1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

SDA tem Preconceitos???????

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Shagrat_O Destemido, 13 Jan 2004.

  1. Esses dias aí tava num site , e li q algumas pessoas acham q Tolkien era racista quanto aos povos , orientais e nagros , pois esses povos saum repressentados como maus no sda ( harad ou orientais e negros) .

    Gostaria de saber o q vcs acham ???
     
  2. eu não acho que ele era racista. ele não coloca orientais e negros como homens maus. eles não eram maus, o que acontece é que eles foram enganados por Sauron, por isso lutavam por ele.

    e tem outra, a Guerra do Anel é contada na visão dos povos do oeste. se fosse contado na visão dos homens de harad, por exemplo, os maus seriam os elfos e homens do oeste, e não os haradrim e orientais.
     
  3. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Concordo com o Arathorn. Lembrem-se daquela parte em AdT em que os rohirim mandam os homens da terra parda enterrarem os corpos, e esses homens ficam surpresos pq haviam lhe dito que os rohirim eram maus e queimavam seus inimigos.
     
  4. Gil_Galad

    Gil_Galad Usuário

    Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam. Como Tolkien era branco ele fez os povos principais, os bonzinhos, da raça dele mesmo.
    Como na terra media os homens influenciados por sauron eram de raça e etnia diferente dos mocinhos, Tolkien tomou como exemplo as raças diferentes dele proprio. Acho q é algo assim...
     
  5. 1lus1on

    1lus1on Usuário

    concordo com CADA palavra de Gil_Glad e, pra mim, não há mais o q acrescentar
     
  6. Finarfin

    Finarfin Usuário

    O Gil_Galad ta certo, Tolkien teria que escolher um raça para ser os protagonistas da história, então ele escolheu a sua, mas se ele quisesse escolher os Orientais ele estaria sendo racista com as outras?? Ou se ele escolhece os Negros, estaria sendo racista com os Orientai e com os Brancos??? claro que naum, ele precisava de uma raça para ser boa, e de qualquer maneira as que restassem seriam as más... e nada mais natural do que ele escolher a sua raça para ser a principal... se Tolkien usasse apenas uma raça nas histórias dele, acabaria ficando pobre, pois naum mostraria a diversidade dos povos que naum é só cultural, mas fisica também.....
     
  7. Unien

    Unien Usuário

    Eu acho q o TolKien não achava isso uma coisa relevante, acho que ele naquela época não tinha também o costume de conviver com outros povos e em sua realidade eles eram estranhos e distantes, e isso reflete na sua obra.
     
  8. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Concordo com a Unien.
    Acho que Tolkien não ligava para a cor da pele dos povos. Isso era muito irrelevante.
    Acredito que ele mencionou a cor da pele dos povos, colocando os sulistas e os orientais iguais eles realmente são, apenas para dar um toque a mais de realismo, para realmente parecer que a Terra Média era o nosso planeta.
     
  9. LordGriever

    LordGriever Usuário

    tbm me perguntei isso enquanto lia o livro, talvez seja por esse motivo tbm q mta bandas de black metal tenham nomes e musicas tirados das obras do tolkien (burzum, nazgul, fangorn etc).
    talvez ele fosse preconceituoso um pouco, mas não acho q isso é bem explicito nas obras...não é mto bem contado sobre os povos do leste e do sul nem sua origem..qdo eru criou os homens nao disse se tinham tipos diferentes nem como surgiram os orientais e os negros...pelo menos eu nao li nada sobre.
    concordo com oq disseram, os dois povos são de longe e não podem ter contato com o povo do oeste ,pois o sauro esta no meio deles então sauron os enganou com mentiras...se bem q pra 2 povos lutarem no meio de monstros e conhecer os orcs e ainda assim lutar ao lado deles, burrice nao pode ser, promessa de poder sim...então tolkien foi um pouco preconceituoso sim com relação a isso...
    ainda mais q ele era bem quadrado pra definição de mal e bom, pq tudo q é bom é branco e mal e preto, e mal fede e bom é perfumado, bom e lindo mal feio.. :P
    e discordo de feanor...tolkien queria fazer algo exatamente diferente do nosso mundo ao meu ver...tanto q desde sua criação foi algo diferente...
    mas imaginem vcs sendo negros ou orientais lendo o senhor dos aneis e verem sua raça sendo subjulgada assim...
    e se tolkien nao fosse racista iria fazer apenas uma raça...a raça humana q é como é..nao dividir em orientais e negros...ainda mais q foi na época da segunda guerra mundial q ele estava escrevendo
     
  10. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Tolkien naum queria fazer algo totalmente diferente do nosso mundo porque ele criou as histórias em cima do nosso proprio mundo... de acordo com os mapas de Arda... a Terra-média seria a Europa.... o Harad seria a Africa, o leste seria a Asia e a America é um continente mais ao leste que naum entra nessas histórias..... mas tudo isso a um bom tempo atraz... entre 13 mil e 7 mil anos atras mais ou menos....
    E sobre haver apenas uma raça.... como já postei aki, deixaria a historia pobre... e como ele se baseou no nosso planeta... essa variação tem que existir...
     
  11. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

     
  12. Não acho que Tolkien tenha sido preconceituoso. Os haradrim e os negros foram simplesmente enganados por Sauron, o que não quer dizer que eles sejam maus.

    E outra, os numenorianos também foram enganados por Sauron, tentaram invadir Valinor, não gostavam dos Elfos e creio que não gostavam dos Valar também. E eram brancos. A questão aí nção é uma raça ser boa e a outra má. A questão é Por quem os povos são influênciados.

    Os harad e os negros foram influênciados pelo Sauron, assim como os homens de Númenor foram também.
     
  13. Gil_Galad

    Gil_Galad Usuário

     
  14. na verdade foi Saruman quem enganou os homens das Montanhas ^^
     
  15. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

     
  16. bom eu concordo com isto.. tudo bem.. o Mestre Tolkien foi um gênio.. mas todo mundo tem defeitos.. não adianta nós negarmos.. ele tb poderia ser racista.. (não estou dizendo que ele é racista pq eu n tenho provas disso)
    mas racista ou não SdA é SdA :amem:
    apesar de que eu acho que ele não seja... :grinlove: mas se for...e daí? ele já se foi... =~~~(
     
  17. Gil_Galad

    Gil_Galad Usuário

    por isso q eu digo: "acho", ninguem sabe pq eu e ninguem aki é tolkien, ninguem pode falar pelos outros apenas especular, e é isso q eu estou fazendo...
     
  18. Mas tb se Tolkien era racista eh totalmente compreensivel , pois naquela época que inglês naum seria racista ???

    Pode ser uma atitude imperdoavel HJ , mas para aquela época eh compreensivel .
     
  19. Saradoc

    Saradoc Usuário

    Negativo, para piorar as coisas vou dizer: Tolkien era Africano !!!! 8O

    Mas estive pensando em criar um tópico também sobre isso, e cheguei a conclusão de que Tolkien era sim racista. Estive pensando nisso hoje de manhã. basta você reparar quando Tolkien relata algun ser élfico que é belo "ela era alta e branca", quando descreve Galadriel. Na descrição de Eowyn ele diz a mesma coisa, que Aragorn a achou bela, alta e branca.

    Em todas as suas obras, os homens que são conrronpidos por Melkor ou sauron, eram negros ou de pele escura. Nos apêndices de O Sda, tambpem podemos perceber uma prova de seu racismo, quando um homem da Terra Parda, ou seja de pele parda, tenta desposar a filha de Helm, então rei de Rohan, daí ele não aceita, pois diz que ele não tinha sangue puro, então o mata com um murro apenas por conta disso :evil:

    Sim, Tolkien era racista, e não tem como discutir, em bora realmente isso seja compreensível, pois até hoje existem karas racistas até mesmo em um paíes de mestiços como o Brasil, e ainda mais naquela época!!!!

    O racismo passou a ser considerado como algo éticamente ruim, a partír da década de 60, quando o velho Tokien estava pra morrer.

    Cheguei então a conclusão que ele é racista e dos mais escrotos, mas isso é compreebsível tando em vista a época que suas obras foram escritas...
     
  20. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Acredito que você então chegou a uma idéia errada, pois Tolkien apenas quis retratar a realidade, colocando os sulistas negros pois são de origem africana e os orientais amarelos para serem iguais são os orientais no nosso planeta.
    É certo que ele viveu em um país, porque não dizemos continente, marcado pelo racismo explicito, como foi os anos em que Tolkien viveu.
    Mas apesar de Tolkien colocar todas as raças boas como brancas, mas sei lá, não acho isso racismo, afinal de contas, ele escrevendo, tinha que colocar seus heróis como ele era, branco!
    Engano seu, claro que é contado sobre a origem dos orientais e negros, eles nasceram junto com os outros homens, mas enquanto os edain ( formadores dos Numenorianos ) vieram para o oeste, eles permaneceram lá no leste.
     

Compartilhar