1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Regeneração.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Calaquendi, 23 Mar 2004.

1. Calaquendi

Calaquendi Usuário

Espero que este tópico n exista. Se existir façam oq quiser com ele.

Eu sei que os elfos tem um grande poder de cura e auto cura. Mas pintou uma dúvida: essa auto-cura inclui Regeneração?, como refazer um dedo, mão etc... :o?: :o?: :o?:

2. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

Membros mutilados dos elfos nào regeneram, a não ser quando voltam dos palacios de Mandos ai eles retornam em outros corpos pois aqueles q habitavam já não existem mais.

3. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

ixxiii
    nem sabia q os elfos tem isso :?
    aonde vc viu isso???

4. Proview

Proview Go

No Simarillion tem explicando sobre algumas coisas sobre Mandos.
    A questão daressucitação elfica é tratada tbm em outros livors (algum dos History of Middle-Earth) e Letters.

5. Andiara

Andiara Usuário

Realmente elfos são muuuito resistentes e se curam de ferimenteos que matariam um mortal, mas ñ vamos exageram lembrando que Maedhros (acho q foi) ficou sem mão

6. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Olha o presentão do Tilion, o Comentário do Diálogo de Finrod e Andreth traduzido:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

7. Night Owl

Night Owl Usuário

Uma outra dúvida minha

Até que ponto vai a imortalidade de um elfo???
    Eu queria saber, se ele não morrer lutando, ele viveria eternamente? Ou esse envelhecimento enormemente desacelerado tem um limite??

abraços :)

8. Maglor

É essa a diferença fundamental entre os elfos e os Homens: os elfos não são "imortais", porque a vida deles tem um limite. O limite é o próprio mundo, Arda, e os elfos viverão enquanto Arda existir. A "imortalidade" dos elfos termina quando o mundo deixar de terminar, e mesmo que seus corpos morram e seu espírito se torne "desabrigado", o elfo pode ser realojado em um novo corpo e dar prosseguimento à sua vida no mundo.

9. Fëanarsil

Fëanarsil O Espírito de Fogo Brilhante

:o?:

Eu li em algum tópico que os corpos dos elfos não deixavam de existir, eles eram consevados axo que pelos valar ou pelos próprios elfos e depois de sua penitencia em mandos o Fëa deles voltava a habitar o antigo corpo...sempre tive essa duvida, se os elfos qndo voltam, passam a habitar os mesmos corpos ou não....e agora vc fez crescer ainda mais a minha dúvida...

Será que alguém pode me dizer as verdadeira resposta?? e se houver alguma passagem em algum livro q fale sobre isso e eu deixei passar desapercebida, alguém pode me alertar? :o?:

Valeu!!

Até mais... :assobio:

Fëanarsil :obiggraz:

10. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Membors amputados não cresciam de novo não. É só ver o caso do Maedhros, ele perdeu a mão (acho que a esquerda) quando ficou pendurado nas Thangorodrim, e depois que ele foi resgatado ficou maneta pro resto da vida.

11. Luinwen

Luinwen Usuário

Lembro de ter lido em algum lugar que os espíritos dos elfos podiam também voltar em seus descendentes - isso torna os elfos "espíritas"? :o?:

12. Pandatur

Pandatur Usuário

Luinwen, o que você deve ter lido foi uma das duas idéias de como os elfos renasceriam. Inicialmente, a idéia de Tolkien era que o espírito do elfo deixaria Mandos e renasceria em um corpo de bebê. Ou seja, o elfo literalmente nasceria de novo, tendo que viver mais uma vez toda uma vida, desde a infância até a idade adulta. E com o tempo, as lembranças da vida passada viriam à mente dele. Mas ele não precisaria ser filho de seus descendentes não. Poderia ser de elfos aparentados, coisa do tipo. O que importa é que esta idéia foi abandonada por Tolkien, segundo Christopher, seu filho.
    A idéia aceita é que os elfos que deixassem Mandos teriam um novo corpo "construído" e seu espírito se alojaria neste corpo novo, semelhante ao corpo que ele possuía antes da morte.

13. Maglor

Complementando a mensagem do Pandatur, como o novo corpo era uma cópia do anterior (pois o 'espírito' guarda uma 'memória' permanente do 'corpo'), e porque o elfo retornava com toda a consciência a lembrança da sua "vida" anterior, não podemo falar em semelhança com o espirtismo.

14. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Taí uma pergunta que me ocorreu agora. Se Maedhros se matasse, voltaria com um corpo maneta?

15. Maglor

Olha, eu confesso que não me recordo da fonte, mas garanto que vou procurar.
    Existe aquela história de que o fëa guarda uma memória do hröa. Um indício que na minha opinião comprova isso é o fato de Sauron ter retornado sem um dedo, como o Gollum disse. Eu imagino que Maedhros, se fosse 'reabrigado', retornaria sem a mão decepada mesmo. Mas não sei, talvez os Valar refaçam o hröa do elfo completamente.

16. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Beren voltou com a mão, Maedhros voltaria também. Mas se se matasse não acho que sairia de Mandos nunca.

17. Pandatur

Pandatur Usuário

O Maedhros se matou, não? De tão louco ele se joga dentro da fenda. Ou ele caiu sem querer?

De qualquer forma, acho que ele voltaria com o corpo inteirão ein. Se ele saiu de Mandos é porque teve os "pecados" perdoados, e estava pronto para receber um novo hröa. E acho que o hröa seria "completo".

18. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

É, se matou mesmo. Mas acho que suicídio não é muito bem visto em Aman.

19. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Talvez ele voltasse sem a mão pra aprender a não fazer juramentos idiotas de novo...

20. Tilion

Tilion Administrador

O "castigo" pelo que havia feito em vida era "pago" em Mandos. Quando o elfo saía de lá, estava completamente "perdoado", não havendo necessidade de um castigo que se estedesse para além dos Salões.

Logo, caso Maedhros saísse (o que demoraria algumas centenas de eras, creio), ele não teria uma mão decepada no novo corpo.

Compartilhar