• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Robótica

Rescucitando o tópico...

Bem, enquanto o tópico estava quieto... estive trabalhando em segredo nas oficinas escuras de Mordor... digo... meu quarto, e finalmente meu trabalho vem à tona. O que estive fazendo foi pesquisar alguns transístores (não, vc não precisa saber o que é isso) para ligar um motor, e fiz uma Ponte H usando 4 transístores, que é um circuito com 2 entradas, fazendo o motor girar nas duas direções. Bem, meu 2º Robô é um carrinho que anda em duas direções, controlado pelo computador.

robo02.jpg

Tá, só tem 3 rodas, mas e daí ?

http://images.evela.cjb.net/robo1.jpg - Mesa de trabalho: o carrinho, uma Protoboard com os 4 transístores, e o teclado numérico que uso pra controlar o carro.

http://images.evela.cjb.net/robo3.jpg - robô em zoom
 
Resuscitando o tópico de novo... 8-)

E como está o projeto agora???? E cadê as fotos???
 
tb estou iniciando meus estudos sobre lpt1(porta paralela) tenhouma base de eletronica boa. mas em brogramação ja não sou tão bom, estou estudando qbasic quero aprender a receber sinais externos pela porta paralela mas não estou tendo exito nessa operação. tenho algumas perguntas:
onde encontro qbasic para baixar?
como faço p enviar sinal(5v)?
e para receber sinal de um botão?
ate mais!!!! aquardo respostas
 
nossa, cara, esse tópico vc ressucitou com choque :P

a porta da impressora tem 8 terminais de saída e 5 de entrada.
Para enviar para as saídas e receber pelas entradas, use os seguintes circuitos:
lpt-4n25.jpg


o transistor eu recomendo TIP122. No desenho, a fonte dele é 5 volts (dando uma saída de 3.6 depois do transistor), mas pode ser qq outra tensão, lembrando de subtrair 1.4 para o TIP122, ou 0.7 para os comuns. O 4N25 isola essas tensões do PC de forma que não há risco.
Já para a entrada, se quiser substituir a tensão, recalcule o resistor. Como o LED interno do 4N25 precisa de 10 mA, o resistor será 100xV (isto é, 100 vezes a tensão usada). Para 12 volts, use 1.2 K, por exemplo.

Não entendo de BASIC nem QBASIC. É básico demais pro meu gosto :P

se quiser programar em pascal ou delphi, fica assim:

para enviar dados:
Código:
procedure Enviar(Porta, Valor:word);
begin
Valor := (Valor*256)+Valor;
     asm

     Mov ax,Valor
     Mov dx,Porta
     Out dx,ax
     end;
end;

use então a função assim: Enviar(Porta, Valor). O valor da porta LPT é 888 (decimal de 378), então para enviar 00101011 (decimal 43), use Enviar(888,43).

Para ler dados
Código:
function Ler(Porta: word): word;
var
   Data: word;
begin
     asm

     Mov dx,Porta
     In ax,dx
     Mov Data,ax

     end;
  Result := Byte(Data);
end;

Use Ler(Porta). A porta de entrada da impressora é 889 (decimal de 379), e portanto use Ler(889). A função retornará o valor que está na porta, em decimal, lembrando que só 5 bits são usados.

Se você não quer programar, pode usar o programa que eu fiz pra isso (anexo). Ele permite que vc controle qualquer porta do PC entre a 1 e a 1024 (decimal), isto é, entre 0 e 400 hexa. A porta da impressora começa em 888 (378h), e a serial em 760 (2F8h). Só que esse programa é lento demais pra ela. Recomendo não usar para nenhuma outra porta que não a da impressora (888, 889 e 890), pq se vc selecionar uma porta mto rápida vai travar tudo.
 

Anexos

  • PortaParalelaSeq.zip
    247,9 KB · Visualizações: 155
Última edição:
Oi pessoal, tenho o delphi 7 e gostaria de manipular a porta lpt1 para um projecto pessoal devo dizer que li o que escreveu mas gostaria de ter informações mais promorizadas sobre isto, tanto para receber informação como para enviar...
 
As 3 funções que eu passei são o conteúdo de um componente chamado TIOPort. Desmontei o componente e uso as funções direto. É só vc colocar as funções no teu projeto e chamá-las de qualquer parte do programa. Vc faz qualquer coisa com o resto do programa.
 
Desculpa pela minha ignorancia mas eu coloquei a seguinte informação num botão
Enviar(888,43)
ou seja para quando eu carregar nesse mesmo botão enviar essa informação, quando compilei a informação não deu erro mas depois quando carregei no botão ocorreu um erro... Desculpa pelo incomodo....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo