• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rally Dakar

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Dakar: Moraes assume vice-liderança geral em dia de vitória de Loeb e abandono e "desabandono" de Sainz​

Brasileiro, que faz sua estreia no Dakar em 2023, está a 1h20 do atual campeão Nasser Al-Attiyah e 22min à frente de outra lenda do rally: Sebastien Loeb​



Dakar: Moraes assume vice-liderança geral em dia de vitória de Loeb e abandono e desabandono de Sainz


O Dakar entrou oficialmente na segunda metade da edição 2023 nesta terça-feira, com o nono estágio. A vitória do dia ficou com a lenda do rally Sebastien Loeb, enquanto Nasser Al-Attiyah aumentou sua vantagem na liderança geral, tendo agora na segunda colocação o brasileiro Lucas Moraes.

Mas o destaque do dia ficou com Carlos Sainz. O espanhol da Audi sofreu um forte acidente e estava sendo evacuado para realizar exames, o que selaria seu abandono do Dakar 2023, mas ele forçou o helicóptero a dar meia volta, anulando o abandono da prova.


Loeb liderou um 1-2-3 da Prodrive Hunter na especial de 358km entre Riyadh e Haradh, com Vaidotas Zala e Guerlain Chicherit completando o top 3. Mattias Ekstrom trouxe algum consolo para a Audi ao terminar em quarto, a 7min21s de Loeb.

Mas Sainz foi o destaque da Audi nesta terça. Após o abandono do Mr. Dakar, Stephane Peterhansel na semana passada, o espanhol sofreu um forte acidente com apenas seis quilômetros do estágio. Seu carro capotou ao enfrentar uma duna.
Com dores no peito, Sainz seria levado ao hospital para mais exames. Mas o espanhol mudou de ideia no meio do caminho, pedindo para retornar ao local. Os caminhões de assistência da Audi puderam chegar ao carro para fazer reparos.

Já líder e vice-lider no geral, Al-Attiyah e Moraes tiveram um dia mais discreto. O catariano foi o oitavo colocado, com o brasileiro terminando em décimo. Com os resultados do dia, Al-Attiyah lidera com 01h21min57s de vantagem para Moraes, que está cerca de 22min à frente de Loeb em terceiro.
“Essa foi mais uma especial dura. O Dakar continua me surpreendendo”, comentou Moraes. “No começo, as dunas foram bem perigosas. Tivemos acidentes importantes de competidores bem experientes e rápidos. O Carlos Sainz varou uma duna e capotou”.

“Por isso nós fomos administrando um pouco o ritmo. Tivemos um trecho longo com muitos bumps, que desequilibravam muito a traseira e isso me preocupou bastante naquele momento. Mas fizemos a nossa parte e entregamos o carro inteiro para a equipe novamente. Então a nossa estratégia está dando certo e vamos continuar na mesma pegada”, completou.
“Mas temos ainda cinco dias pela frente. Serão cinco dias de dunas em um deserto enorme e famoso aqui no Oriente Médio, o Empty Quarter, e tudo indica que vai ser muito difícil. Como é a minha primeira vez, sigo mantendo respeito máximo pela prova. E agora ainda mais”, finalizou.

#201 Bahrain Raid Xtreme Prodrive: Sebastien Loeb, Fabian Lurquin

#201 Bahrain Raid Xtreme Prodrive: Sebastien Loeb, Fabian Lurquin
Photo by: Red Bull Content Pool

Na classe T3 (Protótipos Leves), Gustavo Gugelmin, foi o brasileiro melhor colocado. Gugelmim está na vice-liderança geral, a 12min43s dos líderes Guillaume de Mevius e François Cazalet. Já Pamela Bozzano e Carlos Sachs estão em 34º (+41h49min21s), enquanto Enzo Bozzano e Luciano Gomes acabaram em 37º (+45h26min44s).

Na classe T4 (SSV de Produção Modificado), Cristiano Batista está em sexto no geral (+01h51min43s) enquanto Bruno Conti está em sétimo (+02h17min57s).

Dakar 2023: Classificação geral dos carros após o estágio 9​

PosiçãoPilotoCarroTempo / Diferença
1Nasser Al-AttiyahToyota34hr19m20s
2Lucas MoraesToyota+1hr21m57s
3Sebastien LoebProdrive+1hr43m08s
4Henk LateganToyota+1hr46m23s
5Giniel de VilliersToyota+2hr04m17s
6Romain DumasRebellion+2hr25m51s
7Martin ProkopBenzina+2hr45m36s
8Brian BaragwanathCentury+2hr48m06s
9Wei HanSMG+3hr32m15s
10Juan Cruz YacopiniToyota+3hr52m52s

Já nas motos, o dia foi de Luciano Benavides. O argentino fez uma boa performance para vencer o estágio com apenas 01min02s de vantagem para o australiano Toby Price, seguido de Skyler Howes, Tosha Schareina e Romain Dumontier completando o top 5.

Olhando para a classificação geral das motos, a disputa está mais quente do que nunca. Howes é o lider, mas apenas três segundos o separam do segundo colocado, Price. Já Kevin Benavides é o terceiro, com o argentino ficando a 05min09s do americano.

Nos quadriciclos, Marcelo Medeiros foi o terceiro colocado nesta terça-feira, ficando a 05min22s do vencedor do estágio, o lituano Laisvydas Kancius. No ranking geral, o brasileiro é o 11º, 31h10min atrás do líder, o francês Alexander Giroud.
“O quadri se comportou bem hoje. O clima está melhor, mas a navegação pegou bastante nesta etapa. O resultado foi bom. Nas cinco etapas restantes vou buscar ainda melhores resultados para terminar bem”, destacou Medeiros.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo