• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resenha de "As Cartas de J.R.R. Tolkien"

Valinor

Equipe Valinor
tirith.jpg
Havia cerca de três anos, desde o lançamento de Mestre Gil pela editora Martins Fontes em 2003, que os fãs brasileiros não tinham a chance de ler um novo livro de J.R.R. Tolkien em português. A espera terminou: a editora Arte & Letra, que já tinha começado sua incursão por temas tolkienianos com a publicação do Curso de Quenya de Helge Fauskanger, acaba de lançar "As Cartas de J.R.R. Tolkien" no país. E a Valinor apresenta, agora, a primeira rese...
Ler o Artigo completo
 
É sempre muito bom quando a gente descobre que fez o trabalho que agradou. aproveite para agradecer a todo mundo que apoiou o projeto criticando, divulgando, comprando e principalmente indicando o livro.

Quero agradecer o Tilion pelo excelente trabalho, indispensavel para o sucesso do livro.

Sobre a capa. Na verdade a intenção era fazer uma capa mais grossa do que o normal, não sei o que houve para ficar assim "fraquinha". E sobre as orelhas, bom, livro antigo não tem orelha logo o Cartas não poderia ter :)

E adianto que o desejo da editora não é parar por ai. Vamos continuar sempre buscando bons livros de Fantasia, não apenas do Tolkien, livros que contribuam para uma melhor opção para os amantes deste magnífico gênero.

Obrigado pessoal
 
Imrahil disse:
Eu me divirto particularmente com o "momento Samuel Blaunstein" ("fazemos qualquer negócio!"), no qual Tolkien acaba topando publicar "O Senhor dos Anéis" sem "O Silmarillion", de forma a não ficar com sua obra maior encalhada.
Me senti na sala de palestra da Hobbitcon agora, ouvindo você falar isso. :lol:
Ótima resenha, meu caro!! :clap:

E mais uma vez, parabéns à Arte e Letra e ao Gabriel! :D
 
Só posso agradecer ao Reinaldo pela resenha positiva e por realmente ter sido "misericordioso" como eu havia pedido que fosse. :mrgreen: Não que eu não estivesse preparado para críticas à tradução: afinal, estar preparado para críticas de qualquer tipo é o primeiro e o mais importante pré-requisito para qualquer tradutor; mas o fato é que as resenhas que valorizam as "partes boas" do trabalho obviamente sempre são as melhores de se ler. :razz:

E como disse o Thiago, não vamos parar por aí. Aguardem que muita coisa boa ainda chegará em português. :cerva:
 
Pode deixar que a lista de críticas chatonildas sobre rodapés e irrelevâncias já está sendo preparada e será enviada oportunamente ao senhor via MP, hehehe...

Falando sério: nisso como em qq outra resenha, eu acho que a obrigação do resenhista é se ater ao "big picture". O importante é o conjunto estar coerente, e nesse caso realmente está ;-)

With best wishes,
 
Ispaine/Estus disse:
E adianto que o desejo da editora não é parar por ai. Vamos continuar sempre buscando bons livros de Fantasia, não apenas do Tolkien, livros que contribuam para uma melhor opção para os amantes deste magnífico gênero.

Obrigado pessoal

Que lindo. A minha conta bancária não agradece. Mas ela que se dane.

Gabriel disse:
E como disse o Thiago, não vamos parar por aí. Aguardem que muita coisa boa ainda chegará em português. :cerva:
Putz!!! O meu cartão vai zerar. E daí?

_____________

Brincadeirinha. A resenha me fez ficar com ainda mais vontade de ter/ler as Cartas. Mas sem $$$.. maldita monografia, que monopoliza o meu $. :disgusti: :buaa: :osigh: :naonaona:
 
O As Cartas está sendo um dos poucos livros que não consigo ler todo "de uma vez". É um livro que deve ser lido aos poucos, com tempo, apreciando carta por carta ou período por período..

É cativante. Extremamente cativante ver como Tolkien tem uma visão aguçada do que está ocorrendo no mundo naquele momento, e ver o quanto ele é humano, ao falar de questões que vão de encamentos entupidos, criação de galinhas, filosofia, moral cristã e politica mundial.
Não cheguei nem na metade do livro ainda, mas acredito que se, de agora em diante, ler em algum post alguém falando mal do Christopher, eu terei que defender o menino com unhas e dentes....
 
Alcarinquë disse:
Não cheguei nem na metade do livro ainda, mas acredito que se, de agora em diante, ler em algum post alguém falando mal do Christopher, eu terei que defender o menino com unhas e dentes....

Ok ok... o christopher pode ser f* mesmo, não sei. Mas tirar isso a partir da correspondência do pai do cara não é meio suspeito? rsrs
 
Alcarinquë disse:
Não cheguei nem na metade do livro ainda, mas acredito que se, de agora em diante, ler em algum post alguém falando mal do Christopher, eu terei que defender o menino com unhas e dentes....

Boas intenções podem ter péssimas consequências. Vide a Queda de Doriath, por exemplo. Pode ser filho do homi, mas não tinha o direito de escrever como se fosse o próprio :mrgreen: Mas depois do Unfinished Tales ele aprendeu a lição e fez (quase) tudo muito direitinho =]
 
Ah, então. Acabei de receber o meu livro. Cara, R$ 39,90 é muito barato! O trabalho do pessoal foi muito bem feito! Não vou analisar a tradução do Gabriel agora, mas de resto, o livro é muito superior à minha edição importada. A capa nova é espetacular (a antiga foi uma brincadeira de primeiro de abril, tenho certeza), a editoração e organização está ótima e tem até o índice remissivo ao final!

Parabéns Arte & Letra!
 
=]

eu li a respeito das cartas
mas dizia
q o tolkien flava pro lewis
q a Terra-Média era a Europa Antiga
e explicava porque ele chegou a essa conclusao
 
*Ceinwyn* disse:
Ok ok... o christopher pode ser f* mesmo, não sei. Mas tirar isso a partir da correspondência do pai do cara não é meio suspeito? rsrs

Pois é, só pra mostrar como o carinho que ele tem pelo terceiro filho é grande... as cartas pro Michael são ótimas, mas dá pra ver que ele se identificava mais com o Chris...

E puxa, Deriel, o menino faz de tudo pra por alguma ordem na papelada toda que o Tolkien acumulou a vida toda pra publicar o que fosse possível...
E se tem algo que dá pra perceber logo no começo do As Cartas (não terminei de ler ainda, tô lendo devagar...), é que organização não é o forte do professor....
 
Alcarinquë disse:
E puxa, Deriel, o menino faz de tudo pra por alguma ordem na papelada toda que o Tolkien acumulou a vida toda pra publicar o que fosse possível...

Mas isso não dá a ele o direito de completar com textos dele partes da obra de Tolkien que ele julgava incompletas ou incongruentes =] Pelo menos ele parou com essa mania ali nos HoME =]
 
Só pude ler a resenha agora e digo: me instigou a ler o livro mesmo sem ter lido O Silmarillion ainda.

Já comprei o livro e tudo, mas ele tá lá guardadinho enquanto "finalizo" com outros que estão na fila.

O que posso falar, por enquanto, é que realmente a Arte de capa me surpreendeu. É praticamente uma "viagem" para o tato. E para a visão. =)
 
wow, muito bom!
so faltou uma foto do livro!
(isso é possivel na parte de resenhas?)

o preço é bom sim, pelo q estao dizendo da qualidade, ne?

mal posso esperar para adquirir! (Asim q eu comprar todos os outros q faltam)
 
puxa....:oops: :loser:

desculpe pela noobice...é uma tendencia acidental!

mas so pra ser chato, podia ter o link no artigo:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo