• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron = Hitler?

Archbalt

Saruman
Será que Tolkien não fez uma comparação de Sauron com Hitler? Em que época ele começou a escrever o senhor dos anéis?
 
Do Prefácio de SdA:

A verdadeira guerra não se assemelha à guerra lendária em seu processo ou em sua conclusão. [...] Discordo de alegorias em todas as suas manifestações, e sempre foi assim desde que me tornei adulto e perspicaz o suficiente para detectar sua presença. [...]

Esse capítulo
[O Expurgo do Condado] foi modificado pelo modo como o caráter de Saruman se configura na história, sem, é preciso que eu diga qualquer significado alegórico ou referência política de qualquer tipo.

Tolkien deixa claro que não há qualquer alusão proposital em sua obra a fatos ou figuras políticas ou cotidianas "reais"; inclui-se, nisso, Hitler. Até porque, Sauron é um personagem muito antigo: já havia sido criado antes da idealização de O Hobbit, quando Hitler nem sonhava em se ascender como führer.
 
Última edição:
O que vejo são apenas semelhanças bem leves. Algo que está presente em todos os seres malignos tanto do meio literário quanto na vida real. :think:
 
Última edição:
Eu acho q sim, afinal os dois queriam dominara todas as formas de vida da terra, mesmo q isso viesse a causar o fim do mundo


Nossa quanto tempo... Muita coisa mudou desde q visitei esse site pela ultima vez...
Meu Deus, cadê a janelinha de login!!!!!!
 
Bom... já que Sauron era uma idéia mais antiga do que o Hitler como Führer acho que deveríamos mudar o sentido do tópico, ficaria "Hitler = Sauron?"

Mas respondendo a pergunta do nosso amigo Archbalt, muitas coisas se assemelham sim, pois, Hitler era perverso e cruel com fins de unir os povos hungaros, eliminar todos os judeus possiveis e conquistar o mundo... e Sauron queria praticamente o mesmo, afinal... que vilão não sonha com isso?
 
Pessoal, pelo que entendi da pergunta do Archbalt, ele não queria saber se haviam semelhanças entre os dois, mas se Tolkien tinha criado Sauron como uma alegoria a Hitler. Essa idéia deve ser logo rejeitada.
 
Pra mim Sauron não queria sair exterminando os povos, nem destruir o mundo. Ele queria apenas dominar a todos e "colocar ordem" na Terra-Média, do seu próprio jeito.
Claro que se o contrariaressem ele teria que fazer guerra. E fez.
 
É verdade, dominar e se não conseguir seus intentos destruir, é normal em todo ditador por isso acredito que Tolkien não precisou se inspirar em um em particular para criar Sauron.
 
Não só ele não precisou se inspirar em um ditador em particular como os capítulos decisivos para o desenvolvimento da história do SdA foram escritos antes da eclosão da II Guerra. Se não me engano, Hitler já era um homem poderoso na Alemanha quando o Tolkien os escreveu(se não me engano em 1936, 37 - pelo menos é o que está no prefácio da edição da Martins Fontes), mas não se tinha a menor idéia ainda da catástrofe que seria a II Guerra. Até porque não se sabia que a II Guerra ia estourar. Hitler não tinha ainda o poder que teve no auge da guerra. Não tinha como o Tolkien se inspirar no Hitler para fazer o Sauron.

Além do motivo histórico, Tolkien detestava alegoria, como muitos aqui já disseram.

Logo, Sauron diferente de Hitler.
 
bolger disse:
Eu acho q sim, afinal os dois queriam dominara todas as formas de vida da terra, mesmo q isso viesse a causar o fim do mundo
Nem Sauron nem Hitler queriam dominar todas as formas de vida na Terra mesmo que isso viesse a causar o fim do mundo.
Hitler queria purificar a raça ariana. Sauron queria dominar os povos livre da Terra-média, e nenhum dos dois queria destruir o mundo.
 
Só um detalhe: Hitler não queria purificar a raça ariana; a raça ariana já era para ele legitimamente pura. Ele queria eliminar aqueles que não tinham tal origem. Pode ter sido o que você quis dizer, mas deu margem pra outra interpretação. :wink:

De qualquer forma, difere-se de Sauron. Ele não se importaria que homens e elfos vivessem, contanto que escravos; já os judeus eram dizimados sem ressalva.
 
:think: Eu gostaria de dizer que nessa combinação faltou algo.
E se colocassemos assim: Napoleão + Sauron = Hitler?
Napoleão foi considerado um dos maiores ditadores facínoras da sangrenta história da humanidade.
Será que o dito cujo nazista não era a soma das tétricas personagens? Quem garante que não existiu um Sauron mas com outro nome na realidade?:blah:
 
é quase um insulto querer comparar a essencia do mal a um humano,
hitler por mais endiabrado era muito frao e histérico, muito mais do que a vaidade e orgulho deificado de sauron.
sauron destrói porque gosta de decadencia, putridão... o hitler queria apenas no seu modo de ver distorcido "melhorar as coisas"
 
.:Varda_Elbereth:. disse:
é quase um insulto querer comparar a essencia do mal a um humano,
hitler por mais endiabrado era muito frao e histérico, muito mais do que a vaidade e orgulho deificado de sauron.
sauron destrói porque gosta de decadencia, putridão... o hitler queria apenas no seu modo de ver distorcido "melhorar as coisas"

O objetivo de Sauron não era destruir, era dominar e controlar, ele queria escravos, seguidores cegamente fiéis, ele queria ser o Senhor da Terra-Média. Nesse ponto entre ele e Hitler não há muita diferença, pois Hilter também desejava poder, seguideres fiéis e o controle. Mas as "coincidências" acabam aqui, Tolkien não criou Sauron baseado em nenhum personagem da nossa história. E lembrando que Sauron, não é o mal em sua essencia, ele já foi bom, mas se "perdeu".
 
ele queria ser o senhor da terra media, mas os seus metodos eram destrutivos... aliás pq a maneira mais facil de dominar seria seguir os antigos governos apossando-se deles, sem precisar ser cruel.
se ele foi bom, realmente foi há tantas eras.. que nem conta mais. (tanto que eu acho que ninguém nasce maaaau assim) e ele gosta de decadencia sim... se nao gostasse seus palacios seriam os mais luxuosos, como os do hitler.
sobreo o domínio de pessoas eu tenho outro ponto de vista tb, afinal nao há nada mais degradante que perder o libre arbítrio, vontade, dignidade e por ai vái. ele quewr degradar qualquer valor social que encontre pela frente.
 
Eriadorion disse:
Só um detalhe: Hitler não queria purificar a raça ariana; a raça ariana já era para ele legitimamente pura. Ele queria eliminar aqueles que não tinham tal origem. Pode ter sido o que você quis dizer, mas deu margem pra outra interpretação. :wink:
Tem razão. Usei as palavras erradas.
 
na verdade, como o sda é uma fábula da luta (eterna) do bem contra o mal, acaba se tornando uma alegoria aplicável a qq história real em que haja uma luta de "mocinhos contra bandidos".
apesar de que eu acho que hitler não foi o único bandido da segunda grande gurra, nem os norte-americanos sejam os grandes mocinhos.... mas isso é outra discussão....
e não, eu não concordo com o que hitler fez, nem sou neonazista....
 
hendulbaniel disse:
na verdade, como o sda é uma fábula da luta (eterna) do bem contra o mal, acaba se tornando uma alegoria aplicável a qq história real em que haja uma luta de "mocinhos contra bandidos".
apesar de que eu acho que hitler não foi o único bandido da segunda grande gurra, nem os norte-americanos sejam os grandes mocinhos.... mas isso é outra discussão....
e não, eu não concordo com o que hitler fez, nem sou neonazista....
Pois é... Não existem mocinhos nem bandidos em guerra nenhuma, só cada um defendendo seus própris interesses...
 
.:Varda_Elbereth:. disse:
ele queria ser o senhor da terra media, mas os seus metodos eram destrutivos... aliás pq a maneira mais facil de dominar seria seguir os antigos governos apossando-se deles, sem precisar ser cruel.
se ele foi bom, realmente foi há tantas eras.. que nem conta mais. (tanto que eu acho que ninguém nasce maaaau assim) e ele gosta de decadencia sim... se nao gostasse seus palacios seriam os mais luxuosos, como os do hitler.
sobreo o domínio de pessoas eu tenho outro ponto de vista tb, afinal nao há nada mais degradante que perder o libre arbítrio, vontade, dignidade e por ai vái. ele quewr degradar qualquer valor social que encontre pela frente.

Mas a idéia dos Anéis de Poder foi justamente dominar sem destruir! Tenho pra mim que a decadência de Mordor representava fisicamente a decadência moral do próprio Sauron (além de ser uma forma bem simples de deixar claro quer era BOM e quem era MAU). Ele sabia que estava sendo mal, sabia que o que queria era errado (tanto que ficou com medo de se entregar ao Valar quando teve chance e após isso desistiu da idéia de tentar "se redimir!").

Ele entrou num idéia de "Bom não vou conseguir voltar atrás mesmo. Então quer saber? Vou chutar o balde!"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo