1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Rio de Janeiro vai adotar o 9º dígito em 2013

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 27 Set 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O Rio de Janeiro terá de acrescentar o número nove à frente dos números de celular em 2013. Em 15 dias, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve apresentar um cronograma para a adoção do nono dígito no País inteiro, a começar pelo Rio, no ano que vem, informa a assessoria de imprensa da agência.

    A capital fluminense tem hoje 17,6 milhões de chips em uso, e a capacidade de oferta de linhas é de 37 milhões. Com o acréscimo do novo dígito, a capacidade dobra para 90 milhões.

    São Paulo e 63 cidades em seu entorno ganharam o nono dígito no dia 29 de julho. A região foi a primeira a adotar a medida porque a demanda por novos chips estava quase equivalente à capacidade da ofertas de linhas . Quarenta e dois milhões de chips estavam ou em uso ou prontos para a venda na área 11. O limite — até onde as combinações de números com oito dígitos são possíveis — era de 44 milhões.

    A próxima região a ganhar o nono dígito, na sequência do Rio, será o Vale do Paraíba, que compreende os municípios com DDD 12, hoje com 3,5 milhões de linhas. A informação foi dada pelo presidente da Anatel, João Rezende, ao site G1.

    A expectativa é de que
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    na telefonia móvel, conforme previsão da associação que representa as empresas de telecomunicação Telebrasil.

    Como funciona

    Dois meses após a chegada do nono dígito, as ligações em São Paulo ainda são completadas com oito dígitos muitas vezes. O mesmo deve acontecer no Rio de Janeiro. Para que a população se acostume, as chamadas feitas com oito dígitos continuam funcionando nos meses seguintes.

    Em julho, a Anatel informou que as operadoras poderiam completar a ligação até meados de setembro. Isso explica o fato de as chamadas ainda completarem algumas vezes sem o uso do 9.

    O maior desafio para o usuário, como visto em São Paulo, é colocar o 9 na frente dos números de celular de todos os contatos da agenda. Para quem tem smartphone, especialmente iPhone ou Android (celulares com o sistema desenvolvido pelo Google) o procedimento é relativamente simples. Há aplicativos que fazem o serviço rapidamente. Mas há alguns que acabam deixando a agenda mais confusa, replicando os contatos ou deixando de colocar o nove em números que deveriam recebê-lo (caso dos celulares que começam com 5, dígito também presente no início de números fixos em São Paulo).

    O Link e o Radar Tecnológico fizeram um teste de aplicativos de nono dígito em julho. Se você ainda não atualizou sua agenda, veja as opções de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . A maioria é gratuita. Vale lembrar que os aplicativos são aperfeiçoados e atualizados pelos desenvolvedores constantemente. Isso significa que, provavelmente, quando o Rio adotar o nono dígito, haverá várias opções melhores e mais inteligentes de apps.

    Quem tem celular no qual esses aplicativos não funcionam deve sofrer um pouco para atualizar a agenda. Se você mora em São Paulo, não tem smartphone e conseguiu atualizar contatos sem sofrimento, compartilhe conosco sua experiência. Encontrou algum programa que funciona no seu aparelho e faça o serviço por você?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É que postei em outro tópico, por culpa de SP o resto do país acaba entrando forçadamente na roda ainda que de forma mais tardia.

    Azar maior de estados como Acre, Roraima e Amapá que na minha opinião 6 digitos nesses lugares bastariam muito bem e com sobras, mas mais cedo ou mais tarde serão obrigados a engolirem a seco isso. Não tem escapatória.
     
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Mas é bom uma padronização, imagina cada estado com uma quantidade de dígitos diferente? Seria muito complicado.
     

Compartilhar