1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Sabemos que assim que chegou à Terra-Media, Gandalf recebeu, de Círdan dos Portos, Narya, o vermelho. Círdan adivinhara nele o espírito mais elevado e mais sábio.
    E disse Círdan:
    Gandalf manteve Narya em completo segredo. No entanto Saruman, hábil em descobrir todos os segredos, descobriu, depois de algum tempo, o segredo sobre o presente que Gandalf recebera, e o invejou. E isso teria sido o pontapé inicial da má vontade que Saruman sentia contra o Cinzento (Contos Inacabados).

    Por que Saruman tendo conhecimento do Anel na posse de Gandalf não tentou tomá-lo para si?
    Será que ele acreditava que o Anel não tinha serventia para seus planos?
    E será que revelar o segredo de Gandalf para Sauron seria uma péssima estratégia?

    Espero sua contribuição!
     
    Última edição: 26 Set 2008
  2. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Eu acredito que o objetivo de Saruman era ter o maior poder em suas mãos, ou seja, o próprio Um.
    Tirar Narya de Gandalf, seria demonstrar que Saruman não estava do mesmo lado que o Cinzento, o que, estrategicamente, não seria interessante. Para Saruman, era mais fácil e mais vantajoso continuar fingindo estar do lado do bem enquanto estava, na realidade, se preparando para tomar o poder para si ou, pelo menos, para tentar assim fazer.
     
  3. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Mas após Saruman ter revelado seus planos não faria diferença nenhuma se passar por bonzinho. Minhas perguntas se referem a esse momento, após ele já ter revelado seus planos.
    Desculpe o problema na comunicação.
     
  4. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Acredito que Saruman tinha até um pouco de medo de Gandalf. Ele era o maior dos Istari, mas Olórin ainda era perigoso. Quem sabe dizer o vencedor de um duelo entre os dois? E talvez Gandalf não estivesse com Narya, ou tivesse escondido ele.
     
  5. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Questão interessante....
    Talvez Saruman estivesse tão obcecado pelo Um Anel, que ter ou não Narya não faria diferença.
    Também concordo com o Luis_Rohirrim, Saruman podia estar meio que agindo com cuidado em relação a Gandalf, ele podia até ter inveja do Cinzento, mas era uma boa estratégia agir com cautela.
     
  6. Daewen

    Daewen Elener

    Acho que além de ser mais prático e estratégico para Saruman tentar recuperar o Um anel [que ele sabia estar no poder de Frodo], do que tentar pegar qualquer um dos anéis elficos, já que com isso teria que enfrentar portadores muito mais poderosos.
    Além disso a relação de Sauron e Saruman através da Palantir, deve ter incutido no mago a necessidade urgente e primordial de recuperar o Um antes de tudo. Daí o interesse dele de encontrar os hobbits, ao ponto de mandar seus uruks atrás dos mesmos.
    Ele até pode ter invejado Gandalf, mas sabia que era inocência menosprezá-lo num confronto direto, então optou pelo caminho digamos mais 'fácil'.
     
  7. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Apesar de todo o poder que Saruman possuía, nenhum ser poderia tirar um Anel de Poder do seu dono. Os anéis eram dotados de um poder muito forte, mesmo não sendo o Um Anel. Saruman sabia que jamais poderia domar um artefato de tamanho poder, por isso sempre enxergou a Mithrandir como um inimigo em potencial, mas estava tão louco de ambição que considerou Gandalf como um Istari que não era digno de sua atenção - seu envolvimento com o COndado era visto com lastimosidade irônica por Saruman.
     
  8. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Pode ser que ele tivesse intenção de tomar Narya, mas seu tempo pode ter ficado curto, já que não esperava que Gandalf fugisse do pináculo de Orthanc. Logo que Sauron soube da captura do Cinzento, enviou O Rei Bruxo para Isengard, possivelmente para tomar Narya de Gandalf se o achasse, mas existem duas versões sobre a chegada dos Nazgûl a orthanc, na primeira eles chegaram dois dias após a fulga de Gandalf e Saruman os ludibriu com sua voz afirmando que nada sabia sobre O Um, mas que Gandalf sim e que deviam procurá-lo, os Nazgûl assim fê-lo, todavia toparam com Grima que revelou que Saruman escondeu seus conhecimentos do condado deles. Já no outro relato quando os nove chegaram, Saruman não sabia da fulga de Gandalf, e quando soube simplesmente disse aos espectros a localização do condado. Talvez Saruman não tenha tomado o anel esperando ainda que Gandalf se aliasse a ele e que pudessem confrontar os espectros nesse encontro, talvez não mais o desejasse e apenas o enviaria para Sauron, talvez ainda tivesse desejo de tomá-lo mas por ter demorado muito Gandalf fugiu, são várias hipóteses :D
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    O pior de tudo é que não tem muita explicação. Saruman tinha tudo pra pegar o Anel, quando conseguir aprisionar Gandalf. Ele sabia do Anel e mesmo que não o considerasse útil pelo menos tiraria uma arma do inimigo. Ficou uma pontinha solta mesmo

    Pergunta D7 do FAQ:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Gostei das formulações.

    O primeiro ponto:
    É possivel, mas improvável, devido ao segundo ponto.

    O segundo ponto:
    Particularmente pensei nisso quando abri o tópico. Ainda assim não explica o porque de Saruman não tirar a arma do inimigo (como o Deriel questionou), pois sabia que Gandalf o usava para fomentar nos homens e elfos a vontade de resistir a Sauron, e muito provavelmente usaria contra Saruman também. É possível também que Saruman não tivesse a compreensão real dos usos de Narya, fazendo-o acreditar que não tinha serventia alguma, nem mesmo nas mãos de um aliado.

    Terceiro ponto:
    Não acho essa explicação muito aceitável, pois se algo assim tivesse realmente ocorrido acredito que Gandalf contaria ao Conselho (pelo menos exclusivamente para Elrond), pois significa a possibilidade de Saruman, como um "aliado" de Sauron, e dependendo de uma possível mudaça estratégica por parte do mago, poderia compartilhar tal segredo com aquele que desejava ter a posse dos Anéis élficos.
    Isso resultaria também, ao meu ver, na escolha de um novo portador para Narya, pois acredito que nem Elrond, e muito menos Gandalf, sabendo do perigo que estariam sofrendo, não desejariam ver esse anel na posse de Saruon.

    De qualquer forma gostei das explicações. Ficaram muito boas.
     
    Última edição: 29 Set 2008
  11. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem, Nolyon orgulho NOTA 10!, vou opinar apesar de estar um pouco enferrujado.

    Eu concordo com muitos e discordo de outros, primeiramente, Gandalf não conseguiria mesmo se ele quizesse esconder por muito tempo o anel de Saruman, afinal Saruman é o descobridor de todos os segredos, mas o que eu tenho uma maior certeza, é que Saruman, não sabia das demais prpriedades dos anéis élficos a não ser o de manter as coisas como estão, ele não teve acesso a informações mais preciosas acerca deles. pelo que sei, Sarumn sabia mais do um anel do que dos anéis elficos, ele teve acesso ao acervo de gondor e lá se concentrou muitos anos de sua vida estudando forjas de anéis com base no um e sobre ele descobriu muito a ponto de achar que poderia controlá, caso tomasse posse dele, é nesse ponto que eu opino, Saruman não queria o controle do Narya, pois achava que não servia de nada em termos militares, nãs sabia de todas as suas prioridades, mas sabia que o um poderia controlar os demais, e talvez de posse com o um ele controlaria inclusive o narya. E achava que o narya teria serventia como se fosse um reforço ao um anel, então aprisionou Gandalf esperando que ele decidisse mudar de idéia, como ele mesmo falou "Aprender sabedoria", e quando se deu conta, Gandalf já tinha escapado e os 9 se dirigiram até Orthanc, lá ele revelou qu Gandaf tinha conseguido escapar e que estava nas proximidades, nesse ponto a intenção era desviar a atenção dos Nazguls para voltar a sua busca pelo um enquanto estes brincavam de pega pega com Gandalf. Ou seja

    Saruman não teve tempo de obter o narya, mas não se preocupou muito tendo em vista caso obtivesse o um automaticamente obteria o controle do narya.
     
  12. Vitor Henrique

    Vitor Henrique Usuário

    Bem, Sauron tentava a todo custo descobrir a localização dos Aneis Élficos, não ?

    Talvez Saruman acreditasse naum ter o poder para esconder Narya por muito tempo, por estar em contato direto com Sauron através do palantiri e também em contato com os nasgul.
    Talvez esconder os Aneis Élficos seria uma técnica que só pudesse ser ensinada somente pelos possuidores originais dos aneis.

    Se Sauron soubesse que Saruman estava em posse de algum Anel Élfico imediatamente este iria exigi-lo, e entrar em confronto direto com o aliado que pretendia trair em uma hora mais adequada naum estava nos palnos de Saruman.

    É isso, creio que ele não tomou o anel de Gandalf porque naum poderia esconde-lo que o fez de Sauron.
     

Compartilhar