1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Saruman e Gríma

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nerwen, 6 Jul 2004.

  1. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Gríma, conhecido como Lingua de cobra nem sempre foi o sujeitinho nojento e traiçoeiro que conhecemos nas duas torres. É dito que foi um bom conselheiro de Théoden... Aqui vai minha pergunta, aberta à teorias :mrgreen: : Qual a ligação entre Gríma e Saruman? Como o mago "seduzio" o homem? Com promessas do amor de Éowyn?
    Orthanc não ficava distante de Rohan, mas será que ninguém percebeu que os dois se encontravam constantemente? E quanto as mudanças no rei e no próprio Gríma?
     
  2. Bagrong

    Bagrong RaG

    Saruman tinha um palantir...sei lah,as vezes ajuda....e ele corrompeu Grima como corrompeu muitos outros,prometeu o que a pessoa qeria....muitos notaram a mudança no rei mas quando o própio éomer,sobrinho do rei,disse algo sobre essas mudanças ele foi enxotado do reino....ninguém tinha coragem de ir contra Grima pois ele tinha o total apoio do rei,que estava sobre o dominio de saruman
     
  3. Rúmil

    Rúmil Usuário

    Acho que o Palantír não teve nada a ver com a sedução de Gríma, pois os Rohirim nunca tiveram um Palantír em mãos...
    Saruman deve ter feito propostas ao Gríma... Propostas sobre riquezas, poder e, quem sabe, com isso ele conseguisse Éowyn para si. Mas, que eu me lembre, não existe nada escrito sobre como Gríma se juntou à Saruman (mas posso estar enganado).

    Ai ai, preciso reler O Senhor dos Anéis URGENTEMENTE! :(
     
  4. Bagrong

    Bagrong RaG

    É...foi só uma hipótese...eu tb não lembro muito bem...hehehe...tb preciso ler...
     
  5. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Saruman

    Um fator que deve ter ajudado de ter sido a Voz de Saruman. Lembrem o estrago que ele provocou, quando Gandalf, e os outros foram à Isengard nas Duas Torres.
     
  6. Mith

    Mith This server is too busy!

    Re: Saruman

    Não é preciso ter um Palantir em mãos para receber as ordens de Saruman, basta ter alguém a seu comando: o próprio Gríma Língua-de-Cobra.
    E os dois tem ligação sim.
    Quando Grima é expulso de Edoras, ele foge à cavalo, e vai até Orthanc, ao encontro de Saruman. Ele até passa pelos Ents escondidos.
    E também quando ele joga o Palantir do alto de Orthanc, quando está ao lado de Saruman. A pedra até rola na escada e Pippin a pega. Se não me engano isso é no capítulo "A Voz de Saruman". :wink:
    Não entendi. :|
     
  7. A Voz de Saruman chegou até a enfeitiçar Barbarvore...de certa forma...e tentou seduzir Gandalf e os outros quando eles chegaram a Isengard (AdT).

    Com certeza Saruman usou de suas promessas para trazer Grima para seu lado.

    ate mais...
     
  8. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    Concordo com Elessar. Deve ter sido a voz e as promessas de Saruman que submeteram Grima ao seu domínio. Quanto ao Palantir, não havia um em Rohan, por isso os encontros entre Grima e Saruman. Agora, uma dúvida, como o Grima adquiriu aquela língua? Era natural dele ou foi adquirida devido à dominação de Saruman ou ele é de alguma espécie diferente?
     
  9. MoonWitch

    MoonWitch Usuário

    Ele realmente tem língua de cobra?! 8O
    Eu pensava que era uma forma de expressão... :|
     
  10. Eönwë Ð

    Eönwë Ð Arauto de Manwë

    Re: Saruman

    O que eu quis dizer está explicado no post do ..:Elessar, Rei de Gondor. Saruman, usando o "poder" de sua Voz, conseguiu convencer Gríma. Isso, junto ao fato das promessas que Saruman fez a Gríma, deve ter tornado a coisa bem fácil para Saruman.
     
  11. pelego

    pelego Usuário

    Sim, ele era muito hábil com as palavras. Aliás, não só ele.
    Muitas vezes conseguia penetrar nas mentes, e ali por o q kizer, como fez com o Rei Theóden.
     
  12. Bagrong

    Bagrong RaG

    Mas ele não penetrou namente do rei só com as palavras...para isso ele usou o Palantir.....só Gandalf conseguiu tirar ele de lá,era magia,quando ele usa as palavras,com muita força,pode-se resistir.....
     
  13. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    Não, acho q palavras ele usou com grima. No rei, foram as palavras de grima e a magia de Saruman. O palantir, num acho q tenha a ver não. Quem souber com mais firmeza, por favor, esclareça.
     
  14. Metz

    Metz ...

    Ele provavelmente iludiu o Grima com promessas de poder, dinheiro, etc. O Sarumam tinha um poder tão grande da oratória que nem prescisava usar algum feitiço.

    E é. :?

    Como el usou o Palantir pra penetrar na mente do Theoden ou do Grima. O palantir é um ferramenta de cominicação entre um palantir e outro, se o Theoden não tinha um como ele ia usar ele pra corromper o outro?
    Vc deve estar trocando com o caso do Sauron com o Denethor, porque dessa vez o sauron consegui penetrar na mente do Denethor por meio do Palantir porque os dois tinham um.
     
  15. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Uma coisa curiosa: para o português de Portugal, Grima é Língua de Verme e não Língua de Cobra, exactamente a tradução do inglês: Wormtongue... :wink:
     
  16. Nerwen

    Nerwen Usuário

    A tradução da Martin Fontes já deu o que falar... além da tradução incorreta, já foram encontrados trechos omitidos nesta edição. :?
    De verme para cobra há uma grande diferença...

    Mas voltando ao tópico, realmente o uso do palantír para influenciar Rohan pode ser descartado, esta artefato foi criado por Fëanor e só respondia outra pedra.
    O que me intriga é o fato de ninguém ter desconfiado de Saruman antes. Seu plano de "dominar" Théoden já estava em ação através de Gríma há um tempo considerável... o mago devia se encontrar com ele constantemente, será que ninguém percebeu algo estranho? E como Gríma pôde enganar o rei daquela maneira? Só com mentiras? Théoden era forte e honrado... e vale a pena lembrar que, apesar de Saruman usar um feitiço na voz, homens como Éomer, Théoden e Aragorn não se deixaram enganar quando o mago é exilado em Orthanc, e justamente quando usou de todo seu potencial para enganá-los...
     
  17. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Eu tenho dúvidas se Gríma era um Rohirrim. Não acho que fosse, ele destoava totalmente das descrições dos filhos de Eorl.

    Acho que Gríma ja estava impregnado com a magia da voz de Saruman; Gandalf fala sobre isso do AdT (uma frase do tipo "Gríma era um discípulo de Saruman").
    Aprendendo dessa "magia", ele poderia enfeitiçar o rei Théoden. O filme, como sempre, viajou um pouco na situação do Théoden...
    Acho que Gríma tinha plantado uma espécie de "semente" em Rohan que Saruman controlava de Isengard :o?:
     
  18. Proview

    Proview Go

    Realmente... Mas eu acho que ficou bom... Pois a intenção nesse caso era para mostrar algo como "mentiroso" e aqui no Brasil a cobra é o animal considerado enganador, falso.
    Então eu gostei de Lingua de Cobra.

    Eu também acho que o palantir não teve nada a ver coma questão de Saruman, Rohan e Lingua de Cobra.
    Mas vale lembrar que na pág 372 do Silmarillion, tem falando que aqueles que possuiam muita força de vontade poderiam direcionar o seu olhar (através do palantír claro) para qualquer lugar.
     
  19. Bagrong

    Bagrong RaG

    Aragorn e os outros estavam previnidos contra Saruman,eles sabiam que ele era mal,afinal de contas ele só se revelou mal quando tentou prender Gandalf,e nessa ora o rei já estava dominado...ele foi dominado por um Saruman "bom",ele não se preveniu contra o mago branco por ele não ter admitido sua maldade ainda.
     
  20. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Gríma, filho de Gálmod... estou sem meu livro agora, mas se bem me lembro é dito que Gríma fora um sábio conselheiro do rei, confiável... quanto à sua origem não sei se é citada, mas por ter conquistado essa confiança, provavelmente um rohirrim mesmo.

    Os rohirrim eram bem céticos e desconfiados, tinham lendas assustadoras da Galadriel, será que Saruman tinha toda essa influência mesmo sobre homens como os cavaleiros?
     

Compartilhar