• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Regeneração.

-
Correto, porem...
Tolkien deixa claro em alguma carta (Não lembro qual.) que os elfos poderiam sim morrer de velhice se vivessem etarnamente na TM. É dito que eles não aguentariam a dor de viver em uma terra que entra em decadencia constantemente.
Já em aman o caso seria como o Maglor citou, eles viveriam "eternamente" até o fim de arda.
-

O que retorna novamente:
-> os elfos n morrem por velhice (somente ela), e sim por desgosto do mundo.. O que não acontece em Aman pois a terra é abençoada, tudo é sempro belo e talz (oq pra mim seria meio intediante, mt legal mas com o tempo eh perfeição de mais) n tendo do que se desgostar.
 
Maegil disse:
Parece-me, pelo que diz acima e por tudo o que li sobre os elfos, que para eles o tempo não era mais do que uma maneira de sequenciar acontecimentos, e algo necessário para curar ferimentos e fazer colheitas. Que sentido teria uma pena de prisão para um ser assim?

Teria bastante sentido sim, pois:

"Ele não era destrutível dentro do seu período determinado mas, quando este era alcançado, passava a ser; ou deixava de ter quaisquer outras experiências, e "residia apenas no Passado".

Mas eles viram que isto não fornecia nenhuma saída. Pois mesmo se um fëa élfico fosse capaz de "conscientemente" de habitar no Passado ou contemplá-lo, esta seria uma condição completamente insatisfatória ao seu desejo. (Referência à Nota do Autor 8) Os elfos possuíam (como eles próprios diziam) um "grande talento" para a memória, mas esta tendia para o pesar ao invés da alegria. Por mais longa que a História dos elfos pudesse se tornar antes que terminasse, ela também seria um objeto de alcance muito limitado. Estar eternamente "aprisionado em um conto" (como diziam), mesmo se este fosse um conto muito grande que terminasse de forma triunfante, tornaria-se um tormento. Pois maior do que o talento da memória era o talento élfico para a criação, e para descobertas. O fëa élfico fora, sobretudo, designado a criar coisas em cooperação com seu hröa."

Um fea élfico recluso "vive" no passado, e, assim, no pesar. Estar desencarnado significa estar alijado da posição de sub-criador, e isso é muito doloroso, não só para os elfos, mas os elfos tinham especial apreço por criar.

Assim, "B" também vale, e os Valar não o deixam de considerar, haja visto a Condenação de Mandos.

Melkor não podia ser -e não foi- destruído; assim, foi banido e lançado no vazio fora do mundo, seja lá isso o que for... Mas ele vai voltar, e vai dar-se em Arda o apocalipse bíblico conforme as crenças cristãs de Tolkien. Afinal, o que é Arda senão a própria Terra numa era mítica?

Ele será destruído, para que Arda possa ser curada.
 
Ringil disse:
Um fea élfico recluso "vive" no passado, e, assim, no pesar. Estar desencarnado significa estar alijado da posição de sub-criador, e isso é muito doloroso, não só para os elfos, mas os elfos tinham especial apreço por criar.

Assim, "B" também vale, e os Valar não o deixam de considerar, haja visto a Condenação de Mandos.

Realmente, os Valar pelo menos na ocasião mostraram que conheciam a crueldade, emitindo uma sentença de sofrimento. (ATENÇÃO! Não estou contestando se a sentença foi justa ou não, isso é subjetivo! Se entrarmos nesse campo, vira bagunça.) Pois eles realmente -em nome da justiça, ou da vingança; e pelo poder que emanava deles- exilaram todos os que não voltassem imediatamente, humilhados e pedindo perdão; e condenaram-os a todos ao fracasso de tudo o que tentassem, a eles e os seus filhos não nascidos, e à traição e ao medo da traição... nem parecem o mesmos otários que caíram na lábia do Melkor, mas certamente mostram grande crueldade não só com o Fëanor, mas até com quem estava apenas marginamente envolvido (como a Galadriel). Realmente isto valida o item b).

Quanto a Morgoth: ele não foi destruido ainda (apenas lançado no vazio), mas vai ser. E isto seja conforme a 2a profecia de Mandos (obrigado, Tilion) ou o Apocalipse, que eu creio serem a mesma coisa! Era isto que eu queria dizer, e a forma como me expressei acabou crando polêmica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo