Skywalker
Great Old One
Visitando o site do Sean K. Reynolds, pensei em traduzir um artigo dele sobre a cumulação dos efeitos dessa magia com esse feat. Mas daí eu pensei: por que não escrevo eu um artiguinho sobre isso? Então lá vai.
No que tange os efeitos dessa magia e desse feat, a principal diferença entre a edição 3.0 e 3.5 é que, na primeira, os dois efeitos cumulavam, o que já não acontece na segunda, sob o pretexto de que, cumulando, geraria um efeito apelativo e desproporcional. Ora, isso é um absurdo!
Da cumulação
O livro do jogador é claro. Bônus de mesma natureza não se cumulam, enquanto bônus de naturezas diferentes sim. O bônus dado pela magia keen edge é mágico, referente à arma, enquanto o bônus dado pelo improved critical é um bônus para o personagem.
Assim, se são bônus de naturezas diversas, nada mais justo a sua cumulação!
Da apelação, ou do Personagem Overpower
O principal motivo da modificação do feat improved critical é que, cumulando os dois efeitos, geraria um desequilíbrio no jogo. Então analisemos friamente o feat e a magia.
O pré requisito relevante para o feat é uma base de ataque +8, ou seja, caso o personagem em questão seja um fighter, terá que ser um fighter level 8, um personagem de nível considerável. Já a magia duplica o alcance do crítico da arma. Por exemplo, uma longsword tem o alcance de 19-20 e, com a magia ou o feat em separado, ficaria 17-20. Com os dois combinados ficaria 16-20.
É um belo dum bônus? Não tenho dúvidas que sim. É um bônus desproporcional para um fighter de level 8? Definitivamente não.
Do acerto crítico e do 20 natural
Um desavisado diria "Ah, mas daí fica muito fácil! É só o magrão tirar um 16 no d20 que dá o crítico!" Nananinanão, meu caro. É importante lembrar que, mesmo estando no alcance do crítico da arma, só um 20 natural é um acerto automático. Se a jogada somada ao bônus total de ataque do cara não superar a Armor Class do alvo, mesmo se estiver no alcance do crítico da arma, o personagem não consegue acertar o alvo, portanto não causa o acerto crítico.
Bem, essa foi a minha primeira rant. Opinem, critiquem, malhem, mas pelo amor de St. Cuthbert, comentem!
No que tange os efeitos dessa magia e desse feat, a principal diferença entre a edição 3.0 e 3.5 é que, na primeira, os dois efeitos cumulavam, o que já não acontece na segunda, sob o pretexto de que, cumulando, geraria um efeito apelativo e desproporcional. Ora, isso é um absurdo!
Da cumulação
O livro do jogador é claro. Bônus de mesma natureza não se cumulam, enquanto bônus de naturezas diferentes sim. O bônus dado pela magia keen edge é mágico, referente à arma, enquanto o bônus dado pelo improved critical é um bônus para o personagem.
Assim, se são bônus de naturezas diversas, nada mais justo a sua cumulação!
Da apelação, ou do Personagem Overpower
O principal motivo da modificação do feat improved critical é que, cumulando os dois efeitos, geraria um desequilíbrio no jogo. Então analisemos friamente o feat e a magia.
O pré requisito relevante para o feat é uma base de ataque +8, ou seja, caso o personagem em questão seja um fighter, terá que ser um fighter level 8, um personagem de nível considerável. Já a magia duplica o alcance do crítico da arma. Por exemplo, uma longsword tem o alcance de 19-20 e, com a magia ou o feat em separado, ficaria 17-20. Com os dois combinados ficaria 16-20.
É um belo dum bônus? Não tenho dúvidas que sim. É um bônus desproporcional para um fighter de level 8? Definitivamente não.
Do acerto crítico e do 20 natural
Um desavisado diria "Ah, mas daí fica muito fácil! É só o magrão tirar um 16 no d20 que dá o crítico!" Nananinanão, meu caro. É importante lembrar que, mesmo estando no alcance do crítico da arma, só um 20 natural é um acerto automático. Se a jogada somada ao bônus total de ataque do cara não superar a Armor Class do alvo, mesmo se estiver no alcance do crítico da arma, o personagem não consegue acertar o alvo, portanto não causa o acerto crítico.
Bem, essa foi a minha primeira rant. Opinem, critiquem, malhem, mas pelo amor de St. Cuthbert, comentem!
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