1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Referendo que decide separação da Escócia preocupa os investidores

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 11 Set 2014.

?

A Escócia deveria ser independente do Reino Unido?

Enquete fechada 20 Set 2014.
  1. Sim

    60,0%
  2. Não

    40,0%
  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Roberto Kovalick Londres, Inglaterra

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A dez dias do referendo que vai decidir se a Escócia vai se separar ou não do reino unido, investidores estão preocupados com a perspectiva de vitória dos separatistas.

    Foi uma reviravolta: há alguns meses, ninguém levava muito a sério a possibilidade de a Escócia se separar da Grã-Bretanha. Há um mês, as pesquisas de opinião mostravam os separatistas mais de 20 pontos atrás dos que querem manter a unidade, mas a ideia de ter um país independente cresceu de forma rápida.

    Uma pesquisa divulgada no domingo (7) mostrou que é uma possibilidade real: 51% disseram que querem a independência contra 49% que não querem. Diante desse resultado, o governo britânico tentou uma manobra às pressas: prometendo mais autonomia para administrar o dinheiro dos impostos.

    Os partidários da separação disseram que isso é uma "propina" que os escoceses não iriam aceitar.

    A Grã-Bretanha é um dos países com economia mais estável da Europa. Passou sem grandes sustos pela crise que abalou o continente. Por isso, a pesquisa foi um choque para os investidores. Para eles, a separação é um risco para a estabilidade.

    A libra caiu 1,3% em relação ao dólar, a maior queda em 10 meses. As ações de empresas escocesas ou que tem grandes investimentos na Escócia despencaram.

    "Mercados não gostam de incerteza e não há nada mais incerto do que a divisão de um país", disse o líder do movimento contra a secessão, Alistair Darling.

    A grande dúvida é qual vai ser a moeda do novo país. Os escoceses planejam seguir usando a libra, mas Londres já avisou que não vai permitir isso.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------
    Esse referendo é importante e acho muito justo e legítimo os escoceses terem o direito de decidir seu destino. É uma reivindicação que existe de longa data e com uma população bem dividida pelo visto a decisão ocorrerá em pequenos detalhes.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    win-win pra Escócia

    Não vou entrar nos meandros das consequências da escolha, mas nesse momento a Escócia já venceu.

    Ah sim, eu acho a Enquete deste tópico tendenciosa. Acho que deveria ser algo como "A Escócia deveria ser independente?" e não algo como "Conseguirá...", que parece algo saído do Braveheart
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só pra complementar que essa decisão será daqui uma semana no dia 18 de Setembro

    E pelo lado dos defensores do "sim" pela separação está Sean Connery que há muito tempo defende essa bandeira.
     
  4. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Eu espero que n~ao, s'o que pelos motivos mais egoístas possíveis :lol: Quando eu morei em Londres sempre que podia buscava conhecer a Escocia e Gales, porem ir para a Irlanda era mais trabalhoso especialmente por nao integrar o RU, entao eu quero que continue pq to pretendendo voltar pra la no fim do ano!
     
  5. Grimnir

    Grimnir Usuário

    A princípio eu acho legal, mas só 51%... Parece pouco para separar um país.
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Isso pode ser arriscado. Por mim tanto faz, mas pros escoceses pode não ser muito bom. Um país maior tem mais poder econômico, político etc. Sem contar que é do Reino Unido que vão se separar.

    Eles já definiram o sistama político? República, monarquia? Se República, presidencialista ou parlamentarista?
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Pelo que eu entendi, Monarquia Parlamentarista
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O que mais vai pesar na decisão é a economia e pra isso eles podem usar como referência a Rep. da Irlanda que se separou há muito mais tempo.

    Meu palpite é que o resultado seja muito parecido com o último plebiscito da província do Québec no Canadá onde prevaleceu o "não" por uma margem bem pequena e a porção francesa canadense por muito pouco não se tornou um novo país.
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    Pra quem quiser se aprofundar:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Inclusive há temas que ninguém pensa muito: e a bandeira do Reino Unido, se a Escócia vazar? Um artigo sobre isso com sugestões:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  10. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

  11. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    É interessante como isso mexeria com os símbolos nacionais. Se o SIM vencer vamos ver o que acontece.

    Outra região da Europa que espera muito por um plebiscito/referendo é a Catalunha na Espanha, mas que nesse caso o governo espanhol tem dificultado ao máximo isso sair do papel.

    E a razão é simples, diferente da Escócia que se encontra bem dividida, no caso da Catalunha se houver votação a chance de povo local ratificar em votação a autonomia é muito grande.
     
  12. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Não tem como não pensar nas forças que deram unidade a presença inglesa ao redor do mundo através do império britânico (tardio em relação a Portugal e Espanha).

    Hong Kong se afastou em parte por questões administrativas. Eu suspeito que apesar de alguns movimentos separatistas serem cíclicos, se não houvesse mesmo algum interesse dos ingleses em diminuir a influência nas regiões que antes eram de ação direta inglesa então hoje os escoceses tenderiam a adiar qualquer ação na direção de separação.

    Não duvido nada que a Inglaterra, mesmo fora do Euro, seja fortemente influenciada pelo resto da Europa (eles até podem dizer que não sofrem) e precise ocasionalmente apertar os cintos principalmente enquanto tem gastos militares e outras despesas para bancar. Então a falta de incentivo para permanecerem juntos pode ser também reflexo de desinteresse financeiro da "metropóle" (investimento, iniciativas, etc...). Além disso também é para se pensar que os ingleses podem vir a ter que entrar com uma grana alta (dinheiro de verdade e não apenas investimentos) apenas para manter a região unida no futuro. Ou seja, assim como nos divórcios entre marido e mulher pode custar caro para toda a família. (todo mundo se desgasta e se banca mais enquanto o período "pós-separação" ocorre)*

    Então vamos ver por quanto tempo as partes aguentam custear a manutenção do UK. O sucateamento de blocos não seria incomum como se viu com o Mercosul (defasagem de objetivos)... Ou seja, muitas perguntas e dúvidas pra deixar qualquer investidor conservador (e o reino unido está cheio deles) de cabelos em pé.

    Estava lendo uma nota sobre o escritor Benítez que na Espanha ele faz para de uma iniciativa de escritores (uns 4) que ajuda financeiramente ao redor de 100 escritores a publicarem e que apesar de escreverem bem estão sob uma conjuntura econômica desfavorável aos talentos das pessoas. Não sei como os Ingleses enxergam isso mas nos Eua estão passando um "perrengue" por causa das novas políticas econômicas, ou seja, mais turbulência para os blocos...

    *Por sinal há o problema do estado lamentável em que se encontram serviços diplomáticos ao redor do mundo (mesmo de países grandes como Eua) que viraram vitrine por estrangulamento financeiro, pela nova política volúvel e que deixa a dever em relação a diplomacia da guerra fria.
     
    Última edição: 13 Set 2014
  13. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

  14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    • LOL LOL x 3
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não foi dessa vez, o Não venceu. A pressão vinda do sul da ilha nos últimos dias funcionou.

    Mas de certa maneira ficou um recado do tipo "Olha, permanecemos unidos, mas só ficamos porque vocês prometeram nos dar mais autonomia de decisão daqui pra frente"

    Não escondo que achei engraçado ver esses dias os ingleses com o c* na mão e com medo. Só assim pra eles darem mais valor a um vizinho que nem sempre é tratado com todo esse carinho :lol:
     
    Última edição: 19 Set 2014
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Foi um win-win pra Escócia. O Parlamento Escocês saiu com mais poderes de auto-gestão, conseguiram mais autonomia.
     
  17. fcm

    fcm Visitante

    O tenista escocês Andy Murray fez campanha pelo sim, achei legal ele não ter ficado em cima do muro.
    Sobre este tenista, o mais interessante era que o jornal BBC quando o Murray vencia os jogos, o chamava de britânico e na derrota sempre falavam que o escocês perdeu. Talvez por isso ele tenha votado e feito campanha pelo sim, mas não conseguiu!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Até vi por aí que o Murray correria o risco de ficar de fora da próxima olimpíada, pois a Escócia independente teria ainda que ser aprovada como novo país-membro do COI e sendo muito recente não haveria tempo pra disputar um outro torneio qualificatório pelo "novo país".
     
  19. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    É o tipo de coisa que eu deveria ter postado ontem, mas:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    (e finalmente testo a anexação automática de imagens linkadas)
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  20. Calib

    Calib Visitante

    Resultado belo e moral.
     

Compartilhar