• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sauron Bonzinho

Sméagol, ou Gollum, é um personagem que mais desperta pena do que raiva. Vítima da própria miséria, um fraco, só, condenado pelo anel que encontrou por obra do acaso. É possível ver em Gollum, por trás de atitudes abomináveis, um resquício de bondade, humanidade.

Mas uma coisa que realmente me intriga é Sauron e a sua malignitude. Em alguns trechos do Silmarilion afirma-se que Sauron só não foi pior e pior antes por estar na condição de servo do outro (Morgoth) até o fim da I Era, enquanto em outro, quando do fim da Guerra da Ira, cogita-se até um arrependimento sincero da sua parte, só superado pelo medo e vergonha de pedir perdão diante dos Valar.

A questão é: Há ou houve algo de bom em Sauron em algum momento? :o?: :o?:
 
Acho que houve algo de bom em Sauron, antes de ele ser corrompido por Melkor. Mas a semente da maldade já estava plantada nele desde a sua criação, pois senão acho que ele não teria passado para o lado de Melkor.
 
Sauron era um Maia de Aulë, ele era bom sim.
Até Melkor era bom no início de tudo. Sauron passou para o lado de Melkor por ser parecido com ele, ter idéia parecidas, e deixar-se corromper. Não porque ele era mau desde o princípio.
 
Justamente o Eonwë esqueceu de dizer aqui que Sauron quase se arrependeu ao final da Primeira Era. Só permaneceu com o legado do seu Senhor por ser orgulhoso demais para se desculpar perante os Valar.

Depois de ver o que podiam os Poderes em fúria, qualquer um pensaria duas vezes, realmente.
 
Sauron bonzinho?
Seria até interessante se ele realmente tivesse se arrependido
 
É o tipo de coisa que eu gosto de imaginar, asism como Maglor andando, ou o Gandalf passeando por lugares antigos do Norte da TM, o Aragorn em Rohan, Gondor e no Sul, Finrod de volta...

Mas Sauron conseguiu ser mais terrível que Morgoth, mais eficiente. Temos que reconhecer que os inimigos eram menos poderosos, e ele tinha a experiência das atitudes e erros de seu mestre, mas não podemos tirar o mérito dele.

Na TE ele era apenas uma existência sombria e cheia de ódio. Realmente bem "Dark Lord".
 
Eu tb acho que Sauron foi mais terrível, ou no mínimo muito mais eficiente, que Morgoth. Se não fosse o acaso, ele teria dominado o mundo sem nem precisar entrar em guerra com ninguém.
Agora ao contrário de Morgoth, Sauron, apesar de estar envenenado e corrompido pelo mal original, ainda portava aquela semente de bondade que originalmente veio ao mundo com ele. E se os Valar tivessem sido mais benevolentes com ele, eu acho que provavelmente ele teria sido reconvertido. Assim como Gollum com Sam e Frodo. Se não fosse a anta do Sam o Sméagol poderia ter sido reconvertido.
 
Se, então, Melkor a princípio não era mal, o mau seria então uma atribuição imanente, algo que sempre houve? Já pensaram na Ungoliant? Ela não é ainur mas já estava lá desde antes da Eä, fora das fronteiras do mundo, com sua fome implacável...

É possível que a princípio Sauron fosse bom, mas é estranho imaginar, com o fim da primeira era, o que motivou o mesmo a, passado um tempo, voltar a confrontar os poderes que sabia serem mais fortes do que ele era capaz de suportar... (vide Numenor).

Porque quando leio sobre Sauron, seja no Silmarilion ou em LoTR, ele não me parece vacilante quanto a ser mau em momento algum, exceto na passagem do arrependimento que citei logo no primeiro post.
 
Eru disse:
Se, então, Melkor a princípio não era mal, o mau seria então uma atribuição imanente, algo que sempre houve? Já pensaram na Ungoliant? Ela não é ainur mas já estava lá desde antes da Eä, fora das fronteiras do mundo, com sua fome implacável...

Não porque o Mal surgiu em Melkor.
Ungoliant não é Ainu? Tem certeza? Ninguém sabe direito o que ela é, mas é perfeitamente possível acreditar que ela seja uma Ainu que assumiu uma forma aracnídea.

Eru disse:
É possível que a princípio Sauron fosse bom, mas é estranho imaginar, com o fim da primeira era, o que motivou o mesmo a, passado um tempo, voltar a confrontar os poderes que sabia serem mais fortes do que ele era capaz de suportar... (vide Numenor).

O Silmarillion diz que Sauron não agira com falsidade perante Eönwë, dizendo que estava realmente arrependido. Mas pela vergonha e pelo medo, fugiu e não voltou para Aman, e então, depois de um tempo, acabou "caindo na sombra" novamente.
 
É verdade que o Mal surgiu em Melkor. Mas eu acredito que os Maiar que passaram para o seu lado já deviam ter uma propensão à maldade, desde que surgiram. É a única explicação para eles teram traído Eru.
 
Pára aí!!!Pára aí!!!Pára aí!!!

Ninguém vai vir com essa conversa de que o Melkor era mau, porque maldade naum tem cm ser julgada, ele soh keria o bem pra ele, ele keria ser o rei, mas os otros perdedores naum keriam. Soh pq ele era diferente naum eh motivo pra dizer q ele era mau, e os bons mataram um monte de orcs tb, ele soh keria ter seu reino mas os elfos sairam de onde eles deviam estar e invadiram o reino de melkor e ELE eh entitulado de o Mais Malvado, que negocio eh esse. E pq os valar retardados naum kiseram entitular ele o rei ao inves do frouxo do manwë, melkor era mais forte mais inteligente, mais esperto e menos frouxo, soh depois q ele ficou um pouco covardão, fora isso ele era um rei perfeito.

e sauron era um bem feitor comparado ao melkor, ele soh teve a sorte de pegar gente mais fraca e de que os valar naum tavam nem ai pro q ele fazia

o melkor rulez!!!!!! ele q era o bom
 
Melkor não queria nada no mundo a não ser a desgraça, ruína e destruição dos Filhos de Iluvatar. Quando ele percebeu que não poderia criar vida do mesmo jeito que Eru criava, ele resolveu deturpar tudo que foi criado. Era essa a motivação de Melkor. Pura e simples pirraça!
Já a motivação de Sauron era trazer a ordem e progresso ao mundo, sob seu espectro e controle.
 
Sauron queria trazer ordem ao mundo, ele qndo viu q o mundo ficou destruido depois da guerra da ira pretendia trazer a ordem de volta, mas o jeito q ele encontrou pra fazer isso foi colocar todos os povos sob seu controle, qndo naum conseguiu isso, soh de sacanagem, saiu destruindo tudo.
Sauron tinha boas intenções mas os fins naum justificam os meios.
 
Eu considero Sauron mais eficiente do q Morgoth. Mas ele com certeza era "mais mau" do q o mestre. Um fato q marca isso é o seguinte: qdo Ungoliant tá quase matando Melkor, os balrogs dele vem e salvam o mestre, pois eles devem achar q valia a pena seguir Melkor.
Agora, imagine q Sauron tivesse um corpo fisico na 3ª era e estivesse sendo atacado por um monstro semelhante (nao sei se Laracna seria mais forte q ele). Vcs acham q algum orc ia mover uma palha de vontade propria pra salvar o mestre? Claro q nao! Eles tvz ateh ajudassem a acabar com a raça dele!! :twisted:
 
É, mas uma coisa eh vc ser um balrog fodaum no exercito de Morgoth, outra coisa eh vc ser um orc qquer, um orc tbem naum faria nada pra salvar Morgoth, mas os nazgûl salvariam Sauron de uma enrascada.
 
Riff disse:
... mas os nazgûl salvariam Sauron de uma enrascada.
Com certeza pq eles eram dominados por Sauron graças ao Um Anel. Mas e se eles fossem livres pra escolher? Ainda acho q salvariam Sauron...
Qto aos Balrogs, claro q tb conta o fato deles serem mto fortes, mas Morgoth era... digamos... menos mau do q Sauron. :wink:
 
Melkor naum precisava de ajuda quando a Ungoliant atacou ele, ele deve ter gritado de susto sei lá, por qual motivo a criatura mais poderosa de toda a existência iria ter medo de um inferior. Os balrogs vieram correndo ajudar ele pq se não ajudassem e depois o Melkor achasse eles quem iria estar fodidos seriam os balrogs. Sauron nunca precisaria de ajuda na época que vivia e Melkor muito menos (a não ser depois quando ficou mais fraco por criar seus exércitos).
 
Mas depois q Melkor se corrompeu demais, ele perdeu mta força, e creio q ja nao fosse o ser mais poderoso de Ea.

Më£Kö® disse:
Sauron nunca precisaria de ajuda na época que vivia e Melkor muito menos (a não ser depois quando ficou mais fraco por criar seus exércitos).
Eu sei disso. Mas SE precisasse, certamente nao poderia contar com seus servos, pelo menos de livre vontade deles.
 
Sauron foi maia de Aulë, sim ele foi bom. O mau surgiu através de Melkor, mas Sauron (até onde li que foi SdA, Silma e Hob) já devia apresentar uma propenção à ceder à tentação apresentada por Melkor.

Ele era um ser mal já no fim da P.E., na S.E. ele continuou assim como na T.E. quando foi sua queda. Porém, ele quase se arrependeu em certos momentos, e isso foi por ter sido maia de alguém tão bom e poderoso quando Aulë.

Especulando: não creio ter sido esses citados os únicos momentos de bondade de Sauron. Ele deve ter se sentido muito sozinho e entristecido muitas vezes e pensado em desistir, mas a força de vontade dele era grande, portanto isso não ocorreu. E obviamente, queria honrar o espírito de Melkor (que devia ter chimgado muito :lol: ).

Enfim, a última parte eu especulei, e se tiver muito erro é pq to com muito sono, malz ae... :tsc: :obiggraz:
 
Especulando: não creio ter sido esses citados os únicos momentos de bondade de Sauron. Ele deve ter se sentido muito sozinho e entristecido muitas vezes e pensado em desistir, mas a força de vontade dele era grande, portanto isso não ocorreu. E obviamente, queria honrar o espírito de Melkor (que devia ter chimgado muito :lol: ).

Não seria porque a força de vontade dele era fraca que ele se deixou levar? :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo