• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron Bonzinho

Eru disse:
Especulando: não creio ter sido esses citados os únicos momentos de bondade de Sauron. Ele deve ter se sentido muito sozinho e entristecido muitas vezes e pensado em desistir, mas a força de vontade dele era grande, portanto isso não ocorreu. E obviamente, queria honrar o espírito de Melkor (que devia ter chimgado muito :lol: ).

Não seria porque a força de vontade dele era fraca que ele se deixou levar? :?
Não necessariamente, pode ser por causa da propenção dele à se deixar levar pela tentação maligna.

Ou talvez ele tenha conseguido a força de vontade depois de ser corrompido... Mas isso é especulação. E ainda bem que Tolkien deixou elas existirem! :obiggraz:
 
The Man disse:
[...] mas Morgoth era... digamos... menos mau do q Sauron. :wink:

Discordo. Melkor era a encarnação do mau no mundo. Nenhum ser criado poderia ser mais mau do que ele. Seria como achar que existe algum ser mais maléfico do que o Diabo em pessoa.
 
Pois é, Melkor era digamso o "inventor do Mal", todo o mal do mundo veio dele. É meio improvável existir alguém mais maléfico do que ele
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Discordo. Melkor era a encarnação do mau no mundo. Nenhum ser criado poderia ser mais mau do que ele. Seria como achar que existe algum ser mais maléfico do que o Diabo em pessoa.
O que eu quis dizer é o seguinte: Melkor devia... digamos.... tratar melhor seus seguidores, pelo menos os mais fortes, em comparaçao ao tratamento de Sauron.
 
Talvez o próprio Sauron fosse o único que Melkor tratasse com respeito... talvez. Mas isso por Sauron ser quase um semelhante a ele. Agora Sauron, na TE, não tinha nenhum semelhante ao seu redor. Eram todos inferiores a ele.
 
Sobre se Melkor trataria melhor os seus seguidores do que Sauron tratava os dele, eu acho que Melkor trataria pior. Ele queria apenas destruir. Sauron queria comandar, e para isso ele precisava de servos. Melkor não tinha essa intenção, ele queria destruir *tudo*, inclusive os seus próprios servos (uma vez que eles não tivessem mais utilidade para ele nesse intuito de destruir).
 
Swanhild disse:
Sobre se Melkor trataria melhor os seus seguidores do que Sauron tratava os dele, eu acho que Melkor trataria pior. Ele queria apenas destruir. Sauron queria comandar, e para isso ele precisava de servos. Melkor não tinha essa intenção, ele queria destruir *tudo*, inclusive os seus próprios servos (uma vez que eles não tivessem mais utilidade para ele nesse intuito de destruir).

Concordo em gênero, número e grau. :clap: :clap:

Melkor desejava destruir como ferramenta de vingança, ódio e ressentimento. Todas as criaturas que serviam a Sauron direta ou indiretamente na terceira era foram criadas por meio dos labores escarniosos de Melkor. O trabalho de Melkor maculou Valinor, provocou a ruína dos gloriosos reinos dos elfos de Beleriand, com requintes de crueldade tais como os que se abateram sobre Turín, Maedhros e por aí vai... Sauron era, na essência, um fascista. Um tirano, desejoso de criar sua própria ordem doa a quem doer... Na prática seu intento era, conforme foi dito, não o de aniquilação, mas o de dominação. Um desejo que era compartilhado com muitas outras criaturas, que no entanto tinham menores poder e capacidade para tornar seu desejo uma verdade.
 
eh q nem estavamos discutindo no encontro, o sauron temtem uma maldade digamos, confusa. e o melkor eh o mal puro, sem duvidas. tanto que em diversas vezes no sda o sauron ainda demonstra alguns sinais de piedade e sentimentos puros, ja o melkor eh cada vez + cruel.
 
Eu acho que Melkor era primordialmente pior que Sauron. Pois foi Melkor que se rebelou, criou a dissonancia, e trouxe servos p/ si.

Mas tanto Melkor quanto Sauron desejavam poder. Principalmente Melkor, que desejava a Chama Imprecível, que tentou modificar a Música e reinvindicou o reino de Arda. Queria criar o mundo a sua própria vontade, sim, destruindo algumas coisas, mas contruindo (corrompendo) outras. Sauron apenas deu continuidade a isso, é claro que em uma escala muito menor, já que Sauron jamais poderia ameaçar os Valar.

Acho que a impressão de que Sauron é pior que Melkor é porque o SdA constroi o personagem Sauron de uma forma mais clara e detalhada do que o Silmarillion faz com Melkor. Imagine esse ultimo numa narrativa como o Sda? :wink:
 
Kementari disse:
...O sauron tem uma maldade digamos, confusa. e o melkor eh o mal puro, sem duvidas.

A meu ver a "maldade de Sauron" não é confusa. Eu vejo Sauron como um estrategista genial. Ele fixou um objetivo e usou de todos os recursos que possuia para alcança-lo. Ele queria algo e fez de tudo para tentar conseguir, não se importando com o resto do mundo. Isso o transforma numa criatura hedionda e cruel, mas ainda assim um grande estrategista. :obiggraz:

Kementari disse:
Tanto que em diversas vezes no sda o sauron ainda demonstra alguns sinais de piedade e sentimentos puros, ja o melkor eh cada vez + cruel.

Eu não lembro de nenhum sinal de piedade ou sentimentos puros vindos do Sauron no SDA (já faz tempo que eu li...). :? Mas se realmente ele demonstrou tais sinais, eu imagino que foi puro jogo de interesse. :mrgreen:
 
Pearl disse:
Acho que a impressão de que Sauron é pior que Melkor é porque o SdA constroi o personagem Sauron de uma forma mais clara e detalhada do que o Silmarillion faz com Melkor. Imagine esse ultimo numa narrativa como o Sda?
Sim, eu sempre imaginei como seria isso. Por mais bonita que seja a História da Silmarilli, é uma pena que ela seja tão pouco detalhada. Se fosse todo o livro como são os capítulos de Tuor e dos Filhos de Húrin no Contos, seria um livro ainda mais espantoso.

Mas - e agora finalmente o que eu queria dizer - foi o próprio Professor do Cachimbo quem disse que Sauron consegui ser mais terrível do que seu mestre, já que não cometeu os mesmos erros. Não é? :wink:
 
O que faz Sauron um inimigo proporcionalmente mais terrível, a meu ver, não é fato dele ser mais maligno que Melkor. Melkor, na Primeira Era, era bastante instintivo; quer dizer, você poderia, digamos, não prever, mas de certa forma antecipar qual seria a atitude de Melkor frente algum acontecimento.

Com Sauron, isso não acontecia, já que, enquanto Melkor usava seu instinto egoísta, Sauron se utilizava da astúcia. Então, era muito mais difícil ter idéia das intenções reais de Sauron do que de Melkor. Sauron era aquele tipo que sempre, sempre mesmo, tinha uma carta sob a manga; ele tinha a manha de fazer você pensar que tinha vencido, mas estava realmente só te levando a uma derrota maior e muito mais humilhante. Sauron era brilhante. Tanto como estrategista militar, quanto como político.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O que faz Sauron um inimigo proporcionalmente mais terrível, a meu ver, não é fato dele ser mais maligno que Melkor. Melkor, na Primeira Era, era bastante instintivo; quer dizer, você poderia, digamos, não prever, mas de certa forma antecipar qual seria a atitude de Melkor frente algum acontecimento.

Com Sauron, isso não acontecia, já que, enquanto Melkor usava seu instinto egoísta, Sauron se utilizava da astúcia. Então, era muito mais difícil ter idéia das intenções reais de Sauron do que de Melkor. Sauron era aquele tipo que sempre, sempre mesmo, tinha uma carta sob a manga; ele tinha a manha de fazer você pensar que tinha vencido, mas estava realmente só te levando a uma derrota maior e muito mais humilhante. Sauron era brilhante. Tanto como estrategista militar, quanto como político.

Não sei... Melkor também soube ser imprevisível... O que Sauron fez em Numenor saiu de um workshop com o "Melkor redimido" em Valinor, que resultou no que todos sabemos. Sauron era brilhante, não há dúvidas, mas acho que também cometeu erros consideráveis a maneira do seu mestre. Estou quase chegando a conclusão de que a diferença entre Melkor e Sauron é uma questão de escala de poder e obstáculos enfrentados. Os dois eram bichos ruins pra diabo. :lol: E concordo com o argumento da Pearl: Sauron é muito mais detalhadamente descrito que Melkor. Não sabemos com a mesma profundidade de detalhes os atos e a psiquê de Melkor. O Silmarilion é a história de eras e eras, e LOTR se passa em um ano. Além disso, boa parte do Silmarilion já menciona Sauron. Convenhamos, imaginem o que Melkor não fez enquanto vagueou por anos na Terra Média até Oromé vir buscar os eldar? Imagina o que ele não fez durante o tempo do cerco e que não conhecemos. Imagine que ele criou tudo que é bicho ruim que povoou Arda? Faltam detalhes pra confrontar mais efetivamente os dois.
 
Sauron bonzinho?

A resposta é......SIM! Ele ja foi bom!

A resposta está em uma frase de Gandalf durante o livro A Sociedade do Anel em que ele diz que nada é mal no inicio:

-....nem mesmo Sauron...

Dizia ele.
 
O Mago disse:
Sauron bonzinho?

A resposta é......SIM! Ele ja foi bom!

A resposta está em uma frase de Gandalf durante o livro A Sociedade do Anel em que ele diz que nada é mal no inicio:

-....nem mesmo Sauron...

Dizia ele.

E nem mesmo Melkor. :D
 
Eru disse:
O Mago disse:
Sauron bonzinho?

A resposta é......SIM! Ele ja foi bom!

A resposta está em uma frase de Gandalf durante o livro A Sociedade do Anel em que ele diz que nada é mal no inicio:

-....nem mesmo Sauron...

Dizia ele.

E nem mesmo Melkor. :D

Exatamente! Acho que isso encerra toda a discussão deste topico. :clap:
 
O Mago disse:
Exatamente! Acho que isso encerra toda a discussão deste topico.
Ainda nao. :mrgreen:

Fëaruin disse:
Sauron era aquele tipo que sempre, sempre mesmo, tinha uma carta sob a manga; ele tinha a manha de fazer você pensar que tinha vencido, mas estava realmente só te levando a uma derrota maior e muito mais humilhante. Sauron era brilhante. Tanto como estrategista militar, quanto como político.
Se ele fosse tao brilhante assim, teria vencido a Guerra do Anel. Ele imaginou q seus inimigos teriam uma mente semelhante a dele, ou seja: q eles tentariam usar o anel. Eu axo q isso foi influnciado mto mais por sua maldade, enquanto Morgoth tentava pensar com um elfo qdo arquitetava seus planos.
 
The Man disse:
O Mago disse:
Exatamente! Acho que isso encerra toda a discussão deste topico.
Ainda nao. :mrgreen:

Fëaruin disse:
Sauron era aquele tipo que sempre, sempre mesmo, tinha uma carta sob a manga; ele tinha a manha de fazer você pensar que tinha vencido, mas estava realmente só te levando a uma derrota maior e muito mais humilhante. Sauron era brilhante. Tanto como estrategista militar, quanto como político.
Se ele fosse tao brilhante assim, teria vencido a Guerra do Anel. Ele imaginou q seus inimigos teriam uma mente semelhante a dele, ou seja: q eles tentariam usar o anel. Eu axo q isso foi influnciado mto mais por sua maldade, enquanto Morgoth tentava pensar com um elfo qdo arquitetava seus planos.


Mas The man, a pergunta não era se Sauron era mal na Guerra do anel e sim se ele ja foi mal.

Durante a Guerra do anel ele ja era super Maligno
 
The Man disse:
Se ele fosse tao brilhante assim, teria vencido a Guerra do Anel. Ele imaginou q seus inimigos teriam uma mente semelhante a dele, ou seja: q eles tentariam usar o anel. Eu axo q isso foi influnciado mto mais por sua maldade, enquanto Morgoth tentava pensar com um elfo qdo arquitetava seus planos.

O que foi essencial para a derrota de Sauron na guerra foi o chamado "Fator Hobbit". Não se sabe se ele conhecia ou tinha consciência da existência de tal raça e de suas capacidades. Com certeza, se não existisse a raça dos hobbits, muito provavelmente Sauron teria vencido a guerra ou no mínimo o Anel teria sobrevivido.
Sauron tinha total conhecimento das vontades de elfos, homens e anões. Sabia de suas fraquezas e de seus desejos, por isso promoveu a construção de anéis tão perfeitos para cada raça. Só que ele não sabia ou não poderia imaginar a existência dos hobbits e muito menos a sua capacidade de resistir ao mal ou à dominação, sua vontade de liberdade.
Então, Sauron foi brilhante sim, em muitos aspectos, e falhou profundamente em muitos outros tb, mas o acaso simplesmente não estava do seu lado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo