• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Radagast

Elentari R* disse:
Hmm, mas não foi o Saruman que falou pra ele dos 9 e pra pedir pro Gandalf se apressar? (E é meio contestável dizer que Saruman enganou Gandalf por um bom tempo pq o Gandalf desconfiava de alguma coisa... o Radagast confiava no Saruman 100%...)

Mas para Saruman seria bem mais vantajoso que Gandalf não ficasse sabendo dos 9... atribuo isto à Radagast mesmo, que mantinha estreita amizade com as águias, que vigiavam grandes áreas.
Será que Gandalf desconfiava de Saruman? Elrond, Galadriel e Cirdan, desde o começo deixaram claro sua postura de receio com relação ao mago branco... mas apesar disso, foi nomeado líder do Conselho Branco, muito sábio e erudito.
Se Gandalf não confiasse em Saruman, acho que não teria ido procurar seus conselhos e ajuda quando soube que o anel de Bilbo talvez fosse o Um...
 
Mas ele ja estava desconfiado de Saruman ha muito tempo, no interesse que ele tinha em seus estudos, se eu nao me engano numa das Reunioes do Conselho, anterior a guerra do anel.
Depois ele acabou apenas confirmando suas suspeitas.
 
Gandalf desconfiava que Saruman estava se "enredando" demais nos estudos sobre os Anéis de Poder (vide Contos Incacabados, na parte sobre a 3a. Era, não lembro direito que cap.), mas não, nem por um momento ele desconfiou que Saruman era um traidor, e que se aliara a Sauron. Ele achava que Saruman estava ficando ganancioso, ou ambicioso, mas ainda sim julgava-o confiável na luta contra Sauron, e o maior conhecedor das artes do Inimigo, e dos poderes dos Anéis. Nada mais natural Gandalf procurar conselhos de Saruman, pq ele não era orgulhoso, mas humilde, e reconhecia o conhecimento do outro nessa área.

Quanto a Radagast, ele só enviou a msg de Saruman mesmo, e isso é dito no SdA. (qdo eu chegar em casa eu coloco o trecho do livro aki, ok?). Gandalf ia ficar sabendo dos Espectros de um jeito ou de outro, antes ou depois da msg de Saruman. Mas Saruman manda uma msg, não para avisar que os 9 tinham passado por ali, mas para chamar Gandalf para lhe dar conselhos, e ajudar no que fosse possível. Como alguém que fica sabendo de alguma coisa ruim, e chama um amigo pra eles falarem sobre o assunto. É claro que as verdadeiras intenções de Saruman eram outras, mas não muda a impressão que Gandalf teve da coisa toda. Se Saruman tinha algo a dizer a esse respeito, e pedia urgência, então provavelmente valia a pena ouvir.
 
MoonWitch disse:
lordpas disse:
mas nunca se tornou mal... e sempre seguiu Gandalf...

Ele não se tornou mal, mas também não seguiu Gandalf. Ele auxiliava Gandalf algumas vezes, mas não estava mais ligado ao objetivo que Gandalf tinha de destruir O Senhor do Escuro. :|

Ele não seguiu nem foi "fiel" à Gandalf. Ele o respeitava como Igual, e ainda reconhecia Sauron como o Inimigo; Mas ele foi obediente mesmo a Saruman, por ser o mais "sábio" da Ordem.
 
Gandalf não sabia ao certo, mas desconfiava de Saruman... Ele tem um certo tom de reprovação e desgosto quando se refere a Saruman como o maior dos Magos. Ele comenta isso com Frodo, ainda no Condado; ele diz algo sobre "desígnios estranhos"...
 
Nerwen disse:
Elrond, Galadriel e Cirdan, desde o começo deixaram claro sua postura de receio com relação ao mago branco... mas apesar disso, foi nomeado líder do Conselho Branco, muito sábio e erudito.

na verdade, só Galadriel foi realmente contra a nomeação de Saruman como presidente do Conselho; Celeborn e Elrond o apoiaram, defendendo-o em relação à sua sabedoria. Círdan apoiava Gandalf, pois ele sempre o teve em estima desde que ele chegou na TM.
 
Entendo que Gandalf já tinha receio de Saruman, ainda que não tivesse plena certeza de seus objetivos. Se ele realmente confiasse em Saruman, que era o chefe do conselho branco, quando ele quis saber se o anel de Frodo era o Um poderia ter lhe perguntado, já que sabia tudo sobre os anéis, mas não o fez, preferindo ele mesmo pesquisar em Gondor. Com certeza Gandalf, não confiava em Saruman, mas não se indispôs abertamente contra ele pois nao era de sua natureza. Radagast contudo, confiava no mago branco, mas nao era maligno, apenas despreocupado em relacao aquelas coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo