obter apenas para si, desceu em grande ódio à escuridão, assumindo mais tarde essa forma para si, devido à sua disposição. Logo, e consequenetemente, aqueles que o serviam acabaram por terem formas escuras; mas mais uma vez, vejo aqui uma distinção antiga entre o Bem e o Mal, e não por raças.

Pessoalmente, como já referi, nunca vi isso na sua obra, nem em nada daquilo que sei da sua pessoa; acredito que Tolkien não era racista. E pelos vistos, era totalmente contra os dominadores, como sauron ou Morgoth :wink: Antes pensava que todos os povos, fosse qual fosse a sua aparência, eram importantes com as suas diferenças e as suas culturas. 8-) E que a sua união em momentos difíceis era importante. Deixo um trecho duma Carta que ele escreveu, em pleno domínio Nazi, a uns editores alemães que lhe escreveram sugerindo a publicação duma tradução alemã do Hobbit, e lhe perguntaram se ele era de origem ariana (arisch).

"Lamento não perceber claramente o que quer dizer com arisch. Não sou de natureza ariana: ou seja, indo-ariana. Tanto quanto sei, nenhum dos meus antepassados falava hindustâni, pérsico, romani ou qualquer dialectos relacionados. Mas se o que pretendem saber é se sou de origem judaica, apenas posso responder que lamento não possuir, aparentemente, antepassados a esse talentoso povo. "

Claramente irritado, Tolkien escreveu aos seus editores proibindo a tradução do Hobbit em alemão, pois parece que eles queriam um prefácio referindo a ascendência do autor.

"Que se dane a tradução alemã! Seja como for, oponho-me firmemente a que tal declaração apareça impressa. Não considero a (provável) ausência de sangue judeu necessáriamente honrosa, além de que tenho muitos amigos judeus e lamentaria dar a entender que estou de acordo com tal doutrina racial totalmente perniciosa e sem qualquer fundamento científico."

Querido Professor! 8-) Foi preciso coragem para escrever isto em pleno domíno Nazi!!! 8-) :lol:

Penso que cada um vê na obra aquilo que ver ver! O que eu vejo é o seguinte: Todas as raças são importantes, e é na sua diversidade e união que está a nossa riqueza 8-) foi isso o que eu vi na obra.
 
NÃO ACHO QUE SEJA PRECONCEITO.
ALGUEM NA HISTORIA TINHA QUE SER MAU, PQ SEM OS VILÕES NÃO TEM EMOÇÃO.
ISSO É COISA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER.
SE FOSSE ASSIM, SEMPRE TIVESSE UM MAU "BRANCO" OS BRANCOS IRIAM DIZER QUE É PRECONCEITO. :evil:
 
Concordo com tigo, mas nao e bem assim.O preconceito esta nos olhos de quem a vê!Se tivesse um branco mal, ninguem falaria nada.A discussao começou por causa das outras raças serem do mal.!Mas, mesmo assim eu acho q tem um fundinho de preconceito sim. :?
 
Shagrat_O Destemido disse:
Mas tb se Tolkien era racista eh totalmente compreensivel , pois naquela época que inglês naum seria racista ???

Pode ser uma atitude imperdoavel HJ , mas para aquela época eh compreensivel .

nunca sera compreeensivel uma atitude de racismo.
 
Acho que estamos esquecendo de alguma coisa...

É verdade sim, que a época em que as obras de Tolkien foram escritas, o preconceito era bem mais presente - ou, pelo menos, não era tão criticado.
Mas sinceramente acho que esse não é o real motivo...

Primeiramente:
Oeste da Terra Média = Europa
Leste da Terra Média = Ásia
Sul da Terra Média = África
[...]
Bem, se o Sul da Terra Média representa a Africa, nada mais natural que os habitantes de lá sejam de pele escura. Mesma coisa com os Pardos e a Ásia.

E é isso aí.
 
poh o tolkien era um europeu normal da epoca q comecou a escrever o senhor dos aneis (+- 1935)......poh esta epoca estava no auge da segunda guerra e o racismo predominava na europa.....pra mim havia um certo nivel d racismo....

mas pra mim naum faiz diferenca.....racista ow naum a obra dela eh perfeita, e talvez se misturasse outras racas ficaria mais complicado do q jah eh o livro
 
Discordo

Discordo plenamente, a Terra Méida fica localizada onde hoje é a europa, na Europa a maioria é "branca" sendo que os povos de fora tem outra coloração de pele, na Terra Média estes povos de "fora" teriam sido convocados por Sauros que os fez acreditar que o inimigo era Gondor e não Mordor, estes povos nada tinham a ver com a guerra do anel e portanto eram de fora, sendo de fora sua coloração é diferente.
Tolkien só os fez diferentes para dar a inpressão de que eles realmente eram de fora, talves possamos chamar de "imigrantes".
 
Re: Discordo

Karnillë Rámatyelka disse:
Discordo plenamente, a Terra Méida fica localizada onde hoje é a europa, na Europa a maioria é "branca" sendo que os povos de fora tem outra coloração de pele, na Terra Média estes povos de "fora" teriam sido convocados por Sauros que os fez acreditar que o inimigo era Gondor e não Mordor, estes povos nada tinham a ver com a guerra do anel e portanto eram de fora, sendo de fora sua coloração é diferente.
Tolkien só os fez diferentes para dar a inpressão de que eles realmente eram de fora, talves possamos chamar de "imigrantes".

Mas, coincidentemente, esses povos "imigrantes" estavam do lado de Sauron, o que força a nossa teoria de que pode teer havido preconceito sim!
 
Ola! Eh complicado falar de preconceito, ainda mais em livros. Se for tentar traçar um paralelo com a Europa deve-se analisar o periodo tambem. Ou seja a Idade Media, onde as invasoes, guerras entre senhores feudais e religioes eram constantes. Ai sim, concordo. Havia muita discriminaçao. Principalmente se voce nascesse como um simples campones, ou pior, escravo!:(
 
Tambem acho que e dificil falar sobre um livro, se tem preconceito ou nao.Se na sua cabeça vc achar que os povos orientais ou negros , quando nao sao do bem, e preconceito, entao , quando vc ler isso num livro vai achar que sim, tem preconceito, e talvez nem tenha.
 
grond o ferreiro disse:
(me corrijam se estiver errado) beorn o homem urso que os peda bilbo em sua casa era negro :o?: :o?: :o?:

sim, com certeza me lembro de um trecho de O Hobbit como "E seus não sei o quê, negros como seu corpo gigante...", ou qualquer coisa do tipo que evidenciava ou entrelinhava que Beorn era negro. eis uma evidência (fraca, pode ser, mas é): se Tolkien fosse racista, TODOS os personagens, sem excessão, de pele negra seriam vilões, ou não faria sentido sua discriminação, já que mínimas excessões devem ser consideradas.

Gwen disse:
A primeira vez que li alguém perguntando se Tolkien era racista, a minha admiração foi imensa pois li a sua obra e tal ideia nunca me passou pela cabeça. Afinal de contas, todos os povos livres da Terra Média, de todas as raças - Homens, Elfos, Anões, Hobbits - uniram-se para combater o mal como pode isto ser racismo??? Quando também, em toda a obra, vemos o respeito que Tolkien tinha por todos os seres vivos, fossem eles animais ou plantas.

O que vi na obra foi que era a união de todas as raças de bem que podiam salvar a Terra Média e não que houvesse algum tipo de racismo

Vemos que muitas vezes os Orcs são descritos como negros mas isso não me parece uma distinção racial, mas sim uma forma de se representar o Bem e o Mal. Em muitas mitologias vemos isso. Penso que era muito estranho, por exemplo, vermos Morgoth, o malvado, como um ser feito de luz branca Aliás, no Silmarillion é-nos descrito como ele sentia de início desejo pela luz, mas não a podendo obter apenas para si, desceu em grande ódio à escuridão, assumindo mais tarde essa forma para si, devido à sua disposição. Logo, e consequenetemente, aqueles que o serviam acabaram por terem formas escuras; mas mais uma vez, vejo aqui uma distinção antiga entre o Bem e o Mal, e não por raças.

Pessoalmente, como já referi, nunca vi isso na sua obra, nem em nada daquilo que sei da sua pessoa; acredito que Tolkien não era racista. E pelos vistos, era totalmente contra os dominadores, como sauron ou Morgoth Antes pensava que todos os povos, fosse qual fosse a sua aparência, eram importantes com as suas diferenças e as suas culturas. E que a sua união em momentos difíceis era importante. Deixo um trecho duma Carta que ele escreveu, em pleno domínio Nazi, a uns editores alemães que lhe escreveram sugerindo a publicação duma tradução alemã do Hobbit, e lhe perguntaram se ele era de origem ariana (arisch).

"Lamento não perceber claramente o que quer dizer com arisch. Não sou de natureza ariana: ou seja, indo-ariana. Tanto quanto sei, nenhum dos meus antepassados falava hindustâni, pérsico, romani ou qualquer dialectos relacionados. Mas se o que pretendem saber é se sou de origem judaica, apenas posso responder que lamento não possuir, aparentemente, antepassados a esse talentoso povo. "

Claramente irritado, Tolkien escreveu aos seus editores proibindo a tradução do Hobbit em alemão, pois parece que eles queriam um prefácio referindo a ascendência do autor.

"Que se dane a tradução alemã! Seja como for, oponho-me firmemente a que tal declaração apareça impressa. Não considero a (provável) ausência de sangue judeu necessáriamente honrosa, além de que tenho muitos amigos judeus e lamentaria dar a entender que estou de acordo com tal doutrina racial totalmente perniciosa e sem qualquer fundamento científico."

Querido Professor! Foi preciso coragem para escrever isto em pleno domíno Nazi!!!

Penso que cada um vê na obra aquilo que ver ver! O que eu vejo é o seguinte: Todas as raças são importantes, e é na sua diversidade e união que está a nossa riqueza foi isso o que eu vi na obra.

Gwen, concordo simplesmente com TUDO o que você disse, e seu texto põe em palavras tudo o que eu estava pensando em escrever neste tópico. Bem abalisados seus comentários. :wink:
 
Preconceito?! Não sei ode!!
É mero simbolismo!! O negro significa mal etc!
Os orientais não eram negros mas sim tinham um tom mais escuro de pele, devido a localização de seu reino!!
Sauron não era negro, ele simplesmente virou um espirito de sombra!! E vocês não querem uma sombra branca né?
E outra a escuridão, está ligado ao mal! O Reino do Escuro e coisa do tipo!
Os orcs não eram negros, nas ADT cita que o orc que agarra Merry ela de pele amarelada!! Sendo assim...
Não há preconceito, mas sim simbolismo!!
Ou seria facil assemelhar Galadriel com escuridão ou Sauron com uma luz branca??? Acho dificil!!!
 
Preconceito

Nunca havia pensado nisso, mas agora foi plantada a semente da dúvida em mim e estou um pouco confusa. Mas se ele fosse preconceituoso, a única coisa que mim vem a cabeça agora é que fosse algo inconciente, ou, é o que eu espero que tinha sido, pois num tô aceitando essa idéia dele ter sido racista. :(
 
Não sei se é preconceito ou pura coincidência. O fato é que quando Tolkien descreve o bem e a beleza está sempre ligado a seres alvos de longos cabelos, olhos claros e fascinante aparência. Do contrário o mal é sempre envolto em vultos negros e má aparência e os com os filmes isso ficou até mais evidente. Realmente não vejo lugar para povos negros, pessoas de má aparência e minorias no mundo de Tolkien.
 
a não ser....

:o?: Peraí, eu estava hj terminando de ler os contos inacabados, e ele descreve o povo de haleth como pessoas de baixa estatura, de cor negra e olhos tão negors quanto sua pele. E esse povo era do lado do bem, porém, ñ escreveu muito sobre eles ñ. :o?: :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo