• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam, o verdadeiro herói?

Considero Sam o fator principal para o sucesso da missao de destruir o Um!!! Foi ele quem estava a todo momento resgatando Frodo para a realidade toda vez que o anel tentava "possui-lo"!!!! Em momento algum ele pensou em abandonar seu mestre por causa dos terriveis perigos que enfrentariam!!!
 
Mas tipo, Sam AJUDOU Frodo, mas Frodo carregou o Um Anel. Tem uma baita diferença aí. Frodo foi o principal. Sam foi seu criado fiel. Acho interessante sobre isso, um trecho do Silmarillion, sobre os Anéis de Poder, onde fala que "...Frodo e seu criado destruíram o Anel..." (alguma coisa assim). Sam não é nem citado, é apenas o criado do portador. Lógico, ele ajudou demais mesmo, e quando Frodo foi pego pela Laracna, carregou o Um por um tempo. Mas o principal fardo foi carregado por Frodo.

Sam foi corajoso, fiel, acompanhou Frodo até o fim. Foi um grande herói, sem dúvida. Mas Frodo é que foi o principal responsável (entre os dois) para a destruição do Um Anel, e não Sam.
 
Acho que, em suma, sem Sam a tarefa não poderia ser cumprida ou totalmente finalizada; e sem Frodo, quase tudo não existiria.Aliás, poderia até haver outro herdeiro para a partilha de Bilbo.Mas isso não vem ao caso...
 
Sam teve um papel extremo tanto como membro da Sociedade, quanto posteriormente, o expurgo de Saruman do Condado, a reconstrução e administração (por longos anos) do mesmo foram alguns dos grandes feitos de Samwise.

Sobre a jornada que ele empreendeu junto a Frodo para a Montanha da Perdição, além de permanecer fiel ao intento de destruir o anel, quando até mesmo o portador duvidava (Claro, considerando aqui a extrema pressão exercida por essa posse) Sam se mostrou um dos representantes da 'Dura fibra que constitui os pequenos' a entrada dele em Mordor é louvável, mostrou coragem suficiente, enfim, o velho Feitor ficaria orgulhoso.

Samwise Gamgee não é um dos meus personagens favoritos, mesmo entre os quatro pequenos que participaram da demanda, mas reconheço que o personagem tem uma participação muito boa nos eventos decisivos.

No mais acho que a única coisa que não pode ser feita, não só com esse personagem mas com os outros que habitavam o enredo das Obras de Tolkien é a comparação direta dos feitos, não dá. Contexto, possibilidades, escolhas, isso tudo é muito complexo ( complexo, mas não complicado ^~) e o próprio Tolkien achava essas nebulosidades interessantes, então acho que o caminho é mais apreciar (ou não apreciar) do que comparar =):roll:
 
Sam, pra mim, é alguém muito especial. Eu guardo admiração tamanha por ele, até mais que por Frodo. Mas nunca quis pôr na balança qual dos dois foi o mais heróico, ou qual, de toda a Comitiva, ou até mesmo de todos os personagens. Nem agora coloco. Porque, como o Lord Treville foi o primeiro a colocar, cada um é (foi) herói na hora em que era pra ser, do modo que devia, à sua maneira. Eles eram dependentes entre si, mesmo depois de a Sociedade ter se separado. Mas que o Sam é meu preferido, isso é. Então, na minha humilde opinião, ele foi o melhor de todos. Isso de achar que um e outro é o melhor e tal é mais pessoal do que qualquer outra coisa, a meu ver.
 
Última edição:
Com certeza que Samwise Gamgee é um leal e fiel amigo, o admiro por sua coragem e lealdade incomuns, este sim é um valoroso amigo.
 
Porém, não se deve esquecer do fato de que a ida de Sam foi também uma punição de Gandalf.
Mas Sam foi, sem reclamar, mostrando sua grande amizade para com Frodo, o seguindo mesmo depois de tê-lo dispensado.
Frodo
Concordo também com o Lord Treville e a dona kell pelo fato de que todos foram importantes.
Vejo a Guerra do Anel como um tabuleiro de xadrez, e Gandalf organizou o tabuleiro a seu favor colocando cada peça em seu devido lugar.
E todas as grandes peças abriram caminho para que dois peões derrubassem o rei oponente.
Xeque-mate! :mrgreen:
 
Vejo a Guerra do Anel como um tabuleiro de xadrez, e Gandalf organizou o tabuleiro a seu favor colocando cada peça em seu devido lugar.
E todas as grandes peças abriram caminho para que dois peões derrubassem o rei oponente.
Xeque-mate! :mrgreen:

Achei essa sua idéia do tabuleiro de xadrêz muito boa!! Concordo contigo!
 
O que seria de Frodo sem o Sam?
Vamos contar quantas vezes Sam o impediu de "entregar" o Um...
Viva Samwise Gamgiiiiiiiiii
 
Sam foi um grande herói, mas não mais que Frodo. Um herói precisa ter mais do que coragem, lealdade e determinação. Frodo era tão valente quanto Sam (no livro, nem pensem naquele jovenzinho assustado (Franga) que Peter Jackson criou) e mais inteligente, sábio e piedoso. Sam não conseguiria destruiur o Um, pois teria liquidado Smeagol antes dos Pântanos. Frodo, por piedade, salvou Smeagol, e na Fenda da Perdição, essa piedade toda deu resultado, e Gollum destruiu o Um (sem querer, óbvio) .
Concordo plenamente com você!
Para mim, nenhum é mais herói do que o outro, cada cumpriu sua missão como devia. Os dois têm seus méritos!
Nessa jornada, nenhum conseguiria trilhá-la sozinho, para se chegar até o fim, um deve ajudar o outro!
Acredito que Sam não conseguiria portar o Um anel como Frodo, porque ele não tinha a mesma pureza de coração, e Frodo também não conseguiria sem Sam, porque não tinha a mesma bravura e coragem.
Bom, é isso que eu pensso!
 
A sim! Sam foi um Herói, determinado e forte diante das dificuldades, sempre ajudou o Frodo e se nao fosse por ele certamente o mau de Sauron ainda estaria por aí.
Mas para que a saga obtivesse vitória foram vários os fatores e decisões tomadas por "todos". Enfim, todos aqueles que ajudaram, mesmo com um pouquinho, e aqueles que apenas passaram pelo caminho trazendo palavras sábias foram "heróis". Pois assim é a vida, até mesmo aquelas pessoas que passaram rapidamente, certamente algumas, merecerão os méritos no final.
 
Última edição:
Tenho a impressão que a verdadeira saga estava nos Hobbits, na simplicidade pureza lealdade.
Tenho a impressão que os demais fizeram parte da resistência, da sinergia, mas sem os Hobbits naum conseguiriam levar o "um" para a fenda. E o Golen foi o pt final para fechar esta aventura. Tenho a impressão q precisaria de um tremendo exército, como nas Eras anteriores pra enfrentar Mordor. Nesta terceira havia muita desunião. Aragorn teve q batalhar muito pra unirem-se.
 
Sam pode não ter sido o herói, mas em sombra de dúvidas ele foi um personagem essencial para que Frodo chegasse à Montanha da Perdição. Digo isso porque a Sociedade do Anel conseguiu sobreviver mesmo com algumas baixas (tiveram Gangalf ausente por um tempo, pois tinha caído no abismo; perderam Boromir, que foi morto). Mas Frodo não teria sobrevivido sem Sam.
 
Um bom e fiel escudeiro. Mas isso não faz mais ou menos heróico do que os outros personagens.
 
Na minha opinião, Não adianta pensar se Sam ou Frodo foi mais heróico. Os dois trabalharam juntos. E, no meu modo de ver, foram alguns dos heróis mais corajosos de Arda. Eles não tinham sabedoria de milhares de anos, armas gloriosas, equipamentos, poderes, bênçãos. Eram só dois Hobbits pequenos como qualquer outro Hobbit, que entraram em Mordor e destruíram o Anel. Frodo, com sua força de vontade absurda, resistiu o Anel até o fim, e Sam, seu fiel escudeiro, literalmente o protegeu de todos os perigos. A parte de Frodo na história se iguala à de Sam só pelo fato de que ele carregou o Anel por toda a viagem. Sam e Frodo trabalharam em conjunto para chegar ao final vitoriosos, e por isso, estão entre os maiores heróis de Arda.
 
Sem dúvida Sam foi o personagem mais heróico e corajoso do filme...
Mais que todos na minha opinião..Sempre ali do lado de Frodo dando apoio e ajuda..e msm sendo rejeitado por Frodo(na quela parte do filme em que o smigol menti e Frodo acredita achando que Sam queria o anel p/eler e tals)ele continua fiel a Frodo, e depois mais tarde volta e o ajuda subir a montanha da perdição até conseguirem destruir o anel...
 
Última edição:
Na minha opinião, Não adianta pensar se Sam ou Frodo foi mais heróico. Os dois trabalharam juntos. E, no meu modo de ver, foram alguns dos heróis mais corajosos de Arda. Eles não tinham sabedoria de milhares de anos, armas gloriosas, equipamentos, poderes, bênçãos. Eram só dois Hobbits pequenos como qualquer outro Hobbit, que entraram em Mordor e destruíram o Anel. Frodo, com sua força de vontade absurda, resistiu o Anel até o fim, e Sam, seu fiel escudeiro, literalmente o protegeu de todos os perigos. A parte de Frodo na história se iguala à de Sam só pelo fato de que ele carregou o Anel por toda a viagem. Sam e Frodo trabalharam em conjunto para chegar ao final vitoriosos, e por isso, estão entre os maiores heróis de Arda.
Concordo com você.Aliás, me convenceu em grande parte.Mas apesar de terem sido amigos, aliados, atuarem juntos e sempre se voltarem contra A Grande Treva, acho que ainda dá pra dividir qual foi mais heróico; na opinião do tópico, Sam, e de outras pessoas também.Mas tudo bem.Vamos deixar 50% pra cada um.=]
 
Isso é algo que eu já venho discutindo há muito tempo com meus amigos e conhecidos que leram o livro e viram o filme, sem Sam Frodo nunca teria conseguido como o próprio Frodo admitiu, foi Sam que sempre esteve firme, atento e desconfiado em relação a Gollun, foi ele quem defendeu Frodo desde o início, mas não podemos esquecer que o poder do anel muitas vezes teve efeito sobre as atitudes de Frodo pois ele era o portador, o que faz desta pegunta sobre quem foi mais heróico algo a ser ainda mais pensado...
Frodo foi corajoso quando aceitou a missão e carregou um fardo muito grande, só não foi tomado pelo anel, assim como Gollun, por causa da sua bondade e corajem e isso já é conta pontos preciosos pra ele...mas no momento decisivo ele fraquejou e se o Gollun não aparecesse para tomar o anel, talvez o final não tivesse sido feliz e isso já faz de Sam o herói, não vou dizer os feitos, porque eles já foram listados ...
 
Sam teve um papel crucial na jornada do anel.Muitas vezes em que Frodo pensou em desistir, foi Sam quem o ajudou.
No túnel da Laracna mesmmo, se não fosse o Sam, ela teria devorado o Frodo e se não fosse sua astúcia e coragem(ou talves até tentação)os orcs teriam pegado o anel.Sem contar no episódio em que Frodo perdeu suas forças e Sam quem o carregou nos ombros.
Ele pode não ter sido o mais heróico, mas sem dúvidas foi o mais brilhante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo