• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saddam condenado à morte

Você morou lá? Caramba ... Conta mais pra gente, de como é lá?


Bem, ERA um país lindo, antes dos americanos destruirem tudo... inclusive as obras que nós passamos anos lá construindo. :disgusti: Um calor infernal no verão, um frio de amargar no inverno... fiquei perdida no deserto uma vez ... :roll:
tinha medo dos aviões voando baixinho com aquelas bombas enormes nas asas...:oops: e o povo é super difícil, mas nem por isso menos divertido. Sempre é uma curiosidade vivenciar uma cultura diferente da nossa.

Agora, o Saddam simplesmente vai servir de bode expiatório. Ditadores cruéis o mundo sempre teve e sempre vai ter. Se fosse sair matando todos eles... eu por mim nada tenho contra a pena de morte: o problema é o sensacionalismo, a " mensagem" que eles querem passar ao mundo com esta condenação. Ou seja, eles estão apenas usando o homem para seus propósitos, o que pode acabar sendo uma faca de dois gumes...
 
Bush não mandou matar antes para tentar não criar um monstro. Assim, na tentativa de dar maior legalidade à morte do Saddam, ele foi julgado por um tribunal local, ou seja, foi julgado pelos seus.

O que não quer dizer que o julgamento não tenha sido direcionado pelo Bush.

A única questão que fica é: a pena de morte é utilizada no país, no caso de crimes pelos quais ele foi julgado? Se sim, a pena é correta ... melhor dizer, legal. Se não, a treta é maior que se pensa.
 
"Sinto vergonha de ser ser humano" é uma ótima forma de defletir comentários que não aconteceram.

Peço desculpa, não entendi...

Você acredita mesmo que colocariam SADDAM HUSSEIN pra fazer trabalhos forçados/comunitários? Isso não aconteceu nem com o ex-prefeito da minha cidade, corrupto até os ossos que por sinal foi REELEITO COMO DEPUTADO FEDERAL aqui no Brasil.

Você diz isso porque é brasileiro, então a sua opinião está condicionada ao modo de vida daí. Eu digo isto, porque sou europeu, e sei que qualquer presidente europeu saberia que isso é o mais sensato. O mais provavel é nenhum de nós ter razão...

Enfim, ou ele fica preso ou é morto, e entre correr o risco de ver ele pensando e agindo demais, escrevendo livros na prisão e ainda tendo chance de sair de lá vivo algum dia prefiro que ele morra e entre para os livros de história como mais um tirano que terminou debaixo da terra. Posso até fazer um epitáfio pra ele, caso todos se recusem.

Isso já é outro assunto: depende da segurança da prisão.

Você viu uma parte dos depoimentos dele ao menos? Ele admitiu a maior parte dos crimes, com toda a honra que ele quer passar ao seu país, como se em algum momento fosse justo ou nobre tirar a vida de alguém.
Mais uma vez, está sendo imensamente cego. Na opinião dele, ele é honroso e justo. Na sua, não é. Ele pensa que está a fazer o bem, e quer saber? É melhor fazer o mal pensando que se faz o bem, que fazer o bem pensando que se faz o mal.

Além disso, você contradiz-se ao dizer "Como se em algum momento fosse justo tirar a vida de alguém". Não é isso que você que que os americanos façam com ele?


E sobre o fanatismo do povo, você mesmo o reconheceu.

É, é fanático. Mas tem as suas razões. Razões essas que são incompreendidas. Nao estou a dizer que é bonito - mas também nao é bonito ser injusto, e isso, quase toda a gente é.


E admito que soltei o comentário com um belo ar de preconceito, mas essa foi a intenção.
Como se em algum momento fosse justo ou honroso ser preconceituoso.
Se você tem preconceito de alguém sem sequer ver o outro ponto de vista, então não vale a pena continuar a conversa.

Do pouco que sei posso afirmar que uma parcela ainda maior do povo não tem acesso a educação e oportunidade de descobrir outros meios de vida e desenvolver sua crítica como nós, mesmo reclamando, temos.

Isso parece-me razão para ter pena e compreensão, não ódio.

Não gostaria de discutir religião, pois é uma discussão sem-fim. Contexto mas respeito e ponto.
Nem eu. Eu prefiro discutir psicologia, que é o que estou a fazer ;)

Imagine então cogitar fazer uma nova com nosso amigo do bigode. Pensando no sofrimento do Saddam seria ótimo, mesmo sabendo que aquele velho barrigudo não duraria mais do que duas ou três sessões de qualquer teste real mais pesado.
Isso seria justo. Ele sofria pelo que fez, mas seria útil.
Sendo morto ou preso não faz nada que contribua para a comunidade.

O que acontece é que ele mantinha o país controlado, impedia que todas aquelas facções entrassem em conflito, por isso o povo até o veria, penso, como uma necessidade. Aliás, basta ver a situação do país agora para ter uma noção da importância dele. Não que eu ache que ele devi ser mantido no poder - a culpa aqui é dos Estados Unidos, que entrarão por ali, fizeram a merda que bem lhes convinha, não só destituíram o Saddam como destruiram as estruturas policiais e militares do país insanamente, e agora, coitadinhos, dizem que ninguém gosta deles por terem "libertado" o país - porque esse sempre foi o objectivo deles, não tinha nada a ver com o petróleo, ok? Ah, e apreender as armas de destruição maciça! Ter armas de destruição maciça é mau, excepto, claro, se for os Estados Unidos. Os Estados Unidos podem ter todas as armas que quiserem e usá-las como bem lhes apetecer, mesmo que isso custe a vida a centenas de inocentes. É para bem da humanidade.

Finalmente um comentário perfeito aqui!
 
Última edição:
Peço desculpa, não entendi...

:cheer:


Você diz isso porque é brasileiro, então a sua opinião está condicionada ao modo de vida daí. Eu digo isto, porque sou europeu, e sei que qualquer presidente europeu saberia que isso é o mais sensato. O mais provavel é nenhum de nós ter razão...

Talvez você esteja certo, estou acostumado demais a ver gente poderosa não prestar serviços comunitários em meu país e EM PARTE ALGUMA DO MUNDO. TALVEZ POR ISSO EU ESTEJA SUGERINDO QUE A CHANCE DE COLOCAREM O SADDAM PRA CORTAR GRAMA OU FABRICAR FRALDAS DESCARTÁVEIS SEJA NULA. :rider:



Isso já é outro assunto: depende da segurança da prisão.

Não lembro de ter cogitado que o "seu barriga" iria fugir da prisão


Mais uma vez, está sendo imensamente cego. Na opinião dele, ele é honroso e justo. Na sua, não é. Ele pensa que está a fazer o bem, e quer saber? É melhor fazer o mal pensando que se faz o bem, que fazer o bem pensando que se faz o mal.

Ok. E ainda bem que ele "é honrado", "justo" e como você disse, ==>PENSA<== fazer o bem, quando faz o mal. Fica claro o quanto nossas opiniões divergem, e muito, então deixe eu pegar a faca de rocambole mais próxima para furar meus olhos e completar minah cegueira fisicamente.

Fazer o bem pensando que se faz o mal :lol:

Além disso, você contradiz-se ao dizer "Como se em algum momento fosse justo tirar a vida de alguém". Não é isso que você que que os americanos façam com ele?

Para todos os efeitos informo que defendo a pena de morte. Veja, bem... PENA... ==>PENA<==. Sofre pena quem comete um CRIME. Não sou a favor de gente morrendo sem razão alguma. E Saddam matou gente, muita gente que muitas vezes nem envolvimento com política tinha, ou seja, SEM RAZÃO ALGUMA, o que só piora as coisas pra ele. Sou a favor, portanto, de PENA de morte a quem matou e, pior, ainda sorriu e disse ter orgulho com o ato, como se matar fosse. Pagar com a própria vida. Ele lidera um dos lados assim como Bush o faz. E eu não seria infeliz vendo nenhum deles em pedaços com as tripas estiradas em uma rua qualquer.

É, é fanático. Mas tem as suas razões. Razões essas que são incompreendidas. Nao estou a dizer que é bonito - mas também nao é bonito ser injusto, e isso, quase toda a gente é.

Não discuto razões ou religião, discuto o FANATISMO. Fanatismo reflete exagero e é de conhecimento geral que exagero algum é bom, pois divide e, pior, rivaliza pessoas e povos. Seja no ocidente ou no oriente gente inclinada ao fanatismo e ao separatismo merece mais o exílio que qualquer tipo de conquista, tamanho o egoísmo que possuem.

Como se em algum momento fosse justo ou honroso ser preconceituoso.
Se você tem preconceito de alguém sem sequer ver o outro ponto de vista, então não vale a pena continuar a conversa.

E talvez eu deva aprender você às figuras de linguagem do livro de português mais próximo e à cruel verdade de que nem todos são puros e sinceros o tempo todo, especialmente na internet, já que você chegou ao ponto de não entender a minha justificativa.

Isso parece-me razão para ter pena e compreensão, não ódio.

Não confunda fatos com sentimentos. O único sentimento envolvido ali foi do "reclamando", onde exponho minha insatisfação com os reclamoes de carteirinha em meu país, que em maioria são da classe média, muito têm e pouco reconhecem.

O restante são fatos. O que você faz deles é subjetivo. Eu mastigo e posso até dizer grosseiramente que a maior povo do oriente médio tem uma visão limitada do exterior, do mundo e de outros contextos de vida, que superam a nossa visão limitada do mundo deles. Me apóio em verdades evidentes como a falta de empresas e profissionais de destaques em outras partes do mundo que vieram de lá.


Nem eu. Eu prefiro discutir psicologia, que é o que estou a fazer ;)


Isso seria justo. Ele sofria pelo que fez, mas seria útil.
Sendo morto ou preso não faz nada que contribua para a comunidade.

Ele morto dá um bocado de adubo orgânico[/quote]
 
alvez você esteja certo, estou acostumado demais a ver gente poderosa não prestar serviços comunitários em meu país e EM PARTE ALGUMA DO MUNDO. TALVEZ POR ISSO EU ESTEJA SUGERINDO QUE A CHANCE DE COLOCAREM O SADDAM PRA CORTAR GRAMA OU FABRICAR FRALDAS DESCARTÁVEIS SEJA NULA. :rider:

XD E você vê muito mais longe que o Brasil, a América Latina e os EUA?

Não lembro de ter cogitado que o "seu barriga" iria fugir da prisão

Opa, desculpa. Foi o que me pareceu, enganei-me ;)


Ok. E ainda bem que ele "é honrado", "justo" e como você disse, ==>PENSA<== fazer o bem, quando faz o mal. Fica claro o quanto nossas opiniões divergem, e muito, então deixe eu pegar a faca de rocambole mais próxima para furar meus olhos e completar minah cegueira fisicamente.

Eu não disse que ele era honrado nem justo... Disse que essa era a opinião dele ^^

Para todos os efeitos informo que defendo a pena de morte.
Penso que isso explica tudo. Porque não sei se já deu pra entender que eu não devendo, né? :P

E Saddam matou gente, muita gente que muitas vezes nem envolvimento com política tinha, ou seja, SEM RAZÃO ALGUMA, o que só piora as coisas pra ele.

Ele tinha as suas razões, o que não significa que sejam razões boas ou válidas. Mas são razões!

E eu não seria infeliz vendo nenhum deles em pedaços com as tripas estiradas em uma rua qualquer.

Hm... *Sonha durante um minuto imaginando a cabeça do Bush - que matou ainda mais gente, embora não pessoalmente - espetada numa bela estaca de madeira*

Não discuto razões ou religião, discuto o FANATISMO. Fanatismo reflete exagero e é de conhecimento geral que exagero algum é bom, pois divide e, pior, rivaliza pessoas e povos. Seja no ocidente ou no oriente gente inclinada ao fanatismo e ao separatismo merece mais o exílio que qualquer tipo de conquista, tamanho o egoísmo que possuem.

Considera justo culpar alguém sem "discutir razões"?

E talvez eu deva aprender você às figuras de linguagem do livro de português mais próximo e à cruel verdade de que nem todos são puros e sinceros o tempo todo, especialmente na internet, já que você chegou ao ponto de não entender a minha justificativa.

Sim, nem todos são puros nem sinceros. Mas EU depreendo que a pessoa com quem estou a falar é. Se não é, azar o meu :P


Ele morto dá um bocado de adubo orgânico

LoL... Tá bom, essa serve.
 
O que mais me irrita na pena de morte do Sadam é que ele vai virar mártir e aí os ocidentais vão ter mais desculpa para chamar os orientais de fanáticos.Se tem uma coisa que detesto é chamar os muçulmanos de fanáticos. Fanáticos sobre que ponto de vista? Ah, do ponto de vista americano, né? Ótimo ponto de vista, que muitos engolem sem pensar que estão engulindo, como estão engulindo e porque estão engulindo. Chamar o outro de fanático requer uma densa reflexão sobre a sua cultura, coisa que quase não se faz no Ocidente em relação ao Oriente.

Acho que para se posicionar de forma adequada quanto à questão do Oriente Médio tem-se que procurar saber o mais profundamente possível a situação da região - não acreditando na Veja e em similares, peloamordedeus!! A Veja apresenta a versão Fox dos fatos, que por sua vez unicamente representa os interesses comerciais norte-americanos na região!! Sabe por que os muçulmanos são fanáticos? Porque seus interesses contrariam os norte-americanos. Por isso. Nada mais. Se eles tivessem a favor dos EUA, não seriam de modo algum chamados de fanáticos - pq o Osama bin-Laden, que na década de 80 era aliado dos EUA, não era fanático e agora o é?As opiniões do Osama não mudaram muito da década de 80 pra cá. Ele se aliou aos EUA apenas taticamente, não porque acreditasse no modelo norte-americano de desenvolvimento e de política - nisso ele nunca acreditou.

Não sou a maior autoridade possível em Oriente Médio e em cultura muçulmana - estudo-os apenas há cerca de 8 meses. Mas, pelo que estudei até agora, com certeza penso bilhares de vezes antes de chamar alguém de fanático- especialmente se esse alguém for de outra cultura, não partilhando os nosso valores, ao menos não partilhando inteiramente os nossos valores.

E uma última coisa: os muçulmanos são mais de um bilhão de pessoas. Parar de pensar neles em bloco seria um ótimo começo. Estudar um pouco mais a fundo a questão do Oriente Médio, mas do ponto de vista deles, também seria uma boa. Internet é um começo (se quiserem indicações...).
 
Última edição:
Líderes e imprensa internacional reagem à execução de Saddam
da Folha Online

Saddam Hussein, 69, foi enforcado por volta de 1h deste sábado (horário de Brasília), em Bagdá, em cumprimento à execução imposta pela morte de 148 xiitas em 1982. Ele governou o Iraque de 1979 a 2003, quando caiu após invasão de tropas norte-americanas no país. Conseguiu fugir, mas foi capturado em dezembro daquele ano e, desde então, respondia a processos por genocídio.

Saddam foi acusado por americanos de desenvolver e armazenar armas de destruição em massa, fato que nunca ficou comprovado.

Analistas e autoridades internacionais questionaram a legitimidade e os métodos do julgamento de Saddam. No Brasil, o Itamaraty criticou a pena de morte imposta.

A imprensa internacional dedicou grandes manchetes para a execução do ditador, que despertou críticas tanto ao regime no Iraque quanto à invasão americana que detonou a guerra no país.

A morte de Saddam despertou também reações em líderes de todo o mundo. Enquanto alguns comemoram a morte, outros condenam sua execução em meio a protestos contra a pena de morte.

Veja a seguir algumas das principais reações sobre a execução:

mais

Agora foi, mas eu ainda acho que ele seria mais útil como cobaia.
E vamos ver se rola algo de excepcional por lá depois (e por cusa) disso.
 
Agora foi, mas eu ainda acho que ele seria mais útil como cobaia.
E vamos ver se rola algo de excepcional por lá depois (e por cusa) disso.

Eu acho que ele seria mais útil vivo. Não como cobaia. Se ele apenas pegasse perpétua, nada mais, não seria mártir....

E acho que nada de excepcional vai rolar. Mais uma onda de violência, mas o Iraque não tem um momento de calmaria desde 2003 mesmo. "Nada demais" vai acontecer, acho que nada muito inesperado.
 
Não sei pq .... mas depois de ter visto em um jornal eletrônico a foto do Saddam morto ... fiquei triste!!!:ahn?:
Mesmo depois de ele ter feito todos aqueles atos desumanos... :tsc:
Acho que a morte dele só irá causar mais ondas de violência... se ele tivesse ficado vivo também acho que seria mais útil... como a *Ceinwyn* disse...
:tsc:
Fazer o que né?! Acho que iremos assistir mais e mais guerras...
 
"Foi muito rápido. Ele morreu na hora", disse à Reuters um oficial iraquiano que testemunhou o enforcamento, acrescentando que o corpo foi deixado pendurado por dez minutos e a morte foi registrada à 1h10 (horário de Brasília).
Saddam, que tinha 69 anos, recusou colocar o capuz negro na cabeça ou ter um clérigo presente, mas rezou rapidamente antes de os carrascos mascarados colocarem a corda em seu pescoço.
Um aliado do primeiro-ministro Nuri al-Maliki disse que Saddam provavelmente será enterrado em segredo no Iraque, depois que o governo rejeitou o pedido da família pelo corpo
Enquanto os xiitas, oprimidos por Saddam, comemoraram nas ruas, o primeiro-ministro pediu aos sunitas membros do ex-partido Baath, de Saddam, que acabassem com sua insurgência.
O presidente dos EUA, George W. Bush, que considerava Saddam uma ameaça, apesar das supostas armas de destruição em massa nunca terem sido encontradas, disse: "Levar Saddam Hussein à Justiça não acabará com a violência no Iraque, mas é um marco importante no caminho do Iraque rumo a uma democracia capaz de se governar, sustentar e defender."

Conseguiram entao Matar mais uma pessoa. Mas quem é mais culpado pela violencia? SAddam? Bush? O povo Iraquiano? em guerras contra os "ditos" ditadores muitos milhares ja morreram e é sempre os vencedores que escrevem a historia...SOu contra a pena de morte, e acho que matar Saddam e mais um passo na escala involutiva do homem.Quem sera o proximo a morrer??? deve ser mais um que é contra a politica americana.Talvez agora seja a vez dos chineses, coreanos quem sabe?
 
Última edição:
Ele só tinha 2 destinos mesmo.
Ou morreria de uma forma meio brutal (enforcamento, fuzilamento como ele queria, etc) ou, talvez, seria usado por americanos em propaganda pró-tortura de prisioneiros.
 
O triste de tudo isso é que a morte dele não vai mudar a política intervenionista dos americanos e nem vai melhorar a vida do povo iraquiano. Sim, para aqueles que perderam parentes ou a família durante o regime de Saddam a justiça foi feita. E depois? Como vai ser a rotina de suas vidas? Um país devastado e arruinado e completamente dependente dos EUA. Duvido que o presidente Bush vá reconstruir o Iraque como foi feito com o Japão pós-II Guerra. Diferente do povo japonês que é unido, o Iraque seguirá dividido entre Sunitas e Xiitas. E resolver essa discórdia histórico-religiosa seria o grande passo para toda a nação iraquiana. É preciso dar dignidade à população e respeitar suas crenças, não impor um modelo ocidental de política. Disso a África tem de sobra e não funcionou.
 
Um país devastado e arruinado e completamente dependente dos EUA. Duvido que o presidente Bush vá reconstruir o Iraque como foi feito com o Japão pós-II Guerra. Diferente do povo japonês que é unido, o Iraque seguirá dividido entre Sunitas e Xiitas. E resolver essa discórdia histórico-religiosa seria o grande passo para toda a nação iraquiana. É preciso dar dignidade à população e respeitar suas crenças, não impor um modelo ocidental de política. Disso a África tem de sobra e não funcionou.

Concordo.
Não existe um respeito e nem uma vontade de entender os costumes historicos religiosos dos iraquianos, se houvesse isso seria já, uma forma de dar esta dignidade a população, oferendo auxilio em todos os quesitos para a reconstrução do país, mas sem deixar morrer uma cultura, uma religiao, fazer as coisas con respeito e entendimento.Mas duvido que isso parta do EUA
 
Como diria um amigo meu


"Adeus ano velho, tchau Saddam Hussein"

Eu só achei injusto, tinha msmo era que mante-lo na prisão só isso...
 
Acho absurdo essa interferencia, inda mais sendo com uma cultura tão diferente da nossa, em todos os sentidos. Seja pra derrubar governantes, ou não. Como a Las disse, o povo o aclamava. O interesse em te-lo fora do trono, é só americano..
Mas conta depois, Las: tu falou em construções, o que tu foi fazer lá, exatamente?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo