1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Tou com uma dúvida sobre Radagast, que coloquei no meio de um tópico que entretanto foi trancado: dizem que o feiticeiro castanho foi corrompido pela Natureza. Mas como é que isso pode acontecer? Ficou fascinado com as árvores e animais e não ligava mais para as raças inteligentes? Não percebi como é que a Natureza pode corromper alguém e o que e que acontece a quem foi corrompido! Alguém me pode explicar? :o?:

2. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Que eu me lembre foi exatamente isso que aconteceu. A palavra que tu usasse corrompido que eu acho um pouco forte, mas o que aconteceu foi que ele falhou na missao dele e se dedicou a natureza vamos dizer assim. Entao ele foi "saudavelmente" corrompido por ela.

3. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Sim, seria mais correto dizer que Radagast se apaixonou pelas plantas e pelos bichos, se esquecendo de seu real objetivo na Terra média.

4. Portador do Anel

Portador do Anel Usuário

será q ele virou um ent?? :o?:

5. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

nao... ele nao virou um ent... ele era um istari, meio desligado, mas um istar, nao ha logica nele virar um ent... ele continuou a ser um maia, apaixonado e nao corrompido pela natureza... ele virou estudioso e dava valor a outras coisas, alem de guerras sobre aneis ou picuinhas entre povos da terra media... ele eh o representante do Green peace na terra media hehe....

particularmente eu gosto dele, pq ele ao entrar na Tm jogou tdu pro alto e passou a lidar com o que ele gostava.. pessoa feliz esse Radagast... :mrgreen:

6. Lothiriel

Lothiriel Usuário

gostei da comparação :lol:

haha eu nao gosto nem desgosto...eu prefiro o Gandalf. Mas isso nao entra em questao :D

virar ent? ent sao arvores, nao tem logica ele virar um ent.

Dizem que é ele quem enviou as aguias lá em Morranon nao?

7. Lordpas

ents nao sao arvores!!!!!! :mrgreen:

8. O nome dele enquanto ele era um Maia em Aman, era Ainwendil...que significa o amante dos passaros!
    Yavanna "forçou" Saruman a levá-lo consigo....não é muita coincidência, ter sido justo ela???
    Eu acho que o papel dele era mais ou menos aquele mesmo...
    É como dizer que os Magos-Azuis fugiram de suas missões...a gente num sabe dos planos dos Valar!
    Eu acho que a Yanannamandou ele pra Terra-Média pra aquilo mesmo..ele tava no caminho, e não foi "corrompido".

9. E dito em algum lugar perdido ae(acho q no SDa mesmo ou no CI) q Radagast realmente "falhou" em sua missão.

10. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Pelo que eu lembro, os Istari vieram à Terra-Média para auxiliar os Filhos de Eru em sua guerra contra o Senhor do Escuro. Se Radagast abandonou-os para viver entre animais e aves, ele falhou sim. E, na minha opinião, foi corrompido pela natureza da mesma forma que Saruman foi corrompido pelo Um Anel. A diferença é que o fato de ele ter sido corrompido, não teve conseqüencias drásticas. Não digo malévolas porque o objetivo em si foi prejudicado já que só havia um que tentava atingi-lo dos cinco que foram mandados para essa missão.

11. Lordpas

vejo diferença qtu a forma... saruman se apiaxona pelo poder... Radagast pelo q ha de bom em arda... logo eh dificil comparar e dizer q ele foi corrompido... pq usa-se esse na obra de Tolkien em sentido de se levar por algo ruim... Entao nao sejamos severos com Radagast... falhou em nome de algo que ele achava mais importante... mas nunca se tornou mal... e sempre seguiu Gandalf...

12. MoonWitch

MoonWitch Usuário

Realmente é diferente. E, de forma alguma, eu quis crucificar Radagast. Mas a questão é que ele não cumpriu a missão a que ele foi designado. :roll:

A falha dele foi justamente achar algo mais importante que a própria missão a que foi designado.

Ele não se tornou mal, mas também não seguiu Gandalf. Ele auxiliava Gandalf algumas vezes, mas não estava mais ligado ao objetivo que Gandalf tinha de destruir O Senhor do Escuro. :|

13. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Ai eu tinha certeza que iam retrucar essa minha frase! :lol:

Ta bom... pastores das arvores.. pastores..

:wink:

14. Nerwen

Nerwen Usuário

Sobre Radagast: CI (pág 432)
    "Curumo (Saruman) levou Aiwendil (Radagast) porque Yavanna lhe implorou que o fizesse"

"...claramente cada Istar foi escolhido pou um Vala por suas características inatas"

****"Não há vestígio de explicação do motivo pelo qual o evidente desejo de Yavanna, de que os Istari deveriam incluir alguém com um amor especial pelas coisas que ela fizera, só podia ser realizado pela imposição da companhia de Radagast a Saruman; enquanto a SUGESTÃO no ensaio sobre os istari (pág 428) de que, Radagast abandonou o propósito para o qual fora enviado, talvez NÃO ESTEJA EM PERFEITA HARMONIA com a idéia de que foi especialmente escolhida por Yavanna"

Por isso defendo a hipótese de que Yavanna enviou o mago marrom para defender seus propósitos.
    Aulë eviou Saruman e Yavanna, Radagast, para amenizar o desprezo do mago branco para com os seres que vivem nas florestas...

Pelo jeito, Tolkien não deixou isso bem explicado, mas a última versão foi a de cada istar relacionado com um Vala.

15. Lothiriel

Lothiriel Usuário

Eu nao lembrava disso no CI. Mas se pararmos pra pensar realmente a ideia de que o Radagast foi enviado com o proposito de "amenizar o desprezo do mago branco para com os seres que vivem nas florestas" faz muito sentido. Entao nao é tao certo assim que Radagast tenha falhado em sua missao como eu defendia anteriormente.

16. Lordpas

o que quiz dizer foi q Radagast, mesmo nao estando ligado ao seu objetivo (vc pode interpretar como falha sim, apenas eu nao vejo dessa forma), nao desvirtuou seu carater, sempre que possivel conversava com gandalf, que nunca demonstrou q o amigo estava errado em abandonar o seu caminho de oposiçao a Sauron para cuidar da criaçao de Yavanna... :wink:

Alias, muito bom esse argumento de que Radagast veio para amenizar o desprezo do mago branco pelos seres q viviam nas florestas... muito bem embasado e com nexo... :mrgreen:

17. Aiya Nerwen!!!
    Era isso o que eu queria mostrar, muitos dizem quem ele falhou em sua tarefa, mas ninguem sabe os principios dos Valar quando enviaram os Istari, razão pela qual eu digo que acho que ele nao falhou!
    O problema era minha preguiça de olhar a páginado livro!!! :obiggraz:

Valeu Nerwen...
    *orgulhosa da minha filha*
    rsss..toh zuando...

18. Elentari R*

Elentari R* Usuário

Eu não sei se Yavanna mandou Radagast para "amenizar o desprezo do mago branco para com os seres que vivem nas florestas..." (se foi isso, ele falhou desastrosamente... :mrgreen:)
    Eu acho que o intento dela era ter alguém que representasse os seus interesses na TM mesmo... cuidasse de suas criações... etc...

19. Nerwen

Nerwen Usuário

Com certeza... nesse mesmo capítulo do CI, os magos azuis são ligados a Oromë, que sempre gostou de perambular por lugares de pouco acesso...
    Mas, voltando ao assunto, acho que o Radagast não era tão desligado, ele se mostra muito bem informado para Gandalf na SdA, dizendo que os 9 (cavaleiros negros) tinham deixado Minas Morgul e que o mago cinzento devia se apressar... talvez fosse ingênio, mas Saruman conseguiu enganar a muitos, inclusive Gandalf por um bom tempo.
    Além disso, tinha espiões que o mantinham bem informado, e sua possível ligação com os beornings.

:obiggraz:

20. Elentari R*

Elentari R* Usuário

Hmm, mas não foi o Saruman que falou pra ele dos 9 e pra pedir pro Gandalf se apressar? (E é meio contestável dizer que Saruman enganou Gandalf por um bom tempo pq o Gandalf desconfiava de alguma coisa... o Radagast confiava no Saruman 100%...)

Compartilhar