• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam em Valinor?

Nos apendices Tolkien diz que Sam partiu pra os Portos Cinzentos e la construiu um barco, depois partiu pra Valinor. Frodo quando se despede dele diz que ele tb iria fazer essa viajem mas nao com ele e sim quando ele estivesse velhinho e tivesse cumprido toda a sua vida na TM... Acredito que Sam conseguiu chegar em valinor afinal ele tb foi um portador do anel :mrgreen:
 
Huuummmmm.... Nunca ouvi essa estória do barco de Legolas e Gimli não ter chegado a Aman....

E mesmo que eles dois, Sam, Frodo e Bilbo tenham morrido (por não serem elfos, imortais...), pra nós eles sempre serão imortais, isso que importa.
 
Eu li esse tópico no qual o pessoa levantou esse hipótese de eles terem naufragado no meio do caminho. Acreditem em mim: é puro achismo, uma invenção para justificar pq Legolas e Gimli não teriam chegado em Amam.
Prefiro ficar com o meu achismo mais fundado de que eles chegaram lá sim.
 
Ah, mais uma coisinha: quem vai para as Terras Imortais não se torna imortal, absolutamente. Frodo foi para lá para se recuperar das feridas, e só. Pq, se nem mesmo os valar poderiam tirar a mortalidade dos homens, que dirá uma terra.
 
Etyel disse:
Prefiro ficar com o meu achismo mais fundado de que eles chegaram lá sim.
Pq o seu achismo é mais Fundado? Onde tá escrito isso? De que eles realmente chegaram??
Se vc conseguir comprovar isso, ou alguma passagem ou alguma pista de que eles chegaram a Eressëa, dai sim, vou considerar o teu achismo mais Fundado. Do contrário, considero os dois achismos iguais. Ou não?
 
Claro que não. Se é dito que eles partiram, é muito mais lógico acreditar que eles chegaram do que acreditar que morreram no meio do caminho.
Tolkien não seria tão mau a ponto de matar o Gimli no finzinho da vida dele!!
 
Ah bom! agora sim :) Eu apenas queria esclarecer. Tb prefiro , como todos, que eles chegassem lá. Eu levantei essa hipótese foi pq aki mesmo na VAlinor, em outro tópico igualzinho a esse, houve a mesma discussao
 
Etyel disse:
Eu li esse tópico no qual o pessoa levantou esse hipótese de eles terem naufragado no meio do caminho. Acreditem em mim: é puro achismo, uma invenção para justificar pq Legolas e Gimli não teriam chegado em Amam.
Prefiro ficar com o meu achismo mais fundado de que eles chegaram lá sim.

Bem... como fui eu que escreveu essa teoria na pagina anterior do topico eu acredito que esse comentario foi direcionado a mim. :roll:

Vou pedir que vc leia novamente o que eu escrevi... ok ??

Leia os apendices do senhor dos aneis e verá que ele não da certeza alguma de que Sam tenha ido para as terras imortais.
É dito apenas que havia uma crença entre os hobbits do marco ocidental de que Sam teria partido para as terras imortais.

EU ACREDITO que Sam foi para os portos e morreu por lá, contemplando o oceano e se lembrando das aventuras que viveu com seus amigos.

Mas afirmar que ele foi é puro achismo, pois o proprio livro não da certeza !!

Pois bem... esse meu "achismo" é fundamentado nas estorias do Silma, lá os Valar não eram tão bonzinhos a ponto de deixar qualquer um entrar em Aman.
No caso do Sam eu não afirmei nada pq nos apendices o proprio Tolkien dá incertezas.
 
¤Sra. Verdefolha¤ disse:
Eu não acho que Tolkien diria que eles saíram da TM (Sam, Legolas e Gimli) e os mataria no meio do caminho.

Não é muito melhor pensar assim?Além do mais, podem acreditar, isso faz sentido lógico, além de simplesmente ser "legal" dentro da história. Pessoal, não precisa de tanto pessimismo: nem o Gimli e nem o Sam arriscariam uma viagem dessa forma. Eles não estavam "tentando" chegar a Valinor, não era um possível suicídio. Eles tinham um destino certo: de alguma forma eles sabiam que haviam sido admitidos lá.

Uma coisa importante de lembrarmos é que o SdA foi escrito pelos hobbits. Por isso que existem esses "diz-se", "conta-se" e expressões assim que parecem deixar dúvida. Mas se pensarmos que basicamente todo o livro é composto de relatos posteriores transcritos pelos Hobbits, todo o texto poderia ser submetido a esse tipo de raciocínio.

Por exemplo, não havia nenhum hobbit junto com Aragorn, Gimli e Legolas quando eles estiveram atravessando Rohan. Como algum escritor teria certeza das palavras deles, ou de cada ação em detalhes, como Tolkien descreve? Mas esse tipo de coisa não colocamos em dúvida, e nem devemos. Apesar de muitas opiniões de personagens dentro do livro serem apenas isso, opiniões de personagens (sem serem, necessariamente, verdade), nós podemos admitir que em muitas situações o "conta-se" é a forma de relatar a verdade como as coisas aconteceram. Ou seja, o hobbit que escreveu aquele trecho sobre oSam ter partido dos Portos certamente ouviu aquilo de alguém ou mesmo ouviu os pensamentos dele em alguma conversa, e redigiu aquilo com um nível de certeza que só não era total porque ele não o teria visto entrar num barco.

Além do mais, Tolkien diz nas cartas que tanto Sam quanto Gimli chegaram a Valinor. :mrgreen:
 
Ae, Maglor. Concordo em gênero, número e grau!
E Bersek, eu nem lembrava quem tinha falado isso.
 
Etyel disse:
Ae, Maglor. Concordo em gênero, número e grau!
E Bersek, eu nem lembrava quem tinha falado isso.

Ihhh num esquenta naum !!!
São essas discussões que engrandecem o ser humano !!! :mrgreen: :lol:
 
:: Berserk :: disse:
Etyel disse:
Ae, Maglor. Concordo em gênero, número e grau!
E Bersek, eu nem lembrava quem tinha falado isso.

Ihhh num esquenta naum !!!
São essas discussões que engrandecem o ser humano !!! :mrgreen: :lol:

Depois de tudo o que Gimli e Legolas fizeram na Saga do Anel, acho super dificil Tokien ter pensando em mata-los quando os mesmos foram rumo a Valinor!!

ate mais...
 
Pra mim tanto o sam,qnt Gimli e Legolas conseguiram chegar sim,fiquei muito feliz qnd li nos apêndices,e deve ter isdo uma experiência e tanto p/ o Gimli ser o primeiro anão em uma Terra Imortal. :wink:
 
Töl Eressea sim, eles podem ter chegado, mas nao passaram dali. Os Valar nao permitiam a entrada em Valinor, eles eram muito severos nesta questao.
 
Melkor Bauglir disse:
Töl Eressea sim, eles podem ter chegado, mas nao passaram dali. Os Valar nao permitiam a entrada em Valinor, eles eram muito severos nesta questao.

eu já não acredito nisso! Após todos os acontecimentos, acho que os Valar poderiam sim abrir exceções...como abriram para Bilbo e Frodo...Sam era um portador...deve ter chego sim a Valinor...Legolas era um elfo...e pq não Gimli entrar em Valinor?! acho que entrou sim.

ate mais...
 
..:Elessar disse:
eu já não acredito nisso! Após todos os acontecimentos, acho que os Valar poderiam sim abrir exceções...como abriram para Bilbo e Frodo...Sam era um portador...deve ter chego sim a Valinor...Legolas era um elfo...e pq não Gimli entrar em Valinor?! acho que entrou sim.

ate mais...

Tá, mas olha só, Töl Eressea tb fazia parte de Aman, muitos elfos viviam lá... Era uma terra "encantada" tb. Então, eu acho, que eles ficaram muito felizes se foram recebidos lá... É como uma Valfenda, creio, eu.
 
Também acho isso ai, acho bem mehlro morrer nas Terras Imortais do que no Condado né? Mas se os mortais que foram para lá (os Hobbits, Gimli) ficaram vivos, então os Vala mentira para os Homens de Ponente, dizendo que nao era a Terra que fazia tudo ser Imortal, mas sim os Imortais que nao deixavam a terra perecer.
 
Vcs tao querendo ver se eles chegaram a aman... e iso naum eh possivel , eu ja fico feliz em saber q eles se tornaram amigos (legolas e gimli)a ponto de entrar no mesmo barco... tanto eh q gimli foi chamado de amigo-dos-elfos... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo