• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reencarnação

Funciona assim Elring:

Saruman veio como branco simbolizando que ele era o unico dos Istari a estar com um (........), (droga, não me lembro o nome que se dá quando o cara entra na TM com todos os seus podere liberados)... enquanto os outros istari vieram com sus poderes limitados. Por isso Sauruman era o mais forte entre eles. Assim que Gandalf se tornou Branco, e seus poderes foram todos liberados, ele ficou mais forte (naturalmete pois já era) do que o Branco Saruman...

Isso é bastante relativo, não há uma versão oficial sobre as cores dos magos e sua importância.

Eu acredito que eles já vieram com suas cores por preferência pessoal (Gandalf escolheu o cinza por estar sempre viajando, Radagast o castanho pois está é uma cor marcante da natureza, Saruman o branco por acreditar ser o mais puro e elevado entre os istari, etc). A mudança de cor de Gandalf representa o fato de ele estar assumindo o papel de Saruman, ou seja, dele estar sendo o que Saruman deveria ter sido, tanto como o líder do Conselho Branco, líder dos magos, ou simplesmente maia de maior poder.

Porém, como disse, isso é bastante discutido. Dê uma olhada no tópico Cores dos Magos.

E todos os magos vieram com hröar, inclusive Saruman (tanto é que há evidencias de um envelhecimento). Apenas Gandalf toma um fana após seu retorno.
 
E todos os magos vieram com hröar, inclusive Saruman (tanto é que há evidencias de um envelhecimento). Apenas Gandalf toma um fana após seu retorno.
Hummm:think:
Não tenho tanta certeza se podemos afirmar isso Haran, se bem que também não posso afirmal o contrário...
Mas vou pesquisar...
Ainda acho que Saruman veio com uma faná e não um hröar...
 
No Contos Incabados está bem claro que todos os magos estavam com um hröa.

"(...) vestidos de corpos como os dos homens, reais e não ilusórios, mas sujeitos aos medos, às dores e à exaustão da terra, capazes de sentirem fome e sede, e de serem mortos; embora, por causa de sua nobreza de espírito, não morressem, e só envelhecessem em decorrência das preocupações e labutas de muitos e muitos anos."

"(...) estavam proibidos de se revelar em formas de majestade (...)"

"(...) vindos em formas débeis e humildes (...)"

"os Istari, visto que trajavam corpos da Térra-média (...)"

Etc...
 
No Contos Incabados está bem claro que todos os magos estavam com um hröa.

"(...) vestidos de corpos como os dos homens, reais e não ilusórios, mas sujeitos aos medos, às dores e à exaustão da terra, capazes de sentirem fome e sede, e de serem mortos; embora, por causa de sua nobreza de espírito, não morressem, e só envelhecessem em decorrência das preocupações e labutas de muitos e muitos anos."

"(...) estavam proibidos de se revelar em formas de majestade (...)"

"(...) vindos em formas débeis e humildes (...)"

"os Istari, visto que trajavam corpos da Térra-média (...)"

Etc...

Talvez a aparência seja a de homens, já que foram enviados para auxiliá-los no início da Era dos Sucessores. Mas acho pouco provável que seus corpos fossem feitos da mesma matéria da dos Homens. A luta de Gandalf contra o Balrog nas profundezas de khâzad-dum mostra que eles eram bem mais que meros humanos. Nem mesmo Aragorn, que era o maior de todos os descendentes dos Númenorianos seria capaz de fazer frente ao demônio. E se o Peregrino Cinzento lutou na raça, como ficou tanto tempo preso na torre se Saruman, se este não tivesse maiores dons que os do mago?
 
No Contos Incabados está bem claro que todos os magos estavam com um hröa.

"(...) vestidos de corpos como os dos homens, reais e não ilusórios, mas sujeitos aos medos, às dores e à exaustão da terra, capazes de sentirem fome e sede, e de serem mortos; embora, por causa de sua nobreza de espírito, não morressem, e só envelhecessem em decorrência das preocupações e labutas de muitos e muitos anos."

"(...) estavam proibidos de se revelar em formas de majestade (...)"

"(...) vindos em formas débeis e humildes (...)"

"os Istari, visto que trajavam corpos da Térra-média (...)"

Etc...


é...então volto atrás no que eu disse...

Mas então porque Saruman era o Branco e o Mais forte?
 
é...então volto atrás no que eu disse...

Mas então porque Saruman era o Branco e o Mais forte?

"Diz-se (por exemplo, o próprio gandalf afirma) que Saruman era o chefe dos Istari - isto é, mais elevado na estatura valinoreana que os demais."


As cores não tem nada a ver com o poder, era só uma forma de identificar o mago. Não passam de roupas.
 
Última edição:
os hroar, ou seja, os trajes da terra-média, podem abrigar fear de diferentes estaturas e categorias. orcs, homens, elfos, hobbits. no caso especial dos istari, abrigou nada menos q maiar. assim como o hroa de um rei élfico é mais forte e poderoso que o de um ingênuo hobbit, é natural que o de gandalf seja capaz de prodígios superiores mesmo aos de aragorn.
 
os hroar, ou seja, os trajes da terra-média, podem abrigar fear de diferentes estaturas e categorias. orcs, homens, elfos, hobbits. no caso especial dos istari, abrigou nada menos q maiar. assim como o hroa de um rei élfico é mais forte e poderoso que o de um ingênuo hobbit, é natural que o de gandalf seja capaz de prodígios superiores mesmo aos de aragorn.

Ah, essa parte de rei élfico mais poderoso do que um hobbit vou ter de discordar, Parisio :wink:. Lembra que até Gandalf e Elrond afrouxaram na hora de ver quem levaria o Anel. Mesmo eles sendo tão poderosos naquela Era, não eram imunes ao chamado do Um. E Frodo provou ter uma força muito superior ao de qualquer outro membro da Sociedade.
Agora, voltando ao tema da reencarnação, estive olhando o Silma e o SdA e não houve muitos retornos de Mandos. Apenas Beren voltou, Glorfindel e Gandalf tiveram essa benesse dos Valar. Teve mais alguém que voltou?
 
Ah, essa parte de rei élfico mais poderoso do que um hobbit vou ter de discordar, Parisio :wink:. Lembra que até Gandalf e Elrond afrouxaram na hora de ver quem levaria o Anel. Mesmo eles sendo tão poderosos naquela Era, não eram imunes ao chamado do Um. E Frodo provou ter uma força muito superior ao de qualquer outro membro da Sociedade.
Agora, voltando ao tema da reencarnação, estive olhando o Silma e o SdA e não houve muitos retornos de Mandos. Apenas Beren voltou, Glorfindel e Gandalf tiveram essa benesse dos Valar. Teve mais alguém que voltou?

Galdalf e Elrond "afrouxaram" jutamente por serem muito poderosos. O Um Anel faria um grande estrago nas mãos deles, assim como nas mãos de Aragorn ou Galadriel.
Frodo não provou nada, ele também sucumbiu ao poder do Anel, mas como ele era só um hobbit não deu tempo de fazer muita besteira, o próprio Gollum conseguiu dar conta dele.

Sobra a reencarnação, além desses que você falou só me lembro de Finrod ser citado por Tolkien. No Silmarillion é dito que depois de sua morte ele caminhava ao lado do pai.
Mas Tolkien deixa claro que a grande maioria dos elfos voltaram de Mandos.

Mas me surgiu uma dúvida agora, Gandalf foi para Mandos quando morreu???
Que eu saiba os Ainur não vão para Mandos, eles continuam vagando pelo mundo com seu fëa, e se tiverem força suficiente podem tomar um fána ou hröa para si. Saruman não foi para Mandos, ficou vagando pela Terra-mádia como um espírito impotente.
Acho que não foi dada a chance de Gandalf reviver, pois isso ele podia fazer por si mesmo. O que aconteceu foi que os Valar deixaram ele voltar para a Terra-média para terminar seu trabalho, e dessa vez liberaram o uso do fána.
 
Nas Cartas, ou melhor, em uma das cartas, Tolkien dá a entender que a volta de Gandalf, pelo menos da maneira como ela aconteceu, foi por uma intervenção de Eru. Eu também acho que provavelmente o Gandalf teria como retornar apenas com ajuda e autorização dos Valar, ou mesmo por si próprio, mas como ele estava na TM como enviado e servo de Manwë, acho que o caminho "normal" que ele seguiria seria ir até Valinor e então seria decidido o que seria feito - claro, se Eru não tivesse agilizado as coisas.

Se não me engano, o próprio SdA já diz que o Gandalf saiu "do espaço e do tempo", ou seja, foi para além da esfera de atuação dos Valar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo