• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançado no Brasil o livro “A Última Canção de Bilbo”, de J.R.R. Tolkien

Administração Valinor

Administrador
Colaborador

Brochura


Mais uma obra de J. R. R. Tolkien foi lançada no Brasil pelo selo Martins Fontes. Trata-se de A Última Canção de Bilbo, livro que narra de forma poética a última viagem de Bilbo Bolseiro rumo ao Oeste, momento em que ele compõe sua última canção, ao mesmo tempo em que rememora sua primeira grande aventura. As ilustrações que acompanham o texto contam essas duas histórias de maneira simultânea, de acordo com a sinopse divulgada pela Editora.

A obra foi lançada no dia 28 de outubro em edições em brochura e capa dura, contendo 32 páginas e ilustradas por Pauline Baynes, ilustradora preferida de Tolkien e muito citada e elogiada por ele em As Cartas de J.R.R. Tolkien (Arte&Letra Editora).

Breve História de A Última Canção de Bilbo

O poema é cantado por Bilbo Bolseiro nos Portos Cinzentos, quando ele está prestes a deixar a Terra-média. Cronologicamente isso se situa ao final de O Retorno do Rei, apesar de ter sido escrito mais tarde e nunca incluído em O Senhor dos Anéis.


Capa dura


A Última Canção de Bilbo era originalmente um texto sem ligação com a história de Bilbo, intitulado Vestr hum haf, mas Tolkien o mudou em outubro de 1968. Foi dado pelo autor como um presente para sua secretária Joy Hill em 1968, depois que ela o descobriu na biblioteca de Tolkien. Após a morte de Tolkien em 1973, Joy Hill mostrou o poema para Donald Swann, que gostou tanto que resolveu transformá-lo em música e incluiu-o na segunda edição de The Road Goes Ever On*, em 1978. O poema também foi ilustrado por Pauline Baynes, e publicado como um pôster em 26 de novembro de 1974.

A canção foi incluída na adaptação radiofônica da BBC de O Senhor dos Anéis (1981). Em 1990 o texto foi finalmente publicado em forma de livro pela Unwin Hyman e novamente ilustrado por Baynes (fonte: TolkienGateway).

Confira uma página da obra em inglês e outra traduzida:



____________________

* Publicado pela primeira vez em 1967, o livro The Road Goes Ever On contém todos os poemas de Tolkien que aparecem em seus escritos sobre a Terra-média, e é um documento importante por ser um glossário de termos élficos e tradições que não aparecem em nenhum outro lugar. Por exemplo, contém uma das maiores amostras da língua élfica Quenya.

Continuar lendo...
 
Esse vai pra coleção, certo! Dezenove dilmas é praticamente uma ordem de compra para um fã de Tolkien! Lindíssimas imagens!
 
nossa!! preciso!!!!
nao sei se estou certa mas acho que PJ queria colocar esse texto no final do terceiro filme... algo do tipo... alguem sabe disso??
 
Ontem eu recebi o livro em casa. Gostei muito de todo o material, de primeira linha, imagens belíssimas, um lindo poema.

Agora, eu gostei mais das notas informativas no final do livro rsrs
 
Poxa, eu acho o final do RDR super melancólico, mas acho que vou adquirir o livro por mais que seja triste saber que é a última canção de Bilbo.
 
Eu comprei na estréia de A Desolação de Smaug. O livro é excelente, com imagens extremamente belas! Valeu muito! Gastei somente Dez reais! :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo