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Palmeiras tem uma megalomania estranha.
Olha, me deculpa, mas a decisão da emissora tem que passar sim pela audiencia e estrutura da mesma.
Isso é normal em todos os contratos publicitários. Olhar pro contrato da emissora sozinho e separado é uma análise burra sobre o ponto de vista comercial.
Existe um conceito em suprimentos chamado "Total Cost of Ownership" que normalmente é usado pra qdo vc compra uma coisa. Mas ele consiste em analisar os impactos indiretos daquele custo. O mesmo vale pra receitas.
Por exemplo, quantas pessoas assistem Globo vs Rede TV! Dá pra estimar uma queda na audiencia pela mudança? O que isso significa em termos de visibilidade da marca Flamengo, Vasco, Corinthians? Quanto isso traz de redução na discussão de outros patrocinios como Camisa e Placas Publicitárias? Qual a queda em visibilidade de novos talentos?
Qual o tempo de exposição de mídia dessas TVs (considerando que vc perde a exposição no Globo Esporte, Fantástico, etc)?
Quando se explode para times fora de São Paulo eu acho que o impacto é ainda maior. Rede TV, Band, Record são emissoras que focam quase que exclusivamente no esporte paulista. Vc assiste um programa esportivo dele e é 50% do tempo Corinthians e os outros 50% dividido entre Palmeiras, São Paulo e Santos.
Por isso eu acho que um contrato bem estruturado com a Globo não é de todo ruim. Se for um contrato com outra TV tem que exigir algumas clausulas por exemplo, o tempo de exibição fora dos jogos, divisão de tempo de mídia por time, etc de forma a favorecer a todos e manter o campeonato o mais equilibrado possível.
A F1 já tem isso com a Globo por exemplo, exigindo da emissora a transmissão completa de todos os seus GPs.