1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sauron = Hitler?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Archbalt, 3 Abr 2006.

  1. Archbalt

    Archbalt Saruman

    Será que Tolkien não fez uma comparação de Sauron com Hitler? Em que época ele começou a escrever o senhor dos anéis?
     
  2. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Do Prefácio de SdA:

    Tolkien deixa claro que não há qualquer alusão proposital em sua obra a fatos ou figuras políticas ou cotidianas "reais"; inclui-se, nisso, Hitler. Até porque, Sauron é um personagem muito antigo: já havia sido criado antes da idealização de O Hobbit, quando Hitler nem sonhava em se ascender como führer.
     
    Última edição: 3 Abr 2006
  3. Idril

    Idril Usuário

    O que vejo são apenas semelhanças bem leves. Algo que está presente em todos os seres malignos tanto do meio literário quanto na vida real. :think:
     
    Última edição: 3 Abr 2006
  4. Proview

    Proview Go

    Concordo com Idril.
    São caracteristicas comuns, presentes em qualquer tirano/ditador.
     
  5. bolger

    bolger Usuário

    Eu acho q sim, afinal os dois queriam dominara todas as formas de vida da terra, mesmo q isso viesse a causar o fim do mundo


    Nossa quanto tempo... Muita coisa mudou desde q visitei esse site pela ultima vez...
    Meu Deus, cadê a janelinha de login!!!!!!
     
  6. Asca

    Asca Usuário

    Bom... já que Sauron era uma idéia mais antiga do que o Hitler como Führer acho que deveríamos mudar o sentido do tópico, ficaria "Hitler = Sauron?"

    Mas respondendo a pergunta do nosso amigo Archbalt, muitas coisas se assemelham sim, pois, Hitler era perverso e cruel com fins de unir os povos hungaros, eliminar todos os judeus possiveis e conquistar o mundo... e Sauron queria praticamente o mesmo, afinal... que vilão não sonha com isso?
     
  7. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Pessoal, pelo que entendi da pergunta do Archbalt, ele não queria saber se haviam semelhanças entre os dois, mas se Tolkien tinha criado Sauron como uma alegoria a Hitler. Essa idéia deve ser logo rejeitada.
     
  8. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Pra mim Sauron não queria sair exterminando os povos, nem destruir o mundo. Ele queria apenas dominar a todos e "colocar ordem" na Terra-Média, do seu próprio jeito.
    Claro que se o contrariaressem ele teria que fazer guerra. E fez.
     
  9. Laninha

    Laninha Usuário

    É verdade, dominar e se não conseguir seus intentos destruir, é normal em todo ditador por isso acredito que Tolkien não precisou se inspirar em um em particular para criar Sauron.
     
  10. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Não só ele não precisou se inspirar em um ditador em particular como os capítulos decisivos para o desenvolvimento da história do SdA foram escritos antes da eclosão da II Guerra. Se não me engano, Hitler já era um homem poderoso na Alemanha quando o Tolkien os escreveu(se não me engano em 1936, 37 - pelo menos é o que está no prefácio da edição da Martins Fontes), mas não se tinha a menor idéia ainda da catástrofe que seria a II Guerra. Até porque não se sabia que a II Guerra ia estourar. Hitler não tinha ainda o poder que teve no auge da guerra. Não tinha como o Tolkien se inspirar no Hitler para fazer o Sauron.

    Além do motivo histórico, Tolkien detestava alegoria, como muitos aqui já disseram.

    Logo, Sauron diferente de Hitler.
     
  11. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Nem Sauron nem Hitler queriam dominar todas as formas de vida na Terra mesmo que isso viesse a causar o fim do mundo.
    Hitler queria purificar a raça ariana. Sauron queria dominar os povos livre da Terra-média, e nenhum dos dois queria destruir o mundo.
     
  12. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Só um detalhe: Hitler não queria purificar a raça ariana; a raça ariana já era para ele legitimamente pura. Ele queria eliminar aqueles que não tinham tal origem. Pode ter sido o que você quis dizer, mas deu margem pra outra interpretação. :wink:

    De qualquer forma, difere-se de Sauron. Ele não se importaria que homens e elfos vivessem, contanto que escravos; já os judeus eram dizimados sem ressalva.
     
  13. Priúla

    Priúla Usuário

    :think: Eu gostaria de dizer que nessa combinação faltou algo.
    E se colocassemos assim: Napoleão + Sauron = Hitler?
    Napoleão foi considerado um dos maiores ditadores facínoras da sangrenta história da humanidade.
    Será que o dito cujo nazista não era a soma das tétricas personagens? Quem garante que não existiu um Sauron mas com outro nome na realidade?:blah:
     
  14. é quase um insulto querer comparar a essencia do mal a um humano,
    hitler por mais endiabrado era muito frao e histérico, muito mais do que a vaidade e orgulho deificado de sauron.
    sauron destrói porque gosta de decadencia, putridão... o hitler queria apenas no seu modo de ver distorcido "melhorar as coisas"
     
  15. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    O objetivo de Sauron não era destruir, era dominar e controlar, ele queria escravos, seguidores cegamente fiéis, ele queria ser o Senhor da Terra-Média. Nesse ponto entre ele e Hitler não há muita diferença, pois Hilter também desejava poder, seguideres fiéis e o controle. Mas as "coincidências" acabam aqui, Tolkien não criou Sauron baseado em nenhum personagem da nossa história. E lembrando que Sauron, não é o mal em sua essencia, ele já foi bom, mas se "perdeu".
     
  16. ele queria ser o senhor da terra media, mas os seus metodos eram destrutivos... aliás pq a maneira mais facil de dominar seria seguir os antigos governos apossando-se deles, sem precisar ser cruel.
    se ele foi bom, realmente foi há tantas eras.. que nem conta mais. (tanto que eu acho que ninguém nasce maaaau assim) e ele gosta de decadencia sim... se nao gostasse seus palacios seriam os mais luxuosos, como os do hitler.
    sobreo o domínio de pessoas eu tenho outro ponto de vista tb, afinal nao há nada mais degradante que perder o libre arbítrio, vontade, dignidade e por ai vái. ele quewr degradar qualquer valor social que encontre pela frente.
     
  17. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Tem razão. Usei as palavras erradas.
     
  18. hendulbaniel

    hendulbaniel Usuário

    na verdade, como o sda é uma fábula da luta (eterna) do bem contra o mal, acaba se tornando uma alegoria aplicável a qq história real em que haja uma luta de "mocinhos contra bandidos".
    apesar de que eu acho que hitler não foi o único bandido da segunda grande gurra, nem os norte-americanos sejam os grandes mocinhos.... mas isso é outra discussão....
    e não, eu não concordo com o que hitler fez, nem sou neonazista....
     
  19. Olórin

    Olórin ai que uó

    Pois é... Não existem mocinhos nem bandidos em guerra nenhuma, só cada um defendendo seus própris interesses...
     
  20. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Mas a idéia dos Anéis de Poder foi justamente dominar sem destruir! Tenho pra mim que a decadência de Mordor representava fisicamente a decadência moral do próprio Sauron (além de ser uma forma bem simples de deixar claro quer era BOM e quem era MAU). Ele sabia que estava sendo mal, sabia que o que queria era errado (tanto que ficou com medo de se entregar ao Valar quando teve chance e após isso desistiu da idéia de tentar "se redimir!").

    Ele entrou num idéia de "Bom não vou conseguir voltar atrás mesmo. Então quer saber? Vou chutar o balde!"
     

Compartilhar