1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Reencarnação

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Edu, 31 Out 2006.

1. Edu

Edu Draper Inc.

Não sei se "reencarnação" é o termo certo para esse tipo de coisa, mas na falta de um melhor, vai ele mesmo. Bem, a minha pergunta é se, a exemplo de Glorfindel, outros elfos (tais como Fëanor e Fingolfin) poderiam voltar com um novo hröa para a Terra-média e, caso pudessem, porquê nenhum deles voltou? E mais: os homens, anões e hobbits também poderiam fazer algo do tipo?

2. Bagrong

Bagrong RaG

Somente os imortais (maiar, elfos) podem fazer isso.

Acredito que eles não o costumavam fazer porque já haviam cumprido seu papel na TM. Além disso, morrer é um experiência muito traumatizante e muitos perdiam a vontade de voltar por causa disso.

Venhamos e convenhamos, a morte foi um grande alíviopara vários deles....

3. Almië

Almië cute as a button

Bom, também acho que para vários deles a morte representava um descanso e, mais que isso, missão cumprida.

No caso do Glorfindel, ele reencarnou justamente para ajudar em um momento de dificuldade. Era preciso, creio eu, ele voltar.

Mas a minha dúvida é.. se ele não voltasse alguém faria o que ele fez? Ou ele foi indispensável para os hobbits naquele momento e sem ele os pequenos não teriam chegado à Valfenda?

4. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Mas lembro-me de ter lido em algum lugar que todos os elfos reencarnavam - ou que todos podiam reencarnar..?

5. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Os elfos que reencarnaram (que são praticamente todos os que morreram, salvo exceções, como Fëanor), não voltaram à Terra-Média provavelmente por arrependimento de ter ido para lá (caso claro dos Noldor), ou simplesmente por que a Terra-média não era o verdadeiro lar dos elfos, e uma vez que em Aman seria muito difícil que eles viessem a morrer novamente após a reencarnação, fica fácil supor os motivos que levaram os elfos a não retornar para a TM. Além disso, dependendo de quando o elfo reencarnou, talvez o lar dele na TM nem mais existisse.

Todos podiam, mas não necessariamente reencarnavam.

No texto
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tem muitas coisas importantes sobre o renascimento élfico, como:

6. Edu

Edu Draper Inc.

No texto que o Feä postou, fala que

Quando li isso me veio uma nova dúvida: quem mandava e desmandava em quem podia renascer era Mandos? Ou isso só diz respeito a Eru? E outra coisa: ainda não sei porquê Fëanor e/ou Fingolfin não retornaram. No caso de Fëanor seria por causa do seu "aparecimento" na Profecia de Mandos?

Quanto à reencarnação dos elfos, o porque de não serem feitas e tals, já entendi. Obrigado =]

7. Fëanor

Mandos julgava quem poderia renascer ou não, e quanto tempo levaria:

Fëanor nem reencarnou. As atitudes dele não permitiram que ele retornasse à vida, até que chegasse o "fim dos tempos".
    Fingolfin praticamente com certeza reencarnou, mas permaneceu em Aman. Depois do que ele sofreu na TM, ele não voltaria mais para lá.

8. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

A reencarnação de Finrod é citada no Silmarillion:

“(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”

Legal a idéia de pai e filho se encontrando e tal. =]

9. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

A questão dos elfos já foi bem explicada.
    Só pra complementar sua ultima pergunta, os homens e os hobbits (por que estes eram as mesmas coisas, só diferenciavam no tamanho) iam para Mandos e ali ficavam por algum tempo, até que seus espíritos eram levados por Eru para algum lugar. Se não me engano, só Manwe e o próprio Eru sabiam o destino dos espíritos dos homens.

Dentre todos os humanos, Beren foi o único que reencarnou. E é talvez por isso que a sua história de amor com Lúthien é tão bonita.

Só não me lembro do destino dos anões.

10. N'liärien

N'liärien Banned

Cavalheiros, vemos uma informação errada, aqui, vinda de Bagrong.
    Aos elfos, como espécie, a reencarnação era não só uma possibilidade como uma regra geral (com exceções estabelecidas de acordo com mecanismos de merecimento e/ou conveniência e até mesmo desejo pessoal).

Com a introdução da morte, entre os elfos, por conta da corrupção de Arda, iniciada por Melkor, a solução para o plano primeiro de Eru para os primogênitos (que era a imortalidade desses, enquanto o mundo perdurasse), foi a instituição do mecanismo reencarnatório.

Isto está bem explicado n'O Silmarillion, bem como no texto que foi citado por outra pessoa, aqui nesse tópico: "Leis e Costumes entre os Eldar". Vejamos:

Ademais, há até uma carta de Tolkien onde ele responde a uma crítica onde foi acusado de "haver passado dos limites" que um autor (ou sub-criador) deveria respeitar, em suas obras.

Tolkien responde: "Não vejo por que Deus não poderia ter adotado a reencarnação como uma opção para algumas de suas criaturas"...

Abraços a todos.

11. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Onde tá errada?

Melkor introduziu a morte em Arda? Acho que a morte do corpo, mesmo entre os imortais, já era algo previsto por Eru quando concebeu seus filhos, já que os elfos, mesmo que não fosse assassinados poderiam se cansar e querer livrar seu fëa do esforço de viver(vide Míriel).

12. N'liärien

N'liärien Banned

O erro é que ele tinha dito que "somente os imortais" podiam reencarnar, referindo-se ao istari.
    Abraços.

13. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

No diálogo de Manwë e Eru, do HoMe, Manwë diz:

Manwë falou a Eru: Veja! Existe um mal em Arda que não vimos antes. Os quendi, que tu fizeste imortais, estão sofrendo com a separação de seus espíritos e corpos. Muitos dos fëar dos elfos na Terra-média estão sós, e até mesmo em Aman há um também desabrigado. Os fëar desabrigados nós chamamos a Aman para protegê-los da escuridão, e aqui eles esperam. O que será deles mais adiante? Não há nenhum meio pelo qual suas vidas possam ser renovadas para seguir os cursos que tu planejastes?
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

E então Eru o orienta e etc. Esse texto é uma versão um pouco antiga (os elfos poderiam nascer de novo, como crianças), mas mostra que a morte dos quendi não era prevista. Manwë inclusive cita a morte de Míriel ("e até mesmo em Aman há um também desabrigado").

N'liärien, acho que o Bagrong se referia a elfos, maiar e valar quando disse "imortais", afinal imortais são aqueles que não morrem (não naturalmente, ao menos).

14. Bagrong

Bagrong RaG

Na verdade, eu havia dito: "Somente os imortais (maiar, elfos) podem fazer isso." :eh:

Eu não me recordava de que a maioria dos elfos reencarnavam... Preciso reler aquele texto sobre os costumes dos Eldar :think:

15. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

To aqui no trabalho e correndo com as coisas estava lendo esse tópico... ai me veio uma coisa na cabeça que não consigo lembrar a resposta...

Do mesmo jeito que eles podiam reencarnar os elfos também podiam morrer sem sofrer mal algum... simplesmente fazer uma passagem...ou to errado?

16. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Bom, humanos como Aragorn podiam, né.

17. Bagrong

Bagrong RaG

Podiam sim. Se eles quisessem.

A mãe de Fëanor fez isso, depois de uma crise de depressão pós-parto... =P

18. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Mas a mãe de Fëanor morreu por complicações de parto, não? Algo como que Fëanor tinha lhe roubado muita energia.

19. Asca

Asca Usuário

Repare na =P

Então era permitido aos elfos tal façanha, mas não era obrigatória?

20. Fëanor

Pessoal, as respostas dessas perguntas se encontram lá no texto, basta que vocês leiam ele todo

Algumas passagens que ajudam a esclarecer:

Ou seja: a morte pela própria vontade podia sim ocorrer, mas essa vontade só surgiria caso o fëa do indivíduo se sentisse "cansado", ou insatisfeito em continuar habitando o hröa. Caso contrário, não haveria motivo algum para que o fëa desabrigasse o hröa.

Já a questão da morte dos homens, etc., pode-se encontrar informações aqui:

Compartilhar