• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam, o verdadeiro herói?

Então temos uma questão igualada.Mas mesmo assim, minha opinião não foi mudada - mesmo não sendo o objetivo do tópico.Acredito no Sam, e acho que ele continua sendo um grande herói, que desempenhou uma importância tão extrema e relevante, que se torna mais do que Frodo.Tudo bem que ele carregou o Anel, mas isso não é muito heróico - Putz! É óbvio que foi.Mas Sam fez muitas outras coisas do que carregar o anel - que era vicioso.E Frodo fez outras coisas também!
 
Verdadeiro herói???:think:

Atos heróicos vários tiveram, propositais (muitos dos atos de Sam), e nem tão propositais (Sméagol...), então não há como dizer quem é O verdadeiro, ou o principal, o mais heróico, pois sozinho nenhum deles teria sido capaz de destruir o anel por incapacidade própria.

Bem...para nossa felicidade SdA não tem uma história tão linear e com personagens tão planos assim, pra se encaixar em classificações tão rígidas...:hanhan:
 
Concordo com você, é uma história complexa demais para se fazer classificações de heroísmo, mesmo porque esse é um termo bem relativo...
 
Relativo e subjetivo, mes chéris...

Relativo, pois depende do referencial, herói pra quem?, herói dos orcs?, herói em qual objetivo?, totalmente relativo

E subjetivo, pois qualquer definição seria vaga ou incompleta, e além, chegando até a ser pessoal...
 
Também não acredito que a história tenha um único herói.
É da natureza do ser humano pegar alguém para idealizar, para colocar em um pedestal como o responsável por uma revolução, etc, etc, pois queremos um mundo com heróis, quando na verdade o mundo não é assim.
Todos tiveream momentos de força, momentos de fraqueza e até momentos de inutilidade. É verdade que Sam teve diversos atos heróicos? Sim, mas não podemos nos esquecer que carregar o anel foi um fardo dificílimo para Frodo. Talvez nem o próprio Sam conseguisse. Mas também Merry e Pippin foram heróis ao conseguir fazer com que os Entes aderissem à luta. Da mesma forma que Aragorn foi um herói.
Eu acho que na jornada existiram vários participantes, talvez alguns até mais importantes do que outros, mas não existe nenhum herói senão o conjunto todo.
 
Concordo.

É complicado e infrutífero buscar enaltecer esse ou aquele personagem, baseado em determinadas situações em que estes se viram e na forma como a enfrentaram. Frodo resistiu ao anel por muito tempo, Sam o ajudou. Mas ambos se encontraram em situações diferentes, que desembocaram nas respectivas ações praticadas por cada um. E se invertêssemos? E se Sam fosse o Portador do Anel desde o início e Frodo o seu "fiel escudeiro"? Quem poderia dizer como seria? Talvez esse tópico se chamasse "Frodo, o verdadeiro herói?"
O problema é que cada leitor possui um perfil diferente de leitor, e portanto se envolve mais ou menos com esta ou com aquela personagem, a partir do que busca enaltecê-los: "Fulano foi o mais corajoso. Matou siclano naquelas condições."
É intrinsecamente subjetivo e relativo, como os colegas muito bem colocaram.
 
Não estou dizendo que o Sam não foi um heroi mais acho que não foi o maior heroi que teve.
Pois Frodo deve que alguentar o poder do anel sobre seu peito,um bom motivo por frodo ser um dos grandes herois foi o fato de Bilbo ter o levado e ficado um pouco estranho com o poder do anel.
 
Não estou dizendo que o Sam não foi um heroi mais acho que não foi o maior heroi que teve.
Pois Frodo deve que alguentar o poder do anel sobre seu peito,um bom motivo por frodo ser um dos grandes herois foi o fato de Bilbo ter o levado e ficado um pouco estranho com o poder do anel.

Nets, é bom ver novatos postando por aqui, novo em idade e em registro =D!
Entendo o que quer dizer, e não tiro sua razão, apenas o que lhe digo é que sua opnião é essa pois você está partindo de um referencial, se olhar por outro angulo, as coisas mudam e Sam pode ser mais heróico do que o Frodo, por exemplo considerando que se o Sam não tivesse pegado o anel do Frodo quando este parecia morto pela Laracna, não se pode afirmar que O anel seria destruído, assim como se o Sméagol não tivesse arrancado o dedo do Frodo quem poderá dizer que de herói ele não tivesse passado a ser mais um vilão?!
 
Bom, eu já disse o que queria dizer, e digo também: Os dois são um herói em conjunto, as duas metades de um grande feito heróico, que, unido a outros por toda a Terra-média, permitiu a queda de Sauron e a destruição do Anel.
 
Bem, só uma nova visão pra esse debate.
Herói é o que recebe os créditos da aventura, correto? Então leiam o silmarillione vejam quem é o heroi, sam nem é nomeado.
E ele foi sozinho com seu empregado...
 
Depende.Como foi dito, depende como você enxerga um herói, e o diferente estereótipo que têm sobre eles, seu modo de agir e sua definição em si.Eu, particularmente, creio na visão de que um herói é alguém que faz algo pelos outros, sem reconhecimento; para o bem, para o frutífero e para preservar o elemento bom que reina no cotidiano.Faz, consequentemente, uma varrida no mal, no pó, em Sauron; e deixa os povos da Terra Média perdurarem e habitarem esta terra sem agora um mal definitivo.Não creio que ganhe créditos; pois se fosse, não seria realmente um herói.Acho que ele deveria fazer pelo intuito de que seria bom para a terra, seria honroso e digno de um habitante daquelas terras, agora distante - mas não creio que eles se importassem com os créditos, se iriam ser parabenizados ou não.Assim como Sheakespeare disse, são poucos os que se movem, os que se importam!
 
concordo com vc Thantalas, mas o que nao aguento e ver um endeusamento do Sam (que adoro, por falar nisso).
a tarefa de Sam, comparada com a do Frodo foi muito mais simples. ele cuidava e protegia o Frodo, e sem ele o Frodo nao chegaria ao fim de sua missão, porem a verdadeira demanda era a luta interna entre Frodo e o anel, e isso, no filme nem foi mostrado, e as pessoas nao reparam muito, por ser interna e nao chamar a atenção, dizem frodo frouxo e coisas assim.
a unica vez que Sam colocou o anel, não sucumbiu por se conhecer e amar o Frodo, mas dá pra avaliar como estava para o Frodo, a luta continua e sem treguas que travava com o poder do anel....
 
concordo com vc Thantalas, mas o que nao aguento e ver um endeusamento do Sam (que adoro, por falar nisso).
a tarefa de Sam, comparada com a do Frodo foi muito mais simples. ele cuidava e protegia o Frodo, e sem ele o Frodo nao chegaria ao fim de sua missão, porem a verdadeira demanda era a luta interna entre Frodo e o anel, e isso, no filme nem foi mostrado, e as pessoas nao reparam muito, por ser interna e nao chamar a atenção, dizem frodo frouxo e coisas assim.
a unica vez que Sam colocou o anel, não sucumbiu por se conhecer e amar o Frodo, mas dá pra avaliar como estava para o Frodo, a luta continua e sem treguas que travava com o poder do anel....

Roger, concordo que o fardo do Frodo era maior, e por isso ele ficou conhecido como disseram anteriormente e não o Sam (diferente de vc não vou muito com a cara do Sam...rs), porém acho perigoso classificar a tarefa do Sam como mais simples...teoricamente pode até ser, mas de acordo com o desenrolar dos fatos, e isso é maravilhoso em Tolkien, aconteceu o que nos acontece diariamente, ninguém faz apenas aquilo que "deveria" fazer, os fardos se misturam, ninguém é só bom ou só mal. Assim sendo, não acredito em heróis, para mim esse é um conceito de histórias com personagens planas e olhe lá, em Tolkien ou todos seriam heróis ou nenhum deles e eu fico com nenhum deles. A não ser que analisemos pequenas situações e pequenos feitos, mas não chamaria a destruição do anel um pequeno feito, ou uma pequena situação, se o recorte necessário a análise da situação fosse feito provavelmente colocaríamos o Sméagol como herói, pois no momento decisivo Frodo exitou e O anel só foi destruído por um ímpeto do Gollum em te-lo novamente para ele. Aí então partiríamos para outras análises, dizendo que o anel colheu o que plantou, e até que o Sméagol não caiu acidentalmente, mas sim viu a oportunidade perfeita para se unir eternamente ao seu precioso.

São apenas hipóteses, e não necessariamente eu concordo com elas, mas penso ser interessante refletir e discutir sobre todos os ângulos observáveis.

P.s. Qualquer "endeusamento" é falho...visão de uma atéia,,,=)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo