Terminei de ver aqui os filmes vistos e logados este ano na minha conta do Letterboxd (tenho colocado como visto apenas filmes que vi pela primeira vez, ou que revi e minha impressão mudou consideravelmente), e foram 136 no total
Vou dividir em duas partes;
um top 10 de filmes de 2023 (aqui o critério vai variar de pessoa pra pessoa, mas gosto de incluir os filmes originalmente lançados no dado ano, seja em festivais, ou comercialmente pelo mundo todo, de todo modo o filme veio à luz no ano atual, e se eu não consegui ver ainda (por quaisquer motivos, seja o de não ter dado para ir ao cinema, ou não ter conseguido um horário no Festival do Rio, ou por ter mesmo muita coisa pra acompanhar e não ter dado conta, azar rs Gosto dessa abordagem com uma perspectiva mais histórica, por assim dizer... Com o tempo eu revisito, pra mim mesmo, a lista); e alguns
filmes de outros anos que vi pela primeira vez em 2023.
Ei-las (descrições bem breves, quem quiser saber mais só perguntar
):
Top 10 de filmes de 2023:
Uma das melhoras representações de ansiedade e suas distorções já postas na telona!
Aquele existencialismo melancólico, mas cheio de esperança também, nunca pareceu tão cool.
Um nuançado olhar sobre relacionamentos, de quaisquer tipos, e os jogos de dominação e poder que neles podem existir, possíveis de vislumbrar através de umas das melhores atuações de Portman e Moore.
A marca registrada de Sofia Coppola está toda aqui: um filme quieto, sutil, mas cheio de tensão sobre o que é se apaixonar, e se sentir aprisionada, por alguém que não aparenta estar disposto a entregar de volta o mesmo amor.
Um retrato brutal dos maus tratos que imigrantes recebem na fronteira Polônia-Bielorrússia, assim como o trabalho humanista de ativistas na área.
A beleza da rotina, em todo seu charme e melancolia.
Aquele gostinho doce-amargo de saber que a sua vida, por mais que seja boa, poderia ter tomado um caminho diferente, igualmente bom... por quê não se pode trilhar todos os caminhos...?
O peso aterrador da solidão e a vida que não pôde ser vivida...
Só Thelma Shoonmaker pra fazer 3h30m passarem num piscar de olhos!
Faz a gente pensar em como é complicado verdadeiramente conhecer alguém em meio a todas suas contradições. A dúvida, manifesta em ambiguidade, é a única certeza que temos no final.
_________________
Algumas menções honrosas (sem ordem) :
"Leave the World Behind", "The Killer", "The Wonderful Story of Henry Sugar", "The Holdovers", "Oppenheimer", "Barbie", "The Taste of Things", "Are You There, God? It's Me, Margaret", "Knock at the Cabin", "The Creator", "Passages", "Infinity Pool", "Spider-Man: Across the Spider-Verse", "Leme do Destino", "Poor Things" (este último poderia estar entre o top 10 se eu tivesse a chance de rever; é tudo lindo, som, imagem, atuações e tal, mas fiquei com a sensação de ter uma mensagem meio batida e repetitiva, sem muito um arco que trouxesse novidade ao fim da jornada).
____________________
Melhores filmes que vi em 2023 (sem ordem dessa vez) :
Talk to Me (2022)
Avatar: The Way of Water (2022)
The Celebration (Festen) (1998)
The Whale (2022)
Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975)
Red Rocket (2021)
Marcel the Shell with Shoes On (2021)
The Eight Mountains (2022)
Showing Up (2022)
Preparations to Be Together for an Unknown Period of Time (2020)
House (1977)
Babylon (2022)
Great Freedom (2021)
In the Aisles (2018)
Thelma (2017)
Master Gardener (2022)
Pacifiction (2022)
a maioria é dos últimos dois anos rs, tenho que ver mais clássicos, não que não tenha visto, mas acho que as coisas que falam mais comigo em geral são contemporâneas...